quinta-feira, junho 08, 2006

Estrelas voltam à Campanhã

Depois de alguns anos em que, por restrições orçamentais, as estrelas da natação mundial andaram arredadas do Meeting do Porto, a edição deste ano, que decorre nos próximos dias 17 e 18 deste mês, ontem apresentada na Piscina de Campanhã, palco da competição, promete voltar a ser de luxo.

O destaque vai para a presença da campeã do mundo, a sueca Therese Alshammar, o argentino e ex-campeão José Meolans, cabeças de cartaz de um elenco de grande qualidade, no qual se destacam, ainda, o ucraniano Sergey Fesenko, a cubana Imaday Nunez, o trio grego Nikolauos Xylouri, Ioannis Kokkodis e Sotirios Pastras, além, claro está, dos nadadores portugueses, entre os quais sobressaem Adriano Niz, Fernando Costa, Fábio Pereira e João Araújo.

Aníbal Pires, presidente da Associação do Norte (ANNP), organizadora do evento, salientou “o esforço feito pela associação para tornar o Meeting cada vez melhor”, embora sublinhasse que a prova “se encontra numa crise de crescimento, sendo imprescindível que consigamos trazer para o nosso grupo as forças da cidade, para podermos fazer melhor. Temos um orçamento curto e temos de se realistas”.

Notada é a ausência de atletas oriundos de clubes de Lisboa: “Os convites foram feitos e, este ano, a equipa vencedora até tem um prémio de 4000 euros, o que pensamos ser aliciante, mas esses clubes preferiram não vir” salientou, realçando, no entanto, “que os principais nadadores do Norte estarão em força no meeting”.

Fernando Costa (Leixões) e Fábio Pereira (Vilacondense), dois dos atletas que competirão na prova portuense, foram unânimes em considerar “que é muito importante podermos competir em casa com grandes nadadores internacionais, sobretudo por estarmos na presença do nosso público que nos ajuda a vencer obstáculos e a superar-nos”. (Texto de Nuno Filipe para o Jornal O Jogo de 08-06-2006)

- Press Release / Apresentação das Estrelas presentes

Etiquetas:

18 Comments:

Blogger DM said...

Peço desculpa continuar c a minha campanha "anti-eventos-megalómanos", mas continuo a achar q se gasta demasiados recursos (temporais, financeiros, humanos) em algumas organizações deste género (Meetings internacionais consecutivos), e o retorno disso p a natação (nortenha e do país) é no mínimo bastante discutível.

O Meeting do Porto, p justificar o investimento q é feito, terá de ser, no máximo, da dimensão q é neste momento. Proporcionar competição às equipas (nacionais sobretudo), divulgar a cidade, convidar (não pagar cachet's de presença) uns espanhóis de bom nível, e ponto final. Tudo o q for acima disso parece-me desadequado e não justifica o investimento.

Sobre a ausência de outras equipas portugueses (que não só as de Lisboa, mas a malta gosta de reduzir as coisas ao confronto norte-sul), são os tais efeitos negativos da concorrência interna, de q falei no post sobre Loulé, e onde toda a gente fica a perder.

A ANNP, no dia em q conseguir reunir "as forças vivas da cidade do Porto" para apoiar a modalidade, por favor não desterre essa oportunidade na organização de um Meeting internacional, pq o retorno q daí advém não justifica q se aposte tudo nisso. Há coisas mto + interessantes onde gastar o dinheiro e desenvolver a modalidade do q pagar a estrangeiros.

Dimensionar de acordo c aquilo q se necessita (e o Meeting do Porto, nos moldes actuais, é mais do q suficiente p aquilo q se necessita) é mtas vezes mais inteligente do q pretender o protagonismo desenfreado e um nível totalmente desadequado daquilo q é a nossa realidade (como por exº acontece c Loulé este ano).

Por isso, e porque estamos num país de caricatos e megalómanos dirigentes sem qualquer noção da realidade, aconselha-se CALMA. Já nem falo da tecla gasta "Euro 2004", q afundou o país, nem do olímpico Presidente do COP q quer q Portugal se candidate a uns Jogos, mas em coisas tão simples e tão desadequadas como a FPN candidatar-se à organização de uma data de eventos todos os anos, alguns de vertentes que nem sequer domina e que não funcionam internamento no país, outros que não são mais valia nenhuma p a natação nacional, e onde se gastam recursos precisos em tempo de crise.

Deixem-se de megalomanias internacionais, os eventos (neste caso Meetings) são passageiros e não trazem o contributo q se propagandeia trazerem, não é por aí, com melhor Meeting ou pior Meeting e a natação de uma região ou de um país vai crescer.

