quarta-feira, setembro 27, 2006

Taça do Mundo de Setúbal apresentada em Lisboa

A Taça do Mundo de Setúbal de Águas Abertas foi ontem apresentada na sede do COP, em Lisboa, com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, e da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Na apresentação pública estiveram também o presidente do Comité Organizado, Luís Liberato, o director executivo, José Fernando Gonçalves, o director da prova, Pedro Brandão, e os nadadores Duarte Mourão, Nuno Vicente, Miguel Arrobas e Joana Viana.

Na cerimónia, que teve a apresentação de Nuno Dias, treinador nacional da disciplina, o presidente da FPN começou por fazer um pequeno resumo histórico da evolução das Águas Abertas a nível nacional e internacional, recordando a travessia da Mancha por parte de Baptista Pereira e os feitos de José Freitas, presente na sala.

Paulo Frischknecht fez uma apresentação da competição que irá decorrer no Sado e referiu que “a integração da disciplina no Programa Olímpico a partir dos Jogos de Pequim2008 veio dar um impulso ao circuito mundial e Portugal teve a felicidade de se candidatar à organização de uma Taça do Mundo na altura certa. Esperamos não perder a organização da prova nos anos mais próximos, face ao assédio que irá ocorrer no futuro.”

A etapa de Setúbal tem já 40 nadadores inscritos, 17 femininos e 23 masculinos, em representação de 18 países. Entre os inscritos constam os líderes do ranking masculino e feminino, respectivamente Petar Stoychev e Britta Kamrau Corestein.

Em representação de Portugal estão inscritos seis nadadores – Daniel Lopes, Duarte Mourão, João Fernandes, Miguel Arrobas, Nuno Laurentino e Nuno Vicente – e três nadadoras – Amélia Fernandes, Joana Viana e Marta Villar. (Info FPN On-Line)

- Inscrições (Mais Informações)
- Dossier de Imprensa
- Jornais: A Bola / O Jogo / Record

Etiquetas:

57 Comments:

Blogger DM said...

A desarticulação é óbvia p os lados da FPN.

No dia em q estavam a apresentar o dossier de imprensa q diz q o Miguel Arrobas havia sido 3º classificado na Queimadela (devido às diversas desclassificações), estavam a lançar a circular nº 46/06 q diz q afinal a Queimadela não existiu, foi apenas um convívio e um passeio da malta a Fafe, pq nada daquilo contou p o q quer q seja.

E mal informados não se pode dizer q estejam, uma vez q as pessoas são as mesmas...

quarta-feira, setembro 27, 2006 1:51:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Não querendo ser advogado de ninguém… o que a circular diz é que a prova não conta para o circuito. Mais nada.
A prova contou sim para a ANNP e para todos os participantes dessa prova. Para a história ficou a tua vitória, Hugo Seco em 2º e Miguel Arrobas 3º numa prova com muitos desclassificados.
Só isso.

quarta-feira, setembro 27, 2006 1:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara FPN

A Queimadela pode até não ter 5000m, mas isso não lhe dá o direito de anular a prova. No máximo a não homolgação dos resultados seria o mais justo.Quem venceu está a ser amplamente prejudicado. Eu sei foi o Duarte uma grande pedra no sapato da Federação, Paciência...Sejam mais profissionais tal como os nadadores que participaram na prova.
Mas muita água vai ainda correr, senão verifiquem:
A travessia Algés-Oeiras (10000m) - 59 minutos (média aos 100m de 35,4 segundos), não digam foi a descer... Este ano vamos ter um 7 portugueses recordistas do mundo aos 1500m , sim 7, porque foram sete os nadadores que efectuaram este tempo.
Cara FPN seja coerente e já agora anule todas as provas de águas abertas... sim porque não havia nenhuma que estivesse com as medidas anunciadas, ou senão a FPN que tenha um papel mais activo(mais profissional) na organização das mesmas e não se limite a enviar pseudodelegados para almoçar vitela em Fafe.
Quanto à referencia de que a chegada tinha 1 metros de altura. Eu só queria lembrar que o regulamento foi aprovado pela FPN, se calhar nem sequer foi lido pelo DTN de águas Abertas (que também gosta muito de passear) e que vem agora fazer referência às regras da FINA.
Outro aspecto que queria lembrar é que a Qeimadela já vai no 3º ano de realização, sempre com o mesmo percurso e que só agora houve problemas. Todos nós sabemos porquê: Foi um nadador do Agés desqualificado.
Tirem as vossas conclusões

quarta-feira, setembro 27, 2006 2:41:00 da tarde  
Blogger DM said...

Correctíssimo, caro B.A. Nem mais!

O q a Circular da FPN diz é q a competição disputou-se e q as classificações mantêm-se (mesmo com o "notório incumprimento grosseiro das regras básicas e procedimentos regulamentares"), mas que agora (mais de 25 dias e 3 etapas depois da própria FPN ter colocado no seu próprio site os resultados da Queimadela), depois de terem visto como estão as contas após os Templários, afinal já não lhes apetece incluir Fafe nas contas do seu circuito.

