terça-feira, junho 26, 2007

Quarteto do Naval faz história na natação

Quatro jovens madeirenses escreveram ontem mais uma bonita página da natação da Madeira. João Vargas, Alexandre Gomes, João Freitas e Pedro Cotrim, do Clube Naval do Funchal, bateram o recorde nacional de estafetas nos 4x100 livres infantis, ao percorrerem a distância em 3:54.59, retirando cerca de meio segundo ao anterior máximo nacional (3:55.07), que estava na posse de um quarteto do Belenenses, e fora estabelecido a três de Abril de 2004.

O feito da equipa madeirense assume proporções ainda mais notáveis, dado se tratar do primeiro recorde nacional de uma estafeta a ser estabelecido por uma colectividade regional. De resto, João Vargas, Alexandre Gomes, João Freitas e Pedro Cotrim formam mesmo um quarteto que se mantém invencível há quase dois anos, vencendo, sucessivamente, os 4x100 livres nas diversas competições que disputou ao longo desse tempo.

Com esta notável marca, e consequente recorde nacional estabelecido, aumentam assim as expectativas em redor dos próximos campeonatos nacionais, que irão decorrer já em Julho, na cidade algarvia de Faro.

Do feito de João Vargas, Alexandre Gomes, João Freitas e Pedro Cotrim não poderão ficar dissociados o treinador André Cunha, bem como o coordenador do departamento de natação da colectividade navalista, Elmano Freitas, com “uma vida” dedicada à causa.

O recorde foi estabelecido no decorrer da primeira jornada do Torneio de Preparação a decorrer na Piscina do Complexo da Penteada [de 25 metros]. (Texto de David Spranger in Jornal da madeira On-Line)

- Resultados completos do Torneio

Etiquetas: , ,

88 Comments:

Anonymous Anónimo said...

duarte e k dizes tu disto agora?
este n convém comentar porque n há fel para largar...

terça-feira, junho 26, 2007 10:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns aos quatro e respectivos treinadores!=D

terça-feira, junho 26, 2007 12:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vão "morrer" daqui a pouco...

terça-feira, junho 26, 2007 1:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que querias que o DM dissesse? RN em infantil não quer dizer nada! Espero para ver esta estafeta daqui a 1 ou 2 anos.

terça-feira, junho 26, 2007 1:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Joao Vargas o caraças :P Afonso Vargas :'D Isso sim :P ( como toda a gente o trata x'D Por Afonso :P )

Ahah, eles sao do meu clube :P lalala
' André Cunha ' Ele e' meu irmao :P lalala

Eu so tenho campeoes a minha volta :'D Ne BA ? :P

Kiss Champs :D Adoro-vos 93 :P

terça-feira, junho 26, 2007 2:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

comentários desses são despropositados anonimo da 1:11.
O mais provavel é estes muidos que conseguiram algo de muito valor estarem a ler os teus comentários cheios de dor de cotovelo ou de outra coisa qq mt negativa.

terça-feira, junho 26, 2007 2:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podem "morrer" daqui a pouco ou a muito, mas estas coisas marcam a historia. E os anonimos passam, passam, passam...
Mais vale ser rei por um dia do que anonimo por uma vida...

terça-feira, junho 26, 2007 2:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:| Concordo plenamente 'pegue120'!

terça-feira, junho 26, 2007 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

historia anonimo da 1'48, nao dura um nem dois anos, dura para SEMPRE !!

Parabens à estafeta, estiveram muita bem.

e daqui a 1 ou 2 anos, podemos falar, sim...

nacionais de faro é já para breve... FORÇA

terça-feira, junho 26, 2007 7:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande estafeta!

Parabéns!!!

Para calar estes anónimos em Faro lutem pelo titulo e pelo record nacional em piscina de 50m.

Boa sorte.

terça-feira, junho 26, 2007 7:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

desculpem-me , está certo :D
mas só disse o que era mais provavel nestas idades..

terça-feira, junho 26, 2007 8:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E nao foram ao dia oli9mpico....

terça-feira, junho 26, 2007 8:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ei, toda gente se esquece dos juvenis de 1991 do fcp... estes quando estao com a melhor estafeta q podem nunca perdem UMA!.. ate hoje quantas equipas o fizeram?
e verdade q nao bateram nenhum record nacional, mas tambem ja ficaram mesmo muito perto! serca q isso acontece nos regionais?(visto q o samuel queiros na vai estar nos nacionais devido a sua presença no FOJE?)
A que ver, que todos eles continuaram e continuam a evoluir! a que dar merito tambem aos treinadores E A ELES TB! NAO?

terça-feira, junho 26, 2007 11:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é...em Faro e concorrendo com outras equipas que após os zonais nunca mais competiram em piscina de 25, é que vamos ver (sei de algumas muito potenciais para este record)....Força a todos os nadadores e que isto incentive uns campeonatos muito interessantes em faro.....

quarta-feira, junho 27, 2007 12:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estes meninos andam a ser treinados por gente mal formada...Atenção aos pais!

quarta-feira, junho 27, 2007 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Emoções ao rubro nas Piscinas da Penteada, o Recorde Nacional na estafeta 4x100 livres, inesqecivel; "quarteto invencivel".

"gente mal formada???", estes anonimos n sabem o q dizem!!

Bgd! a tds os q nos apoiaram e 1 especial agradecimento aos nossos treinadores e colegas de equipa q acreditaram sempre em nos :D!

quarta-feira, junho 27, 2007 9:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou pai de um deles e agradeço a chamada de atenção do anónimo das 9.07. Coisa que os pais dele não fizeram...??!!
Para estes anónimos da trampa, todos os recordistas de infantis foram mal treinados e tiveram má formação. Então estabeleça-se que recordes só existem nos absolutos...os nadadores só podem ser bons a partir dos 20 anos, só aí é que se vê...
Vão-se catar, bem precisam de tirar de cima de vocês essa carga negativa acumulada por tanta frustração pelos insucessos que foram conseguindo ao longo de uma carreira (?) que não tiveram ou que pretendam vir a construir.

quinta-feira, junho 28, 2007 10:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

paizinho.
se notares os recordistas de infantis mais tarde quase nunca são recordistas absolutos... porque será ?
cata-te tu, paizinho.

quinta-feira, junho 28, 2007 11:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que falta de originalidade do anónimo das 11:56. O veneno da tua língua impede-te de arranjar um sinónimo de vai-te catar?!
Olha á tua volta e compara as tuas conquistas com o que os outros fazem. Talvez sintas a humildade de reconhecer o mérito dos outros e de criticares construtivamente. Há muitos espelhos à venda...

quinta-feira, junho 28, 2007 1:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O paizinho deve ser amigo dos copos dos treinadores em causa. O q vale é que toda a gente conhece a postura da malta em questao. Na aptn só não viu quem não quiz

quinta-feira, junho 28, 2007 2:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

recordistas em infantis e em absolutos (para que conste):
ana alegria
rui borges
raquel felgueiras
(entre outros...)
e n ser recordista em absoluto apesar de se ter sido em infantil n significa que se seja um mau nadador absoluto(acho eu!).

beijinho e continuação de boas braçadas

quinta-feira, junho 28, 2007 3:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

????

quinta-feira, junho 28, 2007 4:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Paizinho também é amigo dos copos, lá de vez em quando. Não pagas nada, ó anónimo que esteve na aptn?

quinta-feira, junho 28, 2007 4:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL

quinta-feira, junho 28, 2007 4:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gente mal formada ? ome... nao te dizia umas coisinhas pq sei que o BA nao ia aceitar, senao... Ja tinhas ouvido das boas !
Isso e' tudo inveja ? Querias ter ( ou SER ) um treinador como o deles !
Em vez de tares a mandar veneno, vai mas e' p'ra casa fazer alguma coisa de jeito .
E ao contrario de ti, nao tenho medo nenhum de por o nome . Pelo contrario , ate gostava de ter uma conversinha contigo que eu dizia umas verdades !

