segunda-feira, abril 09, 2007

Houve Páscoa na Póvoa

Mesmo sem algumas equipas ou nadadores presentes no último dia de competições nas piscinas Municipais da Póvoa de Varzim, os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores terminaram em beleza com a obtenção do único recorde nacional absoluto por parte da portista Sara Oliveira nos 100M.

Dois Recordes Nacionais
Depois da prova dos 50M do 1º dia, Sara Oliveira FCP sabia que estava mais rápida do que em Melbourne e conseguiu demonstrar isso mesmo na prova dos 100M melhorando o seu recorde nacional de 1:00.81 de Melbourne para uns excelentes 1:00.46. Ficou muito perto do mínimo Olímpico COP/FPN de 1:00.27.

A estafeta de 4x100E do Famalicão no decorrer do 2º dia de provas bateu o recorde nacional júnior, ao fazer o tempo de 3:59.55. Mário Costa abriu em 1:01.12, seguiram-se João Ferreira em 1:08.00 e Paulo Araújo em 58.29, com Jorge Maia a fechar em 52.14. No total retiram 25 centésimos ao anterior recorde, que pertencia a uma equipa do SCB de 2001 composta por Daniel Pereira, José Cardoso, Ivo Carneiro e José Fernandes.

6 Apurados para o Europeu Júnior
Até agora os apurados são: João Pedro nos 100C e 200C, Paulo Araújo nos 200E e 400E, Miguel Sardinha nos 400E, Paulo Santos nos 50L, Marta Abreu 200C e Ana Rita Ismael nos 200B.

Boas Marcas
Diogo Carvalho CGA venceu os 200E num novo máximo pessoal de 2:03.40. Este tempo é apenas superado pelo recorde nacional de Nuno Laurentino de 2:02.80 e aproximou-se muito do mínimo Olímpico COP/FPN de 2:03.04.

Sara Oliveira FCP ganhou os 50M com o tempo de 27.88, muito perto do recorde nacional de Filipa Silva CNA de 27.82.

Nos 200M masculinos a surpresa foi Nuno Quintanilha CNCVG que com 2:02.42 venceu a prova por 2 centésimos na frente do novo recordista nacional Diogo Carvalho. A prova foi extremamente disputada de princípio ao fim sendo decidida na última braçada.

Boa disputa nos 50B femininos com Diana Gomes CNA a levar a melhor com 33.01 batendo por muito pouco Ana Brito SLB (33.28). Recorde-se que o recorde nacional é de 32.80 e que em Melbourne o tempo da Diana foi de 33.31.

As melhores equipas
O Clube Natação da Amadora foi a equipa dos Campeonatos com mais primeiros lugares, mais segundos e mais terceiros. No total foram 35 medalhas só aproximadas pelas 27 do Grupo Desportivo Natação V. N. Famalicão que no entanto ficou-se pelo 3º lugar no medalheiro em virtude dos 8 títulos obtidos. No segundo lugar geral por equipas ficou o Futebol Clube do Porto com 9 vitórias e 16 medalhas totais.

- Resultados Completos
- Medalheiro
- Fotos FPN por Rita Taborda: Parte1 / Parte2 / Parte3 / Parte4 / Parte5 / Parte6 / Parte7
- Votação BA : No domingo de Páscoa vou?

Etiquetas: ,

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sera impressao minha ou os minimos para os europeus de juniores tem-se tornado exponencialmente mais dificeis nos ultimos anos, principalmente em masculinos e em provas de livres?

segunda-feira, abril 09, 2007 12:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bebeagua o paulo araujo tambem tem os minimos aos 200 est para o europeu junior

segunda-feira, abril 09, 2007 12:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como e que a EDV com 3 atltetas ganha 8 medalhas, e alguns clubes com 20 e tal atletas, trazem uma medalha?

segunda-feira, abril 09, 2007 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas tardes! Ba, será que consegues saber como vai a classificação da taça de portugal por este altura? Abraço e obrigado

segunda-feira, abril 09, 2007 1:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tanto mal se dizia das piscinas da póvoa e afinal.. records nacionais, tempos mais baixos q os de melbourne, mínimos europeus.. nada mau!

segunda-feira, abril 09, 2007 1:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo da 1:05 PM

Tens razão! Os Nacionais da Póvoa foram fortíssimos, mais uma vez os melhores da última década. Excelentes tempos, grandes resultados, piscina rapidíssima. Grande análise, a tua!

