sexta-feira, junho 15, 2007

Diana continua a ser motivo de debate

E o debate já vai além fronteiras e o conceituado “coach” Alex Pussieldi responsável pelo site BestSwimming já escreveu no seu blog um post sobre o tema dos mínimos olímpicos que na realidade não valeram.

“A nadadora mais uma vez fez o índice olímpico no último final de semana, agora no Meeting de Loulé, e como o Meeting do Porto, onde ela fez a marca, não será válida. Os Meetings em Portugal são bem famosos, organizados e tradicionais. Entretanto, os organizadores não se preocuparam em credenciar a competição junto a FINA e isso prejudicou aos nadadores que alcançaram as marcas por lá.”

Mais à frente, e na zona de comments ainda acrescentou: “É grande candidata a uma final olímpica”. Por enquanto falta-lhe obter os mínimos acesso a Pequim em competições validadas pela FINA e só depois se poderá sonhar mais alto, mas é certo que a obtenção de uma presença numa meia-final em Pequim já deixaria a Diana Gomes e todos os portugueses muito satisfeitos e orgulhosos.

Vamos aos factos
Diana Gomes do Clube de Natação da Amadora no Meeting do Porto nadou os 200B em 2:30.50 (fechou em 39.55) e passada uma semana do Meeting de Loulé nadou em 2:29.76 (fechou em 39.92), ambos foram recordes nacionais seniores, sendo que o tempo de Loulé é o seu segundo melhor registo de sempre, muito próximo dos 2:29.51 que lhe valeram o título europeu júnior em 2005 na cidade de Budapeste e que permanecem como recorde nacional absoluto. O mínimo olímpico COP/FPN está fixado em 2:30.68.

- Primeira publicação internacional sobre o caso: SwimNews.Com
- Segunda publicação internacional sobre o caso: NotiNat
- Terceira publicação internacional sobre o caso: Blog do Coach
- Quarta publicação internacional sobre o caso: Blog do Coach

Etiquetas: ,

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso vai deixar de ser polémica em Paris quando ela fizer outra vez os minimos.
Força Diana.
De qq forma se os organizadores poderiam ter tentado que as provas fossem reconhecidas pela FINA acho que teriam ainda mais prestigio.

sexta-feira, junho 15, 2007 10:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

disse o Alex Pussieldi
"Entretanto, os organizadores não se preocuparam em credenciar a competição junto a FINA e isso prejudicou aos nadadores que alcançaram as marcas por lá.”

Os 2 meetings são FINA. O problema foi que esta FPN não se preocupou em credenciá-los para a obtenção de mínimos(dizem eles questões de planeamento).

sexta-feira, junho 15, 2007 11:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estive a ver o blog brasileiro e apareceu uma pergunta muito pertinente:

"Porque nossas meninas não conseguem marcar tempos assim - por que o peito é fraco no Brasil?"

sexta-feira, junho 15, 2007 11:27:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

para os mais desatentos:
brasileiro - português
peito - bruços
borboleta - mariposa

sexta-feira, junho 15, 2007 11:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É A MAAAAIIIIIOOOOOR!

sexta-feira, junho 15, 2007 12:13:00 da tarde  
Blogger COISAS BOAS said...

Nem toda a feiticeira é corcunda!
Nem toda a brasileira é só bunda!

sexta-feira, junho 15, 2007 12:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É pena estarmos a perder oportunidades nos nossos meets internac (AAC, Porto e Loule), k têm tds os requisitos pa serem validados pela fina; inclusive com boa competitividade! So em ESP esta época têm 3 provas com Fina validadada. Na SUI até o C Nac JUN vale.
A altura poderá não ser a mais vantajosa, mas se saissem (como saiu) seriam pelo menos já + 1 para os J O.

sexta-feira, junho 15, 2007 2:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Diana tava-se apreparar para o Open de França. Calculem o tempo aí..
No entanto...

sexta-feira, junho 15, 2007 3:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nao ha duvidas que estamos a falar da grande Diana.

sexta-feira, junho 15, 2007 5:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não estou certo dq que volte a fazer este minimo. Não faz sentido que estes tempos não sejam validados. No caso de ela não conseguir vai ter um impacto poderoso na sua confiança. Terá de ter muita força emocional e psicológica para ultrapassar uma situação destas, no entanto... tudo é possivel!... Força Diana transforma o problema em desafio um abraço

sexta-feira, junho 15, 2007 10:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Nuno :D
She's Perfect ^^ *


www.diana-gomes.pt.vu ;D *

sexta-feira, junho 15, 2007 10:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros anónimos (incluíndo o Teamleader, q devia pensar de outra forma):

