sexta-feira, outubro 06, 2006

Prova da Baía de Setúbal a nado

A prova da Baía de Setúbal a nado realiza-se em conjunto com a “Setúbal Bay International Swim Marathon”, competição incluída no Circuito Mundial de Águas Abertas/2006 da Federação Internacional de Natação/FINA, competição com a distância de 10 quilómetros. Esta competição desenrola-se num circuito no Rio Sado com 4 percursos de 2.500 metros.

Os nadadores participantes na prova nacional realizam apenas um desses 4 percursos e de seguida percorrem 300 metros de entrada na doca de recreio do Clube Naval Setubalense onde terminam a sua competição. A partida da prova nacional será dada 30 minutos após a partida da competição do circuito mundial.

Esta prova na Baía de Setúbal pontua para o 6º Circuito Nacional de Águas Abertas e realiza-se no dia 15 de Outubro. A concentração dos atletas para levantamento das toucas numeradas será na sede do Clube Naval Setubalense (na Doca de Recreio) entre as 8h00 às 9h00 horas. A prova terá partida às 10h30.
Esta prova reserva-se apenas a atletas Nacionais e Internacionais filiados nas restectivas Federações. A prova para populares já teve lugar, este ano mais cedo - Junho 2006.

- Regulamento e ficha de inscrição

Etiquetas:

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

De referir que este ano e pela 1ª vez, graças á Taça do Mundo,vamos ter um juiz arbitro de Portugal e um equipe de arbitragem também nacional. Estes arbitros frequentaram todos um curso da FPN, de Àguas Abertas, em Rio Maior.Boa sorte para todos!
E que a prova seja um sucesso para se voltar a repetir no nosso País.Força!

sexta-feira, outubro 06, 2006 5:43:00 da tarde  
Blogger DM said...

Eu desejo o mesmo!

Que para o ano possamos estar de novo a gastar 20 mil contos do dinheiro público pra cá virem dúzia e meia de atletas de uma competição tão fantástica como a Taça do Mundo de Águas Abertas, q tem algumas etapas c apenas 6 participantes. Mais prestigiante q isto não pode existir...

E sobretudo q se continue a investir em competições internacionais e a borrifar e a mostrar toda a incompetência, desleixo e irresponsabilidade na competição interna, vulgo circuito nacional q dá cada vez mais barraca de ano para ano.

Bem hajam decisões inteligentes como esta...!

sexta-feira, outubro 06, 2006 10:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

N é pa agoirar mas cá para mim isto está m a xeirar a fiasco...
Repetir para o ano parece ser complicado

sexta-feira, outubro 06, 2006 10:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde amigos.
Eu juro que faço um esforço para tentar perceber o Duarte Mendonça. Mas ás vezes fico completamente baralhado. Duarte Mendonça então se o meu amigo é tão contra a realização da prova da Taça do Mundo em Setúbal, como afirmou à pouco, por que carga de água é que vai nela participar??? Não lhe parece que tendo sido pré seleccionado pela FPN e constar na lista de inscrições, a melhor atitude, pelo menos a mais coerente tendo em conta o teor das suas afirmações, não seria primar pela não comparencia na prova?
Ou estamos perante mais um caso de "Faz o que eu digo...não faças o que eu faço!
Quanto ao circuito nacional. É uma realidade que o facto desta etapa da taça do mundo se realizar em Portugal tem motivado todo um conjunto de pessoas no sentido da evolução da modalidade pela positiva. Repare, são os nadadores que têm uma motivação adicional, são as entidades que tendem a cuidar mais da organização das provas, é o ajuizamento das provas que tem merecido outra atenção,é o espectáculo da natureza, etc, etc. Cometem-se erros? Tudo bem! E depois? É bom sinal, sinal de que se faz algo. Não podemos é esquecer a aprendizagem decorrente dos erros cometidos. Para além disso não me parece ser um investimento por aí além. Penso que a modalidade o merece. Ou também pensa que esta modalidade das AA é uma modalidade menor, para nadadores não elitistas, que só servem para a populaça, e na qual não vale a pena investir?
Diga lá de sua justiça.
Mário Nunes

sábado, outubro 07, 2006 7:28:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caro Mário Nunes:

Antes de mais, agradecer o facto de ter assinado. Coisa rara por estes lados, como sabe...

Sobre as suas questões: eu discordo em termos estratégicos da política da FPN por fazer esta Taça do Mundo. Não significa, que na qualidade de atleta, tenha de faltar por isso. Estou a fazer o circuito nacional todo este ano, e não vou faltar à última prova só por discordar da política da FPN em torrar dinheiro com coisas q não interessam (nesta fase). Começar algo que ainda nem sequer existe a nível nacional pelo topo internacional (pensando q isso serve p alguma coisa) é uma estratégia mto pouco inteligente.

Portanto, na qualidade de atleta participo (como em td as provas), na qualidade de analista da política & estratégia da FPN discordo por completo. Por exemplo o Mário Nunes não concordará (como muitos outros) com as finais do Jogos Olímpicos durante a manhã. Seria essa razão para deixar de ir aos Jogos Olímpicos se fosse convocado? Poupe-me...

