quinta-feira, novembro 16, 2006

Maus hábitos mantêm-se

“Dar total cumprimento ao calendário de provas aprovado para 2006/07 e à execução rigorosa do orçamento para o mesmo ano;” frase do discurso de tomada de posse do novo presidente da direcção da ANDS.

Ainda bem que não sou treinador de nenhuma equipa da ANDS! A esta hora era bem possível que andasse a trepar às paredes… No seguimento de algumas “belas” situações do passado a nova direcção presenteia ao seu 4º dia de actividade mais uma mítica pedrada na modalidade!

Está agendado para este fim-de-semana na piscina de Santarém a primeira prova de apuramento de categorias da época 2006/2007 que coincide com o Torneio de fundo para infantis e juvenis (ver regulamento). Em sequência das muitas inscrições (vejam os TAC’s - Estavam à espera do quê?) a ANDS decidiu anular os 1500L para juniores/seniores, os 200B para infantis/juvenis e ainda os 200L e os 4x100L para todos!

Com esta situação os treinadores das equipas que preparavam os nacionais de clubes ou tentativas de TAC’s para os nacionais de Felgueiras ficam em terra a ver a banda passar. Qual é capacidade de incentivar um atleta no treino desta tarde sabendo que o atleta vai ser impedido de nadar aquilo para que estava inscrito desde há uma semana? Mais vale ficar em casa a ver os morangos com açúcar e jogar playstation!

Não é assim que se resolvem as coisas! Ou alteram os horários das provas, ou não se tem a ambição de fazer as provas todas do calendário num fim-de-semana, ou se começa a dificultar os TAC’s ou se começa a limitar as inscrições dos clubes por prova, ou se começa a limitar o número de atletas de cada escalão por prova. Façam qualquer coisa, mas não eliminem provas, não eliminem a possibilidade de se fazer aquilo que mais se gosta e para que se trabalha! Olha o bom senso!

Nem quero imaginar o que se vai passar na reunião de delegados no dia da prova. Não quero imaginar no número de mails e telefonemas inconformados com isto… Ou ainda está tudo em estado de graça?
Espero que a inexperiência seja a causa deste caso e que não volte a acontecer!

Etiquetas:

29 Comments:

Blogger Beba Água said...

Por exemplo: Prova de 800L/1500L ou 400E
O que diz o regulamento é que se houver pistas livres os melhores nadadores JUN/SEN as poderão ocupar, ou seja, imaginemos que temos 14 atletas INF/JUV a disputar a prova, se as duas pistas que faltam não forem ocupadas pelos melhores JUN/SEN vai haver problemas a sério! Têm 2 dias para amenizar esta primeira barracada!
É que pelo menos os treinadores e os atletas levam isto a sério! Não brinquem!

quinta-feira, novembro 16, 2006 9:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA a presidente, já!

quinta-feira, novembro 16, 2006 9:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol
nessa prova anulada de 200 livres os tac's dos JUN/SEN são 2:35(MAS) e 2:56(FEM)
isso são tempos de bruços e fraquinhos
viva á tereceira assossiaçõa do pais
lol

quinta-feira, novembro 16, 2006 9:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caramba...que TACS sao estes?!?Os TACS de JUN/SEN nem aos infantis dão luta...não seriam para cadetes?
Depois existem queixas de haver muitas inscrições...penso que qualquer atleta federado consegue TAC a tudo não?
enfim...

quinta-feira, novembro 16, 2006 9:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tenho uma teoria diferente
o BA ligou mas foi pa ands a dizer que o blog tava em baixa e k eles tinham de inventar alguma asneira pa ele animar isto
eu é k sei
então como é k ele soube disto? nem saiu o comunicado ainda na net

quinta-feira, novembro 16, 2006 9:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA premite-me que aqui deixe um recado para a ANDS.
Caro Pre. João Loureiro se o meu amigo fosse um desconhecido da modalidade eu até desculpava a primeira borrada,mas não é o caso porque o Sº já cá anda a muitos anos e por isso não justifica.
Ainda vai a tempo de remediar e o mesmo mail que mandou para os clubes hoje pode utilizar amanham a anular o de hoje.
Ademitir que erramos não é um defeito mas uma virtude e o meu amigo é um virtuoso.

