quarta-feira, outubro 11, 2006

Tudo a postos para a Taça do Mundo

A Taça do Mundo de Setúbal, a última etapa do circuito mundial de Águas Abertas de 2006, vai realizar-se no domingo, a partir das 10.00 horas, no estuário do Sado.
Vão participar 55 nadadores, 21 femininos e 34 masculinos, oriundos de 19 países e quatro continentes – apenas a Oceania não estará representada. O nadador mais velho será a holandesa Irene van der Laan, 10.ª do ranking, que em Dezembro completa 46 anos, e o mais novo o português Francisco Freitas, com 15 anos.

Pedro Brandão: “Os melhores do Mundo”
O director da prova e Seleccionador Nacional da disciplina de Águas Abertas, Pedro Brandão, afirma que “estamos expectantes em relação à classificação que os nossos melhores nadadores possam atingir na Taça do Mundo, prevendo uma melhoria em relação às prestações obtidas na primeira participação portuguesa numa prova do circuito mundial, que aconteceu em Junho, em Sevilha, quando Nuno Vicente e Miguel Arrobas obtiveram, respectivamente, o 31.º e 32.º lugares”.
Em relação aos restantes nadadores nacionais o Seleccionador Nacional espera que “todos consigam terminar até 30 minutos depois da chegada do primeiro, para entrarem na classificação. A maior parte dos nadadores vão participar pela primeira vez numa prova com este nível competitivo”, recorda. (Info FPN On-Line)

- Declarações de Pedro Brandão completas
- Atletas Inscritos na Taça do Mundo de Setúbal

Etiquetas:

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

BA, explica-me se o lavrentyev inscrito pela federação da ucrania vai pontuar para o circuito nacional?

quarta-feira, outubro 11, 2006 10:25:00 da manhã  
Blogger DM said...

Fantásticas e brilhantes, as expectativas deste Seleccionador Nacional de Águas Abertas.

Se só existem 21 atletas masculinos estrangeiros em competição, significa q o melhor tuga seria na pior das hipóteses 22º classificado. Daí q ele esteja "expectante" em melhorar do 31 e 32º lugar!

Mais uma vez, o discurso do "pró ano é que é". Pró ano é q eles vão fazer critérios p as competições internacionais, pró ano é que vão ser organizados, pró ano é q vamos ter um circuito nacional q não dê barraca, pró ano é que não vão aos estágios internacionais os nadadores atletas que são ou treinados pelo próprio seleccionador nacional, pró ano, pró ano...

Será q "pró ano" já não vamos ter um novo seleccionador nacional de águas abertas, q seja mais honesto e competente q este?

quarta-feira, outubro 11, 2006 11:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Será que vamos ter um pac 2006/20007?
Era n apenas bom pás AA mas tb pa natação pura....
Portugal deveria apostar em 2 ou eventualmente 3 atletas se possivel para melbourne....mas quais seriam os criterios para esses atletas serem chamados?
Com base no circuito nacional penso que o Duarte Mendonça e o Mourão poderiam defacto integrar este grupo de 3 atletas....outro que seria interessante ver de novo a um bom nivel em AA seria o Fernando Costa

quarta-feira, outubro 11, 2006 1:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fpn apostem neste mundial a serio! Façam um esforço para levar mais atletas que o habitual!
Levem as 3 estafetas que pode ser que pelo menos uma delas se apure!

Seleccionem 2 ou 3 atletas (justamente) para as AA em melbourne!

Deixem os prolemas pessoais de lado e apostem em força.Se o D.Mendonça mostrar bons indices para uma boa prova nas AA em melbourne deixem os problemas comuns de lado e convoquem!

N tenham medo de fazer uma estafeta de 4*100L com os melhores de portugal e n apenas com o leque disponivel na estafeta de 4*200L

Venas,diogo carvalho,agostinho e niz/pires parece me ser bem melhor que a k nadou nos europeus de abs!

