segunda-feira, setembro 18, 2006

1ª Travessia António Bessone Basto

Esta competição foi composta por duas provas distintas, sendo uma de 3.500m (Prova Aberta com partida na Praia de Caxias, percurso ao longo do Rio Tejo e chegada à Praia de Santo Amaro de Oeiras), e outra de 7.000 (Prova Elite com partida na Praia de Algés, percurso ao longo do Rio Tejo e chegada à Praia de Santo Amaro de Oeiras).

Os grandes vencedores foram:
Prova Elite: 1º Arseniy Lavrentyev (SAD); 2º Duarte Mourão (SAD); 3º Duarte Mendonça (Individual); 4º Nuno Vicente (CNTN); 5º João Araújo (GDNVNF); 1ª Ana Grilo (UDCA); 2ª Amélia Fernandes (VTSC); 3ª Marta Vilar (SAD)
Prova Aberta: 1º Hugo Ribeiro (CFV); 2º Paulo Araújo (GDNVNF); 3º Gonçalo Pereira (CNLA); 1ª Soraia Ribeiro (CFV); 2ª Ana Boavista (CNLA); 3ª Joana Santa (Individual)

Atenção que estas classificações estão sujeitas a confirmação uma vez que os resultados oficiais ainda não estão disponíveis.

De qualquer forma é de apresentar uma palavra de apreço à C.M. Oeiras pela realização desta prova depois do ensaio que no ano passado entre o Bugio e a Marina de Oeiras. De qualquer forma existem arestas a limar: os atletas da prova mais curta queixaram-se de pouca orientação da organização na sua prova em detrimento do total empenho na prova longa. Os prémios monetários estavam destinados apenas para a classificação absoluta em vez de se dividirem por masculinos, femininos e absolutos. Esta situação motivou Ana Paula Grilo a não se apresentar no pódio como 1ª feminina. Situação a lamentar, uma vez que a atleta até se encontrava presente.

Etiquetas:

84 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Corroboro integralmente com os teus comentários sobre esta Prova.
Aproveito para sugerir que a ordem das partidas seja invertida para se evitarem algumas confusões na chegada.
Parabéns à Organização, apesar de efectivamente no regulamento não estar perceptível a questão dos Prémios Monetários.

segunda-feira, setembro 18, 2006 12:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto é k o arseniy levou pa casa? era pos 3 primeiros ou 5 primeiros os premios monetarios?

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este regulamento foi aprovado pela FPN? Bem, esta prova foi vergonhosa, a meu ver erros gravíssimos:
1º Já referido pelo BA a não distinção dos prémios monetários masc/fem. (está provado cientificamente e a FPN deveria saber melhor que ninguém que homens e mulheres não têm as mesmas capacidades)

2º Foi dito aos atletas da prova aberta que o local de chegada seria a bóia azul, o que realmente não foi.

3º Chamaram atletas ao pódio, esses atletas questionaram a sua verdadeira presença no pódio, pelo que a FPN confirmou e voltou a confirmar. No final da atribuição de prémios corrigiram as classificações e, de facto as classificações femininas da prova aberta estavam erradas.

4º Alguém me pode explicar o porquê dos masters serem considerados numas provas populares e outras federados? No 4º Challenge Open Water 10km foram considerados populares e na prova de Oeiras, federados. Não deveria existir um critério único, quando afinal ambas as provas pertencem ao Circuito Nacional de Águas Abertas?

Agradecia mesmo que alguém me explicasse o ponto 4 e que reflectissem se a FPN não deveria ser o órgão com mais experiência a organizar eventos deste tipo.

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:33:00 da tarde  
Blogger DM said...

A FPN limita-se a lá ir entregar prémios e pousar p as fotografias.

Quando as provas do seu circuito dão barraca (e têm dado quase todas este ano, até ao momento só o Challenge é q se safou), limita-se a encolher os ombros e a dizer q não tem nada a ver c o assunto.

Não há interesse nem disponibilidade para mais. Os meios e as atenções estão concentradas na Taça do Mundo.

Somos tão grandes no plano internacional, q nos podemos dar ao luxo de tratar a competição interna como lixo. Ganda mentalidade!

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom comentário Mendoça, Parabéns pelo 1º no Sábado e pelo 3º no Domingo!

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bebeagua podias fazer a classificaçao geral do campeonato nacional de aguas abertas pra saber a pontuaçao e lugar que os atletas ocupam basta aos 10 primeiros ou menos!!!

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:56:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Isso já está feito até para aqueles que têm 1ponto, mas fico à espera da classificação da Queimadela...

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente o local de chegada não era na bóia azul, mas sim no final do "funil" de acesso à meta.
O que criou toda aquela confusão, foi o estarem a tirar as chegadas, "muito poucas pessoas" no local referido e tirarem novamente as chegadas na Praia, quando os atletas já não estavam na mesma ordem de chegada.
Quanto às classificações femininas da Prova Aberta, elas estavam efectivamente erradas, mas quero ressalvar que quem detectou esse erro a tempo de ser corrigido, foi penso eu, o pai da vencedora da prova aberta.
Parabéns pela atitude que teve, pois deste modo atenuou a situação e também pela demonstração de correcção que demonstrou ao ajudar na composição correcta dessa classificação.

segunda-feira, setembro 18, 2006 2:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

onde esta feita a classificaçao??

segunda-feira, setembro 18, 2006 2:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens a todos os participantes! e ao Alexandre Agostinho k faz hj 20 anos =)

segunda-feira, setembro 18, 2006 2:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pergunta: sempre houve, há ou haverá taças por clubes? como foi o pódio de clubes?