Ou seja, por outras palavras, a 26 de Setembro a FPN vem dizer q as regras do circuito nacional de águas abertas divulgadas na circular nº38 de 21 de Agosto afinal não valem e que agora são outras.

Estarás tu ou outra pessoa perspicaz a ver alguma irregularidade ou falta de ética nisto? Eu não...

quarta-feira, setembro 27, 2006 2:43:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Como já disse, não sou (nem tenho ambições a ser) advogado. Terei de consultar algum para perceber se há ilegalidade ou não.

Pessoalmente, acho é que esta solução beneficia principalmente quem não se deslocou a Fafe, principalmente por terem poupado muitos e penosos quilómetros… (Lavrentyev, Viegas, Oliveira, Ribeiros, Viana)

quarta-feira, setembro 27, 2006 2:57:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.:

A solução não visou beneficiar ninguém. Apenas prejudicar alguém.

Por isso demorou 24 dias e 3 etapas a ser tomada, ou melhor: 24 dias de espera e 3 etapas para verificar se, depois dos Templários, ia ter mesmo de ser tomada.

E não é que, apesar das colas, das estratégias defensivas e dos jogos de equipa na água, teve mesmo de ser?

Poupa o advogado p outras coisas mais revevantes, isto não vale o trabalho. Olha, por exemplo p analisar os critérios de selecção de atletas de águas abertas p competições e estágios internacionais!

quarta-feira, setembro 27, 2006 3:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será que só agora que a FPN se deu conta que a Barragem da Queimadela não tem 5 km, quando nas duas edições anteriores a marca efectuada andou perto da deste ano, ou será que só se levantaram esta questão devido à desclassificação do Duarte Mourão e da Ana Paula Grilo, porque quem lá estava viu o comportamento destes atletas.

Se chegam á conclusão que pelo tempo efectuado pelo vencedor é impossível a prova ter 5 km, como não chegam á mesma conclusão na travessia Algés-Oeiras, Caxias-Oeiras, Templários e Challenge, façam as contas, vejam as médias… como diz o povo, andam a tapar o sol com uma peneira.

Vergonhosa a atitude da FPN, que ao tomar tal decisão beneficia uns atletas em detrimento de outros, quando muito deveria advertir a ANNP e talvez penalizá-la de alguma forma, nunca os atletas.

Além disso parece que a FPN é venerável a certo tipo de pressões, pois isto já se comentava e insinuava tanto neste blog como em Castelo de Bode.

FRANCAMENTE!!!

quarta-feira, setembro 27, 2006 3:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, estou a começar a achar que começas a não ser "imparcial", pois no último coment, "esqueceste-te" de referir que os principais beneficiados foram o Mourão, o Vicente e a Ana Paula Grilo, e o principal prejudicado foi o DM.
Se alguém teve "peso" nestas últimas "cambalhotas da FPN" (porque é inconcebível que se "adulterem as Regras" constantemente e conforme os interesses de "alguns") de certeza absoluta que não foram os que não estiveram presentes nessa prova.
Então a manutenção da pior pontuação nos 10Km de Setúbal para quem "sómente se atire à água" faz lembrar que vivemos noutro planeta!!!!!
Fico também com a sensação que só querem fazer os circuitos para o pessoal do Centro e Sul do País!!!

quarta-feira, setembro 27, 2006 4:30:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Realmente também não concordo com a maneira de pontuar quem vai à taça do mundo, mas essa regra é a mesma desde o inicio… portanto nada a dizer.

Mais que uma prova a contar para o circuito nacional na mesma competição? Também já disse que não concordo! Deveria ser sempre uma única prova a contar para o circuito!

Os principais beneficiados disto de eliminar a Queimadela foram quem? Só podes estar a dormir. Faz uma conta comigo: Deslocação (gasolina e portagens) de 800km quanto custa? Com as desclassificações ridículas que foram sujeitos perderam prémios monetários e pontos para o circuito nacional… querem bater ainda mais nos meninos? Ainda para mais não me parece que a FPN tomasse uma decisão “irracional” que beneficiasse a Ana Grilo…

Enfim, será sempre uma decisão que tardia irá incomodar mais pessoas do que se tivesse sido tomada logo de seguida. Parece-me que o cerne da questão é esse: o prazo da decisão e não a decisão.

quarta-feira, setembro 27, 2006 4:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, os quilómetros e portagens fazem parte dos gastos habituais de quem anda neste circuito. E só cá anda quem quer! Ridículas ou não, existem locais, datas e horas próprias para as contestar e protestar e não é a "seu bel prazer que se faz e desfaz".
O problema é que este circuito estava previamente destinado a algumas pessoas e por maior participação qualitativa ocorreram situações não esperadas, por parte da FPN.
Quem é que por exemplo, antes deste circuito esperaria que o DM se apresentasse tão bem, já para não falar em outras revelações que apareceram este ano.
Ainda por cima para quem dirigiu esta prova (independentemente dos erros ou não), foi uma declaração de incompetência, quando todos sabemos que nas outras provas aconteceram episódios inacreditáveis por parte das arbitragens, só que não "beliscaram" determinados atletas, porque senão "era o carmo e a trindade"!!!

quarta-feira, setembro 27, 2006 5:42:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.:

Dscp lá destruir de novo a tua ingenuidade, mas só p esclarecer as tuas questões.

