quarta-feira, junho 14, 2006

Arrobas e Vicente em Sevilha

No próximo dia 17 de Junho, os nadadores de águas abertas Miguel Arrobas da ANE e Nuno Vicente do CNTN vão estrear-se com as cores nacionais numa etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas, a qual terá como cenário as águas do rio Guadalquivir em Sevilha, Espanha, mais concretamente no Rowing-Canoeing High Performance Centre.

A prova será de 10km, distância essa que será percorrida em 2 voltas num circuito de 5km. A organização da etapa, da responsabilidade da FINA (Federação Internacional de Natação), prevê que a temperatura da água seja aproximadamente 24-25º C.

De referir que esta será não só a estreia destes 2 atletas numa prova de top do panorama mundial de águas abertas, como também a estreia absoluta de Portugal numa etapa da Taça do Mundo.

A etapa de Sevilha será a 8ª de uma série de 19 etapas que constituem a Taça do Mundo de Águas Abertas, as quais dividem-se pelos 4 cantos do Mundo, da Argentina e Brasil na América do Sul, ao México e Canadá na América Central e do Norte, dos Emiratos Árabes Unidos, China, Hong Kong e Singapura na Ásia, ao Egipto, Espanha, Grã-Bretanha, Sérvia e Montenegro, Macedónia, Itália e Portugal na Europa e África.

A FINA atribuiu pela primeira vez a Portugal a organização de uma etapa, a qual irá ter lugar em Setúbal, no dia 15 de Outubro, etapa essa que encerrará o Circuito Mundial de Águas Abertas de 2006. (Info ANE On-Line)

- Entrevista com Miguel Arrobas
- Percurso
- Start-List

Etiquetas:

35 Comments:

Blogger DM said...

Água a 24/25º....não se pode pedir melhor!

Deve é ser meio poluído, mas pra quem nada no Tejo, nada há a temer e esse nível:)

quarta-feira, junho 14, 2006 2:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa Sorte aos participantes:P

quarta-feira, junho 14, 2006 4:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boa sorte aos dois

força....

Graça Vilarinho

quarta-feira, junho 14, 2006 10:21:00 da tarde  
Blogger Méninho said...

Força meus sócios, apesar de ter uma má experiencia de águas abertas, espero q voces engolam aí muita aguinha cagadaa.. :)

quinta-feira, junho 15, 2006 2:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A maior estrela (natação) hoje no Recorde foi... TV!~
"Farpas" pa todo lado!!!

quinta-feira, junho 15, 2006 12:25:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

chuvada brutal no treino da tarde! lindo lindo lindo...

quinta-feira, junho 15, 2006 9:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qual o prize money destas etapas da taça do mundo?

quinta-feira, junho 15, 2006 10:04:00 da tarde  
Blogger DM said...

Report em directo do local da prova! Isto é q é nível...

Anónimo: prize money desta etapa é 10 mil dólares (US), igual ao de Setúbal.

Mas há etapas c 40 mil USD de prémios (Lago Sr. Jean - Canadá).

quinta-feira, junho 15, 2006 10:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força nisso!

sexta-feira, junho 16, 2006 10:55:00 da manhã  
Blogger DM said...

ÉXITO DE LA COPA DEL MUNDO DE AGUAS ABIERTAS 2006 EN EL GUADALQUIVIR

El francés Gilles Rondy y la alemana Britta Kamrau, vencedores en Sevilla

El río Guadalquivir acogió con brillantez la Copa del Mundo de Natación en aguas abiertas. La mañana transcurrió con normalidad en una jornada en la que los nadadores completaron los diez kilómetros de recorrido con victoria final en una muy apretada llegada del francés Gilles Rondy por delante del holandés Maarten Van Deer Weijden y del galo Stephane Gómez en categoría masculina. En el apartado femenino venció la germana Britta Kamrau con un pequeño margen sobre la norteamericana Erica Rose y la su compatriota germana Ángela Maurer con las españolas Yurema Requena y Xenia López en cuarta y quinta posición.

