segunda-feira, setembro 04, 2006

Travessia da Queimadela 2006

A equipa de Arbitragem foi a maior vencedora da primeira prova do 6º Circuito Nacional de Águas Abertas. Foram desclassificados vários atletas entre os quais os “vencedores” masculinos e femininos da competição. Além deles ainda foram desclassificados vários outros atletas alterando de forma significativa a classificação final.

Enquanto Duarte Mourão foi desclassificado porque: “depois de ter terminado o percurso, o atleta entrou novamente na água e acompanhou uma outra participante, incentivando-a a concluir a mesma distância. Mourão não acatou os avisos dos árbitros e esse acto foi considerado como anti-desportivo”. Todos os outros atletas desclassificados, foram retirados da classificação final uma vez que colocaram “os pés no chão à passagem dos 2500 metros”.

Relembro que os regulamentos da FINA (OSW 5.4) referem que não se pode saltar ou empurrar o fundo (pode-se tocar), mas também diz que a profundidade mínima regulamentar é de 1,40 metros. O regulamento da Queimadela refere que a profundidade mínima da prova é de 1,00 metros (o que não acontecia no dito local) mas não explica o que se pode fazer ou não nesse intervalo. A partida foi feita com salto e corrida… Conclusão, alguns atletas foram desclassificados por um comportamento que todos tiveram no momento da partida… O bom senso foi de fim-de-semana e a natação saiu a perder. A rever! Árbitros: cheguem-se à frente e comentem.

Com tudo isto, os vencedores foram Duarte Mendonça (42:22) e Amélia Fernandes (49:09 - VSC). Veremos entretanto o que dirá a FPN deste caso e quais as classificações finais homologadas…

- Press: ANNP / FPN
- Vídeos: Partida / Chegada Populares / Chegada Federados
- Resultados

Etiquetas: ,

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o vencedor masculino teve falta de desportivismo pk ajudou uma colega , com gritos de incentivo.
a vencedora feminina foi desclassificada pk pos os pes no chao, mas o vencedor masculino esteve encostado à margem com caibras...
ehehehhehehe

só rir

segunda-feira, setembro 04, 2006 5:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

+ uma vez, tal como acontece em muitos outros desportos, os protagonistas foram os árbitros, relegando para segundo plano as verdadeiras vedetas, os atletas...se num ou noutro ponto poderiam ter alguma razão, perderam-na toda ao imporem os seus pontos de vista, da forma algo leviana como o fizeram...serão frustrações? ou dor de ...?

segunda-feira, setembro 04, 2006 6:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Calma lá, uma coisa é parar como fez o Mendonça

Outra coisa, é aproveitarem a pouca profundidade, para se apoiarem no fundo e darem grandes pulos para a frente, repetidas vezes

Quem estava junto à meta na 1ª passagem viu mts nadadores a fazer isto (alguns nem terão sido desclassificados), e até se gozou com aquilo

Em seu favor, apenas poderão alegar que provavelmente a profundidade seria de 70/80cm e não 1 metro, mas por outro lado ninguém reclamou de nada na partida, quando se explicaram detalhadamente as regras, aceitando-se implicitamente as condições da passagem, que eram exactamente as mesmas da partida

Quanto ao Mourão é mais difícil de
opinar, até porque não há muita informação sobre 1 - o modo como os árbitros lhe solicitaram para não intervir 2 - porque é que os àrbitros julgaram prejudicial à prova o que ele fez

segunda-feira, setembro 04, 2006 7:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os bons exemplos devem ser seguidos. A arbitragem e a organização desta prova estão atentos e parece que já estão a seguir os bons exemplos que o futebol dá. Para quando um caso Mateus? parece já não faltar tudo

segunda-feira, setembro 04, 2006 8:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já imaginaram todos os concorrentes principais a voltarem a entrar na Prova???

segunda-feira, setembro 04, 2006 8:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

duas palavras: granda banhada!

segunda-feira, setembro 04, 2006 8:41:00 da tarde  
Blogger Méninho said...