1 - A gasolina e portagens de 800 Km custa sensivelmente um décimo da minha deslocação a Fafe. Tu sabes disso, e a FPN sabe ainda melhor. Daí q os maiores prejudicados não poderão ser nunca os q lá foram de carro.

2 - A FPN não beneficiou a Grila c esta decisão. A FPN sabe mto bem q ela não conta p o totobola, pq os regulamentos (os tais q eles só cumprem quando lhes dá jeito) impedem q ela participe nos 10 Km do Challenge, nos 7 Km de Oeiras, nos 10 Km do Sado, e q com isso, mesmo ganhando de olhos fechados todas as provas as adversárias q aparecem aqui no circuito, desta forma nunca poderá ser menos q 5ª ou 6ª classificada (e no Sado, só poderá ir à prova pequena e terá de ganhar p ter 18 pontos, enquanto outras basta-lhes molhar o fato de banho p somar + 30 pontos).

Menos mal q concordas q o prazo da decisão não foi útil. Admitires isso já não é mau!

quarta-feira, setembro 27, 2006 5:44:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Quando expressei opinião e falei dos km não estava a falar em beneficiados, mas sim de prejudicados, ou não me fiz entender? Todos os que os fizeram foram prejudicados! Os que foram de avião-150euros ou de carro-100euros ou de qualquer outro meio de transporte…

O DM foi também prejudicado. Também! Há que diferenciar.
É diferente do que aquilo a que respondi anteriormente, onde falavam que uns foram prejudicados e outros beneficiados…

Terei de me fazer entender com mais palavras?
O erro está no prazo da decisão! Qualquer que fosse a decisão agora deixa muito mais gente chateada do que se fosse logo de seguida.

quarta-feira, setembro 27, 2006 5:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Reservo para amanhã um desabafo grande sobre este assunto..."
mas isto é só gente importante...
deixa-me adivinhar: amanhã à hora dos telejornais????
vão mas é treinar pra piscina e o resto são balelas de nadadores d'areia

quarta-feira, setembro 27, 2006 7:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o DM não vai a Setúbal???

quarta-feira, setembro 27, 2006 7:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pode ir qualquer pessoa representar Portugal?

quarta-feira, setembro 27, 2006 9:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"(...) os regulamentos que só cumprem quando dá jeito(...)" e os que vão sacando da cartola, à medida que a concorrência ou a oposição aparece.
Abaixo a FPN/SAD.

quarta-feira, setembro 27, 2006 10:23:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A., B.A., falemos claro, pq nenhum de nós é tontinho...!

Anular a Queimadela significa para alguns passar de 1º para 3º, o q prefaz um prejuízo de 650€.

Para outros, significa passar de 5º para 4º, e com isso ganhar mais 150€.

Por isso não te incluas na equipa dos prejudicados, pq dos 5 primeiros, há 3 q ficam a ganhar (Mourão, Laurentyev e Nuno Vicente) e dois q ficam a perder: o João Araújo (150€) e o Duarte Mendonça (650€).

Se tiveres dúvidas sobre as contas consulta a FPN, q eles estudaram bem a situação antes de tomarem a decisão.

Mais uma coisa: qd souberes de viagens Madeira-Porto/Lisboa-Madeira por 150€ avisa-me. É q eu paguei 250€ pela minha.

E mais: eu nem quis onerar a organização ocupando um dos hotéis. Na verdade, acho q isso é só prás vedetas da Taça do Mundo:)

quarta-feira, setembro 27, 2006 11:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Castelo de bode tinha 20 cm de profundidade em alguns locais!!!
A prova também foi anulada??

quarta-feira, setembro 27, 2006 11:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

VERIFIQUEM QUEM BENEFICIOU COM ESTA MERDA TODA. 2 NADADORES DO ALGÉS.
Pequena Fpn

quarta-feira, setembro 27, 2006 11:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à ANA PAULA GRILO, creio que ela devia nadar a prova dos 10.000km de Setúbal (apesar de, suponho, o treinador desaprovar).
Mesmo que, desta vez, a FPN não aceite a inscrição!

Perdido (o circuito) por 100, perdido por 1000.

Com a Imprensa toda em cima do acontecimento, seria giro ver a F.P.N. tentar explicar porque é que uma "velhota" que dá cabazadas às miúdas com metade da idade "não pode nadar" essa distância e, portanto, não pode ganhar o circuito.
(L.K.W.)

