sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Selecções portuguesas de Pólo em estágio

Selecção Júnior feminina
A Selecção Nacional de juniores femininas de pólo aquático vai realizar mais um estágio de preparação para o Campeonato do Mundo que vai realizar-se no Porto de 17 a 28 de Julho deste ano.
O estágio vai decorrer entre sábado, dia 17, e terça-feira da próxima semana na Piscina Municipal de Lousada, com a presença do Seleccionador Nacional, Lajos Lorincz, do Treinador Nacional, Pedro Cardoso, e de 15 jogadoras, em representação de seis clubes. Ver Jogadoras convocadas

Selecção Youth feminina
A Selecção Nacional Youth feminina de pólo aquático vai estagiar em Rio Maior no sábado e domingo, com o acompanhamento dos treinadores Miguel Pires e Eduardo Lencastre. Ver Jogadoras convocadas

Selecção Youth masculina
O estágio de Esperanças Olímpicas masculinos (91 e 92) vai contar com a presença de 20 atletas, provenientes de dez clubes. O Fluvial, com seis jogadores, é a associação mais representada no estágio que se vai realizar em Tavira, a partir de sexta-feira e até dia 20. Os atletas serão acompanhados pelos treinadores Fernando Leite e Jorge Mota. Ver Jogadores convocados

Etiquetas:

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

53pessoas de polo em estagio?
143 estadias...
é mta fruta! gostava de comparar os orçamentos dito
... mas acho k assim ainda troco a natação pelo polo

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 5:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O polo nacional é uma miseria e contribui para a falta de condições da natação pura.

Sempre foi e assim há-de continuar, enquanto os senhores do polo não fizerem pela vida e continuarem a chular a natação a todos os niveis, em dinheiro e a desviar miudos das escolas de natação!

OK, há excepções, aí uns 2%!

mai nada!

sábado, fevereiro 17, 2007 10:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

polo = cenas de pugilismo ? será verdade? ñ quero acreditar!
tantos € gastos para quê?
merecem?
ou será onde determinados sr.s se divertem dado que na natação n/ passaram de ....

sábado, fevereiro 17, 2007 3:08:00 da tarde  
Blogger Ricardo Mota said...

Nem acredito no que estou a ler...
Já fui nadador e agora sou jogador de pólo aquático. Deixei a natação porque, apesar dos meus 8/9/10 treinos semanais, não era dotado para esse desporto e como tal não tinha futuro. Alem disso (neste ponto estamos de acordo) os apoios na altura para a natação eram escassos.
A cada ano que passa deparo-me com um aumento da qualidade da natação portuguesa e, por andar há tantos anos nestes "espaços", devo dizer-vos que grande parte é devido ao aumento substancial de convocatórias nacionais e de torneios internacionais.
Porque é que o pólo também não pode sofrer essa evolução?
Vocês conhecem assim tão bem o pólo para dizerem que é um mau desporto? Equiparam ao boxe? Como é que sabem que o pólo português é mau? Devemos ser os 20ºs no ranking europeu (uma equipa são 13), quantos nadadores estão no top 20 europeu.
Não queiram entrar em comparações pois de certeza que no inicio do ano o orçamento para cada modalidade está bem definido e olhem que comparando com o pólo a natação não está assim tão má.
Para não haver mal entendidos eu sou um grande adepto da natação portuguesa. Conheçam melhor o pólo e vão ver que também se tornam adeptos.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007 3:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

provavel/ o dinheiro gasto nos estagios nestes dias d carnaval p o polo, nao ficou assim tao longe, como o k foi gasto em viagens p as ilhas p os atletas d natação... ainda para mais, informo-vos k as atletas da seleção junior é k s teve d deslocar por meios proprios p o local d estagio, nem direito a uma carrinha d 9lugars tivemos direito... e segundo o k sei as estadias em tavira sao patrocinadas pela propria camara local, mas nao sei s é verdade, mas julgo k sim (posso ta enganada)! e quanto a violencia do jogo, tenho a dzr k o polo nao é propria/ um jogo de xadrez, mas a violencia so é aparente em grande maioria em atletas jovens de pouca tecnica e eventual/ num jogo de animos mais kents, a nao ser k um simples agarrar d fato-de-banho seja violencia...

