segunda-feira, maio 28, 2007

Nacional de Masters origina 54 recordes nacionais

No último dia de competição no IX Campeonato Nacional de Masters que hoje terminou na Piscina Municipal de Cantanhede foram batidos 16 recordes nacionais, elevando para 54 os novos máximos de Portugal estabelecidos durante a prova.

Pedro Miguel Silva, do Vilacondense, alcançou sete melhores marcas nacionais, incluindo todas as distâncias de crawl disputadas em Cantanhede. O nadador do escalão entre os 30 e 34 anos fixou as marcas nas provas de 100 metros mariposa (58.42), 100 estilos (1:00.05) e 50 (24.08), 100 (51.88), 200 (1:54.54), 400 (4:14.23) e 800 (8:49.50) metros livres.

Maria Teresa Oliveira, da Académica de Coimbra, e Luís Cavaleiro Madeira, do Clube de Futebol Benfica, atingiram quatro recordes nacionais. A nadadora coimbrã, do escalão F (50-54 anos) é a mais rápida nos 100 livres (1:22.29), 100 costas (1:39.51), 200 (3:29.49) e 400 estilos (7:19.74). Luís Cavaleiro Madeira, do mesmo escalão, obteve os tempos nas provas de 200 mariposa (2:48.54), 100 estilos (1:12.56), 400 estilos (5:38.80) e 800 livres (11:05.19).

Maria de Lurdes Santos, da Escola Desportiva de Viana, foi a nadadora mais velha a estabelecer novos máximos de Portugal. A atleta, com 70 anos, tornou-se a portuguesa mais rápida do seu escalão nos 50 bruços (1:19.55), 100 bruços (3:01.60) e 50 costas (1:27.11).

Em termos colectivos, a Académica de Coimbra foi o grande vencedor, tanto no sector feminino, ao somar 1021, como no sector masculino (1102 pontos), perfazendo o total de 2255 pontos. (Info FPN On-Line)

- Ver todos os novos recordes nacionais
- Resultados Finais
- Classificação Equipas

Etiquetas: ,

39 Comments:

Anonymous Anónimo said...

51.88?! fg...

segunda-feira, maio 28, 2007 10:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

granda Pedro Silva temos um Phelps Portugues :D lol.continua assim!!
abraços

segunda-feira, maio 28, 2007 12:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, mas pra quem já tinha estado c atenção aos parciais das estafetas nos Nacionais Juniores/Seniores da Póvoa, não foi assim tanta surpresa.

Os 400 livres é q me parecem q foram ambos no banho (Pedro Silva e Cabrita), e fizeram um tempo bem + fraco q nas restantes distâncias. O "novato" Gorgulho foi simplesmente engolido pelos "cotas" nesta disputa.

Excelentes tempos do Viegas. 1:02 a costas é fantástico (1:00 a mariposa tb. mto bom).

Mto bons tempos tb. p a Elena Gamonal.

segunda-feira, maio 28, 2007 2:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

miguel arrobas e nuno vicente no correio da manha d hoje =)

segunda-feira, maio 28, 2007 2:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó BA, então n foi o Cabrita kem ganhou os 800L, batendo o recorde nacional????? Fez 8:43.73 contra os 8:49.50 do Silva.

Isto altera, e em muito, a caracterização da performance do Pedro Silva.

Desta forma, n ganhou 7 titulos, mas apenas 6, e n foi o rei em todas as provas de crowl.