PS: Eu sei! Eu sei que, cf o regulamento, a Paula devia-se ter inscrito na FPN como Senior em vez de Master. Mas mesmo assim...

quarta-feira, setembro 27, 2006 11:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem é a joana viana?

quinta-feira, setembro 28, 2006 12:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA, após ter visto no site da FPN, a inscrição do atleta ucraniano nos 10Km da etapa de Setúbal da Taça do Mundo pela respectiva Federação Ucraniana, dissiparam-se as dúvidas quanto ao mesmo contar ou não contar para o circuito nacional!!!
Seria inconcebível que pontuasse a representar o seu país numa prova organizada por outro país.
Portanto, caso tenhas possibilidade, podes actualizar as classificações com estes novos dados!!!Cumprimentos.

quinta-feira, setembro 28, 2006 1:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a grande dúvida deste blog é saber se existe alguém a escrever mensagens reacionárias além do conhecido núcleo duro LESMA/CRICRI/ESPADARTE/KAVALEIRO-TEM-IDADE-PRA-TER-JUIO

quinta-feira, setembro 28, 2006 9:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Afinal discute-se pontos ou contos?

quinta-feira, setembro 28, 2006 9:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o kalimero (lesma) e a abelha maia (cri...cri...) ainda hão-de ser bons nadadores. um dia, quem sabe...
o resto da música todos sabem ;)

quinta-feira, setembro 28, 2006 10:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a JV é uma ex-atleta amiga do pessoal FPN e rezem para que a tv não a entreviste! até assusta!

quinta-feira, setembro 28, 2006 10:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

curiosa a maldade com que se vão queimando pessoas neste blog.
a astucia com que o anonimo das 12.06 pergunta, e mais tarde (10.08) responde à sua própria pergunta!

quinta-feira, setembro 28, 2006 10:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o lesma está na lista de nadadores participantes na taça do mundo. vai, ou não vai?

quinta-feira, setembro 28, 2006 10:34:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

DM,

Só para (tentar) terminar o bate boca, seguidamente apresento o excerto do texto enviado no meu protesto pessoal à FPN no dia 7 de Setembro.

1) A prova deve ser pontuada como de 3500 metros, uma vez que está muito longe dos 5000 metros apresentados;
2) Os atletas desclassificados por colocar o pé no chão a meio da prova não devem ser desclassificados uma vez que a totalidade dos participantes teve comportamento semelhante no momento da partida;
3) Os atletas presentes não devem ser prejudicados em relação à pontuação final do circuito em comparação com os atletas ausentes desta prova.

Ou seja, não estou, nem nunca estive de acordo com a solução de anular a Queimadela. Ok?

quinta-feira, setembro 28, 2006 11:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó ANONYMOUS das 9:58.
Agora EU faço parte de um núcleo duro?!? :-)
É páááá! Não sabia. Porreiro. Só que não faço ideia de quem são os outros de que falas.

Para te dizer a verdade, só soube que quem era este blog na véspera da prova dos Templários (desculpa lá BA, mas juro que não sabia!).

Já agora. E tu fazes parte do quê? De um núcleo mole?? :-)
(L.K.W.)

quinta-feira, setembro 28, 2006 12:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado Luís por teres esclarecido a situação de inscrição na FPN, da Ana Paula.
Penso que já não restam dúvidas, quanto à sua situação, em termos do circuito.
Essa atleta ficou em 11º lugar feminino aos 5Km nos Templários!!!

quinta-feira, setembro 28, 2006 1:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pá eu so pergunto quem é a joana viana pensa que é pa andar a aparecer aí com destaque em taças do mundo?mas quem é k ela é?
uma gaja que nd provas de 50 metros e mal!lol

Grave é quando n se tem portagonismo na piscina tenta se de todas as maneiras voltar as luzes da ribalta!uma vergonha! nem nivel tem pa ir a etapa!

Só pergunto como é k aceitam a inscrição dela,levam-na a apresentação,dão-lhe uma tshirt e ao d.m por exemplo n aceitam a inscrição!

Um escandalo!ainda se fosse a marta a vilar a aparecer com destaaque...agr a joanas vianas?

quinta-feira, setembro 28, 2006 1:42:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

O DM está inscrito pela FPN na Taça do Mundo. Vê o último link do post.

Relativamente à JV, é só ler o que diz o dossier de imprensa (link no post):
2003 1.ºlugar na prova de 15Km do 1.ºChallenge(Castelo de Bode)
2004 3.ºlugar na prova de 10Km do 2.ºChallenge(Castelo de Bode)
2006 2.ºclassificada na prova de 10Km do 4.ºChallenge(Castelo de Bode) 5.ºclassificada na I Travessia António BessoneBasto (7km) 11.ºclassificada na XVIII Travessia dos Templários (5km)

E dizer mal por dizer é feio e cai mal... Já viste que há atletas masculinos que vão estar presentes e que no Challenge apenas lhe ganharam por 7/4 minutos?