Um abraço

Albi

quinta-feira, novembro 16, 2006 10:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ganda BA
Palpita-me que isso tem "dedo" da "presidenta"... :D
A Palmirinha é que dá os dias santos e feriados naquela casa... ;))))
Mudou a direcção mas a "presedenta" continua!...
Estão à espera de quê!?...

quinta-feira, novembro 16, 2006 11:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Além de eliminarem provas ainda metem duas do mesmo estilo na mesma sessão...200 e 100 mariposa no sábado de manhã? kem é mariposista e ker fazer tac não podia desejar um calendário de provas melhor...! o k dizer? ANDS e basta, issu diz td...!

quinta-feira, novembro 16, 2006 11:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hilariante... qd me disseram nem keria acreditar! Isto é o auge da falta de sensibilidade para o que é a natação, o planeamento e, principalmente, o esforço dos treinadores e atletas! Nunca vi nada assim. A dois dias da prova!! Muito bom...
Sr. Presidente e restante staff da recém-eleita direcção da ANDS: quero (e a julgar pelos restantes comentários, QUEREMOS) acreditar que tudo não passou de um mau momento colectivo, de um equívoco, ou de uma decisão mal ponderada. Acho que toda a malta ainda está expectante em que amanhã saia um comunicado "extra" a dizer que tudo volta ao programa inicial. Nem que para isso se tenham de começar as provas às 8h da manhã. É preferível meus senhores... aí o pessoal resmunga por acordar cedo mas cumpre-se com o previsto! Há muita gente inscrita nos 200L? Os 1500L iriam ser uma seca com muitas séries? São as provas... é a natação... sempre foi assim!
Concordo com o BA: se fosse treinador andava a trepar paredes!

Uma palavra de incentivo para a direcção da ANDS, acredito que uma borrada destas venha a ser corrigida a tempo. Senão suspeito que o clima vai ser hostil durante os dois dias... seria um péssimo cartão de visita meus senhores... O povo acredita no bom senso!

sexta-feira, novembro 17, 2006 12:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já aki foi dito e é verdade nestas coisas a verdadeira presidenta é a Palmira, ela vê mais ou menos a olho k akilo demora mt, manda um bitaite ao presidente e ele acena positivamente. Cagar a rir com o calendário, prometem e dps nao cumprem...

sexta-feira, novembro 17, 2006 4:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meus senhores vamos pensar,

Quando é que os TAC's foram definidos?
Quando é que as provas foram definidas e em que moldes?
Tudo isto não tem de ser aprovado pelos clubes?

Após responderem a estas perguntas respondam a esta:

O que é que o presidente (no cargo à uma semana) tem a ver com isto?

Ganhem juizo!

sexta-feira, novembro 17, 2006 10:07:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

O que é que o presidente tem haver?
Nada de especial. Sá assinou um Comunicado (que nem na net está) que elimina 4 provas… Mais nada!

PS: Volta a ler o 1º parágrafo do post. Depois bebe um café (e uma água) e acorda.

sexta-feira, novembro 17, 2006 10:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tens razão!

Vamos antes fazer uma prova com 16 horas de duração, assim ninguém sai prejudicado... ou será que existe regulamentos que limitam a duração das sessões...

Atenção que não quero dizer com isto que não concordo convosco mas neste momento acho que não há volta a dar.

sexta-feira, novembro 17, 2006 10:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Relativamente aos 1500L, facilmente se resolvia ao limitarem para 3 séries as participações, como já é feito noutras associações.
Se houver "bom senso", tudo se resolve.
Não é a "cortar" a direito que se resolvem os problemas!!!!!

sexta-feira, novembro 17, 2006 10:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu nao acho que os problemas esteja nos tac's!!! acho é se calhar sao muitas provas! mas tb nao é agr que se eleminam!
isso deve vir das reunioes técnicas de inicio de época! não se discute isso na ANDS? s sim! e s este calendario foi aprovado! nem os clubes tem o direito de reclamar (a não ser os que votaram contra), nem a direcçao da ANDS deve eliminar essas provas!!