terça-feira, fevereiro 20, 2007 6:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem é a marta riberio? so pode ser mulher de 1 gajo do polo, não?

quarta-feira, fevereiro 21, 2007 12:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pá...que descabidos estes comentários.
Vamos lá por partes:
- A Natação só tem a ganhar se for vista em todas as suas vertentes e se servir o maior numero de "clientes" possível, ou seja, precisamos de oferecer cada vez mais serviços como o Polo, Sincro, Saltos, AA, Hoquei sub aquatico, Hidrovolei, hidroginastica, hidro qq coisa desde que as pessoas gostem...qq coisa que mantenha os alunos ligados a Natação e as piscinas, quanto maior a base melhor a selecção, este cena de ter os olhos tapados e ver apenas natação pura na sua vertente competitiva é contra o desenvolvimento da modalidade e foi o erro de quase todas as federações que choram agora pela crise do desporto federado.
- Em relação ao comentário do Ricardo Mora concordo com quase tudo menos uma coisa...como podes comparar rankings de uma modalidade colectiva, em que o numero de selecções é obviamente muito limitado com rankings de provas individuais...para não falar já da competitividade a nível internacional destas modalidades, não devias ter ido por aí...faz-me lembrar os gajos que falam orgulhosamente dos titulos de campeão do mundo de hoquei em patins...ya, boa...3 ou 4 nações praticam a modalidade de forma profissional, isso limita muito a coisa, é quase como ser campeão la da rua...

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 8:51:00 da manhã  
Blogger Ricardo Mota said...

Eu não quis comparar ranking's. Perceberam mal. O que eu quis dizer foi que uma equipa que esteja no top 20 tem de ter apoios e como uma equipa de pólo são no mínimo 13 temos de ter estágios com no mínimo 13 jogadores. Se houvesse 50 nadadores no top 20 seria de esperar estágios com 50 atletas e 50 estadias. Isto foi em resposta aos comentários das muitas estadias.
Quanto à competitividade e só para terem uma ideia, de todos os países da união europeia (e mais alguns) só Portugal é que não tem campeonatos profissionais. É óbvio que alguns países apostam mais no pólo do que outros, mas não são só 3 ou 4 como dizes. Se formos bem a ver este problema também ocorre na natação.
Conclusão: Portugal não tem uma cultura social onde hajam bons apoios para a natação pura/Pólo Aq./saltos/etc. Por isso parte da federação dispor esses apoios. A natação evoluiu com mais estágios, o pólo começa agora a evoluir pois também estão a fazer mais estágios com melhores treinos. O mesmo se passará nos saltos se a FPN assim apostar. Agora, não é por uma das modalidades estar mais evoluída do que as outras que não hão-de haver apoios para todas.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 11:53:00 da manhã  
Blogger Luis Medalhas said...

Este tipo de comentário depreciativos soam-me sempre a dor de cotovelo e a inveja.
Assim como não aprecio a supremacia do futebol no desporto nacional, também acho que natação não deve ser só natação pura e deve-se dar espaço às outras modalidades para se desenvolverem, e o pólo é uma modalidade em crescimento.

Descobri esta modalidade à relativamente pouco tempo e claro que é um jogo com muito contacto físico e por vezes há excessos mas reduzir o pólo a cenas pugilato, é no mínimo rídiculo.

Sejam mais construtivos...