quinta-feira, setembro 28, 2006 1:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OK...
para tentar acabar com as "ondas negativas" sobre quem vai e deixa de ir vou tentar mudar o rumo dos comments sem mudar o tema...
B.A, já lá vão tantos post's que tenho q pedir a tua ajuda para localizar um em particular que deves enviar ao (a) tatoo sobre um um velocista que teve grande destaque no seu fim de carreira nas A.A...lembras-te? ou eu terei visto isso noutro sitio Internet...

quinta-feira, setembro 28, 2006 2:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e fico feliz pela confirmação da participação do Mendonça na Taça do Mundo...
Boa sorte para todos.

quinta-feira, setembro 28, 2006 2:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou bastante contente com a confirmação do mendonça para a taça do mundo! o fernando costa e o parente é k podiam tb participar!

quinta-feira, setembro 28, 2006 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e o paulo franco tb

quinta-feira, setembro 28, 2006 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...e todos os despojados, desalojados e frustrados da natação também...
Eu, por exemplo ;)

quinta-feira, setembro 28, 2006 3:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Duarte Mendonça. Que bons olhos o vejam. Está bem de saúde?

Não percebo como é que um residente na Madeira não arranja viagens para o continente por menos de 250€. Estou a ver que não andas atento aos critérios e benifícios a que tens direito.

Outro assunto.
Duarte Mendonça, na Travessia da Queimadela, deverias ter feito um protesto sobre te terem atribuido o 1º lugar por desclassificação do Duarte Mourão. Isso é que sería desportivismo! Um exemplo: No ciclismo, quando um adepto empurra o celim do atleta, é o atleta o prejudicado por desclassificação ou penalização de tempo, e não o adepto. O Mourão nesse momento era um adepto.

As pessoas agora irão responder: "Mas este mikasa vem agora falar de coisas que além do mais a Queimadela foi retirada da pontuação." Mas tenham calma e leiam até ao fim para perceberem o fundamento do comentário.

Isto tudo, para fazer entender ao senhor Duarte Mendonça que ele não foi assim tão prejudicado. Não fiques cabis-baixo! Ah pois é meu amigo. Vamos lá ver então:

1) Tu querias ganhar 1150€ à pala de uma desclassificação injusta;

2) Caso tenhas ficado na Queimadela em 2º lugar, neste momento estarias em 2º lugar na geral (Mourão em 1º). Contudo, no final da Taça do Mundo passarías para 3º lugar da geral, sendo ultrapassado pelo Arseniy;

Fazendo bem as contas, justamente, não estarías a perder 650€, mas pura e simplesmente a ganhar 500€ (350€ + 150€).
Isto é o que está a acontecer neste momento com a retirada da Queimadela, e é o que acontecería caso a Queimadela contasse e sem as palhaçadas da arbitragem. É claro que estou a incluir o Arseniy na contabilização final, visto que tu próprio (Duarte Mendonça) foste dos primeiros a mencionar que nos regulamentos da FPN não há nada a impedir o Arseniy de tal facto.

As tuas birras não vêm aquecer nem arrefecer os ânimos. Por isso, pensa bem e faz bem as contas ao que vais ganhar (justamente).

Abraço.

quinta-feira, setembro 28, 2006 4:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mt bem mikasa, tens apenas 1 problema, para responderes ao lesma dessa maneira é porque tens tanto tempo livre quanto ele ;)

quinta-feira, setembro 28, 2006 4:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa Mikasa mas n posso concordar na totalidade com o teu comment: o DM,mesmo a partir do momento que acabou a sua prova n era 1 adepto mas sim 1 atleta;a prova só acaba kd xegarem todos,com a entrega de prémios etc. N me venhas com essa! Mesmo que eventualmente tenha havido bagunçada com a arbitragem, mas desrespeito à equipa de arbitragem é 1 falta grave por parte de 1 atleta.

quinta-feira, setembro 28, 2006 5:18:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

agora fiquei curioso, será k tens a mesma opinião k eu?
em qual das 7 hipoteses votavas neste questionário... se n for curiosidade a mais...

quinta-feira, setembro 28, 2006 5:22:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caro Mikasa:

Começo por não perceber o "bons olhos o vejam". Eu tenho estado por aí, em quase todo o lado, não é preciso bons olhos p me encontrar, ao contrário de si (uma bola de polo-aquático)? De saúde vai tudo bem, obrigado pela sua preocupação.

Agradeço q me envie então os orçamentos e disponibilidades de ligações aéreas alternativas Madeira/Porto e regresso Lisboa/Madeira em época alta, pq 251,49€ foi o q paguei, em tarifa residente, com taxas incluídas, na TAP, única q faz esta rota (sem alternativa, portanto).

Como já aqui expliquei, ajudei o Mourão a fazer o protesto. Dei-lhe os parabéns pela vitória, apesar dele ter feito a prova toda na minha cola, sempre atrás e sem puxar. Devia dar-lhe o prémio, só pq o Sr. Mikasa assim o desejava? Fosse lá você ganhá-lo, meu amigo, pq a mim saíu-me do pêlo, pois tinha nadado 25 Km apenas 4 dias antes e acabei à rasca, pq o tempo de repouso não foi suficiente.

