terça-feira, junho 19, 2007

Actividade Física Aquática para Adaptados

Nos próximos dias 22 e 23 de Junho decorrerá na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto uma Acção de Formação intitulada “Actividade Física Aquática para Adaptados: Competição, Recreação e Terapia”.

O prelector é o Professor Daniel Daly, norte-americano há vários anos radicado na Bélgica. É uma oportunidade única de ter em Portugal uma personalidade eminente na área da Natação Adaptada, que publica com regularidade artigos em revistas científicas, como o Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention e o Human Movement Science.

A Acção será conduzida em Inglês, mas em caso de absoluta necessidade será disponibilizada tradução em simultâneo. (Texto in FPN On-Line)

- Folheto de Apresentação
- Ficha de inscrição

Etiquetas: ,

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Perdoem-me mas este titulo é a todos os niveis infeliz "Actividade Física Aquática para Incapacitados" pois digam-me se os nossos feitos não mais que suficientes para sensibilizar quem escolhe e organiza estes eventos. Que até me parecem neste ponto discutiveis, visto que, a FPDD-Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes não é tida nem achada nesta organização. E não reconheço eu, "em nome pessoal", qualquer legitimidade a FPN, (por todo o respeito que merecem), para organizar este tipo de eventos, pois a meu ver não acrescentam nada de novo. A natação adaptada é independente da FPN... Não entendo o fundamento desta organização... Ou ate percebo chama-se ganhar o dinheiro que vem do IDP nestas fachadas...

Pedro Lima
Atleta de Natacao Adaptada

terça-feira, junho 19, 2007 3:52:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Pedro,
Estou de acordo contigo em relação ao título, que também é da autoria da FPN.
É que se são incapacitados, não têm capacidades para desenvolver a prática da modalidade. Entramos logo num contra-senso… se não têm capacidades vão ao fundo, se vão ao fundo, afogam-se… quando na verdade há por ai malta de muito valor e com muito trabalho a nadar abaixo de 1:00 nos 100L em longa.

Relativamente ao conteúdo da acção de formação / prelector não tenho qualquer conhecimento para me poder opinar.

Boa sorte na vossa preparação para Pequim.

Abraços,
BA

terça-feira, junho 19, 2007 4:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA muito obrigado.

Eu enquanto atleta, vou solicitar ao Nuno Vitorino que é o Vice-Presidente da ANDDEMOT (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores) com a área da natação, que diga o que acha. Pois a FPN enquanto instituição deve ter cuidado com o que sai cá para fora e deve ajudar a mudar mentalidades e a FPN enquanto instituição deve ter esse dever e não publicitar estas anormalidades… Senão qualquer dia vemos este titulo num qualquer evento “Actividade Física Aquática para Aberrações” sinceramente é triste….

Pedro Lima

terça-feira, junho 19, 2007 4:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em relação ao tema bom em meu nome pessoal, acho que a FPN deveria ter cuidado pois como é notorio isto fere o intimo das pessoas acho que (devo acreditar) foi um erro (muito lamentavel) que não deveria acontecer, mas de certeza um erro... Eu acho que uma emenda não lhes ficaria mal...
Agora enquanto dirigente gostaria de dizer ao Pedro que nós primamos pela excelencia e não nos deixamos abater, so isso é prova os nossos resultados, treina para PEQUIM e para o nosso OPEN e esquece isto!!! Em relação á FPN ja diz o meu pai: "Quando não se sabe, pergunta!!!" se quiserem para a proxima perguntem que eu ajudo... isto era tudo ivitavel.

Obrigado BA pelo tempo de antena. Espero por ti no open.

Nuno Vitorino

terça-feira, junho 19, 2007 8:54:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Titúlo e texto alterado: substituí por "Adaptados".

Só não estarei no Open se tal como te disse, estiver ausente.