Quanto a ti , BA... achei mto mal da tua parte teres aceite este comentario . Desceste na minha consideraçao .

Assin : Maria Cunha ! ( A IRMA DO TREINADOR DELES E TAMBEM ATLETA ) .

quinta-feira, junho 28, 2007 7:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta gente nao tem mai nada que faça ? E' isso, vao-se todos catar ! O que é que isso tem a haver ? Ser amigo ou nao ? O trabalho e' dos nadadores .
Ome... vao-se todos lixar e deixam os gajos em paz !

quinta-feira, junho 28, 2007 7:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PARABNES AOS ATLETAS, pelo recorde.
mas também concordo com muita gente que diz que estes rapazes andam a ser espremidos, agr..

quinta-feira, junho 28, 2007 9:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonimos noobs se sao tao bons pk na dao a cara???(so pa akeles k dizem mal), so vejo ai e garganta

quinta-feira, junho 28, 2007 10:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

maria, deves ter a mania que és boa, não?
encaixa as criticas e vai mas é nadar!
ou és mais uma que só aceita que o BA deixe passar os coments k vos convém?

vai... beber água

sexta-feira, junho 29, 2007 9:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oh anonimo das 9:57 .
Eu nao tenho a mania de nada .
Simplesmente trata-se do meu IRMAO e como irma acho bem defende-lo, sim ?
Quanto ao BA , nao... nao deve deixar passar os comentarios que me convem ou a outros tantos .
Mas sim os comentarios DEXENTES !
Nao m**** destas, sim ??

' vai... beber água ' ?
Naaaa... podes retirar o nome BEBA AGUA do meu pé ? Enjoa-me um bocado .

Força :D *

sexta-feira, junho 29, 2007 11:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

decentes é com "C" de cão irmã.

sexta-feira, junho 29, 2007 11:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu sei , amigo :D *

sexta-feira, junho 29, 2007 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ps - Mesmo assim, Obrigada :D *

sexta-feira, junho 29, 2007 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigos.. eu ja tou e' farta de andar aqui a comentar e bla bla bla .

Por isso fiquem bem :)

sexta-feira, junho 29, 2007 2:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sempre às ordens irmãzinha

sexta-feira, junho 29, 2007 3:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sera q posso intervir neste manda bocas para ca e para la?

O q eu acho e q a maria irma devia de ponderar bem acerca do q escreve pq e com o desprezo q se responde a este tipo de comentarios maldosos e nao com mini textos sem mt fundamento, mas enfim... Mas o meu principal objectivo n e criticar o q a maria irma escreve ou deixa de escrever, mas sim alertar aos demais de que a pura da verdade e q os 4 miudos, em conjunto com o trabalho dos respectivos treinadores, escreveram os seus nomes na lista de recordes, doa a quem doer!!!

Em vez de estarmos todos contentes, uma vez q este recorde (e quem diz este, diz todos os outros q vao caindo com o passar do tempo) so contribui para o enriquecimento, desenvolvimento e aumento da competitividade da nataçao em portugal, naoooo.... Mas ja era de esperar que tudo isto fizesse comichao a muita gente, nao fosse o povo portugues dominado pela inveja e maldade...

Enfim... so me resta desejar os parabens a estafeta e aos treinadores e desejar boa sorte aos nadadores em geral, quer para os regionais, quer para os nacionais q se aproximam!

sexta-feira, junho 29, 2007 3:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, tantas bocas e tantos olhos que já há um lesionado nesta estafeta. Oxalá recupere a tempo dos nacionais. As melhoras ao Vargas.
E fiquemos todos contentes com as palavras do anónimo das 3.55, a competitividade da natação portuguesa teve o contributo destes jovens, mais nada. Parabéns e boas provas para todos nos nacionais, regionais e que mais houver.

sexta-feira, junho 29, 2007 9:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que esperam da maria irma senão comentários deste tipo?? é uma miuda p'ra aí com 10 anos que a unica coisa que vê à frente é diana gomes! só por isso já se vê que não pode ser levada a sério!!

o ba aceita os comentários que ele quiser! o blog é dele, é ele que o faz e ninguém tem nada a ver com isso!

sexta-feira, junho 29, 2007 9:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é suposto o BA ser o best friend da maria irma

sexta-feira, junho 29, 2007 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E é suposto levar a sério os comentários de anónimos que nem sabem a idade dos "bloguistas"?

sexta-feira, junho 29, 2007 11:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ome.. vao-se todos catar, ta ? Eu nao qero ser levada a serio por gente deste tipo .
E sim, so vejo a Diana Gomes à Frente :'DDD E com orgulho *


Ps - 13 anos *

sexta-feira, junho 29, 2007 11:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E quanto ao 'best friend' acho que isso é uma coisa minha e dele , nao ?
E tal como tinha dito antes... nao vou comentar mais, por isso... por mto que digam mal e etc.. nao vao levar resposta :) *

sexta-feira, junho 29, 2007 11:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai, como é bom ser recordista nacional .
Queriam, nao queriam ?

sábado, junho 30, 2007 10:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Maria, força nisso que tu sabes o que fazes. Apesar da idade, consegues ser mais madura que esta gente toda.

Abraço BA []

sábado, junho 30, 2007 10:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tem algum problema ?
Entao venham nadar po Naval .
Inscriçoes para a proxima epoca ( na equipa competiçao ) ate 31 de Julho .


De que estao a espera ?

sábado, junho 30, 2007 10:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mariazinha, cresce pá!

sábado, junho 30, 2007 11:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E se deixasses a "mariazinha" em paz ela so ta a defender o clube e o irmao ta???

sábado, junho 30, 2007 12:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não não tá! clube do irmão que por acaso também é o dela! ela não tem que vir para aqui com textos estupiods tipo "ai só vejo dfiana gomes sim e com muito orgulho ='DDDDDDDD" mas o que é isto??? infantário não é aqui!! aqui quer-se falar de natação!!!

sábado, junho 30, 2007 1:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó anonimo das 12.02... "ela so ta a defender o clube" qual clube? é k com tanta troca e baldroca o pessoal ja fica meio baralhado em relaçao ao clube dela!!! E td bem, ta a defender o irmao...mas penso q o irmao na precisa de advogado de defesa pq "condenaçoes" destas na lhe devem atingir!

e anonimo das 10.37, aí é k te enganas, pq de madura parece k ela n tem nada e isso reflecte-se nas suas atitudes!