Qd fui declassificado no dia seguinte, em Sines, perdi o prémio monetário e não o fui pedir a ninguém. São assim as regras, não há nenhum protocolo de caridade estabelecido entre atletas. Ou ganha, ou se é desclassificado não ganha. Indepentemt da justiça ou injustiça da desclassificação (sem Sines passei do lado errado numa bóia e fui desclassificado, no tejo foram dezenas a passar e ninguém foi). É assim a vida.

Como eu já aqui expliquei (sei q você tem algumas limitações, por isso aqui vai de novo), tudo o q fiz depois da Queimadela, fi-lo pq sabia q tinha mtos pontos de vantagem. Fiz 7 km sozinho no Challenge a rebocar o pessoal todo, desgastei-me sozinho contra 3 adversários pra descolar, ou seja, usei estratégias que nunca usaria se tivesse ficado em 2º em Fafe e o Mourão tivesse ganho. Se fosse esse o caso, iria eu na cola deles, à espera dos últimos Km pra tentar resolver a prova e ver como ficariam as coisas. Mas como estava c pontuação de avanço, tinha significativa margem, arrisquei mto mais, e com isso acabei por perder + pontos do q se tivesse usado uma estratégia mais defensiva.

A mesma coisa nos Templários. Preocupei-me apenas c o Arseny, pq era o único q poderia ganhar-me no circuito. Disputei o final apenas 3em luta directa c ele, sem me preocupar grandemente c o Mourão (é claro q se pudesse tê-lo ganho, tinha-o feito, mas tava concentrado apenas no Arseny qd foi lançado o sprint).

Portanto, essas suas contas de pontuações e tostões caem todas por terra, pq num circuito existe estratégia, táctica, soma de pontos q são feitos e adaptados etapa a etapa. É por isso q se chama circuito. Muita coisa teria sido por certo diferente se a decisão saisse na semana seguinte a Fafe, e aí sim você poderia passar a tarde a fazwer as contas aos meus pontos e contos, talvez por falta de assunto mais interessante p tratar.

Em vez disso, a FPN esperou cirurgicamente pelo final das provas pontuáveis, para anunciar q afinal toda a disputa do circuito tinha sido falsa, pq as contas estavam erradas de raiz.

Mikasa: vai haver agora um curso FPN de 1º nível. Aproveita e vai aprender umas coisas (uma reciclagem faz sempre bem), pra poderes um dia ser convidado e fazer parte da magnífica equipa dos teus amigos da FPN, malta honesta e transparente.

Grande abraço.

quinta-feira, setembro 28, 2006 5:23:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.:

Falta a opção correcta para votar, q é:

A Queimadela devia:

- Contar c a presença d1 elemento da FPN, q em vez de andar a passear em Itália, estivesse preocupado com a competição interna. Esse elemento verificaria q a bóia de retorno não estava no lugar correcto qd fosse avaliar o percurso. Coloca-la-ia numa zona mais funda e ninguém tinha sido desclassificado por se colocar em pé. Se mesmo assim acontecesse o q aconteceu c o Mourão, o júri de apelo decidira se o protesto tinha ou não razão de ser, e antes do Challenge era tornado público, pra malta saber c o q contava. FIM

É um bocado grande pra colocares como opção, mas se a FPN não andasse aqui a gozar com tudo isto, seria assim q as coisas teriam funcionado.

Nenhuma das tuas opções tem nexo, pq nenhuma delas vai à origem/raiz dos erros cometidos.

quinta-feira, setembro 28, 2006 5:30:00 da tarde  
Blogger DM said...

Águas Abertas:

Essa do "próximo ano é que vai ser" já tá gasta. O ano passado, depois dos erros e confusões todas, foi isso q disseram.

Este ano foi ainda pior. Pq razão no próximo ano há-de correr bem, se já vimos q a FPN quer é brincar às Taças do Mundo e está a borrifar-se p o resto, nem põe lá os pés nalguns casos, faz regulamentos idiotas, demora 4 semanas a tomar decisões, leva atletas a competições e estágios internacionais sem critérios, etc, etc?

Só há razões p acreditar q tudo será cada vez pior, q é o q tem vindo a acontecer.

Sacudir a água do capote e dizer q pro ano é q vai ser é uma atitude irresponsável. Há-que responsabilizar os culpados do q se passou este ano, pq a fase das desculpas e das esperanças já foi em 2005.

quinta-feira, setembro 28, 2006 5:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho lastimável o que se comenta sobre a atleta Joana Viana. Se queriam estar no lugar dela, façam por isso e não mandem bocas que só rebaixam quem as faz, demonstrando uma enorme dor de cotovelo...

Atenção não conheço a JV de lado nenhum, mas há coisas que saltam à vista e a que não é possível ficar calado.

Boa sorte a todos os tugas para a taça do mundo, espero que estejam à altura e tenham bons resultados.

