segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Amanhã temos estafeta!

Depois de Fábio Pereira ter realizado no sábado passado na rápida piscina de Felgueiras o tempo de 1:48.37 a FPN ficou com o “problema” de escolher 4 atletas dos 6 que cumpriram os mínimos para nadar a estafeta de 4x200L no Mundial de Piscina Curta de 5 a 9 de Abril. É quase certo que os 6 nadadores vão ter bilhete para Xangai, mas quem irá nadar a estafeta?

Recorde-se que em Trieste Adriano Niz (1:46.25), Duarte Mourão (1:49.95) e João Araújo (1:49.98) cumpriram os mínimos em período prioritário. Ainda nesse período Miguel Pires na abertura da estafeta no Nacional em Tomar fez 1:48.91.
Já fora do tal período prioritário em Uster Tiago Venâncio fez 1:48.75 e agora foi a vez de Fábio Pereira também conseguir fazer abaixo dos 1:49.20 estabelecidos pela FPN.

Uma vez que Duarte Mourão e João Araújo estão seleccionados para nadar provas individuais e como os tempos de Venâncio e Fábio Pereira são de melhor qualidade nos 200L é quase certo que a decisão passará por Niz, Pires, Venâncio e Pereira. Mas amanhã a FPN decide e todos saberemos.

Independentemente da decisão da FPN de amanhã, diz-nos qual era para ti a melhor estafeta de 4x200L?

Etiquetas: ,

27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Atenção de que acordo com o PAC da FPN, há sempre aquela alínea em que o DTN faz o que quer, tanto podem ir estes como outros 6 nadar os 4x200L, como até não ir ninguém.

Como já se provou em Triste, e tb. em Montreal, a FPN é a primeira a fazer ver que as regras previamente definidas não servem para nada, pq as escolhas são feitas à margem dos critérios estabelecidos.

Por isso, até amanhã, a expectativa será naturalmente grande.

Vamos a ver desta vez quais os lobbys q pesam mais.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 12:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

n digas isso pa... de certeza que a estafeta sera a melhor possivel... o dtn n fara nada para prejudicar a nataçao poruguesa...
Ja ouvi dizer que o Pires nao vai a Shangai pkausa sa universidade... logo entra o duarte mourao... fica mourao,venancio,niz,fabio

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 2:08:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

mais uma pergunta:
as eliminatórias dos 4x200L são no 2º dia de manhã tal como os 400E
se tanto o mourão como o niz forem à estafeta de 4x200 também vão aos 400E?

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 2:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o pedro oliveira! a melhor estafeta será sem dúvida(sem Pires) mourao, venancio,niz e fabio.

O duarte mendonca é que podia parar com tantas criticas! até metem dó os teus comentários... que de utilidade... só se for para rir...

Não serei, certamente, o único a pensar desta maneira. Cala-te por favor:) tá?

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 2:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AT que Dmourão e J Araujo cumpriram mínimos po CM mas nos 200MAR e não em Liv;
Nsta altura os 4 melhore tempos são: AN 1.46.2 (CEPC), FP 1.48.3 (T.200), TV 1.48.7 (USTER)e MP 1.48.8 (CNPC).

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 2:46:00 da tarde  
Blogger Xico Quintal (: said...

Niz, Pires, Venâncio e Pereira. Se o pires nao for..entra o joao talvez porqe o mourao nada os 400estilos nessa manha.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 2:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e o niz não?

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro André:

Agradeço a sua crítica.

Poderíamos discutir o meu contributo (apenas pugno pela transparência e pelo cumprimento dos critérios estabelecidos) relativamente ao seu. No entanto, a assinar "André", nunca saberemos que é, logo não poderemos estabelecer essa comparação.

Quanto ao Pedro Oliveira, deixa-me ver se me consigo explicar devidamente. Por exemplo, quando se define p uns Europeus de Curta que ninguém de apura na nova época (regra estabelecida), e depois quebramos a regra e apuramos atletas, não estamos a prejudicar a natação portuguesa (antes pelo contrário, estamos a levar mais atletas do que os q estavam estipulado).

No entanto, tal significa uma tremenda injustiça para com os outros que tinham tb. hipótese de se apurar, e não o tentaram pq acreditaram nas regras que a FPN tinha definido.

Percebes? Não se trata de prejudicar ou não a natação portuguesa, mas sim de garantir igualdade de tratamento entre todos, cumprindo o q estava previamente estabelecido. Neste caso, quem saiu beneficiado foi quem não acreditou nos critérios da FPN, e quem foi comido foi quem acreditou no q estava escrito.