Crítica:de facto, houve muito pouca assistência/acompanhamento à prova aberta. Houve atletas que chegram a pedir assistência dado o estado do mar (ondas e corrente forte e cansaço acumulado) e não havia acompanhamento que os visse.

À parte: estavam lá camaras a filmar prova, etc. Sabem se saiu alguma reportagem ou tá para sair? onde?

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA: é do meu pc ou os link para os videos não estão activos?

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PARABÉNS ao Arseniy. Duas travessias = Duas vitórias. O homem domina as águas abertas. Vamos ver se é o Lance Armstrong do Circuito Nacional de Águas Abertas, se bem que existem dúvidas sobre ele pode ou não ser pontuado tendo em vista a classificação final. Alguém me esclarece esse aspecto?

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:06:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Pertinente questão ainda sem resposta…

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, eu também não consigo abrir os videos.

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiz a prova aberta e ainda não sei a minha classificação, sei que não fiquei nos primeiros e penso que devo ter ficado no meio da tabela, ou será que fiquei no grupo do fim. Sei que o meu interesse é nadar e participar mas, mas para além de ter pago 5 euros par a inscrição devo a receber a mesma consideração de qualquer outro. Isto não é espirito comunista é respeito por quem tambèm enche estas provas e dá valor tb aos que vencem! Apesar deste sentimento quero dar os parabéns á organização e que esta experiência possa ser uma oprtunidade de se aprender e melhorar nos próximos anos. Agora é preciso PENSAR!!!

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro BA, desde já agradecendo a divulgação da modalidade, gostaria de saber se a entrega dos cheques teve lugar numa cerimónia mais íntima, dado que o filme que documenta esta entrega não se apresenta disponível ao público!

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:22:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Tenham lá calma que a malta do YouTube também tem de verificar os conteúdos que eu lhes forneço… só depois de tudo visto é que fica disponível, embora com os mesmos link’s já disponíveis.
Ok?

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Participei na prova aberta. Andei a passear no meio dos barcos ancorados em Paço de Arcos e lá encontrei a saída de volta para o caminho certo. No final cheguei sozinho à bóia azul e continuei assim durante o funil. Nos restantes metros que faltavam para chegar a terra fui passado por metade de um grupo que vinha abrir, mas para minha supresa qnd cheguei à areia, o árbitro de terra mandou-me esperar pq segundo ele o resto do grupo que estava atrás de mim deveria ser registados primeiro que eu pq tinham passado no funil primeiro eu. Sempre deu para eu me rir um bocadito e para concluir que aquele árbitro em terra tinha uma supervisão e uma-super-capacidade-extra-de-distinguir-as-tocas-pretas-iguais-e-sem-número-que-estavam-a-uns-100metros.. e que sou eu q estou a precisar de usar óculos de natação graduados.....................
Andre, acho que o BA vai activando os links à medida que os videos ficam disponiveis, mas coloca-os mesmo antes disso para nos adoçar a curiosidade ;)

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:28:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Gota d'Água:
Andas com umas piadas mta giras, ai andas andas...
beijinhos

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um passarinho disse-me que os cheques são enviados para os respectivos clubes. Vou registar na FPN um clube chamado "Individual" sediado em minha casa para receber alguns cheques que eles possam lá ter sem morada de destino ;)

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, uma informação que não sei é desconhecida. Eu consigo ver os videos, mas apenas entrando em "Email post" e depois puxar o email, a enviar, para baixo e lá encontro os links que dão acesso aos videos. Esses mesmos links não estão é activos através da "Home Page" deste blog. Fica aqui a minha informação pertinente (ou então n!).

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:46:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

mikasa,
és estranho, k complicação... eu acho k é mesmo só clicar... faz lá um refresh na página do blog e tenta de novo...

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixa lá os cheques. O que foi curtido foi mesmo o passeio no Tejo. Já se esqueceram porque é que aprenderam a nadar? É para curtir e disfrutar, tudo o resto vem por acrèscimo!

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Informação descabida! Já fiz refresh e está tudo ok.... são muitas janelas abertas e atenção multidireccionada. Obrigado pela informação.

segunda-feira, setembro 18, 2006 3:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com que então, os mestres das Àguas Abertas Nazarenas e afins não participam na prova elite?
Preferem ir à destinada "aos populares"?

segunda-feira, setembro 18, 2006 4:00:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Estratégia com vista a uma melhor classificação final no circuito nacional...

O facto de na mesma competição haver duas provas distintas a contar para o circuito nacional e com a mais “fraca” a valer “quase” o mesmo que a mais “forte” dá nisto!
Mais uma situação para a FPN rever.

Exemplo: Nesta prova ambos os irmãos Ribeiro com os seus primeiros lugares pontuaram tanto como os 3º lugares da prova de elite, prova essa muito mais exigente e concorrida.

Será justa esta pontuação? Haverá lógica em haver duas provas simultâneas a contar para o mesmo circuito?

