quarta-feira, maio 16, 2007

Um Golfinho rumo a Pequim

Tiago Venâncio obteve nos Campeonatos do Mundo de Natação o direito a participar nas provas de 100 e 200 metros livres dos Jogos de Pequim e agora tem a ambição de uma classificação de "alto nível", que seria histórica.

A ano e meio dos Jogos de Pequim, quando por todo o lado se assinalava a passagem do dia 500 para o célebre 8-8-08, nos antípodas do estuário do Sado, na longínqua Melbourne, o jovem Tiago Venâncio tornava-se no primeiro qualificado nominal para representar Portugal nos Jogos Olímpicos, juntando o seu nome aos dos atiradores Manuel Silva e João Costa, os únicos que tinham apurado Portugal durante o ano de 2006.

Três anos depois de uma estreia olímpica surpreendente em Atenas, no auge de um começo de carreira a toda a velocidade, o golfinho setubalense aparece maduro, objectivo e seguro na concretização de um percurso difícil nas mais complexas especialidades da Natação, os 100 e 200 metros livres, contra uma concorrência enorme e extremamente competitiva. E em dois dias obteve não apenas uma, mas duas qualificações olímpicas, a que há a juntar a participação na estafeta 4x200 metros livres - o que lhe garante uns Jogos bem preenchidos. Por outro lado, o tempo que tem pela frente permite-lhe preparar mais cuidadosa e tranquilamente a participação, visando chegar às meias-finais, o que falhou por pouco nos Campeonatos do Mundo, e no máximo da ambição a uma final.

"Para já, os objectivos do Mundial foram atingidos no que respeita a garantir a qualificação, pois todo o planeamento fora montado para esse efeito, retirando cerca de um segundo nos 200 metros, o que confirma que estou no bom caminho, depois de uma época muito difícil, em que estive longos meses lesionado", explica Tiago Venâncio. "Agora estou de novo a 100 por cento". (Texto in Revista Olimpo de 14-05-2007)

- Ver Artigo Completo
- Clipping FPN : Parte1 / Parte2

Etiquetas: ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tanta gente a engolir sapos depois de melbourne...

quinta-feira, maio 17, 2007 12:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL para o comentário anterior.
Se bem me lembro o técnico do Venâncio é que estava com previsões pessimistas com a selecção em pleno estágio de macau ia alertando que a provavel causa de não obtenção de minimos olimpicos por parte do Tiago em Melbourne seria fruto da sua ausência.

quinta-feira, maio 17, 2007 3:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Tiago Venancio se fosse treinado por uma pessoa competente poderia aspirar uma final A e ai até medalha em Pequim, tem mais que talento para tal, no entanto anda com os olhos tapados...enfim.
A FPN tb anda muito distraída, desde quando é que o incompetente BR é o seu treinador de sempre? Com mérito dele o atleta ainda não fez nada...anda a viver do trabalho desenvolvido no antigo clube.

sexta-feira, maio 18, 2007 10:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonimou das 10:52, deve-se ser da minha geração ou mais velho...Final A?

sábado, maio 19, 2007 9:00:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home