sábado, junho 30, 2007 3:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isso sao coisas dela, nao acham ? Nao tem nada que vir falar.
Chega aqui uma miuda a defender o irmao e ja começam a implicar ? Ja tentaram olhar para o espelho ?
Anonimo das 1:38 , antes de criticar, aprende a escrever !
E anonimo das 3:19 , se calhar é madura o sufeciente para se comportar melhor que voces, aqui.
Quanto ao clube, toda a gente tem direito a errar, nao acham ?
' Com tanta troca e baldroca o pessoal ja fica meio baralhado em relaçao ao clube dela ! ' O pessoal fica baralhado ? Mas o que é que voces têm a haver com isso ? É uma coisa dela, mais ninguem tem que ficar baralhado.
E quanto ao que ela ta a fazer, ele é irmão dela a cima de tudo. Mesmo sendo do Naval, Nacional, Maritimo... etc!
Quanto ao infantario... voces começaram a pegar com a miuda, nao foi ela que começou.
E começaram a falar do ' so ver a Diana à frente ' , ela teve que responder.
Não percebo qual é o mal, ela é fã da Diana e depois ? Tem um site muito bom , por acaso.
Nao percebo o que tem de mal .
Deixem lá a miuda em paz que como li no comentario a cima ( o dela ) , nao vai responder mais a gente como vocês.
Se têm alguma coisa para dizer ( à Maria ), que digam na cara.

sábado, junho 30, 2007 7:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vces e k começaram com isso de "vao morrer e o fcp e melhor" e tal ela so ta a dizer a sua opiniao!

sábado, junho 30, 2007 8:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A maria irma MADURA ????


lolololololololol

Maria, cala-te. nao digas asneiras ! O teu primeiro comentario foi:

o treinador é o meu irmao , e eles sao do MEU clube !!!

Lamento informar-te, mas de que porra de clube tas falando??

e que ainda a dias tavas no NACIONAL DA MADEIRA, e que eu saiba , é so o MAIOR rival do clube destes 4 herois.

Trocaste o clube do TEU irmao, e agora voltaste... isso so demonstra que devias de inscrever-te no lactario.

Mas ja nao vais a tempo, as inscriçoes para os 2-3 anos fechou em maio...
Por isso, em vez de afogares aqui as tuas magoas de miuda mimada, e que ainda usa fraldas, aprende a usar o penico.

Deixa de ser falsa, ok?? so te fica mal...


Bebaagua, o teu blog é fantastico.

E apelava aqui a que se falasse de nataçao, e nao de uma bebe...

sábado, junho 30, 2007 9:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonimo das 10.37 e das 7.36, daqui fala o anonimo das 3.19, ja reparaste q nao vais mt longe com esse discurso, nao já? Garanto-te que se por acaso nadasse no Clube Naval, ia achar q a maria irma estaria a gozar com a nossa cara, pois quem vai para o Nacional da Madeira e segundos depois volta ao Clube Naval, ha qualquer coisa q está a escapar... Passo a explicitar-me, só uma razao muito forte a levaria a virar costas ao clube do irmao (segundo ja me apercebi), por conseguinte só outra razao tambem muito a fazia voltar às origens. E nesta confusao toda qual é o papel dos responsaveis dos clubes? Sera q estão assim tao disponiveis a abrir a porta a torto e a direito a estas atitudes mimadas? Nao era no meu clube que isto se irira passar de certeza!!! Mas enfim... às tantas ja é uma queatão tao futil que deve passar ao lado de nadadores, treinadores, dirigentes e demais funcionarios tanto dum clube como doutro!

Agora, parando por instantes, apercebo-me de que o recorde nacional em questao passou a ser noticia de rodapé e a maria irma autoprotagonizou-se! Mas o que é isto??? A verdade é q o nome desta miuda ja chegou aos 4 cantos do rectangulo portugues e toda agente, minimamente interligada à nataçao, ja se deparou ou ouviu falar das figurinhas q ela tem vindo a realizar, nomeadamente nos Nacionais de Juniores e Seniores na Póvoa.

Sem querer tornar-me enfadonho, apesar do tema em questao poder levar-me a escrever horas a fio, despeço-me.

...e viva o Beba Agua e a Nataçao Portuguesa!!!

domingo, julho 01, 2007 5:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

' E apelava aqui a que se falasse de nataçao, e nao de uma bebe ' .
Mas nao se fala de nataçao ? Que eu saiba o post nao foi em nome da Maria. Quem começou a falar dela foram voces, anonimos.
Agora apelo eu, deixar de falar da Maria, porque eu vou deixar.

domingo, julho 01, 2007 11:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ganda quiquinho! maria afinal és tu que tens que aprender com o teu irmão!

domingo, julho 01, 2007 11:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

wooow, é preciso ter mutxa paxorrinha para dizer mal e para uma pessoa fingir que é "paizinho" de alguém :D mas enfim xD

e claro que o treinador é mal formado, tss tss, não sabem?! :D
ahah, que trolhas, ly maryzona :D*

domingo, julho 01, 2007 1:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Naval do Funchal - Inf A Masc CNF 3:57.74

Sporting - Inf A Masc SCP 3:57.84

Nos ultimos zonais vamos ter uma prova muito disputada de certeza nos Nacionais

domingo, julho 01, 2007 8:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens pelo recorde, mas vamos ver, o scp está a 10 centesimos do naval....VEREMOS NOS CAMPEONATOS NACIONAIS!
parabens plo teu nlog BA!

segunda-feira, julho 02, 2007 10:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

vocês ainda não pereceberam que kem anda (já há vários anos) a fazer figuras menos prórpias não é o irmão mas o treinador dos mais velhos...? Big brother??

segunda-feira, julho 02, 2007 12:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só quem não tem olhos na cara é que não sabe o que a "casa gasta".
Pegagogia? O que é essa coisa?...
loool

segunda-feira, julho 02, 2007 4:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

'figuras menos prórpias não é o irmão mas o treinador dos mais velhos...?'

Ó anónimo das 12:26 pm, NAO DIGAS ASNEIRAS !!!

segunda-feira, julho 02, 2007 7:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Xiiii... pah! Sente-se no ar uma tensao de inveja, até dá dó!!! Mas ha remédios para isso! Paredes de crespo, sabem? Isso mesmo. E é muito fácil... jogam-se para lá e coçam-se coçam-se, vão ver q essa dor de cotovelo passa num instante!

HA HA HA!

Não podem ver o êxito de um treinador acabadinho de mergulhar no mundo do treino (sim, porque eu ainda me lembro de ver o irmão a nadar em provas nacionais) que já se roem todos! Isso é bem triste! Tenho pena...

E pelo que conheço do "Big Brother" ou treinador dos mais velhos como chamam, só vos tenho a dizer que andam completamente enganados! Não me importava nada que quando os treinadores todos se juntam em Meetings e campeonatos Nacionais, o "Big Brother" influenciasse o meu com a sua pedagogia e filosofia de vida! Acho-o uma pessoa, na linguagem cá da malta, MUITO À FRENTE!!!

E até parece, cambada de anónimos frustrados, que nunca tomaram um copinho a mais! HAHAHA Tristes! Se vocês não se divertem, deixem a malta se divertir À SUA MANEIRA! Ao menos, do pessoal que conheço do Naval, nunca me niguém queixou lá do Big Boss deles, por isso, se eles tão bem É O QUE INTERESSA, são eles que levam com o Big Boss todos os dias e não vocês!

Fiquem bem e...antes de criticarem os outros, pensem aontes nos vossos defeitos, sim, porque não há ninguém perfeito e isso todos sabemos!

Abraço BA!!!

segunda-feira, julho 02, 2007 10:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, voltando ao assunto do recorde, aos atletas e ao post em si...