Então o velhote renasce e nem esse feito realças.

segunda-feira, maio 28, 2007 4:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eskisito!
Cotas melhores k os "putos"...
eh eh eh...
Há vagas para a classe de bordados da Tia Maria...
eh eh eh

segunda-feira, maio 28, 2007 7:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Creio q d facto existe aí um erro no texto, pq quem bateu o record dos 800, foi o Cabrita c 8.43, logo esse texto merece uma correção!

segunda-feira, maio 28, 2007 9:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Voçês não percebem nada disto. O Pedro bateu o record numa série e o Cabrita na seguinte...

segunda-feira, maio 28, 2007 9:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ha um recorde nacional que nao foi assinalado pela federação,
4x50 estilos misto

segunda-feira, maio 28, 2007 9:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E aquele clube só com 5 nadadores que ia à frente na 1ª jornada? Nunca mais diz nada?
Pois, é que o primeiro milho foi para os pardais...

segunda-feira, maio 28, 2007 9:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Logo o record é d Cabrita e n d Pedro como sugere o texto ou n???

segunda-feira, maio 28, 2007 9:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Claro que o record, agora, é do Cabrita. Mas o Pedro também bateu o record. O texto diz que o Pedro bateu 7 records e está certo.

segunda-feira, maio 28, 2007 10:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pah esta gente nao precebe portugues??
o texto diz k o pedro bateu 7 records o k de facto aconteceu embra 1 deles tenha sido batido logo na serie seguinte... kerem desvalorizar 1 feito do pedro so por ser do norte?? ou sera k e por ser do vilacondense??
i ja ta mt gente assustada... enfim... e o pais k temos =(

segunda-feira, maio 28, 2007 10:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, quando houver alguma noticia do meeting de loulé publica!

Parabens a todos os Masters,em especial ao Pedro q esteve muito bem!

segunda-feira, maio 28, 2007 11:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tu é k n "precebes" "i" têm sempre essa mania d inferioridade por serem d norte, vcs próprios fumentam essa "coisa", pk o pessoal do "sul", evacua nessa cena!!! Nós keremos é natação d kualidade, venha ela donde vier, claro está, c a excepção d Madeira, LOL!!!!!

segunda-feira, maio 28, 2007 11:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu percebo bem português e vejo que no texto está mencionado que o Silva "alcançou 7 melhores marcas nacionais, incluindo todas as distâncias de crawl disputadas". Mas quando alguém nas séries seguintes bate esse tempo, o anterior passa à história, e no final de uma competição, como é o caso, não se faz referência ao supracitado, mas sim apenas a 6. Isto porque uma delas passou à história num piscar de olhos. Não pode ser contabilizada.
O texto merece uma correcção!

segunda-feira, maio 28, 2007 11:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó somais1:
realmente deve haver 1 correcção mas felizmente não é como tu queres ok? Tás a desvalorizar o que se conquistou (nem que seja por meia hora?)A correcção aqui fica pa ti: o Pedro M S efectivamente bateu não 7, mas 8 recordes nacionais (30-34)! Sabes porquê? porque no sabado na passagem dos 200L, bateu o dos 100L (55.86) e o anterior era 56 pico...+ o dos 50, 100, 200, 400, 800 o tal antes do Cabrita bater), 100M e 100E; sendo assim dá 8 e todos com legitimidade certo, ou terás que fazer então uma reciclagem a vários níveis.
Passa bem somais1 ou 8!!!

segunda-feira, maio 28, 2007 11:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Respondendo à solicitação do anónimo das 9:53PM
‘…aquele clube só com 5 nadadores que ia à frente na 1ª jornada? Nunca mais diz nada?...’
O Clube Futebol Benfica (CFBE) ficou em 3º na qualificação final, participando com um total de 9 nadadores. Não era a equipa mais pequena mas estava longe de ser uma das maiores. Foi uma ‘prenda’ especial em cima da alegria que foi estar nessa festa da natação.

Bem uma coisa é certa, todos os que participaram, da 1ª equipa, à 25ª, aos Extras ganharam algo bem melhor que um número seguido de um ‘º’. E para o ano vão voltar para mais, é que havia uma equipa bem maior que a académica...
-uma equipa que participou com 235 elementos (9 dos quais apenas em estafetas), e que ainda deixou uns quantos em casa…

Parabéns a todos e que surjam vários grupos espalhados pelo Pais, que consigam agregar os potencias Masters locais