Se a Diana (ou outro nadador qualquer) faz mínimos c uma perna às costas no Meeting do Porto e no de Loulé (em 2 piscinas lentas, como se sabe), em carga e sem estar a apontar para isso, e não fosse capaz de os fazer nas diversas competições q terá nos 2 anos q possui para o efeito, então significaria q não tinha nível para estar nos J.O., mesmo q fosse a melhor do mundo. É preciso saber sê-lo sob pressão, pq J.O. é isso mesmo: pressão ao cubo.

É q se tendo Mundiais, Europeus, Nacionais e provas internacionais para o fazer não o conseguisse, e só conseguisse no Meeting do Porto e de Loulé, seguramente não iria fazer nada a Pequim. É por isso q o Mamede era o melhor do mundo e o Lopes é q tem 2 medalhas olímpicas em casa...

Alta competição é planeamento e cabeça na hora da verdade. Planeamento é saber, quando, como e porquê se faz o quê. Cabeça é manter ou superar o nível perante os melhores adversários.

Obviamente q tal não vai acontecer, e ela fará o mínimo nas calmas. Mas neste caso, a FPN tem razão, não sejam otários ao querer transformar os mínimos olímpicos num jogo de pontaria ("quando calhar fica a valer mínimo").

Do Teamleader, sobretudo, esperava-se outra visão.
a) A boa competitividade do Porto e Loulé para a Diana viu-se bem. Ela teve luta até ao último metro!
b) Há sempre a hipótese de se mudar para Espanha, já q eles tentam os mínimos todos os f-semana. Como os gajos são burros, nós deveríamos ser iguais?
c) Na Suiça tem lógica q o Camp. Nac.Junior valha mínimo. O melhor nível deles está nos juniores, os seniores estão actualmente não mto fortes, e eles fizeram uma aposta forte nos juniores nos últimos anos. Realidade diferente da nossa
d) A ideia já não é "ter + 1 nos Jogos", ou "se sair saíu". Essa foi a ideia de Montreal/1976, de Seul/1988, e até de Atlanta/1996, com autocarros de gajos para os Jogos Olímpicos, apurados de todas as formas e feitios. Foi chão q já deu uvas. Se é qualidade q se pretende, tem de haver selecção. E um dos critérios de selecção, é saber o q se faz. Quando se sabe o q se faz, é garantia de sucesso no momento exacto.

Para os azares (q obviamente acontecem, uma doença, uma lesão, um imprevisto na preparação), há sempre pelo menos 2 momentos por época pra tentar mínimos. Muitos já deitaram fora o 1º (Mundiais). Esperemos q não deitem também o 2ª (Paris).

É q há alguns nadadores portugueses de andam a época toda em forma, a fazer provas regionais a voar, e q nas grandes competições não surgem tão bem. Não retirando o mérito (não deixam de ser grandes atletas por causa disso), é obvio q ainda lhes faltam alguns predicados q distinguem os bons dos muito bons.

E pra terminar esta longa conversa, aqui vai o exemplo q já todos conhecem. Há 1 nadador em Rio Maior q nada costas, q nos últimos 5 anos nunca falhou um pico de forma (minto: falou um, Multinations Junior da Madeira, tinha estado doente, mesmo assim ganhou, mas c tempo fraco). Será coincidência, ou será mérito?!

Hasta.

sábado, junho 16, 2007 12:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A Sara Oliveira esteve numa situação identica há uns anos atras penso eu. Fez minimos na prova de 200 mariposa para Athenas 2004 fora do periodo ou numa prova que não validava...alguem me sabe confirmar isso?

sábado, junho 16, 2007 8:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó D.M. Desiludes-me!
A Diana tem alguma coisa a provar a alguém?
É dupla campeã europeia, o que a torna a nadadora portuguesa de sempre com mais e melhores títulos (m/f).
Se soube lidar com a pressão naquela idade, não tem lições a receber de NINGUÉM!