Proponho q a FPN candidate os Mundiais de 2011 para a Póvoa. Tu poderás ser o responsável máximo da organização do evento.

O Phelps se apanha a possibilidade de nadar na Póvoa deixa recordes do mundo para os próximos 100 anos!

segunda-feira, abril 09, 2007 1:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hum?

segunda-feira, abril 09, 2007 2:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó mendonças se tivesses cá daqui a 100 anos irias calar-te. os records dele NUNCA vão ser batidos (200m e 200l)

segunda-feira, abril 09, 2007 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NUNCA e mt tempo... os do thorpe tb ia durar para sempre... afinal havia outro...

segunda-feira, abril 09, 2007 2:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os tempos para os CEJ sao baseados nos 16º classificados dos 3 ultimos campeonatos. Se melhoram os tempos de acesso tb melhoram, se os 16º classificados pioram os minimos tb pioram. O que tem acontecido é que os juniores tenhem melhorado mais a livres que nas outrasprovas e portanto os minimos tambem melhoram mais a livres que nos outros estilos.

segunda-feira, abril 09, 2007 2:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

park....

segunda-feira, abril 09, 2007 3:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a povoa e uma porcaria.baaaaaah

segunda-feira, abril 09, 2007 7:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 2.56 pm:
estive a comparar as pontuaçoes IPS (nao sei nenhum site para comparar as pontuaçoes FINA, mas tb a diferença nao deve ser grande) de alguns minimos e posso dizer-te que entre o minimo masc. para os nadadores de 1990 a 200L e a 200C a diferença e de 50 pontos! entre o mesmo minimo de 200L masc/1990 e o minimo de 200C fem/1992 (ambas as idades junior de 1º ano) a diferença e de 80 pontos! se calhar ainda ha discrepancias maiores por entre os minimos, e so uma questao de quem quiser ir comparar.

aquilo que eu quero dizer com isto e que se os criterios de selecçao continuarem a ser definidos dessa maneira continuara a haver injustiças e estas serao cada vez maiores.
nao acho nada justo que uma atleta faça uma determinada marca a que corresponde um determinado desempenho expresso numa pontuaçao (oficializada e utilizada pelas mais altas organizaçoes da nataçao nomeadamente a FINA) e outro atleta noutra prova tenha de efectuar uma marca que obtem uma pontuaçao superior àquela em 80 pontos.
na minha opiniao os minimos deviam ser pensados com base no nivel dos resultados e nao nas posiçoes que depois esses tempos permitem alcancar. imagina que nuns CEJ todos os 16 melhores fazem tempos muito proximos e muito fortes, por exemplo 50 aos 100L e que noutra o 16º nao e grande coisa (ex: 1.08 a 100B); o que e que aconteceria aos minimos nessas provas nos anos seguintes? Teriam uma variaçao muito injusta.

segunda-feira, abril 09, 2007 8:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o anonimo das 8.45
por alguma razao sera que nestes ultimos anos tem ido cada vez menos atletas aos CEJ

segunda-feira, abril 09, 2007 9:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bom o resultado da Sara Oliveira aos 100 MAR,muitos parabens,fica aqui o reconhecimento de quem sempre acreditou em ti.

segunda-feira, abril 09, 2007 9:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não discordo minimamente com o anónimo das 8.45 mas os critério são estes e são estes há muito tempo. As pessoas implicadas e com responsabilidades na natção ( refiro-me a treinadores e dirigentes dos clubes, das associações e da FPN ) já deviam ter reunido e definir os crit+erios que achassem mais justos e equitativamente justos para todos os atletas, rapazes e raparigas, nadadores de provas de livres, costas, bruços, mariposa, estilos, de curtas distancias ou de fundo e chegarem a um criterio como por exemplo estabelecerem uma determinada pontuação FINA para todas as provas e quem a conseguise estava apurado.
simplesmente parece que não fizeram essas tais reuniões até porque ir aos CEJ é importante para os nadadores e um estímulo grande para eles mas dá poucos ou nenhuns dividendos curriculares para os treinadores e dirigentes e portanto nem se lembraram de igualizar os critérios entre as diversas provas pois que é muito menos trabalhoso fazer a média de 3 tempos do que procurar numa tabela o tempo correspondente a uma pontuação em todas as provas masculinas e femininas

