quinta-feira, janeiro 04, 2007

Prenda de Natal para amantes das AA

Saiu em comunicado da FPN dia 22 de Dezembro a prendinha no sapatinho para os amantes das Águas Abertas. Afinal parece confirmar-se que as Águas Abertas tiveram o seu ano zero em 2005/2006. Esta época é que vai ser. Um conjunto notável de mediadas foram tomadas para que o que de bom aconteceu na época passada seja ainda melhor, e que todas as falhas não se voltem a repetir.

A primeira medida a assinalar corresponde à criação de um Campeonato Nacional de Águas Abertas com provas de 5km e 10km. Só ainda não se percebeu se estas duas provas terão datas diferentes, mas parece que sim, uma vez que está em aberto a possibilidade de inscrição nas duas provas. Também ficou em aberto a possibilidade destas provas serem coincidentes com provas do circuito nacional (não me parece a solução ideal). A taxa de participação é de 10 euros por prova ou de 15 euros para as duas.

No regulamento do Campeonato Nacional está escrito: “Os atletas não nacionais, de acordo com o artigo 30º do Regulamento Geral em vigor, poderão participar extra competição.” Não concordo! Não estamos em piscina onde se nada em pistas separadas, este aspecto pode fomentar problemas na realização das provas com estratégias de equipa e problemas nas chegadas das provas. É só ver os resultados de 2006 para se perceber que isso pode influenciar, e muito!

A segunda medida a destacar, passa pela intenção de uma tomada de tempo em 5km indoor que servirá de filtragem para acesso ao subsídio FPN dos atletas e respectivos técnicos, tal como acontece na natação pura. Falta é saber onde e quando serão feitas essas tomadas de tempo. Em piscina longa? Ou curta?

Relativamente ao circuito nacional, poucas são as novidades, apenas a destacar a celeridade e transparência do processo. Teremos 5 etapas e a Taça do Mundo de Setúbal a 26 de Maio poderá apenas servir como bónus e não como prova efectiva do circuito. Com a apresentação das datas e locais das provas integrantes no início de Março teremos muito maior respeito por todos aqueles que esta época esperaram quase até à véspera para conhecer o regulamento de uma das provas (Oeiras). A taxa de inscrição no circuito será de 30 euros e a inscrição em cada prova nunca será superior a 5 euros.

- Regulamento do 1º Campeonato Nacional FPN de AA 06/07
- Regulamento do 7º Circuito Nacional FPN de AA 06/07

Etiquetas:

37 Comments:

Blogger DM said...

B.A.:

Alguns comentários ao texto da tua autoria...

1 - De facto louva-se (ao 7º Circuito, parece q finalmente vamos ter alguma coisa pensada e organizada) o facto das coisas estarem a ser preparadas atempadamente, com datas e regras estabelecidas. Por isso partilho dos teus elogios à FPN neste aspecto.

2 - Pelo q percebo do texto, parece-me q estão a pensar fazer Camp. Nacional de 5Km e 10km na mesma altura (dias seguidos, ou c um de intervalo), se não for prova do circuito nacional. Não discordo. Quem quiser escolhe uma, quem quiser vai às duas, se tiver cabedal p isso. Se for integrada numa prova do circuito nacional, então deverá ser separado, naturalmente.

3 - Sobre a participação de atletas não nacionais, não podemos ser fundamentalistas ao ponto de proibir a sua participação. Eles não têm nenhuma doença contagiosa, nem mordem. Vivem no nosso país, estão filiados na FPN como tu, apenas não nasceram cá. Parece-me mais q razoável q possam participar, apenas não se sagrando campeões nacionais. E mesmo isso tenderá a ter os dias contados. Perceber e aceitar tudo isto é uma questão de cidadania e de compreensão das leis da Comunidade Europeia, não de opinião pessoal (já o ano passado eras contra o facto do Lavrentyev pontuar p um simples circuito nacional). Nestas coisas, é preciso colocar o nosso umbigo e interesse de lado e olhar p a coisa no global. Só temos a ganhar se eles puderem participar e elevar o nível da competição. E se algum dia fores prejudicado por estratégias de equipa (eu fui, tu não me parece), tens bom remédio: trazes estrangeiros p nadar pela tua equipa, a competição e o teu desempenho ficarão seguramente a ganhar.

