Travessia Baptista Pereira com 120 nadadores

Cerca de 120 atletas federados e não federados partiram às 9h30 do cais da secção Náutica de Vila Franca de Xira, meia hora mais cedo do que o previsto devido à velocidade com que a maré estava a descer, em direcção ao cais da Secção Náutica do Alhandra Sporting Clube, completando cerca de 3000 metros de percurso.
A travessia foi marcada pelo ritmo bastante acelerado dos atletas, que ao contrário do que se pensou, conseguiram mantê-lo até ao final da prova. David Lopes, o grande vencedor, completou o percurso em 26 minutos e 26 segundos, deixando o segundo classificado Vasco Gaspar, também atleta da SFUAP a 30 segundos. Nas classificações femininas, Alexandra Silva bateu a sua principal adversária, Ana Gomes, da SFUAP, por escassos 4 segundos.
A competição, organizada pelo Alhandra Sporting Clube, surgiu com o intuito de prestar homenagem ao grande nadador alhandrense, Baptista Pereira. Nadador internacional, Gineto, como era tratado na sua terra natal, tinha um palmarés invejável. Entre os seus feitos desportivos, destaca-se o recorde mundial na Travessia do Estreito de Gibraltar, bem como do Canal da Mancha. (Texto O Mirante On-Line)
3 Comments:
26mn.....grande corrente ou 3000 mal medidos?
Os 3000 metros tão muito bem medidos a corrente é que era muito forte e acabou por tornar a prova muito rápida. Já agora os vencedores em não federados foram Bruno Pereira e Liliana Silva, ambos atletas do Alhandra Sporting Club.
Parabéns aos vencedores e, apesar de tudo, parabéns ao Alhandra por não desistir deste evento.
E digo "apesar de tudo" porque, como sabemos, é preciso ter estômago para fazer os primeiros 600m, dada a quantidade de trampa que por aí flutua, saída do esgoto do lado norte da fábrica. Fosse a partida na hora da maré vaza e não se aguentaria o fedor.
Por fim, digo "apesar de tudo" porque NA PISCINA DE VILA FRANCA, que pertence à C. Municipal (que "apoia" o evento), nem um post-it amarelo na entrada havia a anunciar a realização da travessia.
Soube da "surpresa" à tardinha, quando regressei dos Templários...
Se calhar, o pessoal da Câmara Municipal andava demasiado atarefado a planear o Dia Europeu sem Carros, que, além de apenas causar o caos na estrada nacional 10, que atravessa a localidade, é um dia tão útil como o Dia Europeu do Pé-Coxinho!
O resultado foi 120 meritórios homens e mulheres dentro de água... Dizem os velhos do jardim que quase não cabia tanta gente no rio!
Enviar um comentário
<< Home