terça-feira, janeiro 09, 2007

Salgueiros e Amadora em empate falso

O empate a sete golos entre Salgueiros e Amadora foi o menos importante de um encontro que ficou marcado por uma injustificável decisão dos árbitros Paulo Ramos e Luís Santos, que impediram cinco salgueiristas de alinhar.

Em causa estão os cartões federativos de alguns jogadores que, supostamente emitidos pela Federação, não chegaram a Paranhos. Em face do sucedido, a decisão da dupla de arbitragem foi a mais drástica: retirar os atletas em causa da ficha de jogo. Deste modo, e ao fim de nove jornadas em que o campeonato decorreu sem a existência de cartões (por exclusiva culpa da Federação, que não os emitiu), a exigência de extremo rigor – que não existiu, por exemplo, no árbitro Luís Santos que chegou dez minutos atrasado ao encontro –, motivou uma decisão drástica, que impediu de jogar o melhor jogador nacional actualidade, Rui Moreira, bem como o guardião Tavares, o ponta Jorge Lopes e mais dois jogadores do "treze" (Nuno Portela e Pedro Mariani), deixando o Salgueiros reduzido ao mínimo.

O empate a sete tentos acabou por ser o mal menor para a formação de Nuno Mariani, que fez o que pôde num jogo que estava subvertido desde início. (Texto de Nuno Filipe para o Jornal O JOGO de 09-01-2006)

- Report FPN da Jornada
- Resultados da 10ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão

NOTA BEBA ÁGUA: A partir de agora será publicado semanalmente um post sobre Pólo Aquático.

Etiquetas:

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ena...
Não conheço os contornos, mas é no minimo ridiculo!!
Deve ter sido para começar bem o ano...

terça-feira, janeiro 09, 2007 1:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epá mas polo aquatico pa k?!?Isto é um blog de natação e n de polo!!

N destruas oblog B.A

terça-feira, janeiro 09, 2007 2:18:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

1post por semana s+o pa aquecer. achas k vai estragar o blog?
entretanto algum jogador cria o seu blog...

terça-feira, janeiro 09, 2007 2:21:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

E este nem o é o primeiro post...
Já houve plo menos 2 ou 3

terça-feira, janeiro 09, 2007 2:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola
sou praticante de sincronizada.
para quando um post sobre a modalidade?BIJUS

terça-feira, janeiro 09, 2007 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este é o estado do Polo Aquático nacional, onde tudo vale. Excesso de rigor dos árbitros, mas quando faltam (e não são poucas vezes) ou chegam atrasados não existe qualquer punição. Como diria o outro, vamos continuar a assobiar para o lado~...

terça-feira, janeiro 09, 2007 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Natação com N bem grande, não é só natação pura, embora esta seja a mais divulgada, mas acho mt bem que se fale de todas as vertentes.

terça-feira, janeiro 09, 2007 10:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DM:

mais um caso para o "organizador-mor" resolver não?
ou este próprio post terá sido encomendado pelo mesmo?

terça-feira, janeiro 09, 2007 10:50:00 da tarde  
Blogger DM said...

Pois, todos sabemos q o "organizador-mor" tem bastante afinidade c o B.A., mas daí até encomendar posts...não sei, tenho dúvidas!

Sobre a existência de notícias de Polo aqui no blog, concordo em absoluto. Ao ritmo q acontecem as confusões e intrigas, não será difícil dentro de em breve (depois do blog estar divulgado entre os jogadores) termos posts c 2 ou 3 centenas de comentários.

Sobre a essência da questão, convém lembrar q, de acordo c o Regulamento da FPN, tb. os atletas de natação pura deveriam ter um cartão de filiação, e q os árbitros podem pedi-lo em qq competição. Acham q alguma vez a FPN emitiu cartões de alguém? Nem prós masters, q são meia-dúzia de gatos pingados, e q andaram 2 anos a pedi-lo, se o conseguiram fazer.

Pra quê então existir isso nos regulamentos se não têm capacidade p o fazer?

O problema interno da FPN ultrapassa a questão organizacional. O Vice-Presidente do Polo já não merece a confiança de quem o meteu na FPN (isto é, a ANNP), a sua presença não tem a concordância nem do norte nem do sul, a Direcção da FPN nada percebe de Polo pelo q está refém de terceiros, e a ANNP assumidamente não tem tido coragem (nem neste caso, nem noutros) para assumir o erro perante a FPN e propor alternativas.

A situação tenderá a piorar no futuro. Esperemos que não descambe.

É a minha leitura, vale o q vale, uma vez q no Polo estou um pouco à margem dos acontecimentos.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 12:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DM

Apenas uma informação: como Master, tenho recebido o meu cartão da FPN.

Tanto quanto sei, não sou o único.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 9:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ora até que enfim um post sobre pólo aquático, o parente pobre da natação nacional. Pena é que apena se tenham lembrado de colocar em evidência a modalidade pelas piores azões. Os blogs, como os jornais, são assim: sensacionalistas.
Quanto ao comentário de DM: acho mesmo melhor falares do que sabes. Meteres-te a opinar sobre uma realidade que desconheces dá asneira, como deu.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 9:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já agora: sou master há 3 anos e há 2 que vou recebendo o cartão.
Afinal o DM está "um pouco à margem de mais acontecimentos.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 9:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os blogs, como os jornais, são de quem os faz e de quem os lê.