- Os 5 Km indoor, se for em longa, serão difíceis de cumprir abaixo dos 60' por muita gente, pelo q será uma boa economia p a FPN. Convém pensar como realizar isto a nível regional. Dependente do número de interessados por Associação, a um por pista poderá ser uma eternidade nalguns casos (Lisboa e Norte, no máximo). Será viável fazer este apuramento a 2 por pista em carrocel, qd necessário, por exemplo?

- Sobre os atrasos do ano passado, não foi só Oeiras. A própria FPN divulgou o regulamento do seu circuito em Agosto, qd este começava no início de Setembro. Regulamento q não serviu para nada, aliás, pq alterou antes da última prova, e depois de realizadas 4 etapas.

- A minha única admiração foi o facto de teres "esquecido" de falar das participações internacionais em águas abertas (competições e estágios), q foram dos maiores escândalos e aldrabices do ano passado, negociadas a um nível a q ninguém deveria descer (às escondidas e para os amigos). Este ano, continuo a não ver nada sobre o assunto: não há critérios, regras, apuramentos, népia. Será p seguir o mesmo modelo do ano passado?

quinta-feira, janeiro 04, 2007 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente, que os estrangeiros participem extra competição, pois trata-se de um Campeonato Nacional (como o próprio, nome indica).
Para que todos possam participar, existe o Circuito Nacional.
Espero que a Prova de 5KM Indoor, seja atempadamente divulgada e calendarizada, para que todos os interessados possam nela participar.
Desta vez, "tiro o chapéu à FPN", pois se estes Regulamentos forem "levados à risca" acabam-se as "suspeições e favorecimentos" que ensombraram o anterior Circuito Nacioanal!!!

quinta-feira, janeiro 04, 2007 2:49:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

DM,
Nem me vou dar ao trabalho de responder ao resto do teu texto, mas a parte da dos nadadores estrangeiros tem de ter resposta.

No ano passado só não concordava com a pontuação de estrangeiros se o vencedor do circuito elegesse o campeão nacional (uma vez que não havia campeonato). Uma vez explicado que o vencedor do circuito era “apenas” o vencedor do circuito e nada mais, passei a concordar com a sua possibilidade de pontuar.

Este ano com a criação do Campeonato Nacional e a manutenção do Circuito, sinceramente não estou a ver os ganhos que referes em se permitir a participação estrangeira. É apenas uma opinião que podes voltar 10 vezes a rebater. Mas é a minha opinião. O que ganhas no aumento de nível comparado com a confusão que podes criar no resultado final? Não me parece que se justifique, uma vez que para aumento de nível temos o circuito com 5 provas + Taça do Mundo, que se tiverem atractivos relevantes podem contar com esse aumento de nível que falas.

Adianto ainda que actualmente o Lavrentyev está a tentar a dupla nacionalidade, e que desde o dia que a conseguir serei o primeiro a reconhecer que a FPN o deve apoiar na vertente das AA, visto ser o nadador em Portugal actualmente com mais potencial.

quinta-feira, janeiro 04, 2007 9:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fala-se tanto de campeões nacionais portugueses e estrangeiros mas parece-me que o Lavrentiev até já é campeão nacional pois que integrava a equipa do SAD que ganhou o campeonato nacional. Acho mal que se "importe" um estrangeiro propositadamente para vir aos campeonatos nacionais, agora um nadador que vive há anos em Portugal, faz toda a sua vida em Portugal porque não há-de poder ser campeão nacional?
as coisas erradas corigem-se e acho que devia ser corrigido este ponto dando a possibilidade a um nadador que vivesse há um número de anos a determinar em Portugal que pudesse ser campeão nacional.
Aliás acho que não faz qualquer sentido a duplicidade de critérios em que no campeonato de clubes o estrangeiro acabadinho de chegar pode fazer parte de uma estafeta e não ser permitido a outro estrangeiro ( às vezes que até nasceu cá ) fazer parte da estafeta em campeonatos nacionais individuais
Na minha ideia faz mais sentido um estrangeiro que viva cá há 5 anos ou mais ser campeão nacional do que um português que nunca viveu em Portugal o ser e parece-me que não é possível impedir este de ser competidor num campeonato nacional e até, se tiver categoria para isso, ser campeão nacional

Tenho para mim que deveria ser alterada esta regra

quinta-feira, janeiro 04, 2007 10:53:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.:

Impõe-se alguns esclarecimentos. Nunca ninguém disse nem pensou (mto menos tu, q és bem informado) q o ano passado ia ser apurado um campeão nacional de AA. Se não havia Campeonato Nacional, como poderia haver campeão nacional? A verdade é q com o simples facto do Arseny poder ser vencedor tu discordavas. Dei-me ao trabalho de ir recuperar este post:

Anónimo disse:
Para sermos coerentes com os regulamentos que regem a natação e sem qualquer desprimor para as pessoas em causa, o atleta Arseniy Lavrentyev, não poderá contar para este circuito, por ser de nacionalidade estrangeira, tal como não contou nos Campeonatos Nacionais Absolutos, pois trata-se de um Circuto Nacional e organizado pela mesma instituição.
(...)
12:44 PM

Beba Água disse...
Completamente de acordo com essas duas situações que enunciaste.

Portanto, o ano passado achavas q ele não devia pontuar p o Circuito, este ano já achas q deve. Nada de mal, significa q EVOLUÍSTE no teu raciocínio, o q é bom sinal. Mas admite-o, apenas isso!

Os ganhos da competição em poder contar c o Lavrentiev, q tu próprio dizes ser o atleta c + potencial(e eu concordo)? Q vantagem pode ter uma competição em contar c o melhor? De facto uma pergunta deveras intrigante...!

Sobre o resto a que não dás resposta (nem agora nem nos últimos 4 meses), na verdade, julgo que ninguém estaria à espera da tua resposta. Nem da tua, nem da teu técnico, nem da do teu técnico-adjunto, nem da Direcção da FPN, nem do Conselho Jurisdicional da FPN, nem do DTN-AA da FPN. Na verdade, ninguém dá resposta pq não há resposta pra dar. Se a houvesse, de certeza q alguém daria, ou não achas? :)

sexta-feira, janeiro 05, 2007 12:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fico feliz pelo entusiasmo que neste momento existe pelas AA e pelas longas distancias.
Ate ha poucos anos as provas nacionais de AA reduziam-se a Castelo de Bode e Sesimbra - provas estas que os clubes utilizavam para treinar um bocado no inicio de epoca.

Espero que este fervor nao seja apenas uma moda e que daqui a 2 ou 3 anos se continue com este tipo de discissoes demostrativos de interesse.

Acho que os atletas portugueses deixaram de ter medo de nadar provas de 1500 e 400 Estilos. Penso que estao cada vez mais bem preparados para este tipo de provas e acho que isso se deve ao numero crescente de atletas a treinar de uma forma regular em piscina longa.

Parece-me tambem que a fpn esta tambem a evoluir nesta area. Se repararmos os regulamentos, das procas de natacao pura estao de uma forma geral longe de levantar polemicas, o mesmo se passando em relacao aos criterios de seleccao.

Temos que dar algum tempo, 2 ou 3 anos a fpn para que esta melhore/altere os regulamentos com base nas situacoes mais polemicas que vao acontecendo ao longo do tempo.

Tenho andado a ler com atencao os textos do DM e fico muito contente com a evolucao - explico: continua a ter muita coisa contra a dizer, continua a ter razao em muitas coisas que diz mas, di-lo de uma forma mais correcta e nada ofensiva, parabens. Assim, penso que a probabilidade de seres levado a serio sera maior. Sabes que o embrulho tambem e muito importante.

sexta-feira, janeiro 05, 2007 1:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois, eu, em relação a este assunto tenho uma opinião talvez não muito consensual...
Veja-se por exemplo o caso do nosso Francis Obikwelo (não sei se é assim q s escreve)...achei inicialmente mt bem que ele representasse Portugal, vivia cá, treinava cá, mais do que justificado.
Agora pelos vistos Portugal não lhe proporciona condições para melhorar e vai treinar de forma PERMANENTE para Espanha....pq raio continua a representar este país se nem lhe damos condições (pelos vistos)e se não nasceu ca para evoluir...ou seja, acho que os atletas deveriam poder escolher com maior facilidade o nação Mãe no que diz respeito ao seu desempenho desportivo, claro, teria q ser criadas regras...

sexta-feira, janeiro 05, 2007 9:14:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Não me troques as palavras. Dizes: “o ano passado achavas q ele não devia pontuar p o Circuito, este ano já achas q deve”

Lê com mais atenção o que escrevi acima (mas sem maldade): “No ano passado só não concordava com a pontuação de estrangeiros se o vencedor do circuito elegesse o campeão nacional (uma vez que não havia campeonato). Uma vez explicado que o vencedor do circuito era “apenas” o vencedor do circuito e nada mais, passei a concordar com a sua possibilidade de pontuar.”