Eu tentei deixar aqui um coment um dia destes, mordendo intencionalmente o isco q o anónimo q abriu os comentários me lançou, estava bestialmente grande, mas deu erro ao enviar, e perdi a pachorra de escrever de novo. Mas como isto aqueceu (por motivos colaterais), aqui vai de novo era qq coisa como isto:

1 - Antes de mais, parabéns aos atletas pela excelente performance, e respectivo técnico. O tempo encarregar-se-á de mostrar se estão espremidos ou não, por isso deixem lá o jovem treinador em paz, pq até ao momento parece estar a realizar um óptimo trabalho. É demasiado evidente q estes não são os meninos-bomba do rival Nacional, q batiam aos 15 recordes nacionais infantis por época, e q hoje como júniores não fazem alguns dos tempos de infantil. Bastará ter 2 dedos de testa para se observarem as diferenças.

b) Mas a verdade é q este clube (CNF), já nos habituou nos últimos anos a ter excelentes atletas nos escalões de formação, campeões nacionais, internacionais, recordistas regionais, grandes talentos e constantes promessas. A verdade é q nenhum chegou a cumprir as expectativas com um percurso sustentado de bom nível enquanto sénior, e a esmagadora maioria desistiu antes de chegar até júnior. O impasse pode até não ser metodológico, mas sim evidentemente organizacional, pois o desleixo, a desorganização e a falta de profissionalismo de quem enquadra a equipa absoluta sénior é por demais evidente.

c) O facto de um dos melhores atletas deste quarteto se ter lesionado, não deve ser visto como um revés, mas sim como uma excelente oportunidade para lançar um 5º elemento (q até possuem) na esfera da competição nacional. Podem não ganhar (parece q plo menos o SCP está mto perto), mas estarão na luta, e ganhando + 1 novo atleta com quem poderão contar no futuro. Essa deve ser a visão de um treinador dos escalões de formação. Até porque o q se lesionou, e os outros elementos desta estafeta, terão pela frente + 20 anos pra nadar estafetas em Nacionais, não deve ser agora em infantil q isso constituirá um drama. Não exagerem no protagonismo dado a uma equipa infantil: tem mérito, há-que dar os parabéns, mas não entrem no deslumbramento q se vê por vezes por aí, isso demonstra falta de dimensão

d) Uma grande gargalhada, aliás, 24 horas de riso ininterrupto para o comentário do jornalista autor deste texto. Td a gente sabe q no Naval só funciona aquilo em q o Prof. Elmano não mete a mão. Pq qd mete, tá tudo estragado. Por isso é q com tantos talentos jovens todos os anos, a equipa sénior é uma manta de retalhos, com nadadores comprados ao Nacional, um brasileiro do Marítimo, ex-atletas quase com 40 anos, q tudo junto vai dando à rasca pra não descer à 3ª divisão nacional. Relembrar q esta "vida dedicada à modalidade" q o jornalista refere, são os últimos 12 anos com destacamento (dedicação exclusiva e a tempo inteiro à modalidade), pago com 2 ordenados, condições excepcionais há já 9 anos (piscina própria, centenas de utentes e escolas, ginásio, piscina de 50 desde 2004, 15 mil contos de subsídios públicos por época, etc.), com resultados ZERO. Diz ele q é azar, só os outros é q têm a sorte de ter nadadores bons, os dele deixam de ser talentosos e bons qd lhe chegam às mãos. É tudo pura coincidência, uma malapata e falta de sorte q se arrasta vai para 20 anos... Pode ser um gajo porreiro pra contar umas piadas e tomar uns canecos, mas daí até saber trabalhar vai uma distância do tamanho do mundo.

e) A falta de profissionalismo, de dedicação e de organização são aliás uma imagem de marca do referido técnico. Durante o treino, ou tá no café, ou tá na rua a fumar, ou a ler A BOLA, ou a falar ao telemóvel. Em 15 anos de trabalho no CNF, não há um documento ou simples planeamento q se possa mostrar q existiu da sua parte no Clube. Vai para os Nacionais para andar horas e horas a passear e a fazer compras no Centros Comerciais (os atletas q querem descansar e fazer boas provas são vistos como impecilhos aos momentos de lazer do técnico). Nos Meetings Internacionais, volta e meia toma uns copos e no dia seguinte tá de ressaca, deixando os atletas entregues a si próprios na piscina. Nos Nacionais, levou os atletas para uma noitada em Lisboa, faltando a equipa completa à jornada de domingo. Num estágio no Porto Santo, foi c sua a equipa técnica prá bebedeira, destruíndo um bar e batendo com a carrinha do Clube, enquanto os jovens atletas ficaram sozinhos. Durante anos, a meio das provas foi-se embora, enquanto os seus atletas competiam, dizendo "a minha vida não é ficar enfiado numa piscina o fim-de-semana inteiro, era o q + faltava" - teve de ser chamado à atenção para deixar de fazê-lo. Nos dias em q o FCP jogava (4ªF europeia), o treino era de apenas 2 mil metros, e acabava sempre antes do início do jogo, pró treinador poder ir + cedo pra casa. Nos Nacionais de Clubes, com a equipa feita pelos próprios atletas (não sabe construir a equipa nem conhece os adversários), têm de ser estes a acalmar o treinador, pq o senhor não aguenta a pressão. E mtos outros exemplos poderiam ser dados, mas já deve estar a ser suficientemente cómico para quem lê, por isso fico por aqui...

f) Como o próprio faz questão de afirmar, "daqui já ninguém me tira, só vou embora no dia q eu quiser". Quem fala assim não é gago (e este até é um bocado), e demonstra bem a podridão do dirigismo e o grau das influências q está por detrás disto. Aliás, os dirigentes q o identificaram como o grande cancro deste Clube, qd em 1998 quiseram calçar-lhe os patins, foram eles próprios corridos do CNF, o q é elucidativo da força de cada uma das partes.

g) Solução para este caso? Alguém terá de pagar ao Prof. Elmano para ele estar em casa e não atrapalhar (ele não se importará, nem se sentirá inútil, desde q receba o seu duplo-ordenado), e esse é sempre um negócio caro, mesmo para um clube c dinheiro como o CNF. Se não conseguem mandá-lo embora ao fim de lamentáveis 17 anos de serviço, há-que encontrar alguma solução para abrir caminho ao André ou a outros treinadores q façam um trabalho de qualidade e q mostrem q podem levar o CNF a algum lado (este tá + do q visto q não conseguiu, mesmo c todas as condições do mundo). Aqui fica um desafio ao Engº Nuno Araújo, assíduo visitante deste blog, e q durante o período crítico foi quem andou c o Prof. Elmano ao colo e impediu q fosse posto a andar. Por mto respeito q tenho pelo contributo q deu ao CNF (q foi enorme), as verdades são pra se dizer, e ele com essa atitude foi o principal culpado pelo futuro desportivo da natação do CNF, q se encontra neste impasse há já mtos anos.

Isto é o q qq pessoa de fora observa. Eu poderia dizer mto mais na qualidade de ex-atleta do clube, mas nem vou por aí, pq é desnecessário...

Fica aqui o meu contributo para reflexão dos Srs. dirigentes do CNF, estes miúdos (nem nestes, nem outros) não merecem ser condenados à morte desportiva, como têm sido todos os dos últimos 15 anos.

terça-feira, julho 03, 2007 7:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mas aqui ninguem estava a dizer que era o irmao ou o treinador a fazer figurinhas, mas sim a MARIAZINHA!!! Inclusive nos nacionais da povoa que nao deixava a diana gomes, nioz, etc em paz para se concentrarem para as suas provas! Ela sim faz figurinhas ridiculas por tudo onde passa!

terça-feira, julho 03, 2007 10:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não sejas rabeta BA e mete os comentários no blog ou também comes à mesma mesa que o Duarte Mendonça?

terça-feira, julho 03, 2007 10:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

... e depois de um comentário destes, palavras para quê? Gluup!!