Também é por isto que a natação portuguesa não consegue estar em finais mundiais e vemos nadadores de paises como o Quénia a chegar a essas mesmas finais

segunda-feira, abril 09, 2007 9:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acho que os minimos estao bem feitos pois deve haver alguma ambiçao por parte da federaçao para uns campeonatos destes e nao levar apenas uma equipa grande e que chegue ao final sem resultados positivos

segunda-feira, abril 09, 2007 9:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem...em relação ao nível deste nacionais, não parece que fosse pior do que outros, como ja disse a piscina pode não ser das melhores, mas não percebo o pq de tantas criticas...

segunda-feira, abril 09, 2007 10:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo 9.45:
queremos precisamente que os resultados sejam positivos; trata-se apenas de definir o significado de "resultados positivos": boas classificações ou bons tempos. Eu, pessoalmente acho que bons resultados significam primeiro que tudo bons tempos. Por isso e que se devia tornar justa a obtencao de minimos, (entenda-se, fazer com que tds os minimos tenham o mesmo nivel, medido pelas pontuaçoes).

segunda-feira, abril 09, 2007 10:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Entristece-me o facto de, para variar, as fotos estarem terriveis. parece que a fotografa gosta muito de explorar o 'interior' dos nadadores, como as caries, as mucosas e todas essas coisas agradaveis e que são sem duvida, um conjunto de coisas que todas as pessoas gostam de ver. parece-me tambem que neste leque de fotos há uma nova variante, que é a das caretas. parece que foram escolhidas a dedo para um qualquer site cómico para que posterioremente pudesse haver uma votação para escolher qual a mais engraçada. lamentavel sem duvida.

segunda-feira, abril 09, 2007 11:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas marcas também de alguns q não tiveram nos mundiais e não foram convocados para Cadis: Araújo aos 400L e 200M, Parente aos 1500L q só fez mais 6 segundo q Costa nos Mundiais, etc

terça-feira, abril 10, 2007 12:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

seria interessante o ranking individual de medalhas. nem a fpn o fez

terça-feira, abril 10, 2007 3:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 3:44 PM

O problema q se coloca qd há quem trabalha no duro e de forma benévola (neste caso o "nosso" estimado e valoroso B.A.), é exactamente esse: quem tem a obrigação de trabalhar, passa a não fazer nada, pq já há outro q o faz à borla!

Ou seja, a FPN pensa da seguinte forma: se aquele gajo faz as contas e estatísticas todas, e c tudo certinho, pra quê q nós vamos fazer alguma coisa e ainda corrermos o risco de estarem as contas todas trocadas (como habitualmente)? Mais vale ficar de braços cruzados à espera q ele faça...!

É por isso q tão cedo não haverão contas da Taça de Portugal. Se bem se lembram, a época passada foi preciso andarmos aqui no blog a fazer contas e a adiantar pontuações (quem avançou c as contas iniciais foi o agora "desaparecido em combate" Teamleader), pra eles se lembrarem de fazer isso.

Este ano devem estar de novo à espera q o B.A. ou outro o faça por eles.

Afinal de contas, é o B.A. q recebe 1 milhão de euros por época do Estado, tem lógica q seja ele a fazer tudo!

P.S. Neste momento, as únicas contas q estão feitas na FPN são as milhas voadas pelo Presidente profissional nestes 2 anos e 3 meses de mandato.

terça-feira, abril 10, 2007 4:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o anonimo das 11:24 as fotos são miseraveis

terça-feira, abril 10, 2007 10:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fantástico FC Porto! Depois dos nacionais p.c., vem aqui e arrebata o 2º lugar!

Estão novamente muito bem. Quando o L.Monteiro tornar a nadar passam para nº1!

quarta-feira, abril 11, 2007 9:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA, e os recordes dos campeonatos?
Bateram-se alguns né?
uma das estrelas dos Morangos ainda assistiu ao rec abs de SO.

quarta-feira, abril 11, 2007 7:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aqui na Povoa ainda houveram fotos em Coimbra nem fotos houveram.

quarta-feira, abril 11, 2007 10:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo contg anonimo das 10:33. Em Coimbra nem uma unica foto.

A correspondent Rita Taborda preferiu ir passar umas feriazinhas em Macau e em Melbourne!!!

Tambem, quem nao preferia

sexta-feira, abril 13, 2007 12:05:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home