Resultados prueba masculina:

1 RONDY GILLES. FRANCIA. 1:54.0
2 VEN DER WEIJDEN MAARTEN. HOLANDA. 1:54.0
3 GOMEZ STEPHANE. FRANCIA. 1:54.0
4 VENTURI BERTRAND. FRANCIA. 1:54.0
5 EL ZANATY MOHAMED. EGIPTO. 1:54.1
6 BRANDA LOIC. FRANCIA. 1:54.1
7 RYCKEMAN BRIAN. BELGICA. 1:54.1
8 GENET DAVID. FRANCIA. 1:54.1
9 NOGUEIRA DIEGO. ESPAÑA. 1:54.1
10 HERVAS FRANCISCO JOSE. ESPAÑA. 1:54.1
11 DIAS SHAUN RONALD. SUDAFRICA. 1:54.1
12 SAUVAGE JULIEN. FRANCIA. 1:54.2
13 STUDZINSKI ALEXANDER. ALEMANIA. 1:54.2
14 STOYCHEV PETAR. BULGARIA. 1:54.2
15 SANTACATERINA JOSH. AUSTRALIA. 1:54.2
16 BLAUM DAMIAN. ARGENTINA. 1:54.3
17 FICHL JAKUB. REP. CHECA. 1:55.2
18 SCHELVIS ALEX. HOLANDA. 1:55.5
19 MOLINA DANIEL. ESPAÑA. 1:56.2
20 LOPEZ CARLOS. ESPAÑA. 1:56.2
21 FORREST JAMIE. INGLATERRA. 1:56.4
22 OWEN JOHN. INGLATERRA. 1:56.4
23 TOBIN SIMON. CANADA. 1:56.4
24 PROUD DAVID. INGLATERRA. 1:57.2
25 DESMOND ADAM INGLATERRA. 1:57.4
26 SMITH KENNETH SUDAFRICA. 1:57.4
27 KATZIR DANIEL ISRAEL. 1:58.1
28 HEIJNEN MICHEL HOLANDA. 1:59.0
29 VILLAGOIZ GABRIEL ARGENTINA. 1:59.4
30 CHARCHARIS GEORGIOS. GRECIA. 2:06.0
31 VICENTE NUNO. PORTUGAL. 2:10.0
32 ARROBAS MIGUEL. PORTUGAL. 2:19.3
33 LECLERC MARC-ANDRE. CANADA. 2:20.5

sábado, junho 17, 2006 8:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muitos parabens para o Nuno Vicente e o Arrobas que conseguiram atingir os objectivos fixados para esta prova!
E obrigadão Mendonça pela colocação deste post...(cheguei tarde ontem e hoje já estou de saida...o homem não me atendeu o tll e eu estava sem noticias)

domingo, junho 18, 2006 10:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boas!
Noticias na pagina FPN onde tb estão algumas fotos.