Alexandre

terça-feira, julho 03, 2007 1:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então destreina: não pedes para te escrever outra carta? Ou agora já percebeste que os miudos não tem mesmo nivel (pelo menos para já...) para ir ao Multinations ou FOJE? O seu a seu dono. Pode ser que se te aplicares mais na função de treinado eçes até possam ir longe!

terça-feira, julho 03, 2007 8:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DM deve ser parvinho ou larilas, nao suportou um NAO e toca a descascar. Take it easy, vai chupando a palhinha e nos intervalos escreve as diarreias que te apetecerem, incluso ahs 07AM. Um gajo levanta-se cedo com ganas nos dedos...

quarta-feira, julho 04, 2007 12:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eçes????? Mais um aluno do 1º ano...

quarta-feira, julho 04, 2007 12:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Agora queres o Elmano em casa, mas houve tempos em que serviu, han...
Nao estiveste destacado no Nacional e somente a nadar????? Parece que existem recibos do teu duplo ordenado que tanto criticas...

quarta-feira, julho 04, 2007 12:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA e DM são tão amiguinhos….espera BA pela retranca. Quando reparares, já lá estará todo. Mas não te preocupes, o DM também gosta!!!

quarta-feira, julho 04, 2007 12:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É o mal de sites como este blog!

A forma como esse sujeito enxovalha e denigre o Elmano devia acabar em tribunal!

Pena.

quarta-feira, julho 04, 2007 8:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É? Olha que o Elmano já esteve mais perto do tribunal do q tu pensas. Tambem es amigo dos copos?

quarta-feira, julho 04, 2007 10:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando for grande quero ser como o ELMANO e como o professor ELMANO. :D

quarta-feira, julho 04, 2007 11:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA deixa-te de fait-divers e fecha os comentários desta notícia. Parabéns aos pequenos e partamos para outra, que esta já cheira mal.

quarta-feira, julho 04, 2007 12:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha Duarte Mendonça se queres que te diga, não tenho bem a certeza, mas acho que na tens ai 2 Bolinhas pa dizer isso a frente do treinador ou do clube (na minha opinião). E para quem andou em series de clubes acho que na devias tar a dizer isso!

quarta-feira, julho 04, 2007 12:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o recorde foi HOMOLOGADO !!!

parabens aos 4 putos do CNF ;D

Duarte Mendonça, porque é que em vez de te esconderes atras dum computador... nao dizes essas tuas 'verdades' frente-a-frente ??

tens medo ??

Ou só és homem no teclado ??

quarta-feira, julho 04, 2007 12:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

essa do duplo recibo no nacional merece ser denunciada.
DM é um flop além de mentiroso!

quarta-feira, julho 04, 2007 12:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola galera da comunidade aquatica, queria deixar bem claro aqui os PARABÉNS ao revezamento que conquistou este RECORDE, independente de clube, isso so faz crescer a natação Portuguesa, Abs.

quarta-feira, julho 04, 2007 5:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem… DM, penso q antes de andares a criticar o Prof. Elmano, q pelo o q eu sei… já foi praticamente o teu melhor amigo… com o qual quase fizeste mínimos p/ europeus... treinavas com este GRANDE Homem pelo Naval, mas competias pelo Algés… etc.
Enquanto te serviste dele, deu-te bastante jeito… dps viste q a coisa n ia longe...decidiste ir para o nacional… o q deixou o Prof. Elmano revoltado, mas isso n o impediu de continuar a flr cntg!
Mas indo para outro assunto e mais relacionado com o tema deste post. Bem.. e so de pensar q o lugar ocupado hoje pelo excelente treinador André Cunha era para ser ocupado por ti… ate me da vomitos… So de sbr q hj poderias ser tu a treinar estes escalões de infantis.. julgo q estes rapazes nc teriam conseguido bater este recorde, alias, por esta altura já n terias atletas, pois ninguém esta para aturar as tuas birras infantis… de um gajo extremamente frustrado e carregado de inveja…pelo menos e assim q eu acho q tu es…
Já q gostas tanto de andar prai a criticar os outros, olha-te ao espelho… pois pelo o q andas a flr com técnico principal do CNF, q e uma pessoa pela a qual eu admiro e oxalá tds os treinadores dirigentes etc. deste pais fossem como ele… nenhum atleta pode desejar mais do q um treinador assim… q apoia e ajuda smp q for preciso… eu n o considero um treinador p/ os seus atletas, mas sim um amigo…
Mas pq e q eu ainda estou para aqui a me cansar a escrever isto… tu n ligas nenhum, queres e protagonismo… qt mais atenção melhor… mas (penso) q tds já de “descobriram” quem realmente es… n te canses a andar a escrever mal das pessoas… diz na cara e encara as consequências como um homem, n te escondas por detrás de um pc. Sinceramente, um dia n te admires, por estares num sala de tribunal em q serás acusado de difamação, ofensa a integridade... mais qql coisa, n percebo nd disto… Se fosse o Professor Elmano já te tinha metido em tribunal… mas como ele ainda n o fez, so vem a comprovar ainda mais o facto de n ser uma pessoa q gosta de conflitos nem nd do género, e q e um homem com classe e respeito pela nataçao Portuguesa…

DM, espero q tenhas percebido aquilo q te tentei dzr através deste coment. Acorda para a vida e em ves de criticares a natação Portuguesa e o Clube Naval do Funchal, contribui para os mesmos de uma forma positiva…

Bjs*** a tds! Parabéns Infantis do clube naval do Funchal, n se deixem afectar por comentários invejosos, seguiam a vossa vida, continuem a trabalhar para alcançar novos objectivos e novas conquistas, n se preocupem com aquilo q dizem desfrutem deste momento ao máximo e n se preocupem em pensar no Futuro, 1º vivam o presente!

Adeus e fiquem bem, Parabéns BA pelo blog =D


C.*

quinta-feira, julho 05, 2007 2:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Reconheço que o ego de cada um se alimenta de forma diferenciada.Neste caso o DM, alimenta-se da maneira mais simples que o Homem encontrou , «dizer mal, inveja e um pouco de dor de cotovelo».
È óbvio que o que conta é a formação dos nossos atletas e se conseguirem atingir níveis de sucesso que os levem a outros patamares de competição, ficamos enquanto dirigentes todos satisfeitos. Pelos vistos, o sucesso alcançado pela estafeta do Naval, incomodou os tradicionais «mal dizentes»....Espero que o DM, enquanto ex-nadador, actual especialista na área do desporto, encontre a poção mágica para o sucesso e não um sucesso...coisas distintas mas elucidativas das diferenças de pensar de cada um de nós, no dia a dia.
Percebo, a azia que parece vomitar, provocada provavelmente por «um sucesso», ele limita-o nas suas próximas abordagens e isso incomoda-o, compreensivelmente...
Quanto ao homem perfeito que você encarna no seu texto, agrada-me, só que não o revejo em si. Muito rancor e azedume, para com um clube que o tratou bem, para uma pessoa que pelos vistos também o tratou bem, mas que por razões circunstanciais, hoje não gira junto da sua perfeição!!?? Somos dirigentes por opção e profissão, já estivemos do lado do treino e do atleta e não me revejo nas suas palavras críticas e azedas aos dirigentes. Os clubes não são ricos, dirigem-se de forma mais ou menos equilibrada, social, financeira e desportivamente, é o que acontece com esta instituição. O clube recebe os tais 75.000 €/ ano, mas nunca falhou aos seus compromissos fiscais, nem financeiros, á imagem de alguns que não necessitam de dispor das suas verbas para manter as suas instalações, mas que revelam em alguns períodos insuficiências.
Quanto ao futuro, esperamos um pouco de tudo, esperamos o sucesso dos nossos atletas,uns desportivamente, uns como homens de pleno direito a participar nesta sociedade, outros como membros activos de uma nova organização de vida e esperemos outros em cada vez menor número sem o sucesso esperado, mas que com a contribuição da sua participação na actividades desportiva, com vontade de continuar a lutar para algo melhor.
Parabéns ao "Mister Blog", aos participantes e por último Parabéns aos atletas em geral e em particular aqueles que levantaram este debate.
João Santos

quinta-feira, julho 05, 2007 6:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Prof. João Santos (vou partir do princípio q é mesmo quem eu estou a pensar):