Acho que foi tudo muito feito em cima do joelho! como algumas coisas que ate eu faço!

sexta-feira, novembro 17, 2006 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro,

Se não eliminar provas isso quer dizer que s sessões irão ultrapassar o tempo regulamentar de prova.
Para quem servirá estar 4 ou 5 horas por sessão "enfiado" numa piscina?
Aos atletas não é de certeza, juizes, por essa altura já não vêem nada, o publico já desapareceu. Por isso a quem servirá?
Estou de acordo em que algo deve ser feito, e muito sinceramente cabe aos clubes e DT chegar a uma conclusão, na minha opinião, os TAC's não estão no nível que se quer e o nº de provas é exagerado. Mas isto é apenas a minha opinião.
Quanto à nova direcção, que poderá ela fazer em tão pouco tempo? apenas manteve o que vem da anterior, incluindo provas, convocatórias e tudo o mais. Julgo mesmo que será demasiado prematuro pedir a "cabeça" do novo presidente se mesmo este ainda não teve tempo para arrumar a casa como pretende.
Se bem me lembro já o ano passado aconteceu algo parecido e todos os delegados concordaram que era impossível efectuar a prova como estava no regulamento, pelo que tiveram todas as hipóteses na altura de discussão de calendário de dar a sua opinião e fazer as referidas mudanças. Ora isso não aconteceu. Porquê? Não estiveram os clubes presentes? Não tiveram argumentos? Não ...?
Toda a gente consegue dizer mal, mas e fazer com que haja mudanças? estar presente sempre que solicitado para dar o seu contributo?

Boas braçadas e apitadelas

sexta-feira, novembro 17, 2006 1:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou esta cagada é corrigida ainda hoje ou então suspeito que o novo Presidente vai ficar com as orelhas quentes... se bem conheço os atletas mais velhos e representativos da ANDS... eles não se vão embora antes de darem uma palavrinha ao Sr. Loureiro! Ao menos que ele mantenha uma política de abertura e de diálogo, nisso o Sr. Carlos Gonçalves sempre manteve uma boa postura e resolveram-se algumas situações ouvindo a opinião construtiva de quem já anda nestas lides há muito tempo e tem outra sensibilidade pra coisa. Pelo que me foi dado a ver, deve ser no sábado à tarde que a agitação deve crescer, uma vez que alguns dos "tubarões" da ANDS não vão meter os pés na água na 2ª sessão da 1ª jornada porque as suas provas foam anuladas...

sexta-feira, novembro 17, 2006 1:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só dás razão ao título do post com essa tua explanação de não sei quantas linhas.
Não encontraste soluções no post? Lê com mais atenção o 5º parágrafo do post!

O triste disto é a tua preocupação ia para o público e arbitragem. Só para rir. Os atletas não vão fazer recordes pessoais agora, simplesmente querem agora adquirir a confiança necessária para que isso aconteça num futuro próximo!

Há quantos anos andam nisto para não perceberem o ABC da coisa? Se não sabem, aprendam. Se não querem aprender, vão ter de aturar os “chatos” do costume!

sexta-feira, novembro 17, 2006 2:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol
no programa de provas apresentado na net pela ands
http://www.ands.pt/AdvHTML_Upload/Ficheiros/2006-2007/Programa%20Provas/programa%20provas%20torn%20fundo.htm
na prova dos 400E femininos há 4 pistas vagas
na prova dos 400E masculinos há 2 pistas vagas
na prova dos 800L femininos não há pistas vagas
na prova dos 1500L masculinos há 1 pista vaga

o que eu gostava de saber é se a ANDS vai aceitar ou não os melhores 4, 2, 0 e 1 melhores tempos de inscrição de JUN/SEN para essas provas

sexta-feira, novembro 17, 2006 3:10:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Pois, essa é uma questão que todos estão à espera de ver resolvida. Mas pelo que está regulamentado só mesmo essas 7 vagas é que vão ser preenchidas. Ou seja, não há mais séries.

sexta-feira, novembro 17, 2006 3:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu bem posso eskecer... pelo menos duas provas...

sexta-feira, novembro 17, 2006 7:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem...
Para mim, os tac's é que representam grande parte do problema...
Bolas, quase qq pessoa que consegue nadar 1500 é capaz de cumpri-lo em menos de 22 minutos (é apenas um exemplo, mas é assim em todas as provas).
O que tem o DTR a dizer sobre esta situação? Ou será que foi ouvido...