Nuno Vicente e Miguel Arrobas ficaram classificados respectivamente em 31.º (2:10.01) e 32.º (2:19.38) na Taça do Mundo de Sevilha de águas abertas, que se realizou hoje no rio Guadalquivir.
A prova foi ganha pelo francês Giles Rondy (1: 54.06), em segundo terminou o holandês Maarten Vem Der Weijden (1:54.07 e em terceiro o francês Stephane Gomez (1:54.08).
Para Nuno Vicente, a prova, que contou com 38 atletas, "correu bem, porque fiquei a 15 minutos do vencedor, dentro do intervalo que estipulei como objectivo". O início da prova, "foi muito mais rápido do que é o normal, muito provavelmente pelo número elevado de participantes. Segui no grupo da frente até aos dois quilómetros ( 1.ª viragem), mas nessa altura um nadador francês deu-me uma cotovelada, que me encheu os óculos de água e descolei dos primeiros. Ainda tentei voltar a juntar-me, mas acabei por fazer a prova sozinho". A principal dificuldade sentida por Nuno Vicente foi "ao nível das pernas, mas com esforço e superação consegui terminar a prova".
A Taça do Mudo de Sevilha constituiu "uma etapa de treino para a Travessia da Mancha, principalmente ao nível psicológico, para aguentar o esforço e o cansaço. Serviu também para perceber onde posso melhorar."
Miguel Arrobas revela que "cumpri o objectivo, por isso o balanço é positivo. A partir dos sete quilómetros acusei algum desgaste nos braços, algo que tenho de melhorar nos treinos".
O director técnico nacional para as águas abertas, Pedro Brandão, referiu que em termos individuais os dois nadadores "realizaram uma das melhores marcas em termos individuais, e atingiram os objectivos da distância com que terminaram em relação ao primeiro."
Para Pedro Brandão, a participação dos dois nadadores portugueses "foi muito importante para termos uma referência a nível competitivo. Os futuros participantes já terão uma noção mais exacta destas provas."
O facto da prova de dez quilómetros ter sido integrada no Programa Olímpico implica que "a distância vai passar a ser uma referência das águas abertas. Para as participações futuras em etapas do Mundo haverá uma selecção de nadadores com base em tempos cronometrados de piscina e no circuito nacional de águas abertas."
Portugal vai organizar pela primeira vez uma etapa da Taça do Mundo de águas abertas, que vai decorrer em Setúbal no mês de Outubro.
A proximidade geográfica permitiu a presença de uma delegação da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e da Câmara Municipal de Setúbal, edilidade que vai organizar a etapa portuguesa. A FPN esteve representada pelo presidente, Paulo Frischknecht, Pedro Brandão, director técnico nacional da disciplina e o árbitro Mário Nunes. A edilidade setubalense fez deslocar a vereadora do Desporto, Cultura e Saúde, Maria das Dores, José Gonçalves, chefe do departamento de desporto da Câmara e Luís Baptista, director da prova setubalense.
Para Paulo Frischknecht, a prova foi importante como uma "experiência ao mais alto nível numa disciplina emergente, onde Portugal tem tradição passada, mas pouca prática presente. Nesta óptica foi uma experiência conseguida."
Em termos desportivos, os atletas que competiram em Sevilha, "apesar de já terem uma certa maturidade biológica, já passaram a idade competitiva ideal e o facto de terem estado aqui jovens nadadores altamente profissionalizados explica as diferenças. É de enaltecer o esforço dos dois, que ultrapassaram as marcas de referência que traziam."
A nível desportivo, "no imediato e dada a popularidade de uma prova que foi integrada no Programa Olímpico, a evolução e desenvolvimento das águas abertas depende tanto mais dos clubes e da aposta nos seus praticantes, quanto no apoio que a FPN der por exemplo ao estabelecimento de critérios cronometrados de três e cinco quilómetros em piscinas. Haverá um esforço imediato da FPN para facilitar a aposta dos clubes, como base do desenvolvimento desportivo em qualquer modalidade."
A realização da Taça do Mundo em Setúbal justificou a "presença aqui, numa lógica de aprendizagem. A etapa de Setúbal é a última da Taça do Mundo, o que obriga à presença da totalidade dos nadadores dos países integrantes no circuito."
Para o director da prova, Luís Baptista, em Setúbal "vamos melhorar a chegada e criar um maior envolvimento com o público." O percurso é composto por "quatro pernas de 2,5 quilómetros, junto à costa de Setúbal e a chegada será na praia."
Vítor Nogueira, ex-presidente da FPN e membro do Bureau da federação europeia, LEN, as Águas Abertas "estão a ter uma evolução muito grande, não só aos nível das provas, como também dos nadadores. Nota-se que há uma especialização dos atletas, que desde muito novos se dedicam apenas ao circuito internacional."

domingo, junho 18, 2006 11:00:00 da manhã  
Blogger Méninho said...

Bom comment contazulejos!

domingo, junho 18, 2006 2:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem sabes kando é o dia d prova d aguas abertas na praia dos pescadores em albufeira?? O ano passado foi no final d agosto! E sabem onde se inscreve e onde saber mais informações?

domingo, junho 18, 2006 5:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FDX MENINHO ÉS O MAIOR! METE ESTES GAJOS TODOS EM ORDEM .. PORRA ÉS VIVO!

segunda-feira, junho 19, 2006 2:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o Duarte Mendonça é que tinha razão

os resultados foram péssimos, os dois nadaram totalmente desenquadrados do nível médio da competição

que barracada para a FPN!

segunda-feira, junho 19, 2006 3:31:00 da tarde  
Blogger DM said...

Acho q não se portaram mal, mas sim de acordo c o q se estava à espera.

Ninguém no seu perfeito juízo estaria a prever q eles nadassem c os gajos da frente.

Mesmo a FPN, qd decidiu os levar, sabia o q iria acontecer.

Logo, a barracada pode ter sido essa decisão, nunca o desempenho e o resultado deles, pq esse esteve de acordo c o esperado.

Por isso é q criticar apenas à posteriori mtas vezes não tem mta legitimidade.

segunda-feira, junho 19, 2006 5:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostava de ver os que tanto criticam os resultados dos outros, na mesma linha de partida deles nos 10km no challenge.
ou não terão "tomates" para se chegarem a frente??

segunda-feira, junho 19, 2006 11:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é sempre mais fácil falar. antes ou depois vai dar ao mesmo Sr. Mendonça.
carlos andrade

terça-feira, junho 20, 2006 11:09:00 da manhã  
Blogger DM said...