Se querem evidenciar o melhor, em vez de criticarem, mandem notícias relevantes ao BA. Quantas terá enviado o crítico das 9:23? E lembro-me de mais notícias, recentemente do nadador do mês (Rui Moreira) que é atleta de polo e o senhor das 9:23 não felicitou o BA nessa altura ou fê-lo?

Ou então o mesmo crítico deveria criar o seu blog de Polo para que lá pudessemos seguir a modalidade.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 12:31:00 da tarde  
Blogger DM said...

Anónimos das 9:10 e 9:29

Sobre os cartões masters, posso falar porque sei. Se hoje recebem os cartões é pq alguém de fora da FPN forçou essa situação. Caso contrário ainda não os recebiam, como acontece na natação pura, pq ainda ninguém teve pachorra p os exigir.

Sobre o Polo, limito-me a acreditar no q me dizem as pessoas envolvidas, entre as quais os mais altos dirigentes da natação nacional. Se não vos convém ouvir a verdade, azar o vosso.

Beijinhos

quarta-feira, janeiro 10, 2007 12:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dado o estilo sensacionalista deste Blog penso que acertaram em cheio, visto que no Polo Aquático acontecem situações do género todas as semanas. Sendo praticante da modalidade, o Polo tem sido o parente pobre da Natação por culpa própria, é só problemas dentro da modalidade e compreende-se que a natação se distancie destas situações. Quando uma equipa vai do Algarve para o norte (e ao contrário) e não joga porque não há árbritos...está tudo dito sobre o estado da modalidade.
Sobre este episódio, estamos a falar do jogo entre as duas melhores equipas nacionais, imaginem nos outros jogos e outras divisões...

Por outro lado, os resultados internacionais...não aparecem. O Polo tem que conquistar o seu espaço por mérito próprio, o que ainda não aconteceu. Continua-se a apostar nos seniores em vez de investir na formação a sério como fizeram noutros jogos desportivos colectivos como por exemplo o Andebol, Basket ou Voleibol. Nestas modalidades os resultados já começaram a aparecer. Apostando nos seniores, talvez na categoria master tenhamos alguns resultados no futuro...

quarta-feira, janeiro 10, 2007 1:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

um passarinho disse que o SLB vai apostar forte no PA e que o Rui Moreira, entre outros do Salg e CNA, já foram sondados. Verdade ou mera especulação?

quarta-feira, janeiro 10, 2007 2:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu conheço cartões de nadadores há duas épocas. quem os fez? não sei mas, são da fedração. do pólo? sempre. entre a amadora e o salgueiros, venha o diabo escolha. um quer manter o lugar, o outro quer, à força, mudar o que existe. quando se zangarem as comadres (não deve faltar muito) descobrem-se as verdades. Infelizmente isto está a tornar-se futebolesco!!!

quarta-feira, janeiro 10, 2007 4:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Duarte

Quando disseste, às 12:39:"Nem prós masters, q são meia-dúzia de gatos pingados, e q andaram 2 anos a pedi-lo, se o conseguiram fazer", supus, erradamente talvez, que pensasses que ainda não tinham sido entregues. Se assim foi, penetencio-me por ter interpretado mal.

Não duvido que apenas temos os cartões porque alguém os exigiu, pois nunca tive nenhum cartão ao longo dos anos em que "nadei".

Tenho os meus cartões desde 2004/2005...não sei se antes disso já tínhamos, admito que não.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 7:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

especulação.as modalidades aquáticas n fazem parte dos planos benfiquistas

quarta-feira, janeiro 10, 2007 11:39:00 da tarde  
Blogger DM said...

Anónimo das 4:38:

Ainda bem q és atleta e tens tido cartão de filiação todas as épocas. Deves dar-te por contente.

Eu sou filiado na FPN desde 1984/85, e o último cartão q vi foi em meados dos anos 90, há mais de 10 anos. Em determinado momento, até quis tirar uma cópia do mesmo, bem andei atrás do gajo, mas fui informado q ele não existia. Tive de resignar-me ao facto.

E olha q sendo atleta individual há já alguns anos, não há outra pessoa a quem eles pudessem enviar o meu cartão, uma vez q a minha Associação tb. não o tem. Deve ter-se perdido pelo caminho, no mar.

Se me pedirem o cartão numa competição, eu não o tenho p apresentar. Nem eu nem ninguém, julgo.

quinta-feira, janeiro 11, 2007 12:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sou jogador de Pólo Aquático no Salgueiros e frequentador atento deste blog.
Saúdo a iniciativa de escrever notícias sobre a nossa modalidade, que já tinha sido iniciada com a referência ao atleta FPN do mês de Novembro, Rui Moreira.
Aproveito esta oportunidade para realçar alguns factos muito positivos do Pólo Aquático dos últimos anos, ao nível internacional:

Ao nível de clubes:
1-Salgueiros organizou Fase de Qualificação da Champions League (masculinos) por 2 vezes consecutivas (2005 e 2006), tendo conseguido, nesta época, uma vitória histórica frente aos campeões da Suiça, com cobertura televisiva de 30 minutos na RTP2.
2-Fluvial organizou Fase de Qualificação da Champions League (femininos) em 2006.