Conclusão básica: Já o ano passado concordava que ele pontuasse. A opinião mudou apenas pelos considerandos serem diferentes (Circuito não apurava Campeão Nacional). Parece-me simples. Só n percebe quem n quer.

Qt ao resto… continuarás sem resposta.

sexta-feira, janeiro 05, 2007 9:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DM, sinto-me lisonjeado por teres utilizado uma citação minha, no "coment" das 12:51AM.
Quanto à questão dos esclarecimentos dados pela FPN, para justificar a inclusão do ucraniano, apenas pecaram (como, muitas outras coisas) por "tardias e fora do contexto"!
Relativamente às outras situações, eram determinadas e executadas, em função de determinados objectivos e pessoas, previamente "arranjadas" pela FPN!!!

sexta-feira, janeiro 05, 2007 9:48:00 da manhã  
Blogger DM said...

Continuo sem perceber: mas tu alguma vez pensaste realmente q o Circuito ia apurar um Campeão Nacional?

Se sim, isso foi quando? E porque estranha razão haveria um circuito nacional (q não é campeonato nacional) apurar um campeão nacional?

Seria a primeira vez (nunca o tinha sido, pq haveria de ser o ano passado?), e de tão pouco lógico, não é raciocínio para ti, q estás sp bem informado e por dentro das coisas.

sexta-feira, janeiro 05, 2007 11:24:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

DM,
Vai ver os anuários da natação antigos (deves ter isso) com o 1º 2º 3º… Circuito Nacionais de AA e por baixo, Campeão Nacional: Nome do(a) nadador(a) vencedor(a) do circuito.
Só por isso. Penitencio-me pela minha ignorância.

sexta-feira, janeiro 05, 2007 1:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Discussão entre DM e BA à parte, surge-me uma questão diferente dos "estrangeirismos".

É sabido pelos frequentadores das provas de águas abertas que no circuito ou campeonato nacional ou seja o que queiram implementar, o evento "mãe" é o challenge de C. Bode.

Não é preciso estar muito atento para reparar que é a única prova que não é organizado nem patrocinada por nenhuma associação de natação de lisboa, norte de portugal, santarém ou algarve, mas sim por um clube que nem federado é(na verdadeira acepção da palavra no sentido de participar nos campeonatos nacionais de piscina de divisões). Trata-se somente de um simpático clube de nadadores masters que têm tido vontade para construir.

Calculo que tenha as suas quotas (ou meios de subsidios semelhantes). Mas chegará para se chegar à frente com 400euros(!) para a FPN e, ao contrário de outras edições, não poder passar as inscrições de 5 euros?

Dúvido, mas e se por acaso não houvésse a prova de referência de AA em Portugal? seriam menos 3 provas no circuito? onde seria o campeonato nacional? templários?

Qual a contrapartida da FPN para com os clubes/associações que organizam provas?

Qual a vantagem, para além de amor à modalidade, em organizar?
encher a FPN?

Não deixo de saudar a iniciativa da FPN em lançar o repto atempadamente, pois assim sempre, caso estejam disponíveis para tal, rectificar igual e atempadamente situações.

sexta-feira, janeiro 05, 2007 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e quem não quiser entrar na corrida por premios, pontos, tacas, trofeus, etc, mas sim so quiser participar nas provas?

paga o preco individual de cada uma?

sexta-feira, janeiro 05, 2007 11:12:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

exacto

sexta-feira, janeiro 05, 2007 11:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ao anonimo das 02.43:

aos 400euros com que o clube tem de avançar à FPN, soma-lhe os 600 que tem de arranjar de premios.

ja vai em mil.

sexta-feira, janeiro 05, 2007 11:32:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.: Tenho ao anuários. Mas o q lá está escrito (apesar do trabalho interessantíssimo e de grande valia do J. Torres) não é oficial.

Só pra te dar um exemplo, eu próprio fui vencedor virtual do "Troféu Bessone Basto", q era uma coisa q existia antigamente, com a soma dos melhores registos da época de diversas provas. Ou seja, na verdade nunca ganhei troféu nenhum nem classificação nenhuma, até pq essa disputa não existia, apenas surgia no anuário como vencedor. Assim era com o campeão nacional de AA, quando nunca houve campeonato nacional de AA. Só se é campeão nacional qd se vence o campeonato nacional. Se não há campeonato, não há campeões, naturalmente.

sábado, janeiro 06, 2007 1:13:00 da manhã  
Blogger DM said...

