quinta-feira, julho 12, 2007

À conquista de um lugar em Pequim

No próximo fim-de-semana, dias 14 e 15 de Julho, decorre o Open'07 de Natação Adaptada na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, com a participação de cerca de 80 atletas que vão nadar com o objectivo de garantir um lugar nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008.

Com a organização da ANDDEMOT (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores) e o apoio institucional da FPDD (Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes), esta prova promete ser uma competição de referência com a presença garantida dos melhores nadadores do país, incluindo os nadadores que integram a selecção nacional paralímpica e que na última competição internacional (Eurowaves 2007) regressaram a casa com 24 medalhas. De salientar a participação da também fortíssima selecção paralímpica espanhola. (Info Blog Natação Adaptada)

A competição desenrola-se em duas jornadas: sábado pelas 16h00 e domingo pelas 9h00, e irá oferecer um Prémio de Mérito e Excelência aos atletas que baterem Recordes do Mundo e da Europa.

Etiquetas:

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estive na piscina de VFX por curiosidade pois que apesar de h� muitos anos ver muitas provas de nata�o pura de atletas ditos normais nunca tinha tido a oportunidade de assistir a uma competi�o de atletas deficientes motores e o que me pareceu foi que, para al�m da fraquissima assistencia de publico e tamb�m muito poucos atletas a competirem apesar de estarem nadadores espanhois tamb�m, as competi�es eram por demais desiguais quase se podendo dizer que em certas categorias a diferen�a entre atletas concorrentes era equiparavel a ormos os nadadores com menor grau de incapacidade a competirem com os nadadores sem deficiencia. Pareceu-me desta forma que h� muito que fazer e alterar para dar algum relevo a este tipo de eventos e que antes dessas altera�es se fazerem, por forma a fazer competir atletas com capacidades atl�ticas semelhantes, n�o se pode sequer pensar, ao contrario do que se tem vindo tentar impor, comparar estes atletas e as suas classifica�es com as obtidas pelos atletas sem limita�es fisicas.
N�o estou a dizer que n�o tenhem merito estes nadadores, apenas estou a dizer que os menos limitados estao em nitida vantagem sobre os seus competidores e como tal n�o h� compara�o possivel quando, como nos atletas fisicamente normais, estao todos potencialmente � partida em igualdade de condi�es e ganha o que consegue fazer valer a sua superior valia e nao a maior deficiencia dos adversarios

domingo, julho 15, 2007 11:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem falou assim não sabe o que diz. Tudo está devidamente regulamentado e implantado em termos cientificos e metodologicos. O que axo é que se está a procurar desculpar o que não é desculpável. pois é...

domingo, julho 15, 2007 9:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonimo das 11:08,

1. Os nadadores para competirem têm de fazer uma classificação, essa classificação é composta numa 1a fase por uma classificadora nacional, depois para competirem internacionalmente têm de voltar a serem classificados internacionalmente, e ai por 3 classificadores internacionais numa classificação de força e uma funcional. So nesta fase é que os recordes obtidos por estes atletas podem ser homologados internacionalmente.

2. Em Portugal como existem poucos nadadores estes são "juntos" a outras classes, embora depois a sua classificação obviamente seja diferenciada, eu acredito que que não perceba faça confusão...

Se quiseres entra em contacto comigo ( vitorinonuno@hotmail.com ) que eu posso te tirar as duvidas.

Nuno Vitorino

segunda-feira, julho 16, 2007 9:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

So mais uma coisa para o anonimo das 11:08, nao havia atletas sem deficiencia a competir e todos estavam obviamente classificados.

segunda-feira, julho 16, 2007 9:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó Nuno não te xateies com esse anónimo das 11.08. Deve tar habituado a ver as deficiências em sua casa.

segunda-feira, julho 16, 2007 10:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nuno: tudo correcto!

No entanto, os próprios atletas discutem mto entre si as discrepâncias e as injustiças q existem em algumas classificações das classes.

Eu próprio vejo grandes diferenças entre atletas q competem em S9 e S10.