Ao nível de selecções:
1-2004: Portugal organizou fase de apuramento para o Campeonato Europeu B Absoluto Masculino, tendo garantido a qualificação inédita para a Fase Final que se realizou na Turquia.
2-2005: Portugal organizou Europeu de Juniores Femininos no Porto
3-2006: Portugal conseguiu o 8º lugar no Europeu de Juniores Femininos na Rússia
4-2007: Portugal vai organizar o Mundial de Juniores Femininos no Porto

A evolução do Pólo Aquático em Portugal é uma realidade, quer no número de jogadores e clubes, quer na qualidade de jogo praticado, tal como na quantidade de público presente.

O Pólo Aquático tem um espaço próprio que não é concorrente da Natação, pelo que se este blog tiver as notícias desta modalidade será um motivo de enriquecimento e de maior participação, preferencialmente não anónima.

Tiago Costa (Salgueiros)

quinta-feira, janeiro 11, 2007 12:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo da 11.39:

Quando te referes a modalidades aquáticas, incluis a natação onde figura o Pedro Silva e a Brito?

quinta-feira, janeiro 11, 2007 9:28:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Tiago e outros fãs de pólo,
Se tiveres disponibilidade e interesse gostava de ter o vosso auxilio na elaboração de conteudos.

Abraços

quinta-feira, janeiro 11, 2007 1:23:00 da tarde  
Blogger DM said...

Tiago:

No meio das 438 organizações q tivemos o previlégio de promover no nosso país nos últimos anos, só faltou saber a TUA OPINIÃO sobre o episódio que motivou este post, q seria o mais interessante.

Um abraço

quinta-feira, janeiro 11, 2007 2:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cada interveniente da modalidade deve cumprir com o seu papel:
Jogadores para jogar, nadadores para nadar, árbitros para apitar, treinadores para orientar as equipas... e por aí adiante.
Quando há impedimento de desempenhar a tarefa por razões burocráticas administrativas, é muito mau para todos, ninguém sai bem na fotografia.
O público sente-se defraudado e a imagem da modalidade fica manchada, mais ainda quando se trata de um jogo entre as 2 melhores equipas e em que todos os jogadores salgueiristas impedidos são devidamente conhecidos.
O ponto positivo é que o Salgueiros transforma os obstáculos em oportunidades de superação. Assim se explicam 12 campeonatos consecutivos.
Tal como nas informações colocadas no comentário anterior, espero contribuir, dentro e fora de água, para o prestígio do Pólo Aquático.

quinta-feira, janeiro 11, 2007 10:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Curioso: os referidos árbitros são nem mais nem menos do que o vice-presidente da FPN para o P.A. e o outro o presidente do conselho de arbitragem da modalidade. Como é hábito os responsáveis da FPN descartam responsabilidades para os outros, nunca assumindo as suas próprias falhas internas.

sexta-feira, janeiro 12, 2007 9:46:00 da manhã  
Blogger DM said...

Tiago, Tiago...

Como bem sabemos, no Polo (quase) ninguém desempenha apenas uma função. Ou são árbitros e dirigentes, ou treinadores e jogadores, ou treinadores e dirigentes, ou atletas e jornalistas, ou nalguns casos desempenham até mais de 2 funções.

Pelo q o teu idealismo seria salutar, mas é exactamente por não existir que as coisas não funcionam.

Admitir algo ou ter opinião (para além de jogar) não é necessariamente mau para a modalidade. Se tu e outros a tivessem tido em tempos, as coisas por certo não estavam ainda assim hoje em dia. Como a estratégia é comer e calar, parece-me mais do q justo q daqui a 10 anos continuem a sofrer dos mesmos males, mesmo c mtas competições organizadas em Portugal, e muitos Europeus-B disputados.

sexta-feira, janeiro 12, 2007 6:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quando falo nas modalidades aquaticas falo logicamente de td.n há escepções. tu e os outros já deviam saber que os 3 grandes n são o slb o scp ou o fcp mas sim o alges o cna e vilacondense....

Apoio dos 3 grandes(do futebol) para a natação?! só a uma decada atras tinham decencia

sexta-feira, janeiro 12, 2007 10:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

salgueiros e amadora são como o porto e benfica no futebol, cada um vai tentando dominar o sistema.

sábado, janeiro 13, 2007 12:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se também postassem algo da 2ª divisao é que era ;D

domingo, janeiro 14, 2007 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parece que o DM tambem domina o mundo do polo:p ou nao

domingo, janeiro 14, 2007 7:07:00 da tarde  
Blogger Luiza Moraes said...

visitem o blog de pólo aquático do clube Fluminense do Rio de Janeiro, Brasil. Temos menos de um mês.

http://waterpoloflu.blogspot.com

quinta-feira, fevereiro 08, 2007 9:55:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home