segunda-feira, agosto 20, 2007

14ºC depois de 5h a nadar...

Nuno Vicente e Miguel Arrobas nadaram sábado (dia 18) entre a Costa de Santo André e Sines na mais dura etapa até hoje realizada por ambos para preparar a Travessia do Canal da Mancha em 2008. Os nadadores saíram da Praia da Costa de Santo André pelas 11h00 e chegaram à Praia Vasco da Gama pelas 17h15 com muitas ondas e água fria pelo meio.

Inesperadamente os nadadores tiveram de enfrentar águas muito mais gélidas do que aquelas que estavam previstas. Os primeiros quilómetros foram nadados a 15ºC e o resto do percurso até ao Porto de Sines sempre a 16ºC. Já dentro do Porto de Sines os nadadores tiveram de enfrentar a sua última hora de desafio a 14ºC (!) quando o cansaço já se fazia sentir de forma notória, numa altura em que apareceram as primeiras cãibras.

Outro dos adversários foi o vento, que ao invés do que se supunha, nos primeiros 17km soprou de Oeste em vez de Norte, que favoreceria os nadadores. Aquando da chegada ao Cabo de Sines o vento estava desordenado provocando correntes várias que não facilitaram o evoluir destes aventureiros.

Com paragens rápidas a cada 30 minutos, após o primeiro abastecimento aos 45’, os nadadores nadaram sempre num ritmo forte, diminuindo ligeiramente na parte final. O tempo oficial final foi de 6h14m56s.

Com todas estas dificuldades os nadadores sentem-se agora mais bem preparados para o Grande Objectivo de 2008, além de que com o relatório da arbitragem a esta prova podem assim apresentar o certificado à Channel Swimming Association com todos os requisitos exigidos – equipamento utilizado, temperatura da água e duração mínima de 6h. (In Open Water Portugal)

Etiquetas: ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, agora sim um verdadeiro teste, juntando todas as adversidades (distância, ondulação, vento e temperatura).

Quanto à Channel Swimming Association, não se deixem enrolar c as exigências deles. Tendo dinheiro pra lhes pagar, arranjam vaga para até pra alguns coxos e cambados q quase nem nadar sabem, mas q pagam pra tentar.

Acredito q metade dos gajos q tentaram a travessia nos últimos anos não enviaram certificados e relatórios de arbitragem nenhuns, apenas cantaram c a cheta, que afinal de contas é o q os move, a avaliar pelos preços cobrados...!

segunda-feira, agosto 20, 2007 2:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns!
Mais um desafio vencido, mais um optimo momento de preparação para o canal da mancha.

segunda-feira, agosto 20, 2007 4:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PARABENS!
Deu gosto ver todo aquele esforço!
o/

segunda-feira, agosto 20, 2007 8:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu nem cm agua 30ºc...

Parabens grand coragem!!!

segunda-feira, agosto 20, 2007 11:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabens por mais uma aventura,e esta foi a valer.
Para alem do frio e da ondulação foi muito bom o calor humano que tiveram tanto na partida como na chegada, clor este que não tinham saboriado nas aventuras antriores,pois nós alentejanos sabemos receber os amigos.
um abraço

Albi

terça-feira, agosto 21, 2007 2:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estes homens sao mesmo muito fortes

,,,,,,
alguns problemas mal resolvidos na adolescencia é o que dá,!!

terça-feira, agosto 21, 2007 5:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grandes aventureiros!!

Decididamente...tá provado que eles não são "bons da cabeça" e por isso mesmo é que vão ao canal da mancha e vão ter muito sucesso!!

Muitos PARABENS!

terça-feira, agosto 21, 2007 9:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

26km?
NEM A Pé!!!!!!!!!!!!
e é mais fácil ir a FÀTIMA..........

sábado, agosto 25, 2007 12:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home