Apesar de n ter mos muitas soluções a bruços para a substituição do carlos almeida se ele fikar lesionado, apostem na mesma na 4*100E:

tino/niz/p.oliveira,c.almeida,simão,venancio/d.carvalho/agostinho

N apostar apenas numa rapariga mas pelo menos em 3 ou 4....as que vejo em melhor posição para fazerem minimos para os jogos são a diana goes,sara madeira,sara oliveira e filipa silva....

N tenho medo do fracasso pk quem n arrisca n petisca!É lógico que podem tb n haver boas surpresas mas se n se arriscar nunca se vai saber!

Ponham os tabus de lado e vamos para melbourne com um espirito bom na bagagem que nos permita apurar de imediato atletas para os jogos!

Utilizem esta taça do mundo para tirar ilações quanto aos melhores de portugal e naqueles em que se deve apostar para um mundial 2007!

quarta-feira, outubro 11, 2006 1:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já me estou a repetir....mas no caso do Mourão, só acho viavel se ele mesmo apostando nos 200 mariposa, consiga ser melhor que os restantes e se o calendario não seja penalizador para os 200 mariposa...

quarta-feira, outubro 11, 2006 1:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo em grande parte com o comentário da 1:37, no entanto, acho que antes de se "pôr o telhado é preciso fazer os alicerces", ou seja, que a planificação e organização da variante de AA, tem que começar por provas devidamente organizadas, regulamentos sérios e criteriosos que sejam definidos previamente e que não sejam constantemente alterados segundo os "interesses" de algumas pessoas, para que não ocorra um circuito nacional como o deste ano, onde aconteceu de tudo!!!!!
As provas têm também de ter igualdade de oportunidades para todos os participantes, o que não acontece, pois cada prova tem o regulamento que quer e lhe apetece.
Se se acabar com determinados "jogos de interesses" dentro da FPN, será muito fácil ter circuitos isentos e sérios!!!

quarta-feira, outubro 11, 2006 3:02:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Ainda não se lembraram de falar sobre a forma de pontuar dos 10km da Taça do Mundo…
Sabem que a pontuação daqueles que terminarem será igual à melhor provas das anteriores? E que se não terminarem será igual à pior prova das anteriores?

E ainda: Será que um atleta inscrito por outra federação pontua para o circuito nacional?

Que confusão! Porque é que a prova não tem a mesma pontuação do Challenge? Mas só contabilizando as classificações dos “federados FPN” (portugueses ou não?!)? Que maneira mais estranha de pontuar uma prova…

Além disto tudo… o que fazer quando um atleta termina a mais de 30 minutos do 1º (isto não está explicado no regulamento)? No challenge houve atletas a pontuar para o circuito nestas condições. Devem? Na classificação FPN também aparecem lá atletas masters a pontuar nos 10km… só a Grila é que se tramou (7km de Oeiras)?

quarta-feira, outubro 11, 2006 3:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, ainda bem que levantas estas questões, que eu atempadamente na notícia "Taça do Mundo apresentada em Lisboa" aflorei em vários coments.
É o culminar dum circuito que nos faz lembrar organizações de países do 3º Mundo.

quarta-feira, outubro 11, 2006 5:31:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.:

Nas diversas confusões e faltas de transparência q levantaste, só faltou falar de um atleta português q andou recentemente em estágios internacionais de águas abertas, a convite da FPN. Mais uma vez sem critérios, mais uma vez sem regras, mais uma vez sem ter resultados a nível interno q legitimem essa escolha (porquê ele e não os outros q o têm ganho nas várias provas?), mais uma vez sem q ninguém perceba nada do q se passa...

E desta vez, mais grave, foi tudo feito às escondidas. Nem saíu em comunicado ou circular da FPN...
Será q era pra ninguém saber, pra tentar camuflar a falta de transparência nas escolhas? Pra ficar tudo no segredo dos deuses?

