COI aprova Jogos da Juventude

O conceito dos Jogos Olímpicos da Juventude é complementar os Jogos Olímpicos e não "a criação de mini Jogos", explicou o presidente do COI Jacques Rogge, que já tinha sido o grande impulsionador do Festival Olímpico da Juventude Europeia, quando presidia aos Comités Olímpicos Europeus.
Os Jogos da Juventude terão um carácter diferente, envolvendo jovens entre os 14 e os 18 anos, em função das diversas modalidades. Os Jogos da Juventude de Verão e de Inverno alternarão todos os quatro anos, sendo os de Verão organizados nos anos dos Jogos Olímpicos de Inverno e vice-versa, estimando-se uma participação na ordem dos três mil atletas no Verão e de cerca de um milhar nos de Inverno.
A primeira edição dos Jogos da Juventude de Verão seria realizada em 2010. O esforço organizativo para a cidade-sede será significativamente menor, comparativamente aos Jogos Olímpicos, mas os detalhes e o conceito ainda necessitam de ser aprofundados pelos membros do Movimento Olímpico, recolhendo a experiência dos eventos similares já existentes, nomeadamente o FOJE e o Festival Olímpico da Juventude Australiana. (Texto in Jornal O Jogo de 27-04-2007)
Etiquetas: Jogos Olímpicos
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home