Apostem e invistam sobretudo a nível interno na evolução e promoção dos seus, e qd quiserem fazer algo internacional, façam-no com dimensão comedida e adequada à nossa realidade, e sem hipotecar os restantes investimentos, q são mto mais importantes q o show-off de reunir estrangeiros famosos ou grandes eventos no país, q nos custam uma pipa de massa e nos deixam de bolsos vazios p aquilo q é realmente preciso.

quinta-feira, junho 08, 2006 12:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como subsidiar os ilhéus e entre eles os que nada fazem!

Como o DM!

quinta-feira, junho 08, 2006 2:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

és insuportável! a arrogância como falas de tudo é impressionante! dás conselhos aos presidentes da ANP e COP como se de miudos se tratassem. Mas quem és tu, meu?

quinta-feira, junho 08, 2006 2:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O DM e o Méninho...

quinta-feira, junho 08, 2006 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Lesma é só dor de corno

quinta-feira, junho 08, 2006 2:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esperemos que esteja bom tempo como temestado!
Pena não estarem mais equipas de Lx! Para bem do meeting, da competição e de todos os intervenientes.

quinta-feira, junho 08, 2006 4:27:00 da tarde  
Blogger DM said...

AC:

Eu apenas dou-me ao trabalho de dar conselhos (minhas opiniões) para quem quiser ouvir.

Se alguém o tivesse feito em alto e bom som há uns anos atrás junto do Engº Trócrates e do Sr. Carlos Cruz, não tínhamos afundado o país como afundamos c a treta do Euro 2004.

Se você concorda c o Presidente do COP e acha q Portugal deve avançar p uma candidatura aos Jogos Olímpicos (ele diz q era só a candidatura, pq sabia q não teria hipótese de ganhar), então sugiro q se auto-proponha p secretário-geral da instituição.

sexta-feira, junho 09, 2006 1:16:00 da manhã  
Blogger DM said...

Teamleader:

Para quem dizia, relativamt aos Meetings internacionais na Tugolândia e em fins-de-semana consecutivos que "quantos mais melhor" e que "a concorrência é saudável", parece-me um bocado curto dizer "que pena que não vêm mais equipas de Lx ao Meetg. Porto".

É mais do q lógico q esses são os reflexos negativos deste tipo de situações, previsíveis e esperados.

Espero q pelo menos já se esteja a perceber q todos ficam a perder c este tipo de situações.

sexta-feira, junho 09, 2006 1:23:00 da manhã  
Blogger Méninho said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, junho 09, 2006 2:44:00 da manhã  
Blogger Méninho said...

Méninho arrogante ? Por amor de deus, consulta aí um dicionário..

As melhoras para ti meu amigo.

sexta-feira, junho 09, 2006 2:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fraquinho... muuuuuuuuuito fraquinho...
Demasiadas ausências de vulto nacionais...
Haverá revolta contra os "cachets" oferecidos aos estrangeiros?

sexta-feira, junho 09, 2006 9:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que cachets anónimo??? Por acaso pertences à organização??? Não escrevas daquilo que não sabes e identifica-te.

sexta-feira, junho 09, 2006 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DM és demasiado incisivo e incómodo mas alguém tem que fazer esse papel,estes meetings e sobretudo este ano só servem para os Dirigentes associativos justificarem o seu mandato como se a natação regional e nacional se esvazia-se na eterna guerra 'O MEU É MELHOR QUE O TEU'.O MP já foi muito grande com grandes estrelas a deliciar tudo e todos contudo penso que muita pouca coisa mudou.É preciso 'APOIAR' os nossos nadadores e depois 'EXIGIR' deles prestações na devida proporção sobretudo na categoria SENIOR porque ao nível dos JUNIORES e JUVENIS os resultados obtidos adequam-se ao país que somos.

sexta-feira, junho 09, 2006 11:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meeting do porto parte logo em desvantagem para os outros, como todos os anos, pois os melhores atletas juniores masculinos e seniores femininos que frequentam o 12ºano de escolaridade têm sempre na segunda-feira a seguir ao meeting uma semana composta por 3 exames nacionais,de um total de 5! Este factor prejudica a prestação dos atletas nestas condições, ou então eles nem sequer participam!

Em vez de prometer palha nas campanhas, se se preocupassem em arranjar uma forma possivel de conciliar estudos/natação competitiva seria muito mais importante para o futuro da modalidade! Caso isso existisse, um nadador como o Fernando Costa não teria que ir para fora para poder continuar a sua carreira!

sexta-feira, junho 09, 2006 11:47:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

é bem verdade, nunca vi um meeting com tanta gente de livros abertos durante a competição...

sábado, junho 10, 2006 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

És o maior Vitor

sábado, junho 10, 2006 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em vez de prometer palha nas campanhas. Magalhães Lemos meu amigo,na circunvalação.

sábado, junho 10, 2006 9:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que o meeting de Loulé sirva de exemplo... principalmente se também tiver transmissão televisiva (???).
O pessoal quer ver provas de natação e não entregas de medalhas.

domingo, junho 11, 2006 9:28:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home