sexta-feira, novembro 17, 2006 10:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nesta altura do campeonato sºAfonso já pediu demiçaõ para sabado poder e com razão refilar como é costume .
Esta noite nem durmo,não vejo a hora de entrar na piscina.
Tenham um pouco de bom senso é o minimo que se pode pedir.

sexta-feira, novembro 17, 2006 10:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e ent? a ands remediou bem ou mal a coisa???pelo menos aos 400E masc os melhores jun e sen nadaram na ultima serie havendo so um miudo a nadar nessa serie que contava para os compeonatos.

domingo, novembro 19, 2006 9:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Calaram-se as vozes?
O que se passa?

segunda-feira, novembro 20, 2006 9:46:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Mas o que queres saber?
A palhaçada foi isso mesmo, uma palhaçada. Tudo a contar piadas tristes no cais da piscina. Ninguém satisfeito. As equipas não foram ouvidas e por isso não houve quem não se revoltasse.
A sessão da tarde de sábado teve 5 séries de 200B e 6 de 1500L. Foi uma tristeza.
As provas anuladas foram agendadas para o próximo domingo de manhã em Torres Novas sem direito a novas inscrições, apenas se aguarda a confirmação das anteriores.
Esclarecido?

segunda-feira, novembro 20, 2006 10:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excto BA, palhaçada e da grossa... mt mau mesmo. Tudo o que tem vindo a ser planeado pelos treinadores nunca é a mesma coisa com esse "remendo" de inventar uma prova em Torres Novas para nadar essas provas que foram retiradas do programa. Tanta coisa que poderia ter sido feita para isso não acontecer: antecipar ou prolongar a jornada em 1h/1h30 (ninguém morria); limitar inscrições por clube; apertar os TACS para não haver algumas comédias (e até desrespeito para com a condição humana - própria de quem percebe buéréré do ofício)... enfim... e outras opções que por lá ouvi, também elas bastante válidas. Agora há treinadores que já não estarão tão interessados em testar os seus atletas nessas provas... avançou-se uma semana no planeamento, mais vale ficar a treinar na bela da piscina local. Para alguns, claro está, não fará diferença porque essas provas não interferem com o seu tipo de treino - metragem, zonas de intensidade, em suma, tudo akilo em que quem decidiu esta anormalidade é expert e pode até da formação na área.
Mas a ANDS não salvaguardou (não sabe, não percebe e nem tenta perceber) aqueles que precisavam dos 200B, 200L, 1500L e 4x100L naquele dia, neste fds que passou!! Está mal meus amigos, muito mal mesmo. Pode parecer uma tempestade num copo de água, mas não é. Quem percebe minimanente de natação chega lá facilmente. Vamos acreditar que tudo não passou de um infeliz começo do novo Sr. Presidente e do seu mui nobre staff...

segunda-feira, novembro 20, 2006 11:03:00 da tarde  
Blogger DM said...

Conheço um ex-DTN disponível de imediato p assumir funções de DTR da ANDS, se necessário for.

Contactem-no q ele resolve esses problemas de organização interna.

terça-feira, novembro 21, 2006 1:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bem...
amigos eu é k sei como foram akeles dias d seca la na piscina....
ver akele mar de gente a nadar.
por um lado estamos a ver uma grande evoluçao da nataçao mas por outro lado falta a consciencia d certos treinadores k teem k ver as capacidades dos seua atletas visto k por certos atletas a fazer 200 mariposa k nem 25 mts aguentam realmente é falta de inteligencia....
principalmnte para os mais jovens k se veem metidos nisto sem o minimo de preparaçao nem noçao o k é a nataçao...
simplesmente caem la d paraquedas...porque mts treinadores querem mostrar trabalho quando esse trabalho tem k aparecer é certo mas no seu tempo devido!!!
treinadores tenham juizo preparem os atletas pk eles nao sao carne pa canhao!!! e depois ha o abandono prematuro!!! como diz o paulo bento... "trabalhar com tranquilidade!!!"

terça-feira, novembro 21, 2006 12:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home