Sobre o circuito nacional, tenho de discordar de si. Este foi muito pior em termos organizativos do q o ano passado, q já tinha sido pior q o de há 2 anos. Ou seja, quanto mais cresce o número de participantes, mais confusão e mais barraca dá. O q significa q as estruturas organizacionais não têm estado à altura da evolução. São erros atrás de erros, argoladas atrás de argoladas, e qd se eleva o nível, qd aumentam as exigências e disparam os orçamentos, não se pode continuar na fase da palmadinha nas costas, "pró ano será melhor", "aprendizagem dos erros", etc, etc. Essa fase a partir do momento q já há cheta, patrocínios, investimento, vontade e recursos p montar uma Taça do Mundo, tb. deveria haver p montar uma trampa dum circuito nacional básico sem dar o granel q dá.

Sobre as AA serem uma vertente menor, tenho de ser honesto e reconhecer q ainda é bastante menor. A nível nacional então, é abissal a diferença de nível relativamt à piscina: não existem atletas de AA em Portugal (existem poucos de piscina dignos desse nome q vão lá fazer o início de época), o nível competitivo é mto baixo, as organizações miseráveis, o atropelo das regras é uma constante, a coordenação geral do circuito uma autêntica anedota, não existem critérios nem regras p as participações internacionais (levam-se às competições e estágios os amigos, q nem sequer são os q têm resultados ou melhor nível), ou seja, é o ridículo completo. Por isso, dizer q as AA existem a sério em Portugal é querer ser simpático. Na verdade, salva-se apenas a boa disposição e o convívio, pq p além disso há mto pouco.

Em termos internacionais as AA ainda estão c significativo atraso, por serem 1 fenómeno mto recente, mas caminham p o nível das competições de piscina. Julgo q dentro de 10 anos poderemos afirmar q o nível das performances de topo entre as duas vertentes será aproximado.

Não significa q por ser ainda uma vertente "menor" tenhamos de não apostar. Acho mto bem q se aposte, pq esta vertente tem mta coisa q a piscina não tem e q pode ser mto importante p a modalidade. Mas numa fase em q não passamos da 'cepa-torta', querer começar por uma Taça do Mundo é roçar o ridículo. Mais valia tentarmos aprender a fazer as coisas internamente, para q se pudesse dizer um dia q existem AA em Portugal, para então poder pensar noutros voos.

domingo, outubro 08, 2006 2:05:00 da tarde  
Blogger DM said...

Sobre o investimento não ser por aí além, eu não sei quais são as suas contas, mas uma brincadeirinha destas durante uma manhã ronda os 100 mil euros de orçamento do dinheiro público (mesmo q não todos vindos do orçamento da FPN, a Câmara de Setúbal é q entra c mais guito).

Se pensar q a FPN diz q não foi ninguém das AA a Fafe acompanhar a prova pq não há orçamento, está explicado o meu ponto de vista...

domingo, outubro 08, 2006 2:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem se julga este caramelo????
"...analista da política & estratégia da FPN ..."???
Mas... somos todos estupidos e ele o unico espertinho??
"...Julgo q dentro de 10 anos poderemos afirmar q o nível das performances de topo entre as duas vertentes será aproximado..."
dahhhhh
tipo, pôs o indicador no ar e saiu mais uma previsão abalisada deste gajo cujo mal é cloro a mais na tola, 1 verdadeiro bebaagua! mas com muito cloro.
ai...ai... e eu a pensar que estes "analistas" tinham os dias contados. Ainda por cima da madeira, sou eu que lhe pago o ordenado! Socrates, ajuda-nos, solta as amarras e deixa esse bananal à deriva!

terça-feira, outubro 10, 2006 4:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó antonio n insulte e argumente! e já agr tenha juizo!

terça-feira, outubro 10, 2006 9:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Antonio Simoes,
Já quase não ouvia falar de si desde o tempo em que o Eusébio era o Pantera Negra e você o Bichano Branco. Ou, mais recentemente, quando veio pedir aos adversários que deixassem que o Não-corras nadasse. :-)
Quanto aos seus inteligentíssimos e espertinhissimos comentários, só lhe posso dar os parabéns. Que visão! Que lucidez! Que ai... ai...!
Espero lê-lo por cá muitas vezes, para beber os seus comentários ao que os outros comentadores comentam.
Comentariamente. :-)
(L.K.W.)

quarta-feira, outubro 11, 2006 3:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, ainda não tens disponível a lista de inscrições para esta prova?
Se tiveres agradecia que a publicasses.
Cumprimentos.

quarta-feira, outubro 11, 2006 5:23:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Não trabalho para a organização desta prova (nem de qualquer outra) e como tal tenho dificuldade em elaborar documentos cujos dados não me passam pelas mãos.
A paciência é uma arte. Só nos resta esperar… esperar nem que seja pelo dia da prova e olhar para todos os lados a ver quem está presente.
Ma fica a promessa de se tiver isso até sábado que publico.
Abraço

quarta-feira, outubro 11, 2006 5:31:00 da tarde  
Blogger DM said...

Vá lá, não sejam exigentes de mais...publicar uma starlist da prova dos 2,8 Km? Mas pra FPN esses gajos são o lixo do lixo, interessa é agradar aos estrangeiros...

Por favor não ocupem nem atrapalhem os Srs. da Federação c exigências da treta, q eles estão mto ocupados nas marisqueiras de Setúbal a dar a conhecer aos amigos estrangeiros as iguarias lusitanas.

sábado, outubro 14, 2006 4:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente, deve ser "muito difícil" elaborar a lista de inscritos para a prova dos 2800 mts, ainda por cima estando fechadas as incrições desde o dia 6 de Outubro!!!
Até porque, dos atletas masculinos inscritos na Taça do Mundo, sómente 6 são habituais nos lugares cimeiros das provas de AA.

sábado, outubro 14, 2006 9:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home