sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Campeonato Nacional de Juvenis de Inverno

CIRCULAR Nº 07/06 da FPN a 8 de Fevereiro de 2006
Como é do conhecimento geral, a ANL candidatou-se, com a Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, à organização do Campeonato Nacional de Juvenis de Inverno 2006 (CNJ06).
No pretérito dia 3 de Fevereiro, foi solicitada a presença da FPN para uma reunião conjunta com a ANL e a coordenação da piscina em causa, com o propósito de tratar da organização prática dos CNJ06.
Foi com grande surpresa que constatámos in loco que as condições técnicas requeridas e previamente acordadas e definidas para a realização dos CNJ06 não eram exequíveis, dado que a remoção das plataformas existentes no fundo da piscina para as aulas de formação não foi assumida pela coordenação local.
Perante tal facto vê-se a FPN na obrigatoriedade de aceitar a alternativa proposta, pela ANL, de organização do Campeonato Nacional de Juvenis para a piscina do Complexo Desportivo do Jamor.
Solicitamos assim a melhor compreensão de todos para ultrapassar uma situação que, nos apanhou de surpresa e que urge resolver da melhor forma possível.

Ver ainda noticia sobre a inauguração da piscina de Vila Franca de Xira e quanto custou…

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hello!
Apenas uma opinião...
Que moda tão estranha essa das coberturas amoviveis, não vejo nenhuma vantagem (parece-me apenas uma moda) e muitos, mas mesmo muitos custos (aquisição, manutenção e alimentação...)
Estou curioso para conhecer a instalação e contrariando-me (em relação ao custo de aquisição da cobertura)acho que 640 mil contos nos dias que correm para uma instalação deste genero, até é um preço bem em conta (a remodelação da piscina de Torres Novas custou a mesma coisa).
Pelo vistos falta la outro tanque, uma vez que os nacionais não vão ser la realizados devido a existência de plataformas, se calhar era melhor ter feito 1 piscina de 25 com tanque(s) de apoio do que uma piscina de 50.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006 4:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deve ser uma piscina bonita,tb quero ver se a conheço um dia destes...
Piscina assim grande,conheço a Olimpica de Coimbra que gosto muito acho um espetaculo...


fiquem bem


Graça Vilarinho

sexta-feira, fevereiro 10, 2006 5:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Contaazulejos:

Permite-me discordar da tua opinião. Os tectos amovíveis têm imensas vantagens.

Ganhas imenso em luminosidade (mesmo ao final da tarde), logo poupas em electricidade durante o dia inteiro (sobretudo se for um "bunker" tipo Jamor). Ganhas imenso em circulação de ar (natural) quando queres, e poupas nos ar condicionados (que geralmente ou não funcionam ou nunca são suficientes). E ganhas uma espectacularidade enorme em termos estéticos, de bem estar, etc. Lá dá prazer treinar no verão. E dá prazer a um espectador estar a ver uma competição, sem ser a sauna insuportável do EUL, por exº. Em mais nenhuma piscina fechada consegues isso.

Desvantagens: isolamento (algum problema c as chuvas, se não são bem montados, exº o q se passa actualmente c a Mealhada, outra piscina de aspecto absolutamente soberbo); alguma manutenção (penso que nada de especial). Gasto energético deve ser relativamente insignificante, pq não estás todos os dias a brincar ao abre-fecha tecto integral.

Custo? É mais barato um tecto destes do q fazeres uma estrutura em madeira de qualidade, como as que têm surgido ultimanente (isto para uma de 50 metros como esta, numa de 25 pode sair mais caro, não sei).

A piscina está excelente, como infraestrutura de treino ou estágio (apenas blocos mal colocados do lado do cais amovível, não sei quem foi o cérebro que os colocou no cais fixo).

Agora de facto, para estes Nacionais, não dava, por todas as razões. 1º pq não tem tanque de apoio, e isso deveria ser condição essencial p uma piscina se poder candidatar a uns Nacionais (no minimo deve exigir-se um poço para a malta poder soltar depois da prova!). Os lugares para público são mínimos, seria impossível lá colocar a quantidade de pais q vão habitualmente a este Campeonato. Alternativas pra montar bancadas de aletas, tb. não existem (pouco espaço em volta). Só a FPN e a ANL é que ainda não tinham percebido tudo isto.

sábado, fevereiro 11, 2006 1:23:00 da manhã  
Blogger Luis Medalhas said...