Anónimo das 2:43 PM

Gostei do seu post. Algumas pequenas rectificações: o Challenge ainda tem algum envolvimento da ANDS (ainda q pouco); a ANE já tem atletas federados na natação pura (ainda q poucos) e não só nos masters;

No entanto é bem verdade o q você diz. As outras provas têm uma Associação Regional a organizar, por isso têm dinheiro. O Challenge, sendo a melhor e a maior, não tem Associação (tem apenas um clube pequeno e simples, talçvez daí o seu sucesso), mas já tem o prestígio, dimensão e provas dadas de anos anteriores. Isso vai trazendo algum retorno em termos de oportunidades e apoios.

Mas é um facto q a FPN, q pouco ou nada faz, exige sem ter nada em troca para dar. É q organizar uns Nacionais significa ter 4 centenas de pessoas durante 3 ou 4 dias numa cidade, tem retorno a td os níveis, podem existir exigências neste caso. Uma prova de águas abertas pouco ou nenhum retorno tem, a malta vai de manhã e volta à hora do almoço, bebe água da barragem e arranca. Estar ainda a exigir q consiga tudo isto pra se candidatar (ainda q em termos organizacionais o sistema esteja correcto), pode ser exagerado.

sábado, janeiro 06, 2007 1:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

em piscina, se vão 2 na mesma pista, nao precisam de ir em carrocel, um a puxar o outro. Podem ir lado a lado :D

sábado, janeiro 06, 2007 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lado a lado também puxam um pelo outro... :D

"Uma prova de águas abertas pouco ou nenhum retorno tem, a malta vai de manhã e volta à hora do almoço, bebe água da barragem e arranca."

Quanto a mim, depois de uma prova de 5K tenho sempre de comer qq coisa para além da água da barragem. Se arranca-se logo a seguir não ia muito longe.

Mas realmente umas poucas centenas de almoços não são assim grande retorno...

domingo, janeiro 07, 2007 8:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DM

A participação da ANDS no challenge é meramente no sentido de disponibilizar a arbitragem, pelo que de facto os rapazes andam mesmo sózinhos no que respeita a apoio institucional na organização.

E agora verem-se obrigados a chegarem-se à frente com 1000euros no minimo dá que pensar, mesmo tendo menos trabalho no que respeita a inscrições (se tudo correr bem e a FPN fizer o que lhe compete)

segunda-feira, janeiro 08, 2007 10:04:00 da manhã  
Blogger DM said...

É uma questão do organizador-mor do Challenge falar c o DTN de Águas Abertas e esclarecer a situação...

segunda-feira, janeiro 08, 2007 1:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

alguém me esclarece uma coisa?

se no regulamento das AA recentemente publicado se menciona a candidatura das provas até fim de janeiro, porque é que no site da FPN (Calendário AA) se mencionam já provas marcadas para 2 de setembro e a prova do alqueva para 8 de setembro ?

terça-feira, janeiro 09, 2007 10:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DM:

define "organizador-mor do Challenge"
estarás a criticar a adequada segregação de funções públicas?

terça-feira, janeiro 09, 2007 10:56:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

As provas do calendário, são apenas isso, provas do calendário!
Para pertencerem ao circuito devem ter de concorrer de acordo com o regulamento apresentado pela FPN.
Se não, são apenas provas isoladas.

terça-feira, janeiro 09, 2007 1:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo esclarecimento.
Prova bem interessante essa do Alqueva. Onde se podem recolher informações, etc?

terça-feira, janeiro 09, 2007 2:55:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.:

Com estas exigências, quase que mais vale organizar "apenas provas do calendário/provas isoladas" do q provas do Circuito.

Para além da despesa e trabalho em se substitutir à FPN, qual o especial interesse, para quem organiza, de ter a sua prova no Circuito Nacional, se a FPN as divulga na mesma?

quarta-feira, janeiro 10, 2007 1:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O eventual "interesse" é em ter nadadores federados que lá são levados pelos próprios clubes que têm receio de "represálias" por irem a provas de calendário que não sejam do circuito, correcto?
Pelo menos tenho margem de dúvida.....