Só coloco estas questões uma vez que a classificação final deveria reflectir a ordem dos melhores a nadar, e não os melhores a escolher a prova que vão nadar…

segunda-feira, setembro 18, 2006 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Participei na prova mais curta.
"Mais curta" uma ova! Menos longa.
Aquilo só começou a animar quando começámos a levar porrada das ondas já depois de Paço de Arcos. O que eu não gostei mesmo nada foi de estar a nadar direitinho à tal bóia azul (de tal forma que passei entre dois barcos e os respectivos cabos de amarração!) e, quando estava quase lá houve um Pii#&%@ da organização que se lembrou de puxar a essa bóia uns 25m para terra - dando vantagem aos que me seguiam! Por acaso ninguém me passou até à praia, caso contrário íamos ter o caldo entornado.
Quanto à Paula Grilo, só posso APLAUDIR o protesto dela. Não se pode admitir este critério para os prémios. Homens como o matulão do Arsenyi a concorrer com mulheres?!? Putos com Velhos? Etc.
(L.K.W.)

segunda-feira, setembro 18, 2006 5:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

knight wood, já tens idade para ter juizo!

segunda-feira, setembro 18, 2006 5:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó "anonymous" n.ºXYZ. :-)
Nenhuma idade «é para ter juizo»! Sobretudo quando é para nadar. :-)
(L.K.W.)

segunda-feira, setembro 18, 2006 6:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó algarvio k mt orgulho...
Se escolhem a prova menos longa é pk lhes é permitido e assim podem usufruir de mais proveito não? Das...
è por isto e mts mais situações que têm sido aqui expostas que ainda estamos nos primórdios das AA; é preciso regulamentar melhor,unir esforços das várias instituições e fazer-se coisas sérias, pois tá visto k há vontade dos atletas e não só,tendo"pernas pa andar".

segunda-feira, setembro 18, 2006 6:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estavas caladinho há muito tempo!!!
Não percebi o que é que estes miúdos te fizeram para andares tão preocupado com eles!!!
É curioso que não referes BA as "estratégias de outros atletas" em Castelo de Bode, como as famosas inscrições de última hora (já depois de se conhecerem as start-list) ou ainda as inacreditáveis trocas de provas efectuadas na mesma altura.
Contrariamente também ao que referes BA, eles não estão preocupados com a classificação, pois senão tinham participado na Queimadela.
Inscrevem-se sem terem qualquer conhecimento prévio dos outros concorrentes, ao contrário se calhar de muitos outros(as) atletas.

segunda-feira, setembro 18, 2006 6:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não estou preocupado com ninguém, não se aflija.

Mas os bons atletas vão às provas fortes.

segunda-feira, setembro 18, 2006 10:25:00 da tarde  
Blogger DM said...

Polémicas à parte, existe uma situação a rever (mais uma) nas provas q fazem parte do circuito nacional de AA, q é esta troca de prova no próprio dia, optando pela q dá mais jeito consoante a lista de inscritos.

Era o mesmo q chegarmos aos Nacionais e na piscina, após o aquecimento, a malta dizer q já não lhe apetece nadar os 100 mariposa, q vai p os 200 livres porque lhe parece q está menos forte e q assim vai ter + hipóteses.

P as provas de elite/distâncias maiores, as inscrições deveriam ser obrigatoriamente com antecedência (não existirem inscrições no dia), e não era permita alteração do mesmo atleta entre provas.

Se o Regulamento este ano permite q tal aconteça, e até nalguns casos premeia quem nada as provas mais curtas, nada há a dizer, pq toda a gente o conhece, logo tira vantagem disso quem quiser.

Mas é um ponto a rever em futuras edições.

segunda-feira, setembro 18, 2006 10:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto não tem nada a ver o post, mas queria só deixar 3 notas:

* Dos 20 atletas masculinos nomeados para melhores de 2005/2006, pelo menos 6 deles não possuem neste momento estatuto/percurso de atleta de alta competição, ficando alguns com esse distintivo de fora da votação.

* Das 20 atletas femininas nomeadas para melhores 2005/2006, pelo menos 12 (DOZE) delas não possuem neste momento estatuto/percurso de atleta de alta competição.

* Concluindo, dos 40 atletas nomeados, 18 (DEZOITO) destes não possuem sequer estatuto/ percurso de atleta de alta competição.

Penso que é um assunto a discutir, não os atletas que o BA escolheu, porque o BA escolhe quem ele pensa que foram os melhores, mas sim o facto de quase metade dos 40 supostos melhores atletas nacionais não possuirem estatuto/ percurso de alta competição.
Qual é o futuro da natação?

segunda-feira, setembro 18, 2006 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

És tão "ignorante", que por exemplo, nem sabes que a Soraia pelos regulamentos das Provas deste Circuito, não pôde participar na Queimadela, nos 10Km do Challange, nem nos 7Km de Oeiras.
Já agora, aconselho-te a visitares os resultados de Sines!!!

segunda-feira, setembro 18, 2006 10:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desta vez, encheste-me as medidas DM, pois tocaste na questão fulcral deste circuito.
Em todas as provas, as inscrições deviam terminar em data pré-definida; nas provas com distâncias diferentes só devia contar uma pré-estabeleciada para o circuito.
Todas as provas deviam ter idades minímas iguais de participação, o que não acontece.
Devia estar estabelecido se os estrangeiros e os masters contam ou não para o circuito.

segunda-feira, setembro 18, 2006 11:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha... já cá estão os resultados!

É pááá!! Fiquei em 29.º (em 80)! G'anda vitória! E só ficaram 2 Masters (mais novitos) e 5 miúdas (algumas com a idade do meu filho) à minha frente! Até dá a impressão que me tenho fartado de treinar :-)

Só mais uma coisinha. É impressão minha ou o site da ANL passou a chamar "Rodrigo" ao "António" (Bessone Basto)?!?
Isto é, confundem o Pai (e avô) com o filho?! (ver em o site da ANL em www.anatl.pt e o site www.sporting.pt/GrandesFiguras/GrandesFiguras_BessoneBasto.asp)
E também lhe chamam "BastoS".
Pequenas (mas significativas?) gaffes...
(L.K.W.)

segunda-feira, setembro 18, 2006 11:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto éaqui tanto "CFV" que até já cheira mal.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Após ler os resultados da Prova de Elite da Travessia "ABB" retiro uma conclusão: Isto é uma palhaçada e andam a fazer dos atletas autênticos palhaços (sem retirar primor à profissão de artistas dos palhaços). Os tempos registados são uma aldrabice! Falo por experiência do que presenciei e pelos próprios videos fornecidos. Como forma de elucidar os árbitros mais distraidos:

1) O Nuno Laurentino terminou a prova escassos metros à frente da Ana Paula Grilo e vejam a diferença de tempos registados (1:01'02'' para 1:03'25'') Isto está filmado pessoal!
2) O Tiago Barroso e o Duarte Ferreira chegam sem ninguém à vista nas suas costas e aparecem a Joana Leitão e o Filipe Campos a apenas 1 e 2 segundos deles. Isto está filmado pessoal!