Não posso deixar comentar este post e de lamentar esta situação, até porque sou utente da piscina, no entanto já esperava este desfecho pela relutância mostrada pela pessoas da piscina em retirar as plataformas.

Quanto à piscina acho que é uma excelente piscina que permite a práctica não só de natação como também polo aquático e kayak polo, tem uma excelente vista para o rio Tejo e para as Lezírias, no entanto tem essa grave lacuna que é não ter um tanque de apoio, e por consequência serem necessárias as ditas plataformas.
Penso que a opção de construir uma piscina de 50m foi uma boa decisão, foi pena não terem a visão de construir um tanque de apoio, que tanta falta faz não só para a organização de competições nacionais, mas principalmente para o desenvolvimento de outras actividades em que a profundidade é um obstáculo.

Quanto aos tectos amovíveis não sei avaliar se trazem vantagens ou não em termos de custos, mas sei que no verão as piscinas ficam locais muito mais agradáveis com os tectos abertos. Um bom exemplo é a piscina do Entroncamento que também tem paredes amovíveis.

Cumprimentos.

sábado, fevereiro 11, 2006 1:10:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Também tive a sorte de conhecer esta piscina no verão passado.
Também acho que é um espaço para a prática desportiva com condições de excepção.
Muito sinceramente não conheço melhor lugar para treinar na primavera/verão!
Imaginem-se a fazer o aquecimento fora de água com uma vista espectacular para o exterior, depois dentro de água com o tecto amovível a deixar entrar o sol... lindo! Dá vontade de fazer mais uns metros...
Mas como existe uma diferença entre a prática desportiva e a prática competitiva, o simples facto de não existir o tal tanque de apoio e a dificuldade e morosidade em retirar/montar as tais plataformas tinha que dar nisto!

sábado, fevereiro 11, 2006 1:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas este mendonça além de Professor, Dirigente, Treinador via e-mail, Gestor, Informático é ainda Arquitecto e Eng. Civil! Qual Da Vinci...

sábado, fevereiro 11, 2006 7:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E tudo sem cobrar honorários!
Conheces gajo mais disponível no mundo? :)

sábado, fevereiro 11, 2006 8:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

conheço! o bibi e o padre frederico! loool

domingo, fevereiro 12, 2006 8:56:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Pelo que soube, o tanque de apoio está pensado para o topo norte do tanque principal. Mas não sei mais promenores.

Relativamente à qualidade da piscina, eu como utilizador assiduo acho-a mto boa. O cais amovivel permite ter duas piscinas de 25m e assim ter a possibilidade de ter aulas de natação pura e outras actividades ao mesmo tempo.

A colocação dos blocos tem uma explicação. Os blocos estão colocados nos topos fixos da piscina de modo a permitir a utilização dos mesmos em ambas as "piscinas de 25m". Em caso de competição esses blocos são colocados no cais amovivel (segundo o que me disseram).

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 2:15:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

já agora,
porque é que a ANDS não faz provas em Vila Franca?

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 2:23:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Porque Vila Franca pertence ao distrito de Lisboa e por isso "pertence" à ANL

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 3:03:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

sim eu sei disso.
mas também sei que há várias equipas que gostavam de lá participar em competições por ser bastante perto: Samora Correia, Benavente, Cartaxo
e muitas outras que adoravam poder fazer mais uns km para ir nadar em p50m (nem que fosse só com 6 pistas)

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 3:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Façam requerimento á ANDS

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 3:47:00 da tarde  
Blogger Luis Medalhas said...

Uma prova fora do distrito já não é novidade na ANDS, penso que poderá ser uma possibilidade, se houver vontade das 2 partes, da ANDS e da CM-VFX.
Porque não?!

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 5:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será VFX mais fora do distrito do que Sines?

sexta-feira, fevereiro 17, 2006 12:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

LOL!
Não quero ser desmancha prazeres, mas se eles não fazem um pequeno esforço para receber os nacionais, acham mesmo que vão querer ceder as instalações para provas menos relevantes?

sexta-feira, fevereiro 17, 2006 8:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bolas, mas receber uns Regionais da grande ANDS desde quando é menos relevante que uns simples Nacionais?

sexta-feira, fevereiro 17, 2006 9:54:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home