terça-feira, fevereiro 21, 2006

Polémica na Maratona de Rosário

A Travessia da Cidade de Rosário, Argentina, segunda prova do Circuito Mundial de Águas Abertas disputada no último sábado terminou com polémica. Durante a prova, erradamente um barco atravessou-se no percurso enganando dois nadadores que acabaram por nadar menos que os 21 quilómetros determinados.
Os resultados ainda não foram colocados no site da FINA devido a alguns protestos. A prova foi vencida no masculino pelo actual campeão do circuito, o búlgaro Peter Stoychev seguido do francês Stephan Gomez e do italiano Andrea Volpini. No feminino, a alemã Britta Kamrau repetiu a classificação da primeira etapa vencendo a prova.

Os dois nadadores que protestaram foram o egípcio Mohamed El-Zanaty e o italiano Rodolfo Valenti que estavam respectivamente em 2º e 3º lugar na prova aquando do incidente. Ambos terminaram a prova em 1º e 2º lugares (por terem executado um percurso menor) mas foram desclassificados.
Stoytchev venceu com 2h13m56s, 1 segundo a menos do que o francês Stephane Gomez. Stoytchev é o actual penta campeão mundial do Circuito da FINA de Águas Abertas enquanto que Stephane nos últimos dois anos tem ficado em 2º.

A Copa do Mundo de Águas Abertas é disputada desde 1986, mas o actual circuito começou a ser realizado a partir do ano de 1993. Desde então, Stoytchev tem sido o mais destacado nadador da história desta especialidade. Ele foi vice-campeão do circuito em 1999, 3º lugar em 2000, e desde 2001 tem sido o vencedor do circuito.
No próximo fim-de-semana será disputada a 3a etapa do Circuito Mundial de Águas Abertas com a 33ª edição da prova Santa Fé - Coronda também na Argentina numa prova de 57 quilómetros.

Mulheres: 1ª Britta Kamrau GER 2h17m33, 2ª Angela Maurer GER 2h19m03, 3ª Ester Nunez ESP 2h19m34
Homens: 1º Petar Stoychev BUL 2h13m56, 2º Stéphane Gomez FRA 2h13m57, 3º Rodolfo Volpini ITA 2h13m58

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Começo a ficar mais descansado relativamente à etapta da Taça do Mundo de Setúbal.

Tá visto q isto é tudo uma ganda balda por parte da FINA. Etapas c 88 Km q afinal têm pouco mais de metade, enganos no percurso...

Desta maneira sim, podemos vir a estar dentro do nível médio.

Só é grave isto ser responsabilidade de entidade máxima em termos mundiais de uma modalidade como a natação.

A FINA q continue assim que ainda perde a vaga (águas abertas)conquistada para Pequim sem saber mto bem como...

Ass. Nadadores dos Estoris: desculpa lá, mas o Triatlo tem uma complexidade organizativa mto maior, e tu corres mundo nas Taças do Mundo todas e não vês asneiradas destas. Isto não é obra do acaso, mas de uma mais que manifesta falta de competência.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006 12:13:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

atenção k a prova dos 88km tinha mesmo 88km!
os atletas foram mto rápidos devido à corrente do rio!
conheco pessoalmente quem já lá nadou e k me explicou a força das correntes do rio!
não foi erro da FINA nem de ninguém, a prova tinha mesmo 88km!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006 9:51:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home