Só referi estes exemplos porque são provas autênticas do que realmente aconteceu, porque há mais casos por proferir relativamente à aldrabice dos tempos registados. Ou seja, quem tinha o cronómetro? Tinha a pessoa que domingo à noite ficou encarregue de preencher espaços em branco com tempos respectivos. É uma vergonha termos entidades a fazer trabalhos destes, perante situações tão simples. Mais valia não terem dado a conhecer os tempos. Contudo, acredito que alguns estejam correctos (muito poucos presumo!). Como atleta sinto-me frustado ao nadar e ver que não nos é dada a atenção devida.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os do CFV são os Simpsons da Natação?!

terça-feira, setembro 19, 2006 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tenho registado com alguma surpresa algumas das afirmações contidas nesta livre tribuna de opinião, umas fundamentadas e objectivas e outras sem qualquer fundamento.
Uma coisa é certa a natação está de parabens com o lelevado desportivismo com que decorreu a travessia e com o vencedores da mesma, sem qualquer margem para duvida.
sem querer tirar qualquer responsabilidade a quem quer que seja, uma coisa é evidente a prova efectuou-se com estrema dificuldade das condições de mar, não permitindo um elevado rigor no que seria de esperar que existisse, os tempos de chegada.
existiram sem duvida erros que urge rectificar em provas desta e de outra natureza.
contudo gostaria de referir um aspecto que seria fundamental para a relaização de provas de natação, a presença de ex atletas e outros com experiencia que ajudassem a natação a evoluir. Veja-se por exemplo a associação dos nadadores e outras associações de classe que poderiam desempenhar um papel importante na organização destas provas, colocando-se á dispoisição das organizações, sejam as associações seja a fedederação ,no sentido de que as mesmas não pecassem por falta de rigor e se evitassem falhas diminuindo as criticas.
Mas o fundamental é que estamos todos de parabens a prova realizou-se houve participação e convivio e para o ano cá estaremos todos juntos a dar o nosso melhor.

terça-feira, setembro 19, 2006 11:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cada qual fala do que entende, e quem não gosta destes espaços de trocas de ideias, que não participe.
Não queremos pessoal contrariado!!!
Penso que desde que nos respeitemos mutuamente, há liberdade de expressão em Portugal.
Concordo plenamente com o mikasa, pois com base em "alguns tempos verdadeiros" construiram-se à sorte os outros, criando verdadeiras aberrações.
Mais alguns exemplos; Na prova aberta os 3 primeiros classificados aparecem com diferenças de 2 segundos entre eles, quando no minimo foram mais de 10 segundos entre cada um deles.

terça-feira, setembro 19, 2006 11:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

conforme já algeum aqui disse efectivamente , causa alguma surpresa não se ter visto no decorrer da prova edesta e de outras alguem da tutela, mas o elevado grau de profissionalismo que está neste momento no seu seio, resume-se a serem os outros amadores a efectuarem aquilo que deviam ser os profissionais, pagos e bem pagos a desempenharem, nomeadamente o controlo das mesmas para que os erros e omissões neste tipo de organização não existissem.

terça-feira, setembro 19, 2006 11:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

nesta prova fiquei profundamente desagradao com o comportamento da Ana Paula.efectivamente tinah razão na descriminação que foi feita em parte nos escalões, mas não será com atitudes de não ir ao pódio que se vai evitar essas situações de futuro. Os protestos devem ser efectivos e não retirando brilho aos outros mais que não seja por espirito desportivo para com as suas companheiras em ter ido ao pódio e aí sim recusava o troféu realçando o porquê dessa actitude.

terça-feira, setembro 19, 2006 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

anonymous 11:55,19 Setembro, vai-te informar porque realmente não foi só o aspecto dos escalões que levaram Paula Grilo a recusarar subir ao pódio.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim, mas quem conhece a Grila sabe que ela quer brilhar, nem que seja com essas atitudes. A menina é do piorio

terça-feira, setembro 19, 2006 12:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol 1 atleta k n desisitu e k ficou nos 5primeiros da prova aberta está como tivesse desistido. n o registaram e dps metem k desistiu.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu tive a oportunidade de ir a 1 prova de masters há uns anos com ela a Italia e confirmei que a senhora não presta enquanto pessoa.
muitos ressabiamentos e protagonismos para uma modalidade tão saudavel quanto a natação.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não é preciso ser-se menina do piorio. Podera com a discriminação no desporto num país da UE, quem não fica no piorio? Se estivesses para ganhar um prémio monetário também estarias revoltado, não? Ainda para mais Paula Grilo já teria chamado a atenção para esse facto na prova do Bugio no ano passado.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se fossem vocês k tivessem para ganhar um prémio destes não ficariam assim? Sabes que hoje em dia a discriminação no desporto é uma coisa imperdoável e não é so o racismo.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:24:00 da tarde  
Blogger DM said...