Uma palavra: VERGONHA!

segunda-feira, setembro 04, 2006 9:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh BA, este apito desbotou ou é da luz da fotografia que não parece ser dourado?

segunda-feira, setembro 04, 2006 9:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e eu k pensava k a melhor arbitragem era a da ands... afinal os da annp tb sõ do best

segunda-feira, setembro 04, 2006 9:33:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Infelizmente foi uma má divulgação do que são as águas abertas. Ainda por cima ninguém ganhou qq vantagem nessas “irregularidades”. Triste.

segunda-feira, setembro 04, 2006 9:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem isso das atitudes anti-desportivas dar para justificar que incentivar colegas de equipa é má onda é muito bom...de resto não estive e não posso opinar muito, mas não me parece que os atletas prejudicados precisam de andar aos pulos...

segunda-feira, setembro 04, 2006 10:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa acção da arbitragem sem qualquer dúvida... desclassifica o primeiro classificado e dá o primeiro lugar a um atleta que apesar de tb ter infrido as regras... n foi desclasificado como tantos outros que apenas fizeram o mm ke ele...

Uma vergonha para a associação do norte, abre o circuito nacional de aguas abertas com uma prova que não podia ser mais mal arbitrada! deixou ja uns dos principais condidatos ao 1º lugar do circuito com muito poucas hipoteses de alcançar o título de campeões!

segunda-feira, setembro 04, 2006 10:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Mourão desrespeitou instruções da arbitragem. Será discutível se as mesmas beneficiariam ou não a prova, mas acredito que os árbitros agiram de boa fé e o Mourão, talvez empolgado por ter cortado em 1º a meta, não lhes ligou muito, o que é um erro crasso em qualquer prova organizada segundo as regras da Fina.

Todos os outros, avançando aos saltos na zona pouco profunda ganharam uma pequena vantagem indevida sobre os que nadaram certinho, parando ou não, como o Mendonça.

O escândalo só existe porque houve craques, com expectativas de boa figura no circuito, que foram desclassificados e não contavam com isso ao cortar a meta.

Para o ano, os que gostam que as regras sejam respeitadas, com igualdade de tratamento entre bons e fracos, aparecem. Mais, poderá até servir para que os nadadores passem a conhecer melhor os regulamentos e os tenham sempre em consideração.

terça-feira, setembro 05, 2006 9:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

5000 metros? lol
desclassificações? mega lol
será k todos deixaram o tico e teco de férias?

terça-feira, setembro 05, 2006 9:18:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

anonimo das 9:16
só podes ser arbitro com medo de dar a cara
mas volto a repetir k as regras falam em 1,40 metros de profundidade minima...
se a partida é feita em corrida pq n são todos desclssificados?
explica-me k ainda n percebi

terça-feira, setembro 05, 2006 9:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

coitado do fábio pereira com os seus mais de 1,90 metros devia tar a bater com a mão no chão
a prova n devia passar por akela zona

terça-feira, setembro 05, 2006 9:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

as travessias sao 1 disparat

terça-feira, setembro 05, 2006 11:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As provas de AA, são uma excelente propaganda para a Natação desde que organizadas com rigor e credibilidade.
Para o público presente é um espectáculo novo e com bastante adesão.

terça-feira, setembro 05, 2006 12:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deixem-me dizer que o que se passou este sábado na queimadela, foi algo vergonhoso, e que por muito que custe a muita gente foi da exclusiva responsabilidade da arbitragem! se a decisão de declassificar os atletas que colocaram os pés no chão me parece completamente injusta e sem critério, uma vez que foram vários os atletas que tb colocaram os pés no chão aos 2500m, mas só alguns foram desclassificados, quanto á decisão de desclassificar o Mourão, da qual posso falar porque se passou á minha frente... enfim... o mourão entrou na água para descontrair, e ninguém lhe dise absolutamnte nada, inclusivé uma árbitra que se encontrava num barco, quando se aproximava um grupo de nadadores o mourão aproximou-se, para ver quem era, e eis se não quando, vem um senhor árbitro, num perfeito estado de loucura aos berros, para dentro de água, a dizer para a referida árbitra que estava no barco (com estas palavras)"quem é esse GAJO que está na água?" "Tira o numero desse GAJO que ele não tem nada que estar aí..." o mourão como estava com a cabeça dentro de água não ouviu esta bela forma de se tratar um nadador, e eis que o incontestado vencedor da prova é desclassificado por um acto anti-desportivo... bem na minha opinião, quem devia ser desclassificado eram alguns dos árbitros que estiveram em fafe...