Ainda por cima achei também estranho o blog Beba-Água, sempre tão bem informado acerca da natação nacional, não ter também noticiado nada. Será que não soube disto, ou achará normal q tudo aconteça desta forma, através de negociatas estranhas por debaixo da mesa?

quarta-feira, outubro 11, 2006 10:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA a star list dos 2,8km ja saiu sabes de alguma coisa??

quarta-feira, outubro 11, 2006 10:47:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

relativamente a essa falta k apontas falta ainda apurar uns pormenores...
a seu tempo será exposto, a n ser k te adiantes...

quarta-feira, outubro 11, 2006 10:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Era interresante ver daniela inacio bem.
So que ela nao ta mto bem pk foi sujeita a uma cirugia portanto será um X a sua prestaçao.

quarta-feira, outubro 11, 2006 11:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

D.M.:
Estou a notar um pouco de dor de cotovelo e uma grande dose de cinismo no teu discurso.

B.A.:
Por acaso também estranhei não teres noticiado isso ...será que andas mal informado?

lol

quarta-feira, outubro 11, 2006 11:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente, se ocorreu algum estágio para determinados atletas de AA proporcionado pela FPN e tal não foi do conhecimento público, é um VERDADEIRO ESCÂNDALO e vem reforçar que estas provas já tinham pela FPN, atletas préviamente destinados a vencê-las.
Agora se percebe todas as "cambalhotas" que o regulamento sofreu ao longo do tempo.
Em contrapartida, veio a FPN vangloriar-se de ter efectuado uma PRÉ-SELECÇÃO para a Taça do Mundo, QUANDO AS INSCRIÇÕES ERAM ABERTAS A TODOS.
Ou seja, quando lhes interessa aparecem, quando não, calam-se para ver se as pessoas não descobrem essas situações ABERRANTES.

quinta-feira, outubro 12, 2006 10:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa mas que atleta de AA esteve num estagio internacional a convite da fpn?

quinta-feira, outubro 12, 2006 11:00:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

O atleta em causa é Nuno Vicente do CNTN. Esteve entre os dias 2 e 7 de Outubro em Calella (Espanha, perto de Barcelona) num estágio organizado pela LEN sobre Águas Abertas.
Foi ainda acompanhado de Pascoal Mendes (técnico do mesmo clube) que administrou um dos 10 treinos do estágio.

quinta-feira, outubro 12, 2006 11:06:00 da manhã  
Blogger DM said...

Anónimo das 11:49:

Dor de cotovelo não podes ter notado , pq não tenho (cinismo ou melhor, gozação, será uma interpretação correcta).

Eu não estou interessado em ir p os estágios do Flávio Bommio, se fosse convidado recusaria.

Outra questão é nem eu nem os outros serem contactados, e ser tudo feito por debaixo da mesa, às escuras. Isso é que não pode ser.

quinta-feira, outubro 12, 2006 11:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Eu não estou interessado em ir p os estágios do Flávio Bommio, se fosse convidado recusaria."
Então, então ... então CALA-TE. (Como dizem os outros)

Foi estranho o BA não ter noticiado isso!
Mas pensando bem foi numa altura que ele andou um pouco ocupado e não actualizava com frequência o blog, até o contazulejos se queixou disso no dia 3 de outubro, devia andar ocupado com outras coisas (por exemplo a beber água) e a notícia passou-lhe ao lado.

LOL

quinta-feira, outubro 12, 2006 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este anónimo.. Outubro 12, 2006 10:49 PM é msm burro..

sábado, outubro 14, 2006 5:06:00 da tarde  
Blogger DM said...

Atenção q o B.A., apesar de mto bem informado, não pode estar a ar de tudo.

Daí a nossa nobre tarefa de o ajudarmos a consolidar este como o espaço de referência maxima da natação naconal - q me perdoem os Srs. da FPN, q torram uma pipa de massa do dinheiro público c a empresa q mantem o seu limitado site, qd o B.A. faz 100x mais à borla...

sábado, outubro 14, 2006 5:10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home