Eu falo, mas também nado.
E peço deculpa por discordar, mas acho q criticar antes tem mto + mérito do q depois.

terça-feira, junho 20, 2006 1:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sem dúvida duarte!
para criticar, antes ou depois, há sempre voluntários, mas depois há muito poucos a saber do que falam...
um pouco como os chamados "analistas de futebol" que nunca passaram das camadas jovens do "pinhalnovense" (sem qualquer tipo de descrédito pelo clube).
convida-os (oferece a inscricao no Challenge de quem se chegar a frente) a darem uma voltinha de natação pelos 10 km contigo, vicente, arrobas, mourão, viegas, etc...
saudacoes e ate 9 de setembro

terça-feira, junho 20, 2006 2:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

jorginho tb andas aki com os putos?

terça-feira, junho 20, 2006 3:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o jorginho não sei, mas eu sim.
sempre que vir esses "putos" a estragarem o que pode ser útil.

terça-feira, junho 20, 2006 6:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ambos os nadadores estiveram bem porque simplesmente atingiram os objectivos a que se proposeram.
Quando assim é, não pode correr mal.
Claro que não iam competir com o Peter ou Gomez.
Foi mais uma etapa de treino, conseguida, e isso é que conta.
Quem sabe, daqui a 1 ano, com mais experiência e sobretudo ritmo, se proponham a outra classificação na mesma prova?
Para já, têm já numero de inscrição nos 10km do Challenge.

Bons treinos e boas braçadas!

terça-feira, junho 20, 2006 7:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Méninho, quem és tu? Escusas de dizer que és o Méninho Santos porque isso a gente já sabe; não te esqueças que tu próprio disseste que não eras nenhum Méninho... num comentário das "Farsas em Loulé" que removeste (um entre muitos outros: será que também tens medo que a polícia leia aquilo que tu escreveste acerca dos outros, que aliás, insultam uma pessoa que ninguém sabe quem é, se é que existe mesmo?).

terça-feira, junho 20, 2006 10:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonymous:
Estás preocupado com "quem é","donde é","onde está e onde não está".
Enches os assuntos de posts iguais.

Que tal se te tornasses util e discutir ideias interessantes?

terça-feira, junho 20, 2006 11:21:00 da tarde  
Blogger DM said...

ANE:

Eu só ainda não tenho o meu nome como inscrito no Challenge pq ainda aguardo pelo misterioso e invisível regulamento do circuito nacional de Ág.Abertas da FPN.

Achas q ainda sai antes do início do ano lectivo 2006/2007?

Quanto à participação destes atletas na prova do próximo ano, oxalá possa acontecer de novo, mas debaixo de critérios transparentes, alicerçados no mérito desportivo, nos resultados obtidos, e nas regras estipuladas.

Vamos fingir q nos esquecemos da pouca vergonha e da falta de respeito q foi este processo, com o mais alto patrocínio de uma Federação Desportiva com utilidade pública desportiva.

quarta-feira, junho 21, 2006 1:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Duarte:
Antes de me deslocar a Tavira, tambem gostava de saber se a prova contará para o circuito da FPN.

Quanto ao Challenge, o único risco que corres é que a inscrição será mais cara no próprio dia do evento... :)

Mas a organização agradece a política :)

Quanto à operação Sevilha, considere-se "Águas" passadas...

Saudações

quarta-feira, junho 21, 2006 9:42:00 da manhã  
Blogger DM said...

Ficamos então à espera q a Associação do Algarve se dicida...

Mas não há ninguém na FPN q lhes dê um telefonema a pressionar e a estipular prazos?

quarta-feira, junho 21, 2006 5:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I spit in the face of Duarte Mendonça.

quarta-feira, junho 21, 2006 9:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tira senha e pôe-te na fila Carlito!
Até lá: cresce, nada, evolui, aprende, pensa, reflecte, e torna-te útil à comunidade!!!!

quarta-feira, junho 21, 2006 10:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

menduca gosma
"dicida" ?!?!?!
Mas que raio de português é esse?
Bronco de trampa.
Ainda por cima tens a mania que és erudito. Vai dar banho à minhoca, urso.

quinta-feira, junho 22, 2006 1:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I spit in the face of the 22h59min anonymous.

quinta-feira, junho 22, 2006 8:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Circuito de Provas de Mar do Algarve ja disponivel no site do Challenge/Noticias - www.anestoris.com

quinta-feira, junho 22, 2006 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

travessia da fonte da Telha no sabado 1 de julho e no mesmo dia a tarde a de são pedro do estoril

sexta-feira, junho 23, 2006 7:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home