- Antes de mais, bons olhos o vejam por aqui. Para um Clube q não se faz representar em lado nenhum no que à natação diz respeito (falta a tudo, reuniões técnicas, Assembleias Gerais, etc.), é bom saber q os dirigentes de vez em quando se lembram q existe a secção de natação no Clube, nem q tal aconteça por terem sido avisados, q o motivo seja um blog a intenção tentar defender o treinador q mantêm no clube há mais de 15 anos sem resultados;

- Sobre a dor de cotovelo, o argumento não pega. Em devido tempo, fui convidado a fazer parte da equipa técnica (isto é, a “não ter dor de cotovelo”, de acordo com a sua interpretação) e não aceitei. Jamais me arrependi desse facto. É q exijo um mínimo de entrega, profissionalismo e empenho com quem trabalho. Não o faço apenas pq rende uns trocos bacanos, como a maior parte. Por isso terá de mudar a sua argumentação.

- Já o disse mtas vezes a mtas pessoas do Naval (Elmano, dirigentes, etc): se o argumento é a formação dos jovens, então não os metam a treinar 10x/semana, nem a se levantar da cama às 6 da manhã. Não contratem um brasileiro ao Marítimo, o João Franco ao Nacional, não arrastem o Machado q já não vive na Madeira há 6 anos pró Camp. Clubes a troco dumas viagens de férias, nem obriguem o Paulo Camacho a vestir o fato de banho qd não tem treino nem pachorra para tal. Assumam a situação actual e apostem na tal “formação dos jovens”. É que qd fazem tudo isto, não podem argumentar q o objectivo é a formação, se é q me entende... Esta estratégia a q assistimos do vale tudo pra salvar o tacho evitando vir p os jornais q a equipa desceu à 3ª divisão, nada tem a ver c aquilo de q fala.

- Mesmo q o objectivo fosse esse (apenas formar homens dignos, como se o Clube Naval do Funchal se tratasse dum seminário), escolham então uma pessoa digna pra desempenhar essas funções. E há por aí padres q fazem essa função por um preço mto + barato. Por todas as características já aqui expostas (que não são nenhuma novidade para si), um técnico q abandona os atletas na piscina pra ir pra casa, ou q vai p os copos nas competições e não aparece no dia seguinte, q bate c a carrinha do clube e q destrói um bar com polícia pelo meio, não me parece ter o perfil indicado para formar jovens. Mas claro q isto é apenas uma opinião minha, q sou ressabiado e invejoso, pq qq pessoa normal concordará consigo...!

- O sucesso dos infantis não me incomodou nada. Pelo contrário, dei os parabéns e sublinhei o trabalho meritório do técnico. Ao contrário de si, eu até estou é preocupado c o futuro destes miúdos (se você tb. estivesse, decerto tomaria medidas internas para o salvaguardar). Por isso é q denuncio a situação, pq gostava que, no Naval ou noutro lugar qq (como não tenho clube, para mim são todos iguais), pudessem ter condições para serem atletas, coisa q c o Prof. Elmano tá visto q não é possível. Pense nisso, please...eles merecem q algum dirigente do Naval dos últimos 15 anos não vire as costas e ignore a situação. Isso é ser mau dirigente, q é o vocês têm sido ao nada fazer perante tudo isto.

- Outra rectificação: não sou ex-nadador. Sou actual nadador, filiado há 23 épocas consecutivas. E apesar de só treinar 2 a 3X/semana (ou seja, nem prá manutenção dá), e do nível técnico ser actualmente mto fraco, comparado c os atletas do Prof. Elmano da equipa principal do Naval, posso dizer q sou uma estrela, só pra q perceba melhor a lamentável situação actual...

- O clube tratou-me sempre bem enquanto lá estive, tal como eu mereci, pq também sp fui honesto e mto correcto c o clube, andei c a equipa masculina ao colo, durante 1 época, e à borla. Até ao dia em q eu quis deixar de competir pelo clube (aliás como já tinha combinado q aconteceria, a minha oferta durava apenas 1 ano, e ainda a prolonguei mais 3 meses, até aos Camp. Nacionais de Curta da época 03/04). Nesse dia, comprei (paguei) um acesso no Aquagym (pq ficava + perto e dava jeito), e fiquei lá quietinho no meu canto sem incomodar nem falar c ninguém, até q me disseram q eu não podia frequentar as instalações do clube. Perguntei pelos motivos, causas, regras ou justificações q consubstanciavam a decisão, mas ninguém soube explicar. O Prof. Filipe Figueiroa entregou-me uma carta assinada pelo ilustre Dr. Rui Cunha (outro velho amigo de longa data, q tb. parece q não gosta de ouvir as críticas relativas ao seu percurso passado), e pronto. Como piscinas é o q não faltam, não fiz questão de tirar a limpo a questão (fiz apenas questão de ir reclamar, 6 meses depois, o dinheiro q ainda não me tinham devolvido, saldo do cartão q fui impedido de utilizar). Mas se isto é tratar bem um utente, só pq não quer representar desportivamente o clube, tamos conversados. Eu sei que esta história não é do seu tempo, ao que me lembro estava no Nacional na altura, mas se quiser cópia do ofício eu julgo q ainda o tenho aqui nos meus arquivos, só pra q não fique com dúvidas da postura "imaculada" do CNF relativamente à minha pessoa:)

- Ninguém disse q o CNF não cumpria as suas obrigações fiscais. O q foi dito foi q o treinador é pago e muito bem pago pelas suas funções, o q só contribuía para reforçar o profissionalismo e empenho q deveria ter e q manifestamente não tem.

- Sobre o futuro, aqui neste blog debate-se sobretudo o desportivo (vicissitudes da competição propriamente dita). E nesse, nós (adeptos da natação portuguesa e regional, na generalidade), esperamos pela sua intervenção e contributo, na resolução desta questão, pq até hoje é demasiado óbvio q ele nunca existiu.