terça-feira, setembro 05, 2006 1:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ya, akilo foi puro protagonismo dos arbitros k tinham tido um curso e vinham cheios de moral e peito cheio

terça-feira, setembro 05, 2006 1:22:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

vídeo da chegada dos federados já disponível

terça-feira, setembro 05, 2006 2:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não estive presente em Fafe mas pelos comentários que li e com as pessoas que falei sobre isto, parece-me que o se passou foi uma falta de bom senso de quase todos os intervenientes e não se pode culpar só os árbitros, pois se houve nadadores que conseguiram fazer todo o percurso a nado, porque houve outros que não conseguiram e fizeram uma prova de atletismo?
No entanto é preciso (mais uma vez) bom senso na aplicação das regras, é preciso adapta-las às condições de cada prova, senão arriscamo-nos a que estas provas percam todo o fulgor que estão a ganhar.

Quero apenas acrescentar que estas provas tem tudo para serem grandes festas de natação em que participam atletas federados e atletas populares, penso que só assim estas competições continuarão a ter sucesso.
É essa a força dos templários que vai 18ª edição.

BOM SENSO.

terça-feira, setembro 05, 2006 2:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não tiveste lá mas eu explico-te:

Ninguém fez prova de atletismo na água, porque dificilmente se retira rendimento de correr num plano de água de 90 centímetros!
O que acontecem foi que uns pararam (repara no verbo) para ver o relógio e ver o tempo da primeira volta. Quando viram que ia em 21/22 minutos qual terá sido o seu espanto? Recorde do mundo aos 2500 metros?
Outros pararam para ver onde vinha o grupo seguinte. Onde vem o próximo? Hummm deixa-me lá fazer uma flexibilidade que tenho tempo…
Outros simplesmente porque têm membros superiores mais longos quase batiam coma a mão no chão… deixa-me lá por de pé e dar dois passos pra sair deste lodo…

Já tas a ver melhor o filme? Ninguém retirou dividendos daquela palhaçada!
Mas concordo contigo, faltou Bom Senso.
Esperemos que a FPN o tenha quando analisar os resultados e os protestos que lá vão chover.

terça-feira, setembro 05, 2006 2:54:00 da tarde  
Blogger DM said...

Bem, aqui vai a minha opiniao, q penso ser imparcial, como sempre.

Existiram erros evidentes de quem montou a prova:

a) A bóia do retorno dos (supostos) 2500 nunca deveria estar tao perto da margem, deveria estar num local mais profundo, para evitar o q se passou (atletas a colocar o pé no chao - embora se passasse lá nas calmas sem necessitar de os colocar, mesmo tendo os braços grandes - o Mourao passou à frente comigo e nao pusemos).

b) Nao se pode montar um percurso de 5000 metros com apenas 3500. É uma diferença muito grande, e é estar a desvirtuar a competiçao e as suas regras (ainda q a distancia seja igual para todos, nao tem nadaa ver com a que se anuncia, e sao ja 3 anos seguidos assim, ja era altura de terem rectificado a situaçao). Isto pra ja nao falar do circuito nacional, q pontuará como se tivesse sido 5000 uma competiçao com menos 1,5 Km.

Sobre as desclassificaçoes (tanto a do Mourao como a dos outros 10), a minha opiniao é q houve um excesso de zelo da equipa de arbitragem, o q é pena, pq a prova, q até tem optimas condiçoes de realizaçao, um local mto bonito, uma Camara q apoia, uma ANNP q sabe receber, é a única prova q se faz no norte, e uma estabilidade de organizaçao protocolada até 2009, e só ficará a perder em próximas ediçoes com tudo o q se passou este ano.

Só mais um esclarecimento sobre quem confunde quem anda a pé na bóia de retorno com quem vai p a margem aliviar uma caimbra: no segundo caso, perdi minuto e meio, quando seguia na frente da prova. Portanto, nao há vantagem competitiva nenhum, bem pelo contrario.

terça-feira, setembro 05, 2006 3:00:00 da tarde  
Blogger DM said...