De facto alguns dos tempos registados nos resultados não devem muito à realidade...vê-se q foram preenchidos um bocado à toa, a partir de certo momento. Culpa do B.A., q se põe a disponibilizar vídeos no blog, e assim destapa a careca a mta gente. As novas tecnologias por vezes têm este efeito nefasto!

Quero acreditar q a Taça do Mundo de Setúbal irá servir para algo mais do q apenas para o Presidente da FPN fazer as honras da casa e proporcionar o passeio aos seus amigos dos comités, comissões e organismos internacionais.

Poderia servir, por exemplo, para ficarmos em Portugal c um sistema de cronometragem específico de águas abertas (com chips, sistema de partida e de chegadas), q passaria a ser utilizado (pelo menos) nas provas do circuito nacional das próximas épocas, evitando assim estes episódios, e facilitando a vida a toda a gente (equipa de arbitragem, organização, etc.) - desde q aprendam a mexer nele!

Mas se calhar vamos gastar 20 mil contos numa competição que não interessa 'nicles' a esta fase embrionária do desenvolvimento das AA na Tugolândia, e nem disso vamos beneficiar p o futuro.

A ver vamos...

terça-feira, setembro 19, 2006 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas k descriminação????
tá tudo doido???
a mim cheira-me mesmo é a teoria da persiguição, esquizófrenia mesmo. Ou ainda, egocentrismo no seu estado mais puro

terça-feira, setembro 19, 2006 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom, eu participei nesta prova e pela primeira vez sinto que posso dizer alguma coisa neste blog excelente de debate pela nossa modalidade.
Antes de mais posso dizer que adorei a prova, não só o percurso (eu fiz a de Elite), mas toda a competição acesa que se verificou no decurso da mesma. Há aspectos a corrigir sem dúvida, mas também em que prova é que não há?
Foi uma prova diferente.
Pena a saía dos resultados ter resultado numa desgraça e a arbitragem não ter estado ao melhor nível. Espero que para o ano esses aspectos melhorem pois esta prova tem "braços para nadar".
Quanto a essa Ana Grilo aquilo que posso dizer é o seguinte: A rapariga é de uma educação esmeradamente péssima e realmente uma pessoa que não prestigia em nada a natação com a sua atitude reles, antipática e de uma falta de educação fora do comum. Penso também que deveria haver prémios monetários para masculinos e para femininos indiscriminadamente, no entanto quem decidiu dessa forma foi a organização e o regulamento era bem explicito nessa matéria. Ela já sabia de antemão que, ou ficava nos 5 primeiros ou então não ganharia nada. Mesmo assim inscreveu-se, aceitando assim as condições da prova. Ponto Final!!!! Ou ela pensa que tem nível para ganhar aos homens?? Lá porque é campeã do mundo de Masters? Que valor tem isso? Ela com o nível que tem em femininos nem sequer tem coragem para se inscrever como federada. Enfim, para mim essa nadaora não merece mais tempo de discussão. Até porque ela como Master nem sequer pode nadar mais do que 5 kms, o que é que ela estava a fazer numa prova de 7 kms? De certeza que nesta travessia não vai pontuar para o circuito nacional, porque se isso acontecer então há muita coisa a ser revista, mesmo muita nesta questão das Aguas abertas.
A sua atitude em não ir receber o prémio é de uma falta de tudo....(sem mais palavras).
No que ao resto diz respeito, apenas uma palavra para a organização que se lembrou de fazer uma prova que pode ser bastante interessante.
Uma outra duvida: Vi que o Miguel Arrobas está na classificação como Master???? Ele não é federado??? É que se é Master está na mesma posição que a Grila e tb não pode pontuar. Alguém me esclarece este aspecto, sff?
Abraços

terça-feira, setembro 19, 2006 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou novo nestas andanças e por isso só posso opinar relativamente ao que vi.

A prova foi complicada para mim que ainda ando a ganhar experiência e pelos vistos também o foi para quem já anda nisto há algum tempo.
A ocorrência grave que alguém referiu é a falta de assistência aos nadadores da prova aberta, pois se realmente alguem pediu ajuda e não a teve isso é gravíssimo, pois não se pode brincar com a vida das pessoas!!!
A ocorrência menos grave, mas ainda assim triste, foram as falhas na organização, o caso dos prémios femininos e o caso dos tempos.
Quanto aos prémios, se tinham anunciado que não haveria prémios para masc/fem, quem não quisesse ir não ia e protestaria nos locais próprios. Se tinham anunciado e depois não corresponderam à verdade é mais uma falta grave.
Quanto aos tempos, é pena mas sem chips a coisa complica-se e se não alterarem a ordem já não é mau.

Quanto ao resto a comida estava óptima, o mar menos poluído do que esperava e parabéns aos atletas.
Espero que para o ano façam a 2ª Travessia AAB, mas reflectindo no que se passou este ano.