VC

PS: Só por curiosidade, houve várias de 1 só elemento (SAD CFV CNCVG CNF) que quase ganhavam o torneio :)
-O Pedro Silva, de cujos 7 ou 8 recordes tanto se tem falado nestes ‘comments’, conseguiu mesmo levar o CFV á 15ª posição entre 25 equipas. Já agora e pelas minhas contas a equipa mais pequena que conseguia somar mais pontos que a Académica precisava de 14 Pedros Silvas, mas um em cada escalão para não ‘roubarem’ pontos uns aos outros (o que daria pelo menos dos 25 aos 90 anos!).

terça-feira, maio 29, 2007 4:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parabens ao pedro!!! gande feito!! Espero que estes grandes feitos motivem o pessoal a continuar a pratica, mesmo n podendo treinar cmo dantes, pois o que interessa e o gosto pela modalidade...E neste aspecto o Pedro e um grande exemplo!!!! Abraço

terça-feira, maio 29, 2007 10:43:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

VC22,
Creio que para conseguir mais pontos que os valoríssimos/as e numerosíssimos/as Masters da Briosa de Coimbra bastavam 7 Pedros Silvas E 7 "PETRAS" Silvas (e, assim, bastariam ir dos 25 aos 55 anos). :-))

Quanto ao anónimo das 9:53PM e «aquele clube só com 5 nadadores que ia à frente na 1ª jornada? Nunca mais diz nada?...», não estavas à espera que o FOFÓ mantivesse essa posição, pois não? É que na primeira jornada havia apenas as duas simpáticas provas de 400E e 800L - e a maioria dos Masters gosta é dos 50B, 50L e 50C. E é claro que estamos cheios de vontade de dizer coisas!! :-)
1. O C.F.BEnfica bateu NOVE Records Nacionais (8 individuais e uma estafeta)!
2. O FOFÓ (CFBEnfica) ficou num espectacular TERCEIRO lugar (éramos apenas CINCO na primeira jornada e nunca fomos mais de NOVE) - relembro que seriam necessarios 14 «P.Silvas», todos/as de escaloes diferentes, para bater a AAC.
3. E ficou provado que temos uma treinadora fantástica.

Também há que dizer que a competição decorreu muito bem, que as piscinas eram óptimas e o extraordinário ambiente foi o de uma grande festa.

E... continuo com a esperança de, em breve, ver aqueles bem-dispostos SENHORES - aqui, no sentido de Seniores, ou melhor, Históricos - da nossa Natação, que assistiam na bancada (Sacadura, Felga, Gameiro,...), a participarem nas provas fazendo companhia ao Prof. Luis Lopes da Conceição (82 anos!). ;-)

Luis K. W.

terça-feira, maio 29, 2007 10:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó teamleader: Vê se acordas!

Quando, no final de uma competição, se utiliza a palavra "estabeleceu", aparecendo ISOLADAMENTE, o q ker dizer? No meu ver é um tempo q n mais foi "mexido".
E com isto, tb se pode ligar a expressão "bateu o recorde nacional de".

Agora, concordo é que falta uma correcção no nível de não ter sido oficializado como o melhor registo até então, havendo a necessidade de acrescentar ao texto o feito do atleta q se seguiu (neste caso o Cabrita).

Quando surgem casos deste género, de um atleta bater o recorde estabelecido na série anterior, NÃO PODE SER MENCIONADO O "1º RECORDE" ISOLADAMENTE.

SURGIR ISOLADAMENTE é q está a criar esta discórdia!

terça-feira, maio 29, 2007 12:19:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Atenção k o text do post é da FPN!
O Report da minha autoria foi publicado hj e tem mais dados estatisticos ainda não referidos anteriormente.

terça-feira, maio 29, 2007 12:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus amigos o record do pedro silva nao existe pois o record so é oficial quando a prova termina e saem os resultados oficiais,neste caso quando a prova terminou o melhor tempo foi do cabrita logo record nacional..mas nao posso deixar de felicitar o pedro pelos excelentes resultados e a obtenção de varios records nacionais!

terça-feira, maio 29, 2007 1:19:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Também já me aconteceu bater um Record Nacional que foi re-batido na série seguinte.
Na altura, o meu tempo não contou como Record. Suponho que esta regra não foi alterada.