So mais uma coisa (nao é perseguiçao, mas a mais puradas verdades):

Já seria tempo da FPN ter um responsável técnico das águas abertas (nao existe uma comissao fantasma disso?) a acompanhar as provas. Assim ao género do q se faz nos Nacionais: chegar ao local na véspera, ajudar na organizaçao, ver o q existe p rectificar, verificar o percurso, as condiçoes de realizaçao, etc, etc.

Mas nao, parece q tinham ido todos passear para Itália, e mandaram lá apenas o vice-presidente Dr. JPVB (q embora represente institucionalmente, nao tem como tarefa andar a resolver estas coisas).

É a mesma história de sempre: andamos demasiado preocupados c a Taça do Mundo e c as vedetas de Setúbal, quando nem com as nossas provas nos preocupamos.

Deixar as responsabilidades todas p a ANNP, ANDS, ANL ou Assoc. Nadadores dos Estoris e nao fazer boi nao é uma forma digna de desenvolver as águas abertas em Portugal.

Menos passeios ao estrangeiro e mais preocupaçao com as actividades internas evitaria por certo mtas destas confusoes.

terça-feira, setembro 05, 2006 3:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Mendonça:
conseguiste ser imparcial, mesmo tendo beneficiado (sem culpa) de toda esta confusão.
Mas concordo igualmente com o que pode resumir e se calhar evitar situações futuras: BOM SENSO de todas as partes intervenientes!

terça-feira, setembro 05, 2006 3:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se apenas pararam como afirmas então foram mal desclassificados, mas se calhar os árbitros terão outra versão.
E como disse não estive lá e portanto não vou argumentar se andaram, correram, saltaram ou pararam.

terça-feira, setembro 05, 2006 3:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Duarte Mendonça,
tenho assistido aos seus constantes auto-elogios encapsulados na mais hipócrita falsa modestia.
assisti à chegada em video desta travessia da queimadela e fiquei chocado com o facto de ter beneficiado da idiota desclassificação do vencedor sem esboçar o minimo desportivismo.
lembra-se do marcus rogan renunciar a medalha de ouro quando achou que o americano foi mal desclassificado? existem mais uns quantos exemplos.
para quem prega virtudes à mesma velocidade que arrota postas de pescada...
Ou será que o premio monetario do circuito final lhe despertou outra área do cerebro?

quarta-feira, setembro 06, 2006 11:32:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caro anónimo:

Respondo apenas c 2 dias de atraso pq andado fora do circuito da web.

1 - Só soube da desclassificação do Mourão meia-hora após o final da prova, qd sairam os resultados. O q queria você ver no vídeo do final da prova? Q eu levantasse um cartaz a dizer "O Duarte Mourão vai ser desclassificado dentro de momentos e eu vou estar solidário com ele"?

2 - Eu disse ao Mourão o q achava. Ajudei-o a elaborar o protesto. Expliquei-lhe o q dizia o regulamento da prova. Se isso não chega p provar o meu desportivismo, nada mais posso fazer.

3 - Eu não tenho de renunciar a medalhas ou a prémios. Em Sines tb. ninguém o fez por mim, onde fui desclassificado (e bem, mesmo não tendo tirado vantagem da falha na bóia).

4 - Sobre o dinheiro, nado há 22 anos, e ha 4 q pago do meu bolso as minhas viagens, alojamentos, alimentação e deslocações. Mas se me mandar o seu NIB, pode ser q lhe envie uns trocos do prémio do circuito (se ganhar algum). Gosto de ajudar os pobres, sobretudo os de ESPÍRITO, como parece ser o seu caso.

Jocas

sexta-feira, setembro 08, 2006 3:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pk n responde o DM a algumas questões?

sexta-feira, setembro 08, 2006 4:16:00 da tarde  
Blogger DM said...

Nomeadamente...?

Eu terei respondido a todas as questões q levantou no seu post, mas caso ainda tenha mais algumas, é só uma questão de prolongar o seu elogiável e corajoso anonimato em forma de tentativa de ofensa, q cá estarei p esclarecê-lo.

É triste quando nem debaixo do anonimato conseguimos consubstanciar umas bocas.

A culpa, acredito, terá sido da sua professora da 4º classe.

Melhores cumprimentos

domingo, setembro 10, 2006 2:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home