Abraços a todos,
BA

terça-feira, junho 19, 2007 8:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA,

A culpa não é tua, se ha culpa, essa é da FPN, eu no meu blog tambem tenho o original. Nos so publicamos o que a FPN pos ca fora, eu acho, é que devia ter tido mais cuidado. Talvez se eles virem isto, para a proxima tomem mais cuidado, foi um erro... Podes por o original os meus atletas são fortes isto não os abala. Abraço

terça-feira, junho 19, 2007 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas... n se trata apenas de 1 divulgação?
não estão a ser um pouco injustos?

quarta-feira, junho 20, 2007 12:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Daly vem cá? Excelente promoção da natação para deficientes por parte da FPN!

Incapacitados? Em Espanha diz-se diminuidos...É tudo uma questão de terminologia. O que interessa é que todos estejamos envolvidos em desenvolver as actividades aquáticas

Bem hajam

Monitor de natação de reabilitação

quinta-feira, junho 21, 2007 1:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para o anonimo das 1:08 pm

Em Espanha não se diz diminuidos diz-se minusvalidos, para os fisicos.
Não ponho em causa a capacidade do Sr. Daly de certeza que iria aprender alguma coisa.

Se quiser,sr monitor de natação de reabilitação, esta convidado para ir ao OPEN INTERNACIONAL DE NATAÇÃO ADAPTADA em V. F. Xira nos dias 14 e 15 de Julho, para ver os incapacitados a nadar haamm olhe que existe incapacitados a fazer 26 sec aos 50m.

E so mais uma coisa não estamos em Espanha, porque la diz-se paraliticos cerebrales para os de paralesia cerebral.

Nuno Vitorino

quinta-feira, junho 21, 2007 8:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental (ANDDEM) organizou, esta semana, um curso de monitores de desporto, que teve lugar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
Esta acção, que contou com a inscrição de 65 participantes, entre professores de Educação Física e do Ensino Especial, técnicos de reabilitação, monitores de desporto e alunos de cursos de desporto e reabilitação, resultou de um protocolo existente entre a ANDDEM e a FADEUP e destinou-se a ministrar os conhecimentos básicos e fundamentais na área da iniciação e aperfeiçoamento de algumas modalidades desportivas, no que diz respeito às especificidades relacionadas com a área da deficiência mental. De salientar que os participantes deste curso poderão no futuro frequentar o curso de treinadores de desporto para pessoas desta área de deficiência.
Na cerimónia de abertura estiveram presentes: Adília Silva, Rui Corredeira e Luís Ferreira, da FADEUP; José Costa Pereira e Urbano Marques, da ANDDEM. A direcção do curso esteve a cargo de Fausto Pereira, vice-presidente da ANDDEM, e o secretariado de Sandra Ferreira.
No curso de monitores foram abordados os seguintes temas: Organização Desportiva - Matérias Teóricas/Práticas Específicas, atletismo, basquetebol, futebol e natação.

sábado, junho 23, 2007 9:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Antes de mais nada cumprimentos a todos visitantes deste forum.

Agredecia que alguem da ANDEEM viesse aqui responder-me. Sinceramente não entendo a razão pelo qual andam a fazer inúmeros cursos basicos de monitores de desporto para pessoas com deficiência e a dar início ao curso de treinadores de desporto para pessoas com deficiência (constituido por 2 blocos) (pois so dão o 1º bloco e fica a faltar o 2º) Talvez não seja para entender, ja para não falar nos conteudos dos dois cursos que são INTEGRALMENTE semelhantes...
Como disse anteriormente...passados 2 anos ainda estou á espera que a ANDEEM abra inscrições para terminar o curso de treinadores que iniciou em Viseu, pois o 1º bloco ja esta pago.

Cumprimentos

quinta-feira, agosto 28, 2008 2:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só para deixar os meus parabens pela excelente iniciativa, pois não é todos os dias (nem meses) que acontecem eventos deste tipo.

Boa sorte pro vosso trabalho

sábado, agosto 30, 2008 2:49:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home