Eu sei q é difícil (senão impossível) tornar a coisa totalmente justa (seria necessário criar mais categorias), mas, mesmo respeitando os regulamentos e as classificações, há-que reconhecer óbvias desigualdades entre competidores das mesmas categorias.

Agora se me disseres q não há solução para isso, eu concordo contigo.

segunda-feira, julho 16, 2007 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A verdade que eu vi foi por exemplo uma nadadora nos 400 livres femininos que apenas tinha a falta de uma mão competir com outra que lhe faltava um braço e mao...nao me parece que sejam deficiencias equiparaveis e parece-me que essa diferença se calhar ate sera maior que entre a atleta a quem falat uma mao nadar com outra sem deficiencias fisicas. Vi outros atletas na prova de 50 costas que nao tinham membros superiores completos e que por tal nao conseguiam sequer colocar a mao ( ou esboço de mao ) a frente da cabeça a competirem com outros que tinham os membros superiores completos apesar de ambos terem deficiencia dos membros inferiores. Vi tambem na mesma prova de 50 costas masculinos nadadores com os membros inferiores completos a competirem com outros a quem lhes faltava a perna e pé tendo apenas as coxas. Parece-me tambem excessiva a diferença de deficiencia para se considerar que os atletas à partida estão em igualdade de condições. estas diferenças não aparecem nos nadadores ditos normais e como tal para mim não ha comparação possivel entre a valia das vitorias entre os atletas sem deficiencia fisica e entre os que as tenhem. Outra coisa que me parece é que quanto mais categorias se criarem, possivelmente, mais equiparação se cria entre os atletas competidores em determinada prova mas assim tambem, no extremo, vamos criar uma categoria para cada competidor ja que as deficiencias fisicas são diferentes naturalmente entre as diferentes pessoas
Na minha opiniao é de louvar a existencia deste tipo de desporto, ou melhor dizendo, de adaptar o desporto as pessoas consoante as suas capacidades e incapacidades mas não considero de modo nenhum que se possa comparar, como tantas vezes se faz, os resultados do desporto "normal" com o adaptado

segunda-feira, julho 16, 2007 8:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao anonimo das 8:45 ja te disse que essas atletas têm uma classificação diferenciada embora na água possam "correr" lado a lado, acho que realmente não entendes o que ves mas escreve-me para o mail que eu mando-te o regulamento. E os atletas podem sempre protestar a classificação de um outro atleta e isso acontece, e muitas vez a favor de quem protesta. (DUARTE TA RESPONDIDO) Sendo que os classificadores nas competições estão sempre a avaliar os atletas podendo mesmo solicitar uma nova classificação. Em relação a este OPEN estava de serviço uma classificadora regional, para resolver algum problema.

Nuno Vitorino

terça-feira, julho 17, 2007 2:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixa o anónimo.. se ele fala no mesmo e ainda não percebeu é pq o grau de deficiência dele é elevado..

quarta-feira, julho 18, 2007 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estive de ferias e so agora vi que andram a falar sobre o meu comentario mas continuo a nao considerar comparavel o desporto adaptado do dito normal
acho bem que os "deficientes" ( e ponho entre aspas porque acho que muitos deficientes sao tao capazes ou mais que os normais) pratiquem desporto e assim se ajudem a reintegrar na sociedade como cidadãos validos mas não acho de modo nenhum que acha comparação entre o desporto adaptado e o normal
Por mim fico-me por aqui e felicidades para os atletas adaptados e para os outros tambem

quarta-feira, agosto 01, 2007 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh anonimo desafio-te para uma prova aos 50m anda la!! e a mim so me falta um braço!!!

sexta-feira, agosto 03, 2007 10:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não desafies que perdes, disso podes ter a certeza mas eu comparo as provas de natação adaptada às de natação não federada. E se quiseres até podemos nadar 1500 livres, 400 estilos, 200 mariposa, a ou as provas que quiseres e até podem ser seguidas, sem intervalo para descanso e seguindo as regras da FINA.
Quanto a mim estou convencido da qualidade da natação adaptada mas não quero com isto dizer que não deva continuar a existir e acho bem que sim como forma de promover a integração de pessoas que por um motivo ou outro tenhem alguma incapacidade física.

sábado, agosto 04, 2007 5:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home