No último challenge, os prémios monetários, e bem (na minha opinoão), foram, não para os atletas (como a FPN assim quer obrigar agora), mas sim para os clubes que teriam assim todo o interesse em levar mais atletas. Talvez por isso tenham nadados mais de 350 pessoas.

Agora a FPN quer meter o bedelho mas só no que convém. Haja coragem para organizar fora do Circuito.
Alqueva por exemplo seria uma boa opção quem sabe. Desde que não haja sucção provocada pela ruínas da Aldeia da Luz.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 9:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não seria de todo "desportivo" se, apesar de não participaram no Circuito, a FPN não as divulgar (diferente de promover)

quarta-feira, janeiro 10, 2007 9:37:00 da manhã  
Blogger DM said...

Sem dúvida q o modelo adoptado pelo Challenge (premiar as equipas) foi interessante e trouxe mta gente (apesar de existirem poucas equipas tipo Vitória, a perceber a mais-valia de participação colectiva num evento desta natureza).

Sabendo q o dinheiro não estica, ou bem se dá prémios às equipas, ou bem se dá aos atletas.

Mas o Challenge até é uma das poucas competições q tem condições p continuar a ser um sucesso e uma referência, mesmo fora do Circuito da FPN.

quinta-feira, janeiro 11, 2007 10:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"tem condições p continuar a ser um sucesso e uma referência, mesmo fora do Circuito da FPN" se a equipa que o construiu se mantiver e sobretudo se os clubes tiverem coragem para aparecer em número mesmo não pertencendo ao Circuito.

Gostei muito do ambiente do ano passado apesar a chuva matinal e tem de facto condições óptimas para natação em AA.

Estará o "organizador-mor" em condições de chefiar o Challenge fora do Ciscuito?
e como será o circuito sem o Challenge?
10km nos templários? oeiras?

Isto de especular é engraçado.

quinta-feira, janeiro 11, 2007 2:41:00 da tarde  
Blogger DM said...

O "organizador-mor" teve mto mérito em lançar o evento, mas hoje é uma peça sem disponibilidade e totalmente dispensável. O evento é montado c a inexcedível entrega e colaboração de um conjunto de voluntários q ele angariou ao longo dos anos p trabalharem c ele. Agora limita-se a tratar dos assuntos pelo telefone e aparece na véspera, como fazem os patrões. Perdeu-se um operacional de valor p se ganhar (mais) um patrão. Foi pena, pq patrões já há demasiados, operacionais é q fazem falta.

Os clubes aparecerão cada vez mais, pelo evento, pelo local, e pela organização. E pelos prémios colectivos também. Mesmo q não faça parte do circuito. Os nadadores, poderão faltar alguns, sobretudo os caça-cheta. Mas a maioria e os essenciais (por essencial designo aqueles GOSTAM das AA), acredito q vão lá estar.

Realisticamente, fora do circuito FPN o Challenge nunca ficará:

1ª Pq o organizador-mor está demasiado comprometido c a FPN, por motivos óbvios;

2º Pq se trata da maior prova do país, e não tinha lógica nenhuma q isso acontecesse;

3º Pq mesmo q a organização não consiga meios p satisfazer os requisitos da FPN, tratarão de arranjar forma de negociar um apoio encapotado da FPN à organização para viabilizar a sua inclusão no circuito, por debaixo da mesa. É assim q o organizador-mor trata destes assuntos: por debaixo de mesa, para os amigos e sem se saber de nada. Vejam-se as participações internacionais dos nadadores de AA em 2006 e tirem-se as devidas conclusões.

sábado, janeiro 13, 2007 2:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

duarte duarte...
não fales do que não conheces.
não vou entrar em disputas mas olha que o "patrão", mesmo bem antes do dia do challenge, é muito mais operacional do que pensas e é-lhe (ao contrário do que dizes/escreves) exigido bem mais do que julgas.
Só sabe quem lá está!! embora tenhas contribuido um pouco, não tens sequer ideia do trabalho que está por trás e se este ano há ou não condições ou se a "máquina" tá ou não montada!
saudações desportivas.

segunda-feira, janeiro 15, 2007 9:46:00 da manhã  
Blogger DM said...

Se á coisa que eu não conheço é o Challenge, de facto. Não participei já em 2 edições, nem sequer estive este ano a dar a minha contribuição à organização (e cheguei lá antes de ti, se bem te lembras).