Outro exemplo, Mundiais do Canadá. O Monteiro não tinha mínimos e foi. O Mourão tb. não tinha mínimos e ficou em casa. Para estas escolhas, importa ter critérios previamente definidos e ser rigoroso no seu cumprimento, coisa que não tem acontecido.

Não é esperar pelos resuldados e decidir à posteriori de acordo com a cara do freguês ou com o grau de proximidade do nível exigido.

Nesse aspecto, só deviam existir 2 hipóteses: ou cumpre e vai, ou não cumpre e não vai. A FPN, para além destas, criou mais duas: a "quase-que-cumpriu e vai" e a "quase-que-cumpriu e não vai".

Ao menos que as expliquem e criem tb. tabelas de acesso para elas.

Seria ridículo, mas ao menos todos estariam em igualdade.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 4:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e depois há os "p...-que-os-pariu".

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 5:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

claro q as regras são justas! quem faz vai, que não faz pq fica perto logo se vê. dá-me nomes de quem tenha sido prejudicado.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 5:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

houve 1 miudo dos cadetes do meu clube ke fikou a 45 segundos do minimo para os mundiais do canadá, e não foi... axo k ele foi prejudicado!!!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 9:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ainda kerem k me explikem como e possivel um nadador ir ao brasil e fazer 1.51 e passado meia duzia de dias fazer 1.48...a coisas mesmo mt esquesitas...em felgueiras havia controlo anti-doping??

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 9:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mendonça concordo nesse aspecto... a unica soluçao para os europeus de curta seria a prova de avaliaçao contar como valida para a realizaçao de minimos para esses campeonatos... doping? fodasse... vcs sao malucos essa merda e uma acusaçao mt mt grave...

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 9:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente o Fábio Pereira (1.48.37) nos 200L, acreditar sempre!

Mas será que o torneio de Felgueiras que era para infantis (corrigem-me sff se tiver a dizer alguma asneira!), tinha sequer "condições míninas" para apurar um atleta para um mundial!?

Algo está errado na natação em Portugal!...
Pois nunca ouvi falar de um atleta apurado para uma competição internacional deste calibre em extra-competição num torneio de infantis...

A minha estafeta seria:

Adriano Niz
Duarte Mourão
Fábio Pereira
Tiago Venâncio

...muita tinta se escreve sobre a "famosa" estafeta 4x200L que provavelmente vai conseguir no máximo um 14º lugar (!?) ou melhor caso alguma selecção de "maior qualidade" se ausentar...

Agora ;)... tenho pena não termos o Luis Monteiro e o Ricardo Pedroso para formar-mos a "dream team" dos 4x200L =/

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 9:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedroso e monteiro? já agora, o yokobroshi e o fritz.net ;) 1.48 numas provas pa infantis? em vez do cronometro usaram o tamagoshi dum dos putos infantis. culpa da federacao!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois mas tb ñ me parece bem ter a melhor estafeta possível (isto falando de tempos) e ir escolher uma estafeta "secundária" porque um dos tempos foi realizado numa prova extra.
Eu espero que daqui até lá o m. pires reconsidere e vá à estafeta, ficando assim venâncio, f. pereira, m. pires e niz, se corresse mesmo muito bem ainda podiam pensar em baixar dos 7.10 e quem sabe ir à final!!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 11:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, estavamos aqui a discutir critérios de apuramento e preferências entre os atletas apurados, e veja-se no que isto já degenerou...!

É por isto que a natação portuguesa vale o que vale. Um atleta como o Fábio faz finalmente em piscina curta um tempo proporcional ao que tem em longa e lançam logo c estas tristezas destes comentários.

Eu, embora tb tenha preferências e comentários sobre a constituição ideal, não vou por aí. Só espero que, de uma vez por todas, possam fazer uns 4x200 na marra, já que nas últimas tentativas (Atenas e Mundiais) isso não aconteceu, e por isso o recorde absoluto ainda continua a pertencer a uma equipa de recurso que nadou nos Europeus de Berlim de 2002 (em q 2 atletas não eram nem pouco nem mais ou menos especialistas de 200 livres, falo do Coxo e do Tino).

Isto apesar da FPN continuar a esforçar-se em fazer passar a mensagem de q em ambas as ocasiões o resultado foi um grande sucesso, o que demonstra também uma grande falta de honestidade e uma maior dimensão, que se exigia (embora se perceba a necessidade de tentar enganar o IDP, para sacar mais uns cobres e disfarçar os equívocos).