Há factores que desconheces. Só isso pode justificar o teu ponto de vista.

sábado, junho 16, 2007 12:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na qualidade de Director Geral do Meeting Internacional LDC/Cidade de Loulé, ainda bem que há quem saiba da verdade e a deite cá para fora, pois da nossa parte auscultámos a FPN no sentido de atribuir à prova a possibilidade desta contar para os Jogos de Pequim, contudo o corpo tecnico da FPN nem quiz apreciar o assunto. Aliás julgo que isto deve ter a ver com a sua presidencia que só foi notada em Loulé no Domingo porque durante 7 minutos foi entregar medalhas, já que nem se dignou cumprimentar os donos da casa que se orgulham de ter feito o convite , tal é o desprezo que a actual FPN dá a Loulé...começa a dar que pensar!

sábado, junho 16, 2007 12:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com as palavras ditas pelo DM, apesar de achar que deveria haver mais competições nacionais onde se podessem fazer minimos.
Não estou com isto a dizer que deveria ser durante os meetings, mas sim na mesma altura em que as principais provas decorrem. Por exemplo, a proxima prova a contar para a realização de minimos será a prova de Paris. Porque não homologar o Open de Portugal ou mesmo as Universiadas para a realização de minimos? Afinal muitos atletas, ou a maior parte deles apontarão o seu pico de forma para essa altura e não têm culpa de não serem convocados para a tal prova em Paris. Vejo por exemplo 2 ou 3 nadadores que não estão convocados ou pré-convocados para Paris, que se tiverem inspirados e bem preparados poderiam fazer minimos no Open de Portugal ou nas Universiadas. Afinal estas provas são na tal altura em que toda a gente tem de tar em forma. O mesmo se poderia propor para provas proximo das restantes "oficiais" para realização de minimos (CE 2008 e Nac Jun/Sen 2008). Só uma ideia.

Uma outra constatação... Já tinha lido uma entervista ao Fernando Costa em que este dizia que nos EU se dava maior importancia à preparação fisica geral (corrida, etc..) e agora lendo esta entervista feita ao Schoeman este também refere que faz corrida e ciclismo por exemplo... Haverá algum clube em Portugal a adoptar metodos parecidos a este?

sábado, junho 16, 2007 1:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro luis ferreira, com esse fel, e esse escárnio, nem percebo o lá foi o presidente fazer durante os tais 7 minutos!
mas como a si já o coneço eu á uns anitos e gosta de falar do k n sabe e pela boca dos k se escondem, n me surpreende!
gostei desse epiteto de dgm. esta malta n se encherga mesmo!

sábado, junho 16, 2007 2:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As facções reconhecem-se pelo grau de instrução "escarrapachado" na ortografia e sintaxe!

É o plebeísmo do ditador rodeado de mentecaptos.

sábado, junho 16, 2007 3:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Somos muitos, aqueles que suplicam ao Luís Ferreira para ignorar esta federação (o seu presidente essencialmente) e jamais perder a coragem e apreço demonstrado neste pobre país da Natação!

sábado, junho 16, 2007 3:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Duarte M este paragrafo foi triste!
d) A ideia já não é "ter + 1 nos Jogos", ou "se sair saíu". Essa foi a ideia de Montreal/1976, de Seul/1988, e até de Atlanta/1996, com autocarros de gajos para os Jogos Olímpicos, apurados de todas as formas e feitios. Foi chão q já deu uvas. Se é qualidade q se pretende, tem de haver selecção. E um dos critérios de selecção, é saber o q se faz. Quando se sabe o q se faz, é garantia de sucesso no momento exacto."

Epá, explica lá como é q tu já sabias a lógica das selecções em 1976! Nessa altura ainda estavas a usar fraldas e já topavas tudo!... Lol. Tem lá calma que assim perdem-se os teus argumentos e depois cheira a tanga.
Em 76 já nadava e sei o quão dificil era participar nos Jogos. Era por isso e por outras razões que para estar presente era preciso muito trabalho e tb um pouco de sorte. É verdade que sempre estivémos longe do nivel médio de outros países, e tb houve nadadores que nunca chegaram a participar em JO, e tb tinham valor para estar nessas selecções. A verdade é que não havia lugar para todos e houve e haverá sempre quem não vá nem nunca há-de ir. Este conceito de "tiro aos pombos", só existe na tua cabecinha, porque mais do que isso sei que o nosso nivel ainda é baixo e sabemos que esse é o grande problema a ser estudado. Discordo totalmente que não se possam fazer minimos em qq prova organizada sob autorização de qq federação filiada na FINA. Cumpram-se obviamente as regras de Arbitragem e cronometragem.
E se isso tiver que acontecer todos os fins-de-semana, então que assim seja e cada atleta se organize e planeie o seu treino. Se se fizer os minimos óptimo, se não, paciência... não era suposto estar nos JO!... É assima vida. Eu não chegueia esse nivel, não fui a uns JO. E,... Sou feliz na mesma com isso. Tenho tristezas mas essa não trás mossa nenhuma. Esquece porque não há bons nem muito bons!...Há pessoas.