Abraço

quinta-feira, setembro 28, 2006 8:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Duarte Mendonça.

Vivifico a concepção de que para o próximo ano é que vai ser. Temos de pensar positivo. Agradeço que me tenha divulgado a estratégia utilizada na realização das travessias, mas fiquei confundido. Como é que alguém que detém uma vantagem confortável opta por comandar as provas impondo o ritmo, estando ciente de que pagaria no final das mesmas? Tomava-te por um ser erudito em provas individuais (piscina e mar), mas engano-me. Visto que gostas de ter protagonismo na frente das "corridas", na Cova da Moura vai abrir um curso de nível 1, patrocinado pelas cervejarias "bebe & cai pró lado", onde ensinam estratégias de fuga. Mas um conselho: Com essa vantagem a estratégia mais inteligente seria aguardar pelo que os teus opositores fariam, pois eles é que eram os mais interessados. Outro conselho: Fica pessimamente mal uma pessoa expôr desculpas para a classificação nas diversas travessias.

Anseio que ganhes o circuito da Madeira. Lá não houve irregularidades, e assim poderás dizer de peito aberto que ganhaste limpo.

Outro conselho (já são muitos os conselhos que te dou!): Faz greve de fome em frente à FPN como pretexto de ouvirem as tuas preces. Mas não durante muito tempo, porque a tua fisionomia não demonstra saúde para grandes paragens.

Abraço.

quinta-feira, setembro 28, 2006 9:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mikasa esse comment sobre a greve de fome é no minimo ridiculo!Se n tens dois dedos de testa para vericares por ti proprio que o D.M tem razão então n sei o que andas cá a fazer!

Conselho:mete os olhos no D.M em vez de queres ser sempre do contra!

quinta-feira, setembro 28, 2006 10:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que vergonha!
Este Mi... deveria sair daqui e ir para Kasa...
Apeteceu-me dizer outra coisa...

quinta-feira, setembro 28, 2006 10:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que temos de concordar com o Duarte Mendonça, mais grave do que os erros (uns mais evitáveis que os outros) é o tratamento que se faz deles. Claramente esta questão devia ter sido resolvida c/ a maior urgencia antes de outras etapas do circuito, e certamente antes do fim deste.
No comunicado da FPN parece-me entender que só agora estavam reunidas todas as condições, é demasiado tempo nos dias de hoje em que tudo é célere. Há coisas que simplesmente tem ser feitas/decididas em determinado prazo.

Deixo aqui mais duas observações:

Uma é que o Duarte Mendonça está pouco aproveitado para a Natação portuguesa, não digo como atleta que disso percebo pouco, mas na parte organizativa/regulamentar.
As ‘criticas’ que faz costumam ir directo ao problema, e muitas vezes antes de este se declarar, alem do mais tb aponta soluções. É verdade que o seu exesso de frontalidade o prejudica, mas será isto um defeito?
Acho que parte da sua força é não fazer compromissos, só por isso é que não recomendaria que a FPN o contratasse como consultor. Espero no entanto que esta direcção saiba tambem ouvir, mesmo quando custa.
Entendo que quem dirige (Direcçáo FPN) tem de fazer compromissos e não pode ser tão frontal nem nas análises nem na implementação de acções, mas...enfim acho que só se ganhava num melhor entendimento e relação.

Outra observação tem a ver c/ os ‘comments’, confesso que começo a ter o hábito de os ver e até de participar (este já é o meu 2º).
Alem dos ‘comments’ de claro teor informativo, ou simples questões e trocas de ideias, existem algumas picardias e claro que isto apimenta as coisas, o que tb é bom para o espetáculo, de resto muitos parecem mais ‘picanço’ entre conhecidos do que propriamente ofensivos e são afinal boa e ‘educada’ escrita (tipo Mikasa vs. Duarte Mendonça).
Mas existem alguns simplesmente parvos e ofensivos. Quem os escreve tem consciencia do que faz pois, por mt ESTUPIDO que seja, se sabe escrever tb deve saber o que escreve, e assim devia ter ao menos a dignidade de assinar de forma perceptivel/identificável (e quem não consegue descobrir como pode por o nome no fim do texto).
Como gosto de chamar os BOIS pelos nomes vou dar o exemplo do ‘Post’ de um ANOYINGOUS (como o L.K.W mt bem baptizou uma certa classe de anónimos) e do(a) ‘Tatoo!!’ sobre a Joana Viana.
Quem é que pensam os srs (bolas! não dá para por a letra mais pequena?) que são?
OK, falta-me a frontalidade do Duarte Mendonça para responder correctamente, felizmente o Manuel Silva e o Beba Água já responderam em parte, e muito bem.
Para o anónimo MALCRIADO que começou a história tenho-lhe a dizer que o que assusta é que haja alguem como o sr (bolas! não há mesmo letras mais pequenas!) a escrever.