Cumprimentos,
D.M.

sexta-feira, julho 06, 2007 10:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

LOL
uma estrela? mas não é com o tempo que fizeste aos 400est que até os infantis quase que fazem melhor.
e se és tão corajoso como aparentas gostava que chamásses o Prof. Elmano e lhe dissésses isso na cara.

sexta-feira, julho 06, 2007 11:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mente sã em corpo são! Aplica-se na totalidade ao Prof. Elmano de Freitas!
Ao outro será mente do verbo MENTIR, INSANA EM CORPO ....provavelmente com LOMBRIGAS pois serão as únicas a sobreviver com tanta acidez.

sexta-feira, julho 06, 2007 1:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem entra neste blog com o intuito de deixar um esclarecimento ou uma opinião sobre este RECORD.....parece que entrou na república das bananas...até bem ao jeito do "ALberto João", só pode...que péssima imagem para a Natação do Funchal...bravo nadadores! Pelos vistos os únicos que valem alguma coisa.......

sexta-feira, julho 06, 2007 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DM, vou come�ar por abordar o teu segundo ponto�

Ent�o aqui vai! Essa tua argumenta�o referente � tua recusa do convite em quest�o � que n�o pega! Passo a apresentar o meu ponto de vista: a mim parece �bvio que n�o tiveste foi coragem de assumir o cargo, sim, porque pegar numa equipa n�o � tarefa f�cil!!! N�o � matem�tica! Na nata�o muitas vez 2+2 n�o s�o 4, mas sim 5 ou 6 e cabe sempre ao treinador assumir o erro da conta, apesar de muitas vezes o �problema� estar fora do alcance do mesmo (p.ex. por vezes nem o pr�prio atleta consegue controlar a sua �cabe�a� fora o treinador�), mas depois come�am a aparecer as tuas t�o banais bocas: os berros, a incompet�ncia deste e daquele, ou seja, vira o disco e toca o mesmo! Mas � muito f�cil criticar, n�o � A verdade � que com tanta compet�ncia que apresentas, com a passagem por diversos clubes com livre acesso � planifica�o dos treinos, julgo que tinhas reunidas todas as capacidades para lan�ares novos campe�es � nata�o, que te parece? Mas j� estou a ver o filme, � claro que n�o vais dizer que � medo, mas sim fazer outro testamento a �falar caro�! Enfim�

Em rela�o ao teu 3� ponto� H� H� H�!!! Gargalhada geral!!! � triste querer �derrubar o inimigo� fazendo uma caricatura do mesmo (ainda que mal feita), mas mais triste ainda � recorrer � inven�o de barbaridades com as que tu apresentas! H� H� H�! O DM mentiroso!!! Apesar do discurso topo de gama n�o conseguiste camuflar essas tuas mentirinhas sem escr�pulos! Julguei que estivesses melhor informado. N�o � para ti!!! O Naval contratar um brasileiro de seu nome Guilherme Reis e o Jo�o Franco?!?! H� H� H�! A s�rio, desculpa estar a rolar-me no ch�o a rir, mas n�o me deste alternativa! Oh Mr. Cheio de Manias, n�o me custa nada te dizer somente que foi o Guilherme que veio bater � nossa porta, o qual foi muito bem recebido e desde logo acarinhado por toda a equipa, pois n�o se esperava outra coisa da comitiva navalista! Agora, de ser a pr�pria pessoa a pedir para entrar a uma contrata�o, ui! Vai uma pequenina grande dist�ncia! Quanto ao Jo�o Franco� oh my god!!! Nem sei o que te dizer, � t�o sem nexo as tuas criticas invejosas, mas pronto� talvez te diga, indo em aspas ao item anterior! Sim, porque foi o Jo�o a procurar o amigo Elmano e exactamente por isso, pelo amigo insubstitu�vel que � o Prof. Elmano, com toda a sua not�vel guarida, recebeu-o de bra�os abertos para satisfa�o de um clube inteiro! Acima do contributo que o Jo�o veio trazer ao clube como nadador, est� o contributo que ele nos trouxe como pessoa, realmente criou uma atmosfera incr�vel! Mas deixa-me te dar os parab�ns, essa das contrata�es foi muito bem inventada! H� H� H�! Continuando� � arrastarem o Machado (�)� e aqui est� de novo, DM, �O mentiroso� em grande plano! S� para aqueles que n�o captaram outra mentirinha: o grande amigo do Prof. Elmano, Miguel Machado, � que faz sempre quest�o de ligar todos os anos a oferecer o seu contributo para o Portugal de Clubes� interpretem como quiserem! O Paulo Camacho� acima da falta de treino e da falta de pachorra, ele coloca a sua profunda amizade para com o Elmano e dedica�o ao clube em causa. Aqui ningu�m � obrigado a nada! O que est� em quest�o � que o Paulo tem um cora�o de ouro (coisa que n�o deve constar no teu dicion�rio), uma personalidade �nica e como extraordin�rio nadador que foi e que continua a ser, sente o prazer de dar, ano ap�s ano, a sua bra�adinha no Port. De Clubes. Tens algum problema com isto?!? Faz-te comich�o o perfeito equil�brio, a todos os n�veis, que se vive no Naval? N�o sei, mas sempre podes desabafar num ombro amigo (se � que tens amigos, claro).

Passando ao 4� ponto. �Semin�rio; padres por um pre�o mais barato (�)�. Sim senhor, tu de facto, um grande aplauso! Essa tua possibilidade de trocarmos o Elmano por um padre, � digna dos Tesourinhos Deprimentes! Ent�o digo-te, se hoje considero-me uma pessoa digna, inteligente e bem formada, devo-o n�o s� � educa�o que recebi em casa, na escola, mas sem medos grito ao mundo que devo uma grande frac�o a um clube e a um Homem, com um H grande, o Prof. Elmano! Com ele aprendi coisas que tu jamais conseguir�s ensinar, nem aos teus alunos, nem aos teus filhos, nem a quem tu quiseres� Com ele descobri o mundo que se esconde para al�m do nosso olhar, com ele aprendi a �saber estar�, ajudou-me a crescer na vida, enfim� palavras para qu� Com ele aprendi, e com muito orgulho, a ser quem hoje sou!!!
Passo a citar algumas das tuas t�o azedas palavras: �um t�cnico q abandona os atletas na piscina pra ir pra casa, ou q vai p os copos nas competi�es e n�o aparece no dia seguinte, q bate c a carrinha do clube e q destr�i um bar com pol�cia pelo meio, n�o me parece ter o perfil indicado para formar jovens. Mas claro q isto � apenas uma opini�o minha, q sou ressabiado e invejoso, pq qq pessoa normal concordar� consigo...!� Ent�o, andas a ir muitas vezes ao cinema ou limitas-te a tirar filmes da net? N�o interessa, seja o que for que andas a fazer, a realidade � que andas a ver altos filmes de fic�o e efeitos especiais!!! Como � que foi mesmo??? Bater com a carrinha do clube, destruir um bar com pol�cia pelo meio, epah!!! Dava um filme brutal, j� pensaste ganhar a vida como realizador? Olha que� n�o sei n�o! DM, primeiro acho que devias de desinfectar a boca para falares deste grande Senhor que � o Elmano, segundo j� n�o tens idade para formular falsidades destas, isso � para quem ainda anda no b�sico! Como professor que �s e no meu lugar de aluna, digo-te que te fica muito mal, estas acusa�es que fizeste foram absolutamente, permitam-me o termo, rafeiras! Acusaste uma pessoa com um n�vel t�o acima do teu, que nem de bin�culos consegues avistar, uma pessoa de fam�lia (facto maravilhoso que tu dificilmente um dia poder�s compreender) s� para satisfazeres meros e insignificantes caprichos teus! N�o tens vergonha? Acredita, no teu lugar teria�

Eu s� tenho uma conclus�o a tirar desta palha�ada toda que tu armaste, portanto, em suma julgo que pela sua t�o natural presen�a, pelo seu t�o bem estar com a vida e com as pessoas que lhe rodeiam, o Prof. Elmano incomoda muita gente e nesse circulo de patetas frustrados e med�ocres tu dever�s ser, sem d�vida, o l�der. Porque ser�??? E n�o venhas com esses argumentos de Sr. Dr. a dizer que n�o � inveja, que n�o �s invejoso e que n�o � inveja e que n�o �s invejoso (�) porque eu, simplesmente � frente dum PC, consegui detectar essa tua t�o amarga inveja e mal estar com a pr�pria vida!!!