Isto de nadar AA é uma excelente actividade e espero que cresça em todos os sentidos, tanto na organização como na participação.

terça-feira, setembro 19, 2006 1:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O anonimus das 11.43 e 12.28, K têm contra o CFV?
Só por algumas pessoas se expressarem e defenderem tomadas de posição correctas?
É para bem da natação não?
Tenham juízo e colaborem, começando por se identificarem,ou então revejam-se naqueles anonimus que mandam "postas de pescada podre" à capa de escondidos (é k há anonimus k são saudáveis)!

terça-feira, setembro 19, 2006 1:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dinheiro, dinheiro, dinheiro!!!
mas este pessoal tem tostões em vez de neurónios??
acham que tiveram todo o acompanhamento que deviam? se calhar os da elite sim. já os da aberta concerteza que não!
aspectos bem mais importantes que dinheiro!!
até parece blog de futebol.

terça-feira, setembro 19, 2006 2:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A questão das medalhas e do dinheiro é passível de mais um comentário importante.
Fazendo as contas: medalhas para os 5 primeiros classificados, quer femininos, quer masculinos, quer de ambas as provas (elite e aberta), prefaz um total de 20 medalhas; contabilizando as letras e números necessários a serem gravados no verso das medalhas; tudo isto soma uma quantia inferior a 100 euros. Assim sendo, como comentário ao Sr. Rafael Salgueiro, do qual detenho muito respeito pelo que tem feito pela divisão do desporto da Câmara Municipal de Oeiras, relativamente à preocupação evidenciada pela inexistência de possíbilidade de angariação de fundos para esse fim, e para os atletas não ligarem tanto ao dinheiro.
Ora aqui vai uma ajuda, sem serem necessários mais patrocínios (sendo que quantos mais, melhor!):

1)Reduzissem o valor do prémio destinado ao 1º lugar da prova de Elite, e assim sucessivamente pelas classificações abaixo - 1º (300€); 2º (200€); 3º (150€); 4º (100€); 5º (50€).

2)Idem, relativamente à prova Aberta, sendo que os prémios apenas se destinam aos três primeiros classificados - 1º (125€); 2º (75€); 3º (50€).

3) Feitas as contas entre o ponto 1 e o ponto 2 teríamos fundos mais que suficientes para as respectivas medalhas e diplomas.

No meu ver, o dinheiro faz sempre falta, mas não sería por falta dele (como prémios) que não participaria numa prova deste género. Dou mais valor às medalhas, que me trarão boas recordações no futuro. Não sou economista, mas fiz contas simples, e considero que não seriam desajustadas à realidade. Abraço para todos.

terça-feira, setembro 19, 2006 3:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente a natação sempre foi uma modalidade aberta e sem se pensar no dinheiro que se vai receber, mas sim nas condições necessárias ao seu bom desenvolvimento desportivo como excelente modalidade que é e que todos gostamos.
Cada vez se fala mais em dinheiro.Dinheiro não significa profissionalismo na organização da natação nacional.
O DM tem razão em algumas criticas que faz á fpn.
Cada vez se exige mais e se dá menos.
Exemplo disso salvo raras excepções é o novo departamento técnico, quando temos excelentes técnicos no nosso meio com elevadas capacidades já anteriormente demonstradas e estão cada vez mais afastados, por manifestarem opiniões contrárias.
vivemos á cerca de trinta anos em democracia, mas algumas pessoas não sabem qual o sentido dessa palavra e tentam voltar ao passado...quem não é por nós é contra nós.....

terça-feira, setembro 19, 2006 3:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Carissimos,

Não é meu hábito participar neste espaço de discussão, não só pela falta de tempo mas também e principalmente porque sou bastante avesso a estas tecnologias e acreditem ou não é para mim sempre um problema saber como se escreve para espaços destes. Só cá deixei uma vez um comment e já nem me lembro como o fiz. Vamos ver se desta vez tb vai.
Quero antes de mais dar os parabéns à CMO pela iniciativa e pela excelente prova que ali se realizou. À parte dos detalhes que falharam, alguns deles com alguma gravidade penso que a prova correu bem e para mim principalmente gostei imenso de a fazer. Tenho perfeita consciência que me saio melhor com mar mais revolto do que parado.
Quanto aos problemas de dinheiros e prémios posso dizer-vos que fico preocupado com o evoluir desta situação nessa direcção. Eu sempre fui por um desporto limpo e saudável e por fazer desporto somente pelo prazer que é fazer desporto. Penso por isso que não devemos reduzir as nossas frustrações ao facto de haver ou não dinheiro. Sabe sempre bem é certo, mas se não houver eu pessoalmente lá estarei à mesma. Por isso fico extasiado com a atitude de certas pessoas que nem se dignam ir receber um troféu apenas porque não tiveram direito a dinheiro. Que triste!!!! Ainda mais quando de antemão já sabiam as regras, por isso concordo com alguém acima que disse "se não concordasse com as regras tinha um bom remédio que era o de pura e simplesmente não participar".
Bem, agradeço também a um dos anónimos que falou de mim e que me despertou para o erro que consta das classificações. de facto eu sou federado Senior e não Master. Já tive a oportunidade de escrever para a ANL para que rectificassem esse erro e foi-me garantido que isso já estaria a ser feito. Fui Master até ao ano passado mas decidi federar-me outra vez em natação pura para poder unica e exclusivamente dedicar-me a grandes travessias e não estar impedido de como Master fazer mais do que 5 Kms.
Espero que os tenha clarificado sobre esse aspecto.
Um abraço a todos e até aos Templários. Apareçam que aquilo vai dar luta.
Desculpem lá eu aparecer como anónimo mas não sei recuperar o meu username.
Miguel Arrobas