Eu não digo q o "patrão" não é operacional. O q digo é q o evento neste momento se monta sem ele, mas não sem o contributo de outros 3 ou 4 q este ano arcaram c o essencial (como pude observar in-loco), esses sim o suporte real do evento - é a minha opinião.

O suporte do evento nunca pode ser um telemóvel. Sempre foi e sempre será quem lá está no terreno. Ainda q para mtas coisas dê jeito fazer uns telefonemas e resolver umas situações por esse meio tão característico das pessoas ocupadas e que têm mtos empregos e ocupações ao mesmo tempo.

Sobre as próximas edições, em ocasião e lugar próprio, tive a oportunidade e o prazer de deixar algumas ideias e sugestões aos diversos elementos da equipa organizadora (o "patrão" discordou, pq dizia q só devia ter enviado para ele, mas eu expliquei-lhe q as minhas ideias transmito a quem quiser, e não a quem ele quer). Espero q possam reflectir sobre as mesmas, adoptar as q acharem interessante, por forma a fazer evoluir cada vez mais o melhor evento de AA do país.

Só é pena que não assines. Se fosses uma dessas 3/4 pessoas, de certeza tinhas assinado, pq elas nunca participaram neste blog como anónimas. Até porque o seu valor e fontalidade está bem acima disso.

Cumprimentos,

terça-feira, janeiro 16, 2007 3:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Valor???? Frontalidade????

Quanto ao valor, a ti, só te reconheço o valor do tempo livre e da paciencia para dissertares sobre tudo e mais alguma coisa... porque o único mérito para mim que já tiveste, foi enquanto nadaste no algés.

Quanto à frontalidade, caro, não penses k lá pk encontraste um blog onde disparas a 2000Kms de distancia és frontal. antes pelo contrario, tudo isso nao passa de fanfarronice e marketing da má-lingua, género "tertulia cor-de-rosa".

Frontal serias, se abordasses as pessoas cara-a-cara e não precissasses de aparecer na luta com uma plateia atrás.

Frontal serias, se trabalhasses como os que criticas e os desafiasses com trabalho feito por ti, sejam atletas ou lá o k fôr! Mas preferes camuflares-te na teoria, papeis, documentos, posts, etc...

Ok, dou o "braço a torçer", organizaste (e bem) a famosa travessia das desertas, e chamaste as televisões regionais no que resultou num reflexo da verdadeira cultura desportiva nacional!

Queres que assine? Para ti até te assinava na testa, mas como dizem os "gato fedorento", Natal é quando o homem quer... e hoje não quero!

quarta-feira, janeiro 17, 2007 10:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao DM e anónimo das várias horas:

De facto o Challenge dá muito trabalho quer durante todo o ano (pois não se resume só a partir do início das inscrições ou à ultima semana acampados algures) e o grupo que o compõe é feito de poucas pessoas, estando a vida dessas cada vez mais complicada quer profissionalmente quer pessoalmente.

Contudo, detalhes ou consequências só às mesmas diz unicamente respeito, não valendo mesmo a pena especular sobre quem se entrega mais ou menos ou quem é mais ou menos operacional ou técnico ou se vai ou não haver Challenge ou se vai ou não entrar no circuito, por cima ou por baixo da mesa.

Quando se decidir, por maioria ou unanimidade, se saberá. Não antes, nem depois.

De facto, quando comento, mesmo que raramente, assino. De resto sou mero leitor de notícias da natação.

Boas braçadas,

quarta-feira, janeiro 17, 2007 2:26:00 da tarde  
Blogger DM said...

Anónimo das 10:03 PM

Se o q conheces do meu percurso é a minha passagem pelo Algés, e do meu contributo a organização de uma travessia, ainda bem para ti. Há por aí quem acompanhou o meu percurso durante vinte e tal anos e nem isso reconheça.

Qt à tua frontalidade e identificação, é de facto pena q para ti seja Natal todos os dias, pq nunca assinas.

Assim, temos de concluir q o teu problema não é o dia, mas sim a personalidade (ou neste caso, a falta dela).

Cumprimentos

quinta-feira, janeiro 18, 2007 2:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

algém sabe onde procurar informações sobre a travessia do alqueva?
quem organiza?
contactos?
a data que está no site da FPN é certa?

quinta-feira, janeiro 18, 2007 5:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home