Por �ltimo, s� te digo que me sinto autenticamente privilegiada por poder partilhar todos os dias in�meros epis�dios com uma pessoa com um ex�mio conhecimento e que acima do treinador Elmano, est� o amigo Elmano, est� aquele em quem eu considero um verdadeiro pai!!!


Beijinhos a todos*
Catarina Oliveira!

PS: Durante os meus 7 anos de nata�o, sei que n�o s�o muitos, mas os suficientes para p�r as m�os no fogo e dizer: � O Elmano nunca, mas nunca mesmo faltou a umas provas por ter estado eventualmente nos copos no dia anterior! NUNCA!�

sexta-feira, julho 06, 2007 3:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SRº Mendonça perco tempo a lhe escrever porque a verdade sobre este tema tem de ter outro final.
Quem anda na natação ou mesmo passando ao lado dela conhece o percurso do prof Elmano, relativamente aos resultados tecnicos obtidos a historia e a tabela de recordes regional pode ser consultada e testemunham o seu trabalho, relativamente ao seu caracter se é verdade tudo o que vocês diz nunca notei essa passagem para os atletas, pelo contrario ao longo da sua carreira os seus atletas e as suas equipas tiveram e têm uma postura que o caracteriza por um excelente condutores de jovens.
Mas exitem varias perguntas que gostava que me respondessem:

- Se ele Elmano é assim tão mau e imcompetente porque é que você passado 15 anos (tempo que você o conhece mais ou menos)vai pedir para que ele o treine?
- Porque quando de ferias na Madeira nos tempos em que o Paulo Frischknecht era o seu idolo, estagiava com o Clube Naval e com o Elmano?
- Você como licenciado com opção de natação porque não agarra num projecto e faz uma equipa de Natação?
-Porque esconde-se naquela que são todos incompetentes para não aceitar as propostas de trabalho que lhe oferecem na tentativa de fazer melhor?
- Porque é este ódio doentio que tem contra os seus antigos treinadores(Elmano,Paulo,,Vicente Franco e Rui Cunha)?
- Porque é que pagou não sei quanto de idemenização Ao Vicente Franco por difamação e inverdades?
- POrque tem mais um processo em tribunal por difamação movido pela Federação?
-Porque é que depois de ser corrido do Naval por duas vezes voltou a pedir para nadar pelo Clube?
- Porque mente quando diz que o Elmano foi buscar nadadores aos outros Clubes( Guilherme e João Franco)?
- Porque mente quando diz que o Treinador abandona os teinos para ir para casa?
-Porque mente quando afirma que este técnico partiu um bar e bateu com uma carrinha?
-Porque mente quando diz que o treinador faltou as provas porque foi para os copos?

Muito mais coisas tinha para dizer e perguntar mas essas perguntas vou fazer a uma pessoa séria que que tenha algum passado com credibilidade porque voçê nem passado tem e credibilidade é zero.

O Prof Elmano é como é à muitos e muitos anos, uns acham piada e admiram o seu trabalho, outros não acham piada e nem o admiram e afastam-se e outros os mais tristes e perigosos que são os invejosos tentam deitar abaixo não atraves do tentar fazer melhor mas sim da calunia da mentira eda baixeza.
Não tenho a minima duvida que para a historia ficam os factos e você de história tem o bebe agua.

Até a proxima

sexta-feira, julho 06, 2007 4:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá, vou fazer um comentário aos post do Duarte Mendonça.
Vem tarde porque tardiamente fui alertado para ele. Sou assíduo no BA, mas de uma maneira relativa. Leio os posts, vejo uns resultados, mas raramente os comentários.
E porque, apesar de dar pouco mais do que a mínima importância ao assunto, o próprio DM desafiou mais do que uma vez a que eu reagisse.
No que me diz respeito, fui muita coisa no Naval, mas não fui nunca coordenador, gestor ou responsável pela Secção de Natação. Pelo menos desde 1994 em diante.
Não considero, por isso, ter tido qualquer responsabilidade nessa área. Apenas, em 1997, antes da abertura na Piscina fiz um esquema de funcionamento da secção de natação (grupos, idades, formação, pré-competição e competição) com horários e espaços atribuídos que acabou por nem ser colocado em prática.
Se tive em determinada altura uma opinião sobre a manutenção do Prof. Elmano Freitas no Naval? Sim. Nessa altura achei que, antes de se passarem 3 ou 4 anos sobre a disponibilização da (nova) piscina era prematuro contratar outro treinador. Isto passou-se em 1997/1998. Desde aí, dessa intervenção (opinião) pontual, mais nada. Não tive, não tenho, não quero ter nada a ver com a matéria.
E sobre este assunto, nada mais.
Sobre o descalabro do Naval referido pelo DM só posso brincar. Para o DM, o único bom clube será aquele que teria DM como Presidente, o DM como seccionista, um DM como treinador e uma quantidade de DMs como nadadores. Só assim, todos juntos, poderíamos, todos nós, comuns mortais, almejar uma equipa que poderia ser elogiada pelo DM bloguista ou jornalista. Mas atenção, para garantir a perfeição, na Federação só poderia dar DM. Na direcção executiva e na técnica. E para completar o ramalhete, DM como arbitro e cronometrista em todas as provas. E nas bancadas, centenas de DMs a aplaudir…
Deixando de brincar, digo aqui e digo em qq sítio. O DM tem valor. Faz coisas que ninguém faz. Onde se mete e se empenha obtém resultados. Mas tem de estar só… Porque outro qualquer, por perto, não atingindo a sua bitola ou referência é logo criticado e… é mais um para a lista das incompatibilidades. Pelo que, ou o DM muda, e desce à Terra, onde existem comuns mortais ou, nunca irá longe, pois sozinho, nada se faz. E como nada fará (mantendo esta atitude) porque ninguém estará disponível para estar com ele, vai continuar o processo vigente: critica, aponta defeitos, ataca. Cada vez mais só. No fim, só, verá que seguiu o caminho errado. Fez (sim pode ter feito) mas não construiu. Porque há uma diferença grande. O que se faz morre. O que se constrói fica.
Critica isolada, sem apresentação de alternativa, para mim, vale zero. Só com o peso do que se faz ou fez, a crítica vale alguma coisa.

No que diz respeito ao Elmano: é meu amigo. Daí que digo-lhe, a ele o que acho dele e do seu trabalho. Aqui nada direi sobre o assunto.

Mas, voltando à brincadeira, os Francos (dizia-se) foram de férias e trocaram de carro (por descapotáveis) à conta de uma indemnização recebida após condenação do DM em tribunal por coisas menores que estas… com o Elmano. Isto porque vivemos numa Sociedade com regras. E, a Sociedade em que vivemos é cá na Terra. Cá em baixo e não lá em cima onde os juízes serão (também) todos DMs. Cá em baixo são outros. E condenam. E quem é condenado paga pelo que faz. Chama-se justiça (que, sendo na Terra, também tem a sua quota parte de erro, convenhamos). Mas o certo é que os Francos estão sempre bem bronzeados. Pudera, se não é pelas férias é pela capota do carro em baixo…

DM, tu vales bastante. Mas não neste perfil…
Desce à Terra.
Gonçalo Nuno Araújo

sexta-feira, julho 06, 2007 4:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home