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 2:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para esses atrasados que ainda à dias diziam que o pólo era boxe:

A Selecção Nacional de seniores masculinos venceu o Torneio das Seis Nações de pólo aquático, que hoje terminou em Genebra, ao empatar com a Bélgica a nove golos (1-2, 4-4, 3-2, 1-1) e beneficiando de um melhor “goal-average”.
As duas equipas terminaram com oito pontos, mas a Selecção Nacional tem maior número de golos marcados e menos sofridos.
Portugal revelou-se imbatível no Torneio: venceu a Suíça por 8-7 (3-1, 2-1, 1-3, 2/2), a Irlanda por 12-4 (2-0, 4-1, 4-2, 2-1) e a Suécia por 14-2 (4-0, 1-1, 7-0, 2-1), empatando no derradeiro encontro com a Bélgica. A partida com a Dinamarca não se realizou, porque a selecção nórdica chegou atrasada a Genebra.
A selecção lusa mostrou ao longo dos jogos que existe uma boa ligação táctica entre os vários sectores da equipa e obteve boas exibições nos jogos com a Irlanda e Suécia.
Rui Moreira foi o melhor marcador nacional, com 17 golos.
A equipa está a preparar a participação no apuramento para o Europeu B, que se vai disputar em Israel entre os dias 16 e 18 de Março. Portugal vai jogar com a Bulgária e a equipa da casa.

Pedro Brandão: “Teste Positivo”

O secretário técnico para o pólo aquático, Pedro Brandão, considerou que “este torneio serviu como teste para verificarmos se a equipa conseguia colocar em prática, em situações de jogo, o que temos treinado nos estágios nos últimos meses. Não o conseguimos a 100 por cento, mas os objectivos foram cumpridos porque alcançámos bons momentos, que se traduziram em resultados positivos.”
A Selecção Nacional vai disputar o apuramento para o Europeu e Pedro Brandão considera que “o teste realizado neste torneio foi positivo”.
O responsável salientou “a estreia de três jogadores na Selecção Nacional, Tiago Mogadouro, Ricardo Sousa e Jorge Lopes, que vieram dos juniores e cumpriram muito bem os objectivos. Integraram-se bem na equipa e realizaram prestações positivas.”
in FPN

A equipa portuguesa realizou um excelente teste para o apuramento para o Europeu, que decorrerá no próximo mês, em Israel, ao vencer, invicta, o Torneio das Seis Nações, disputado em Genebra. O empate, na última jornada, ante a formação da Bélgica acabou por ditar a vitória no torneio, mercê de melhor “goal-average”. Realce que nunca Portugal conseguira sequer equilibrar qualquer encontro anteriormente disputado com os belgas, facto que demonstra a evolução da equipa de Lajos Lórincz que, há dois anos, reassumiu a liderança das selecções nacionais, conseguindo, progressivamente, a renovação do plantel, com a introdução de três ex-juniores (Jorge Lopes, Tiago Mogadouro e Ricardo Sousa). O salgueirista Rui Moreira foi o melhor marcador, com 17 tentos apontados.
in "O Jogo" 26-02-07

Se olhassem mais para o vosso desporto e deixassem o dos outros em paz...

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 10:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os resultados falam por si!

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ricardo Mota...
Não disse que o Pólo é jogado apenas por 3/4 equipas, longe disso, estava apenas a referir-me ao Hoquei em patins.

sexta-feira, março 02, 2007 2:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o polo é uma modalidade tão digna como qualquer outra . faz parte duma federação que é uma entidade de utilidade publica e por isso tem direito aos apoios como qualquer outra modalidade . é lamentavel que haja tanta inveja dentro deste mundo tão pequenino.aposto que estes senhores quando veem a seleção de futebol suam a camisola . eu tambem a suo qundo vejo os nadadores nacionais e sou jogador de polo ......

sexta-feira, março 02, 2007 4:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Federação anda a gastar uma pipa de massa com estagios e deslocações ao estrangeiro. É verdade que destes estágios e deslocações resultam vantagens para os atletas e para a modalidade. O que é pena e lamentável é que se olhe tão pouco para a formação dos jovens.Sabem quantas equipas femininas existem nos escalões mais jovens - infantis e juvenis? E cada vez sao menos. E parece que se aposta no polo feminino a nível de selecções e provas internacionais....
Se não andam a brincar connosco, ainda parece...

sexta-feira, março 02, 2007 5:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home