sábado, junho 16, 2007 3:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Ó D.M. Desiludes-me!
A Diana tem alguma coisa a provar a alguém?
É dupla campeã europeia, o que a torna a nadadora portuguesa de sempre com mais e melhores títulos (m/f).
Se soube lidar com a pressão naquela idade, não tem lições a receber de NINGUÉM!

Há factores que desconheces. Só isso pode justificar o teu ponto de vista.

--> Concordo ! A Diana nao TEM NADA A PROVAR A NINGUEM ! E mesmo que tivesse , acho que ja provou a FANTASTICA NADADORA QUE É .
E tu DM , es a pessoa certa para falar disto, és .

sábado, junho 16, 2007 3:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o anonimo das 12.02 so pode ser o papa ou a mama da menina. o estoril n a esquece e 1 dia a amadora tb vai ver o k ela e sobretudo os pais valem como pessoas. tudo 1 questao de $$$ meus caros.

sábado, junho 16, 2007 7:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Até pode tratar-me por "caro Luis Ferreira" mas de certeza que não me conheçe, porque deve estar muito confuso no que diz,já agora se eu não sei do que falo quando falo do meeting o melhor é ir ver se eu estou ali à esquina e voltar aqui e dizer-me, e os meus amigos que não se escondem, quando afinal você é que é anonimo...tenha vergonha e dê a cara

sábado, junho 16, 2007 7:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimos das 3:44 PM e das 12:02 PM:

Têm absoluta razão. A Diana não tem nada a provar a ninguém. Tem apenas a provar a ela própria q consegue fazer mínimos de acordo c as regras definidas pela FPN, q já são conhecidas há mto tempo.

É o q nós esperamos, o q a FPN espera, e sobretudo o q ela própria e as pessoas com quem ela trabalha esperam.

Acontece q ser dupla-campeã da europa júnior não lhe garante apuramento. O q garante é o q faz agora e o q fará no futuro, e não o seu passado.

Continuo a ouvir falar dos "factores que os outros desconhecem", mas pelos vistos vocês próprios tb. desconhecem, pq nem como anónimos são capazes de os explicar...

sábado, junho 16, 2007 9:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

D.M. então não sabes que não há "regras" na FPN?

sábado, junho 16, 2007 9:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Diana!
Ainda queres a tartaruga?
Aquela que está na parede da piscina onde obtiveste o teu primeiro recorde nacional absoluto?
Se quizeres é so dizer, depois podes leva-la para Pequim (pode ser que tenha energia positiva), todos sabem que vais estar lá!

sábado, junho 16, 2007 10:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas... quem será o acólito das 3.12?

só pode ser um catedrático ... para criticar a "ortografia e a sintaxe" num blog frequentado por adolescentes (e não só...).

não keres vir corrigir os meus sms's já agora?

olha,

ehehehee

sábado, junho 16, 2007 11:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ò luis ferreira , eu próprio estive ligado à organização do maior meeting que portugal teve.
Nunca tive conhecimento do envolvimento da FPN da altura em qualquer que fosse a componente organizativa, sempre foram benvindos pelo que não entendo esses seus comentários. Só pode haver aí, ou motivação politica, ou influência de terceiros. Estou mais inclinado para a segunda, por isso lhe chamei microfone e aos que o influenciam palermitas! Quanto ao anónimo que me acusa de erros ortigráficos e de sintaxe, amigo, guarda lá o teu diploma de estudos linguisticos ao lado do diploma da quarta classe dos teus "amiguinhos" e sê feliz...

domingo, junho 17, 2007 11:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parabens diana... adorei as tuas provas bates agora o record nos campeonatos absolutos

domingo, junho 17, 2007 11:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"blog frequentado por adolescentes"

1º - Estás proibido de aqui vir, porque os induzes em erros de escrita!
2º - Menosprezas os adolescentes!?

Vai para o teu lugar...

domingo, junho 17, 2007 9:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é uma mimada pah

domingo, julho 01, 2007 11:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home