Vitor Cunha

PS: Luis, essa do nucleo mole foi mesmo boa:)

quinta-feira, setembro 28, 2006 10:49:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caro Mikasa:

Explico-lhe. Tendo vantagem, não me defendo, isso seria uma atitude cobarde, ter vantagem por desclassificação de outro e aproveitar esse facto p jogar à defesa. Em vez disso, ataco e assim valorizo o espectáculo, pq é disso q as águas abertas precisam nesta fase inicial, d quem valorize a disputa, de quem inflacione os ritmos, q quem faça evoluir os andamentos. É isso q faço, dentro daquilo q pode ser o meu modesto contributo, enquanto nadador de 16.30 aos 1500 livres (se tivesse 15.05 como o Fernando Costa faria o mesmo, em ritmos naturalmt mto superiores). Penso q atingirá q não sou de atitudes cobardolas nem de jogar à defesa.

Eu não expus desculpas pros meus resultados em nenhuma das 12 travessias q já realizei este verão. Nem mesmo qd fui "abalroado" em Tavira você viu isso aqui escrito por mim. Apenas dei alguns exemplos p desmentir um conjunto de factos falsos q você, sob o anonimato, tenta vender.

Estive na disputa de 4 circuitos (Algarve, Santarém, Madeira e FPN). Todos eles têm sido limpos, excepto o da FPN. Algarve ganhei, Santarém nem ao pódio fui (fui desclassificado em Sines, mas bem desclassificado, por isso limpo). Madeira termina este domingo, e resta a sujidade das contas da Cruz Quebrada pra fechar, q em nada coincidem c a limpidez do Sado, local da última etapa.

Sobre a greve de fome, só seria capaz de fazê-la por uma causa nobre, e em nome de pessoas q o merececem. Vai-me desculpar, mas não é esta FPN q merece a minha greve de fome!

quinta-feira, setembro 28, 2006 11:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atentem às palavras do vc22 (Sr. Vitor Cunha). Não o conheço mas transmite muita sabedoria. Através de escrita criativa e com algum senso consegue-se ilustrar muitas ideias. "Mikasa Vs Duarte Mendonça" (pura troca de ideias e de posições perante diversos assuntos, com inserção de frases lúdicas, mas sempre com a mão na consciência sobre inexistência de confrontação malcriada e indecente). Tem razão quando diz que são os comentários picantes mas informativos que aformoseiam este sector.

Abraço.

quinta-feira, setembro 28, 2006 11:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora. Alguém sabe onde podem ser retiradas dúvidas sobre a travessia de Sesimbra?

BA: Podes indicar-me um link onde possa ver o sistema da prova para este ano?

Abraço e agradecia um comentário, quer seja de sabedoria sobre o assunto ou até mesmo a informar que ainda não há informações definitivas sobre a prova.

quinta-feira, setembro 28, 2006 11:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigo da verdade, exmo. DM por favor... tanto desportivismo... mas não me parece que tenhas ido dizer a algum arbitro que tb puseste os pes no chão e não foste desclassificado pelo mm acto ke desclassificou mts outros... não te dava a geito a verdade desta vez? pois nesse caso ja te daria jeito a anulação da prova em que chegaste em 2º à meta, um minuto ou dois depois do 1º...!

quinta-feira, setembro 28, 2006 11:55:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Mikasa,
Dia 5 de Outubro - Travessia da Baía de Sesimbra - Praia da Califórnia - 1.500 metros - 11.00 horas

mais informações em breve

sexta-feira, setembro 29, 2006 12:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por muitas vezes que discorde com DM neste ponto tenho de concordar com ele, não consigo compreender esta tardia decisão da FPN, não pela decisão em si mas pela demora, esta decisão deveria estar tomada antes dos atletas partirem para o challenge...não custava assim tanto pois não?
Mas não acredito que ela tenha sido tomada de má fé mas compreendo que para alguns pareça isso.

Mas caro DM relembro-te que esta é a direcção que apoiaste e deves-te lembrar que muito criticaste os que não fizeram o mesmo...aguenta-te.

sexta-feira, setembro 29, 2006 12:38:00 da manhã  
Blogger DM said...

Caro amigo anónimo:

Já aqui expliquei essa situação, mas você obriga a q me repita.

Em Fafe, qd ia na frente da prova desde a partida, a cerca de 200/300 metros do final, nadei p a margem, sentei-me e tentei tirar uma cãibra. Tive cerca de 1 minuto/1'30" parado. Reentrei na passagem dos 3º e 4º classificados, disputei a posição com eles e ganhei a entrada p o sprint, ainda q bastante limitado.

Se você acha q isto é "empurrar o fundo, deslocar-se com apoio e retirar benefício sobre os adversários", ou lá como constava na desclassificação dos restantes atletas, é consigo!

Na minha opinião, isto é perder tempo. Na sua ficar parado a ver o pessoal a passar é ganhar tempo, e por isso deveria ser desclassificado.

Por isso é que opiniões são opiniões...! A sua é mais uma, por sinal mto abalizada.

sexta-feira, setembro 29, 2006 1:35:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home