terça-feira, setembro 19, 2006 4:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sou um habitual nestas andanças tecnológicas, mas soube da existência deste blog há muito pouco tempo e quero desde já dar os parabéns ao Beba Água pois acaba por permitir sentir como se vive na Natação em Portugal. Relativamente á prova, fui participante e gostei de ter tido a oportunidade de fazer o percurso destinado á prova aberta. É certo que acabei em determinada altura por sentir alguma falta de apoio e para ser sincero durante esta fase cheguei a pensar que se me acontecesse algo naquele momento ninguèm daria por nada, estava uma ondulação chata e a visibilidade tornava-se escassa. Se querem a minha opinião estes aspectos de segurança são mais prioritários do que a questão dos prémios monetários e talvez seja este tb uma dos maiores desafios que a organização vai ter futuro. Rafael, há aqui muito ainda para fazer! Claro que os aspectos organizativos tanto da partida como da chegada não podem ser esquecidos e a apresentação dos resultados dentro de um periodo razoável - 30 m após a conclusão,por exemplo, é importante para quem faz a prova (pode parecer pouco importante mas não é!..)
No entanto queria deixar aqui uma palavra de apreço para a CMO,em especial ao Rafael Salgueiro que abraçou este projecto e bem, porque tb poderia ter organizado uma prova de trotinetes na marginal, e organizou uma prova de Natação!!... Eu pessoalmente estou agradecido e espero que se realize de novo no próximo ano. E não me importo de pagar para o fazer!...
Eu sei que queremos sempre mais e melhor mas também se precisa de ter mais moderação nas criticas, e principalmente na forma com que se faz, senão corremos o risco de ficar em casa a comer pipocas, a ver DVD's e engordar.Parabéns a todos!... E um Abraço deste anónimo, que também entrou e saiu anónimo da prova e satisfeito pelo desafio.

terça-feira, setembro 19, 2006 5:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, se possível publica a classificação actual do circuito nacional de AA (após 3 provas), pois quem de direito ainda não o fez!!!
Cumprimentos.

terça-feira, setembro 19, 2006 11:22:00 da tarde  
Blogger DM said...

Para a organização/Dr. Rafael Salgueiro, um conjunto de dicas, em versão construtiva...

Partindo do princípio q para o ano vamos ter algumas evoluções disponíveis, muitos dos problemas agora detectados poderão ser resolvidos.

a) Classificações e tempos:
supondo q teremos cronometragem de águas abertas a funcionar - problemas c resultados e arbitragem sucedidos este ano não acontecerão.

b) Data poderá não ser bem esta, é preciso estudar isso e negociar c a FPN c antecedência, pq vai haver mta luta das organizações e consta q Setúbal vai ser antecipada p Setembro, vai haver molho, e jogar-se-á tudo no grau de ingluência de cada organização junto da FPN (deduzo q o desta prova será bom, mas talvez não esteja no topo da lista).

c) Coordenar a data c o calendário nacional/internacional de triatlo, há certamente mta malta interessada em participar q não esteve lá este ano

Outras dicas:

- Personalizar toucas c o nome, edição da prova e data (não necessitam de ser de silicone, pode ser latex, basta q sejam encomendadas c tempo - antes das fábricas fecharem em Agosto);
- As toucas têm de ser em cores vivas, azul escuro ou preto não serve, não se vê;
- Medalhas de participação (ou diploma no caso da prova aberta, mesmo q a entregar posteriormente, enviando p os clubes) p todos os q concluam a prova;
- Prémios monetários (mesmo q inferiores) p masculinos e tb. p femininos absolutos;
- Inscrições p prova de elite fecham uns dias antes e não há mudanças de 1 prova p outra no dia;
- Speaker era bom mas tem de ser alguém q conheça os atletas e os clubes q representam;
- Metade dos caiaques param em Caxias qd lá passarem, esperam pela saída da prova aberta e acompanham-na. Embora não pareça, há mais riscos nesta do q na elite;
- Se possível (condições da maré), prova realiza-se coordenada c o fecho do Marginal durante a manhã, quem quer acompanha de bicicleta, bóias colocadas mais próximo da margem (aumenta um pouco a distância mas tb. a visibilidade ao longo do percurso);
- Speaker na praia coordenado c alguém q segue nos barcos, dando informações do q está a acontecer;
- Visor de tempo (cronómetro) na praia, accionado qd é dada a partida em Algés

Apenas um conjunto de sugestões visando o aumento da segurança, a justiça dos prémios e o saber vender o espectáculo, q foram as críticas principais deste ano.

De qq forma, parabéns pelo arrojo e coragem demonstrada, será sempre uma das provas mais emblemáticas (pela localização, pela dificuldade, pelo percurso) do circuito, tem pernas p continuar a crescer.

quarta-feira, setembro 20, 2006 1:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olhe, Sr. mendonça,
e se você deixasse de escrever e integrasse a organização do proximo ano?
De certeza que o Sr. Presidente da Junta de Chefia de gabinete do desporto, Sr. Salgueiro o admitia...
falam.... falam... falam...

quarta-feira, setembro 20, 2006 11:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro anonymous 20 Setembro, 2006 11:44 AM, a iniciativa de Duarte Mendonçã é para o bem de provas futuras. O senhor anounymous, sim está a criticar aqueles que querem o bem da prova. Portanto o senhor anonymous está sim claramente numa de "Falam, falam...". Duarte Mendonça já tem experiência e sabe bem daquilo que fala. Se há erros (muitas das vezes esses erros não são difíceis de se ultrapassar), têm que se corrigir e que eu saiba os erros aprendem-se com as críticas construtivas. Portanto, anonymous 20 Setembro, 2006 11:44 AM não sei mesmo onde quer chegar. Por si, certamente a prova seria igual, com os mesmos erros todos os anos.

quarta-feira, setembro 20, 2006 2:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O DM deu algumas dicas que devem ser aproveitadas na efectiva melhoria da prova organizada pela ^CMO e ANL.
Mas não se esqueçam que a fpn em nada contribuiu para a organização, foram os elementos da cmo e anl que colocaram esta prova na água.
mas penso que todos aprendemos com esta realização e de certeza que para o ano vamos exceder as expectativas.

