sexta-feira, outubro 27, 2006

Pequim terá finais da natação pela manhã

As provas de natação e a maioria das de ginástica que serão disputadas nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, acontecerão pela manhã, o que permitirá que as emissoras norte-americanas os transmitam nos Estados Unidos em seu horário nobre.

A decisão anunciada pelo COI (Comité Olímpico Internacional) nesta quinta-feira coloca fim a uma negociação que já durava meses entre o órgão, federações internacionais e emissoras de televisão.

Com o fuso de Pequim - sete ou oito horas à frente que a maior parte da Europa e 12 à frente de Nova York, mas apenas duas da Austrália - todas as emissoras pediram que eventos importantes fossem realizados em um horário compatível com seu horário nobre.

Além das competições de natação e ginástica, o COI também decidiu que as finais de atletismo, com excepção da maratona, acontecerão à noite, enquanto os saltos ornamentais e basquetebol masculino deverão ser realizados durante a tarde.

Apesar de ter agradado a países da América e Europa, o anúncio do COI trouxe crise para os australianos, cuja forte equipe de natação e seu comité olímpico nacional lutaram para que as finais da modalidade acontecessem à noite.

"A única coisa que me deixa irritado é que o COI tomou uma decisão por razões comerciais, não para o bem do desporto", disse o técnico da selecção de natação da Austrália, Alan Thompson.

A justificativa dos oficiais do COI indica que houve um balanço entre interesses. "Só se fala de um ou dois desportos, mas no final das contas são 28 no total", disse Hein Verbruggen, chefe do comité de coordenação para os Jogos de Pequim. "Essa programação é uma questão de discussão com o país sede, as emissoras e as federações. O que sai disso é um compromisso." (In SwimNews.Net)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

LOL
O que saí disse é que o poder economico teve a ultima palavra, em prejuizo (vamos la ver, mas tudo indica que sim) dos resultados desportivos.
De qq forma é bom relembrar que os JO são a grande montra do desporto (e tb do markting/publicidade...) e embora o horário não seja o mais adequado para os atletas, será bom para a divulgação das modalidades.

sexta-feira, outubro 27, 2006 2:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sorte para os portuguesitos... que passam a nadar a tarde.:)

sexta-feira, outubro 27, 2006 4:39:00 da tarde  
Blogger DM said...

Contazulejos,

Rectifica: "Será bom para a divulgação das modalidades" nos States, pois a decisão interessa sobretudo ao umbigo dos americanos.

Será mau p a Ásia e p a Oceania, será relativamente indiferente p a Europa, e será bom p quem paga, a cadeia de televisão americana.

A partir de agora é assim: quem reclamar, q arranje uma televisão q pague mais, e então poderá mudar os horários.

sexta-feira, outubro 27, 2006 5:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pessoal, a malta do CNTejo já sabe o que os espera.

Eh Eh Eh

sexta-feira, outubro 27, 2006 6:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home