Discordo do João Pedro Matos, quanto ao previsível 14º lugar, acho q se esta equipa pode valer qq coisa perto de 7:11, e com sorte isso pode andar bem em cima do acesso à final. Há mta gente (países) q não quer saber de Mundiais de Curta. Aliás, o investimento neste tipo de porvas é inversamente proporcional ao nível da natação de um país. Enquanto estes fogachos para enganar a malta distraída forem a prioridade, significará que não temos nível para mais.

Para tentar final, não podem é ir nadar 50 provas antes, com eliminatórias de 400 estilos, etc. Há-que fazer opções, ou bem que querem fazer história e tentar uma final de 4x200, ou bem que querem somar prémios de recordes e classificações secundárias. Tudo ao mesmo tempo não dá.

Espera-se que o DTN, que apesar de mtos anos em funções, e a avaliar pelas evidências, continua a perceber mto pouco de tudo isto, ao menos desta vez q se imponha, é para isso q a FPN lhe paga, não é para agradar às ambições individuais dos atletas, clubes e treinadores.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 11:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esse anonymus tem k ter cuidado com o k disse do FP sobre o doping.1º o FP no brasil fez 1.50.23 à tarde na elim 1.51 de manhã na final; dps fez uma prova com o niz lado a lado (como lebre)até aos 100 (passagem a 53.0).
OPMatos não sabe k foi pedida um tetativa de rec nac pelo cfv po AN e FP e logicamente poderiam ter entrado mais nadadores (comunic fpn)pa todos os clubes; dps foi no início da 1º jornada do orneio dos 200 de INF da ANNP numa piscina dita rapida.
Portanto antes de se falar e escrever é preciso saber o contexto das situações.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 11:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É um facto k o CMPC não é o mesmo k o CMPL ou os JO; mas por ex no PAN07 os EUA e CAN vão enviar equipa B e o Brasil terá vantagens com isso pois vai usufruir de melhores resultados em termos promocionais da modalidade né?
Aki em Xangai ko POR poderá ser o mesmo: se korrer bem a estafeta poderá ter 1 final;e uma finalmundial é sempre 1 final não?

terça-feira, fevereiro 21, 2006 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

para o duarte não. ele até estava a pensar mandar lá os B's de portugal. afinal temos de nos portar como os americanos e australianos. estamos ao nivel deles!

terça-feira, fevereiro 21, 2006 9:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

n tams ao nivel deles pk somos orgulhosos e n kerems aprender cm os outros tems sempre a mania que nos e k sabemos e os outros sao merda... e com mentalidades como a tua anonymus ai e k n chegams la d certeza...

terça-feira, fevereiro 21, 2006 1:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas!
Então é assim, os periodos prioritários e critérios foram definidos com alguma logica ou não?
Eu ja manifestei a minha admiração pessoal pelo Fábio Pereira num comment. Continuo a admirar o Fábio, parece-me (não o conheço pessoalmente) um trabalhador incansavel, agora o facto de não conseguir os minimos no Brazil pode indicar uma falta de experiência a nivel internacional (Nunca dooping!) e isso tb conta amigos, se o atleta não reage bem perante aquele ambiente...temos q ver não só o tempo mas as circunstâncias em q foi obtido., daí os critérios q são definidos e o timing para realiza-los.

terça-feira, fevereiro 21, 2006 2:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cheira-me a mulatas antes da prova no brasil, o puto n é de ferro e pimba... abaixo nas canetas ;)

terça-feira, fevereiro 21, 2006 3:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabens fabio!!! se o conhecessem nem colocariam essa questão! invejosos! continua fabio!

uma dica: em vez de tentarem deitar abaixo os bons e que fazem um bom trabalho... tentem imitá-los e assim teremos mais natação em portugal!

terça-feira, fevereiro 21, 2006 5:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem antes de tudo queria dar os parabens ao fabio pelo exclente tempo.
Depois nao foi aqui referido mas foi de louvar o que o niz fez.fazer d "lebre" para ajudar o fabio?este é um senhor da natacao.e fez o seu 2o melhor tempo d sempre.1,47,0. nao é todas as pessoas que fazem este esforço.este menino é um exemplo para tds.
Parabéns NIZ. De certeza que isso facilitou este exclente tempo do fabio.sabia k ali ao lado dele ia tar 1nadador k nao falhava para ajudar nos objectivos dele.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 1:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

és o irmão ou o treinador dele? ;)

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 11:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

era só pa dizer que o MP fez 1.48.30 em tavira nesta época...

terça-feira, março 21, 2006 11:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home