Em contrapartida, a Isabel Figueira (CFBE) bateu o RN dos 50B à passagem para os 100B, com 35"78, e NO DIA SEGUINTE tornou a batê-lo na prova de 50B.
A Isabel bateu, portanto, DUAS VEZES o recorde de 50B.
São coisas diferentes.

Luis K W

terça-feira, maio 29, 2007 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é claro k o record do pedro silva existe. nem k tenha durado apenas 10 segundos. mas o record seuinte deveria ter sido mencionado.

terça-feira, maio 29, 2007 2:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

agora importante, mesmo importante é o facto da pagina www.openwaterportugal.com já ter conteúdos, com toda a informação necessária sobre os projectos do Nuno Vicente e Miguel Arrobas.
Desculpa Pedro Silva, este comentário foi só para não teres o monopolio dos comments deste post, de qq forma, muitos parabéns pelos 8 recordes!

terça-feira, maio 29, 2007 3:32:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Para acabar com o anónimo das 9:53PM e «aquele clube só com 5 nadadores que ia à frente na 1ª jornada? Nunca mais diz nada?...» o BA acrescentou dois dados no ultimo post sobre este campeonato:

1. «Do lado feminino,... Isabel Andrade Figueira do CFBE no escalão 25-29anos foi a melhor com os 35.54 nos 50B.»

2. «nadadores que mais vezes subiram ao mais alto lugar do pódio individualmente:
8 Ouros: Patricia Diógenes Pereira & Luís Cavaleiro Madeira, ambos do CFBE»

Chega-te? LOLOL
Luis K. W.

terça-feira, maio 29, 2007 3:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já tivemos uma situação a nível mundial semelhante, em q o Serdinov bateu recorde mundo 100M numa meia final e na meia-final seguinte o Crocker voltou a melhorar, penso q isto terá sido em Atenas 2004, se a memória não me falha (ou Montreal 2005). Por cá, ficaram célebres por exemplo os 100 Mariposa dos Nacionais em Algés/1992, c 1 nadador a bater o rec.nacional na 2ª série, e outros 2 a derrubar na série seguinte.

O recorde existe, mesmo q não tenha sido anunciado como tal ou q não tenham sido impressos resultados assinados pelo juíz árbitro. Se a distância é cumprida de forma regulamentar e o tempo batido, sendo o registo homologado (ainda antes da disputa da série seguinte), passa a ser recorde, mesmo q dure apenas 1 série. É a minha interpretação.

Para fins estatísticos (história da evolução de um recorde), devem surgir sempre os 2 registos.

Teamleader: se não me engano, o Pedro Silva bateu ainda na passagem dos 800 os anteriores recordes dos 200 (2:06:37) e 400 livres (4:34.03), que podiam ser até tempos mto valiosos para atletas que não foram federados ou que o foram mas não tiveram um nível desportivo de topo como o Pedro e sobretudo o Cabrita. Mas para qualquer atleta federado de bom nível q continue a treinar c esta idade, 2:06 ou 4:34 são registos bons para fazer numa série de 10x400 no treino, a sair a cada 5 minutos.

Por isso, tem mto mais valor os excelentes tempos finais averbados do q propriamente a contabilidade da exurrada de recordes batidos ou de vitórias conseguidas, pq nalgumas delas a concorrência e o nível técnico são ainda bastante fracos - o q não tira mérito aos seus desempenhos, pois neste enquadramento master, todos os desempenhos têm o seu valor.

