75 anos em festa

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, do presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), Luís Sardinha e do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Vicente Moura.
A Gala teve início com a assinatura do protocolo entre a APOGESD e a FPN, que visa a conjugação da vocação e missões das duas instituições para o desenvolvimento sustentado da Natação. O documento foi assinado pelo presidente da Federação Portuguesa de natação, Paulo Frischknecht, e pelo presidente da APOGESD, Gastão Sousa.
Seguiu-se a assinatura de um contrato-programa entre o Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Natação e o nadador do Leixões Sport Clube, Fernando Costa. O Contrato-Programa é relativo à atribuição de uma Bolsa Académica por parte do IDP ao nadador olímpico, que frequenta o Curso de Nutrição no Indian River Community College, no Estado norte-americano da Florida.
O presidente da FPN, Paulo Frischknecht, foi o primeiro a usar da palavra.
José Vicente Moura lembrou o passado ligado à modalidade e afirmou que “foi na natação que me formei como homem”. O presidente do IDP anunciou que o organismo que tutela disponibilizou as verbas para as obras de beneficiação das instalações da FPN.
O presidente da FPN entregou um escudete da instituição a Laurentino Dias, Vicente Moura, Luís Sardinha, ao presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, Aníbal Pires, e aos representantes das câmaras municipais da Póvoa de Varzim e de Rio Maior.
Diversas associações regionais, clubes e câmaras municipais entregaram lembranças à FPN. O momento alto da noite foi a entrega das 75 distinções honoríficas, com o maior aplauso a ser recebido por Virgínia Maria, filha de Hermano Patrone.
Os galardões foram entregues por Paulo Frischknecht, Laurentino Dias, Vicente Moura, Luís Sardinha e Rosa Mota. Seguiu-se o apagar das 75 velas do bolo de aniversário e o espectáculo “Vaidades”, do Casino da Póvoa. (Info FPN On-Line)
6 Comments:
Méninho sempre presente!
no minimo encantadora.... foi pena alguma malta nova não aparecido...
Parabéns à Federação pela excelente noite de convivio, que fez sem duvida reviver e viver o melhor que esta modalidade pôde e pode ter! acima de tudo a amizade! Muitos não se viam hà anos e anos ... Sem limite de idade houve um excelente intercambio entre todos!
aos mais regilas, naõ se esqueçam que aprendemos todos uns com os outros!
Beijos!!!
Bem haja a FPN por esta maravilhosa Gala!
M. Abreu
Também lá estavam amigos do Paulo Fr ou foram só os lambe botas?
axo que todos devemos ser amigos uns dos outros quando temos interesses em comum, para criticar é preciso dar alternativas! Ups! o bota abaixo não é para aki xamado... Saber dizer é algo que está na educação de cada um ...
Muito se tem discutido nos bastidores e mtos protestos têm aterrado no meu e-mail (já lá saber-se porquê...) sobre a justiça e injustiça das distinções.
Já c a edição dos livros (sobertudo o de fotos), aconteceu o mesmo, se bem q esse estivesse dependente da compliação e colaboração que foi dada à FPN na recolha de material (alguns dos q reclamaram nem sequer têm fotos suas, ou então não as disponibilizaram, por isso nada a fazer...)
Cingir-me-ei à análise dos atletas homenageados, pq não discuto justiças ou injustiças de premiar c distinções honoríficas senhores e senhoras q comercializam fatos de banho. Conforme já expliquei, acho q deveriam estar fora deste âmbito.
Relativamente aos atletas, percebe-se o critério.
OURO parece-me q ninguém discute. Diana pela actualidade (títulos campeã Europa Jun. e semi-finalista Mundial Absoluto). Couto prata num Mundial de curta (além de 3 Jogos), Tino 4º dum Mundial de curta, centena e meia de recordes nacionais e por toda a carreira. Se alguém contesta estes 3 nomes, é pq terá um parafuso a menos.
PRATA, segundo percebi. foi atribuída a atletas c 2 Jogos Olímpicos, ou seja, pelo menos 8 anos no topo (ou a caminho de). Excepções: Ana Francisco (campeã da Europa júnior + 1 Jogos), Micá (4ª Europeu de Curta + 1 Jogos), Petra (medalha Europeu junior + 1 Jogos + percurso de mtos anos), Sara Oliveira (finalista A Europeus longa), Venâncio (2 anos no pódio europeu junior e melhor tempo mundial de sempre de 1 júnior 1º ano + 1 jogos). O Monteiro pode ser discutível integrar aqui, embora tenha tb. um percurso de mtos anos, não teve medalha individual em júnior (só na estafeta), não teve final A de Europeus nem meia-final de Mundiais absolutos (mas esteve mesmo à beira de tudo isso), nem tão pouco grande currículo em piscina curta. Mas por aqui voltaríamos à questão da sua convocatória p Montreal e lugar nos 4x200L... Parece-me no mínimo discutível dizer por exº q em termos de nível absoluto atingiu algo mais q o Fernando significa actualmente, mas pronto.
BRONZE para os medalhados dos Europeus juniores e outros olímpicos c 1 participação.
Claro q este critério (das participações olímpicas e medalhas em competições juniores) arrasta consigo diversas questões q poderão ser injustiças.
Pensar por exemplo q existem atletas c nível imaginavelmente inferior q foram olímpicos noutras alturas e oportunidades + favoráveis (camião de atletas levados a Montreal 76, Seoul 88 e Atlanta 96, mtos deles sem nível para isso) e outros c nível mto superior q ficaram em casa (Los Angeles 84 ou mesmo Atenas 04).
Mas é assim a vida, dependente de politiquices, que naturalmente não tratam todos por igual.
Enviar um comentário
<< Home