segunda-feira, julho 30, 2007

Balanço do Europeu júnior

Antes de mais as minhas desculpas pela não reportagem do 4º e 5º dias de competição onde tivemos bons resultados dos Portugueses, mostrando que o Campeonato começou pior, mas que mesmo assim a selecção seguiu superar-se e melhorar as classificações e tempos de inscrição.

No 4º dia o destaque foi para Jorge Maia e Ricardo Varela que obtiveram o 11º e 12º lugares nos 200L e 100B com os tempos de 1:53.44 e 1:04.54 nas meias-finais. Nas eliminatórias Maia nadou em 1:53.32 e Varela em 1:05.03, sendo que os melhores tempos destes nadadores antes do inicio da competição em Antuérpia eram de 1:51.92 e 1:05.68. (Declarações dos nadadores à FPN On-Line)

No último dia de Competição (5º Dia) chegou a melhor performance e resultado da selecção nestes Europeus. Paulo Santos passou a ser o 3º nadador Tuga a nadar os 50L abaixo dos 23s, depois de Pedro Silva (22.86) e Tiago Venâncio (22.95). O nadador português nadou as eliminatórias em 23.48 e as meias-finais em 22.98. Na final nadou em 23.03 que lhe deu direito ao 5º lugar. (Declarações do nadador e seleccionador à FPN On-Line)

Nos 3 primeiros dias de competição destacaram-se Ricardo Varela com 29.49 (10º) nos 50B (fez 29.24 nas eliminatórias), Paulo Araújo com 2:06.70 (11º) nos 200E (fez 2:06.16 nas eliminatórias), Paulo Santos com 51.03 (12º) nos 100L, Filipa Pinheiro com 2:21.69 (12ª) nos 200M e Pedro Oliveira com 2:06.62 (13º) nos 200C.

- Resultados Completos (PDF)
- Site Oficial da Competição
- Report BA: Apresentação / 1ºdia / 2ºdia / 3ºdia

Etiquetas: ,

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns campeão Paulo preto (;
beijinho óo macaco

segunda-feira, julho 30, 2007 7:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente tá 1 tuga de 1995 no 1º ranking mundial absoluto nos 100 estilos piscina 50 (extremoz)!
Como é possível?
Também no ranking mundial (site fina) não estão alguns tempos de clubes portugueses (estafetas CNC)piscina curta época 2006/07.
Para quando fazer com que se actualizem os ditos resultados?

segunda-feira, julho 30, 2007 8:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, podes-me dizer se a FPN ja propos os minimos para os mundiais de juniores no México?

segunda-feira, julho 30, 2007 9:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Paulo Santos (FCP), PARABÉNS!
És o 5º Junior mais rápido da europa.

segunda-feira, julho 30, 2007 10:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem diria! O melhor nadador sénior desta geração vai ser o discreto Paulo Santos. Grandes tempos.

terça-feira, julho 31, 2007 10:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vou fazer uma breve análise individual da prestação de cada um dos nadadores.


Masculinos

Paulo Santos: foi o maior destaque desta selecção e realmente mereceu os bons resultados porque trabalha para isso. Melhorou consideravelmente nas duas provas que nadou e conseguiu atingir uma final; além disso quebrou ainda a barreira dos 23s. Eu diria que ele pode começar a pensar em Pequim.

Ricardo Varela: outra prestação muito boa, desta vez do setubalense, ao melhorar os seus melhores registos em cada uma das três provas que nadou. Ficou pertíssimo de uma final mas de qualquer das maneiras está de parabéns.

Pedro Oliveira: outra performance de grande valor. No seu primeiro ano de Júnior (numa época que eu sei que foi muito complicada) chegou a uma meia final, nuns Campeonatos que estiveram particularmente fortes nessa prova (200m Costas), em que ironicamente só começou a apostar há alguns meses. Será do nome?... Na outra distância (200m Livres) que nadou também fez o seu melhor tempo, mas mesmo assim acho que ele tem capacidade de fazer ainda melhor, pois os primeiros 100m pareceram-me um pouco lentos. Seja como for, para o ano há mais e (esperemos) melhor ainda.

Paulo Araújo: grande participação do famalicense, ao melhorar bastante nas duas provas em que estava inscrito. Uma meia final (que por azar não deu também final) e outra classificação nos 16 primeiros, ao que se junta o mínimo para integração no Projecto de Esperanças foram o fruto do trabalho árduo que realizou diariamente durante esta época.

Miguel Sardinha: para uma primeira experiência internacional portou-se bastante bem. Esperemos que este contacto com um patamar superior da Natação sirva de incentivo para a próxima época.

Jorge Maia: acho que não ofendo ninguém se disser que esperava mais. É certo que a nível de marcas foi um dos melhores, e não ficou assim tão longe como isso dos seus melhores tempos, mas mesmo assim penso que se esperava mais do que apenas uma meia final.
Mas há ainda que mencionar que o seu interesse por este desporto não parece ser muito, ao que se junta uma certa preguiça relativamente ao trabalho diário e desatenção aos outros factores importantes na alta competição (horas de descanso, cuidado com a alimentação, etc.). Espero que ele corrija este assunto porque senão pode desperdiçar o seu talento.

João Pedro: também ficou aquém das expectativas. Mas também foi só a sua primeira época como Júnior. Para o ano é preciso dar a volta pela positiva.


Femininos

Filipa Pinheiro: melhorou os seus tempos em ambas as suas provas, embora tenha beneficiado de um problema de organização que lhe deu uma meia final automática. Na minha opinião foi a melhor prestação feminina, mas é preciso lembrar que (como todas as suas colegas) está ainda no seu primeiro ano de Júnior

Cláudia Monteiro: outra participação positiva, ao melhorar o tempo numa das provas e ao ficar perto do seu melhor noutra (e perto também de uma meia final).

Marta Abreu, Ana Rita Ismael, Ana Rita Ferreira e Soraia Ribeiro: não sei se foi um problema de nervosismo/ansiedade ou se o pico de forma não surgiu na altura certa ou ainda se tiveram esse pico quando efectuaram os mínimos, mas acho que podiam ter feito um pouco melhor; fica a experiência, para o ano é para melhorar.

Lara Pinheiro: a outra estreia absoluta numa selecção nacional fica assim perdoada por essa mesma razão, mas também é necessário referir que não ficou longe da sua melhor marca nos 800m Livres.


Em todo o caso, parabéns a todos os atletas, porque sei que deram o vosso melhor, quer tenha corrido bem ou não. Agora tenham umas boas férias para em Setembro voltar à carga, porque só com trabalho poderão obter os resultados que desejam. Ainda por cima vão encontrar um novo desafio em termos académicos, o que pode causar problemas de conciliação com a Natação, já que as meninas vão para o 10º ano, e dos rapazes quatro vão para a Universidade (três para Medicina, outro para Física, ou seja, tudo cursos dificílimos).

terça-feira, julho 31, 2007 8:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home