Mas é q se vamos começar a fazer uma análise qualitativa de recordes e medalhas, há q dizer q há medalhas e recordes com mto bom nível, e medalhas e recordes com fraco nível. Pra ganhar os 100 costas ao Viegas ou os 200 mariposa ao Paulo Carvalho é preciso treino e mto nível. Noutras distâncias, pra ganhar ou bater recordes é preciso apenas chegar ao fim, por isso...

terça-feira, maio 29, 2007 3:44:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Duarte, gosto da tua interpretação, mas como um "meu" Record Nacional Juvenil nunca apareceu em parte alguma (foi batido na série seguinte por outros dois) deve ser porque algum regulamento assim (não) o prevê. :-(

Tens razão: "Noutras distâncias, pra ganhar ou bater recordes é preciso apenas chegar ao fim". Mas nem queiras saber o que me custou chegar ao fim dos 400E e 200M*!

Um abc
Luis
* sobretudo porque fiz os meus melhores tempos de sempre...! LOL!

terça-feira, maio 29, 2007 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LKM
Está dada a resposta à tua inquietude bem como a mais 2 (1 anónimo e o somais q coisa).
Já agora se na tua altura não trataram do teu recorde é pk não dominavam bem os regulamentos.
O recorde só não contaria se tivessem nadado os 2 na mesma série.
Mas o + imp é o espirito deste grande conjunto Master dos 25 aos 82 e a valia de algumas marcas.
O somais 1 e o tal anónimo não devem desvalorizar os acontecimentos até eles acontecerem por mt que sintam o factor pessoal e clubistico de 1 ou outro nadador.

terça-feira, maio 29, 2007 5:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DM,
Não foram rec à passagem dos 800, pk o PS já tinha batido o dos 200 na passagem)e dos 400 em 31/3/07 em Coimbra (T. Masters ANC) com 2.03 e 4.16
Foi sim agora batido tb nestes CN o dos 100 à passagem dos 200 no SAB.

terça-feira, maio 29, 2007 5:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

teamleader

atenção à interpretação... quando falas em "factor pessoal e clubistico".
há muito anonimo aqui no blog a meter "armadilhas", por isso não caias nelas...o que me pareceu ser o caso

terça-feira, maio 29, 2007 6:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OK, não sabia desses de Coimbra em 31/03.

Mas não concordas q o dos 400 ficou um tempo demasiado modesto qd comparado c os 50, 100, 200 do Pedro e c os 800 do Cabrita?

É q c aquela idade e experiência acumulada, a malta não se devia deixar enrolar em provas tácticas...!

Se tivessem nadado outra vez em séries separadas tinham feito os 2 menos de 4:10.

terça-feira, maio 29, 2007 7:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho é k os gajos já tavam todos rotos! O Cabrita já n nadava há mto tempo e já perdeu certamente o ritmo competitivo, acho k é normal p 1 cota d 33 anos, afrouchar, qt ao Pedro, acho k controlou a prova apenas p ganhar, acho eu!!

terça-feira, maio 29, 2007 11:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

D.M estou em crer que estás enganado...o serdinov bateu o record numa meia final mas foi em barcelona...e na meia final a seguir acho que bateu o phelps...na final bateu o crocker com 50.98.

Jokas

quarta-feira, maio 30, 2007 9:51:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

até que enfim um comment correcto em todos os sentidos.
esclarecedor!

quarta-feira, maio 30, 2007 9:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ok, deve ter sido isso, gracias plo esclarecimento.

Não pensei q isso tivesse sido em 2003. De qq forma, o exemplo q queria dar para este caso adapta-se, independentemente do ano/local.

quarta-feira, maio 30, 2007 10:20:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Segundo o comunicado de 1/Jun da FPN, o numero de recordes nacionais batidos (incluindo os de passagem, os do primeiro percurso das estafetas e os que foram rebatidos numa serie posterior) em Cantanhede foram 61 (SESSENTA E UM) - e não 54!

Parabéns aos recordistas, mas também a todos os outros Masters!

Apesar da tentativa de «torpedeamento» por alguns maus-fígados, este Campeonato foi um completo sucesso!

Luis

sábado, junho 02, 2007 6:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

antes de mais parabens a todos pelas marcas conseguidas!!
alguem me arranja o email do pedro silva?

domingo, junho 03, 2007 9:38:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home