quarta-feira, setembro 20, 2006 3:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

permita-me o gestor dest blog em sugerir que se coloque também á discussão as outras modalidades da natação.

quarta-feira, setembro 20, 2006 3:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o anonymous (20 Set 2:45). Directamente para o anonymous (20 Set 11:44) aqui vai uma dica. Eu sei que há muita gente que não gosta do Duarte Mendonça, mas isso são, por um lado, dores de cotovelo, e por outro lado, discórdias antigas. São coisas que não têm que ser transmitidas perante qualquer comentário que o DM faça. Se essas pessoas têm o orgulho ferido, ou outra maleita qualquer, que se vão tratar, e depressa. Comentários construtivos fazem à mente e espírito, ao invés de comentários destrutivos (principalmente pessoais), que pura e simplesmente revelam mediocridade. Aplaudo a iniciativa do DM. Abraço.

quarta-feira, setembro 20, 2006 3:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

elementos da ANL a por a prova na agua?
só podes ser da ANL
loool
concordo com o anonimo das 11.44
o DM n diz nada de novo, aquilo é chover no molhado. tipo, cenas óbvias!

mais canoas de apoio! duhhhh
cronometragem na praia! duhhhh
toucas visiveis! duhhhhhh

quarta-feira, setembro 20, 2006 3:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol onde já se viu "criticar criticas construtivas". Já deu pa ver que tanto os anonimos 3.59 PM e 11.44 AM ou são anormais ou são atrasadinhos. é por essas e por outras k a natação portuguesa está como está, ao menos dêem a cara como o Mendonça... A esses anónimos digo k não custa nada tentar.

quarta-feira, setembro 20, 2006 4:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh anónimo das 3.59 PM, se isso fosse assim tão evidente pk dão toucas menos vísiveis e mais caras (silicone), se poderiam usar de latex?

quarta-feira, setembro 20, 2006 4:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olha.. 1 anonimo a criticar outro anonimo por este ser anonimo!
k anonimo imbecil, digo eu, k tb sou anonimo ;)

quarta-feira, setembro 20, 2006 4:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

(não há maneira de acabar com o anonimouato?!)

Ainda sobre a ORGANIZAÇÃO da prova.

EXCELENTE a ideia do chocolate e do chá quente, e dos bolinhos, no final da prova. MUITO OBRIGADO!!

Não gostei mesmo nada foi de puxarem a tal bóia azul uns 25m para a costa precisamente quando eu ia a passar. :-)
(L.K.W.)

quarta-feira, setembro 20, 2006 6:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto aos PREMIOS.

Vocês (ainda) não fazem ideia o que é ter 40 anos de carreira como nadador (e atleta)!
Já tenho taças em todas as divisoes da casa (até na casa de banho!) e medalhas encaixotadas na arrecadação! :-)

Por isso é que vejo com bons olhos "outro tipo" de prémios para os vários escalões etários e não apenas para os "Absolutos Masc" e "Absol. Femininos".

Em TODOS estes anos, só ganhei uns 10 contitos há mais de 10 anos numa travessia na "outra banda", e um fim de semana para 2 num hotel no Algarve, conquistado no I Challenge da ANE em 2003 (ganhei o escalão >25 anos... aos 46 anos!).
(L.K.W.)

quarta-feira, setembro 20, 2006 6:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LKM,
reitero:
já tens idade pra ter juizo!
tipo... eskece, n chegas lá...

quarta-feira, setembro 20, 2006 11:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anoyingous Set,20 11:06.
DEPENDE de adonde se pretende chegar... ;-)
(L.K.W.)

sexta-feira, setembro 22, 2006 3:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OH! OH! MIKASA ou és bola ou estás a precisar de marido.Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele e quer quiras quer não o DM tem sido o LOBO MAU mau embora a FPN não tenha sido própriamente o CAPUCHINHO VERMELHO.Na minha opinião o DM tem assuntos por resolver com muita gente essa é a verdade,opinar smepre contra a FPN não me parece razoável pois a FPN não se pode defender a este nível.Pelo menos não estou a ver O PF ou outro membro a responder aqui formalmente ao DM.

sexta-feira, setembro 22, 2006 11:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atenção, hoje no desporto 2 o report na TV da travessia
http://195.245.179.232/EPG/tv/epg-dia.php?datai=&dia=24-09-2006&sem=e&canal=8&gen=&time=
Vejam todos ;)

sábado, setembro 23, 2006 3:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, gostaria saber se tens ou vais ter a reportagem que deu hoje na RTP 2 às 18:05 sobre a travessia Bessone Basto.

sábado, setembro 23, 2006 6:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

reportagem tb passou hoje de manhã na recordeuropa.

domingo, setembro 24, 2006 1:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

è pena QUE NINGUÉM SE LEMBRE QUE NAS PROVAS DE AGUAS ABERTAS NADAM ATLETAS PAROLIMPICOS(DITOS DICICIENTES) DE IGUAKL PARA IGUAL COM OS DITOS (NORMAIS) E FAZEM CLASSIFICAÇÕES ACIMA DA MÉDIA ISSO NINGUÉ DIZ NEM A MERDA DA tv RELATOU TAL FACTO

domingo, setembro 24, 2006 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, desculpa estar outra vez a perguntar, é que não respondeste anteriormente. Consegues arranjar o vído de ontem da travessia Bessone Basto?

domingo, setembro 24, 2006 6:35:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

jk,
a reportagem teve 20 minutos, mas tou a tentar disponibilizar isso por partes no youtube
talvez amanhã

domingo, setembro 24, 2006 6:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gannndaaa mikasa!

domingo, outubro 01, 2006 4:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home