quarta-feira, agosto 08, 2007

Nuno Rola com esteróides anabolizantes

Desde há mais de uma semana a tentar contactar o nadador angolano infrutiferamente, tenho agora de publicar sobre um tema que detesto. De qualquer maneira fica em aberto o direito de resposta e de defesa.

Durante os Jogos Africanos que decorreram na Argélia em Julho passado, o angolano Nuno Rola foi surpreendido por um teste anti-doping positivo que acusou esteróides anabolizantes. Mesmo sem ter obtido qualquer resultado de destaque ou lugar no pódio, os seus resultados serão anulados e suspenso preventivamente.

O nadador que treina e compete em Portugal pelo Clube Futebol “Os Belenenses” aguarda agora pelo resultado da contra-amostra e consequente desenrolar do processo que poderá resultar em 2 anos de suspensão.

- O mesmo caso noticiado no estrangeiro: InSweep / BestSwimming
- Blog de Nuno Rola “Belém Sempre”

Etiquetas:

58 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que ele diz é que tomou um estimulante em cuja composição não é referido o esteróide anabolizante em causa , nem outro qualquer.
Até pode ser verdade e isto pode ser um aviso aos outros nadadores para aquilo que tomam e que compram em ginásios ou de marcas pouco conhecidas

quarta-feira, agosto 08, 2007 2:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estimulante?
Eu não disse nada a sobre este assunto ainda até porque ainda nem esta resolvido ta-se a definir as coisas.
Quando tudo tiver resolvido eu falo sobre esta tragedia toda.
Agora por favor nao especulem coisas, o Ze diz que tomei estimulantes o antonio diz outra coisa...Enfim não tornem as coisas mais complicadas para mim.
abraço

quarta-feira, agosto 08, 2007 10:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É triste um atleta por a sua carreira em perigo por tomar suplementos contaminados, podia acontecer a qq um de nós... grande abraço nuno!

quarta-feira, agosto 08, 2007 10:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

força ai rola!

quarta-feira, agosto 08, 2007 10:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

epa, drogas não !

quinta-feira, agosto 09, 2007 12:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tou contigo Nuno, "Pai" :)

quinta-feira, agosto 09, 2007 12:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tive a ver o blog do Belém (confesso q não conhecia), e a roupa suja q lá se lava é mau demais pra ser verdade (entre colegas da mm equipa!).

Sobre a noticia deste post, e embora não conheça pormenores, o q eu acho é q "quem não deve não teme", e por isso o Rola devia ter esclarecido a sua posiçao junto do B.A. (q o tentou contactar diversas vezes).

Se não o fez e se afirma que não tem nada a dizer, mesmo depois de ser tornado público um controlo positivo, não me parece q seja bom sinal.

Se os culpados têm sempre alguma coisa pra dizer, os inocentes têm de certeza mto mais!

quinta-feira, agosto 09, 2007 1:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não te vás abaixo Rola!
Abração

quinta-feira, agosto 09, 2007 2:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem toma nunca sabe! Todos dizem que não sabiam de nada, e que estão a ser injustiçados. Estavam à espera de quê? Que ele viesse para aqui dizer que se dopou? Quem comete infrações deve ser castigado, e quem se dopa mais ainda! 2 anos na minha opinião é pouco!

quinta-feira, agosto 09, 2007 9:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Podia acontecer a qualquer um de nós??! O que me surpreende é porem a saúde em risco por causa de...centésimos...que não lhe dar-lhe-iam acesso a nada, talvez recorde de Angola!! É pena para o CFB e para a natação angolana.

quinta-feira, agosto 09, 2007 10:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA, essa foto não é do Rola...

quinta-feira, agosto 09, 2007 10:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gajos como este devem ser banidos da nataçao!!!
Assim tb eu bato records.... difícil

quinta-feira, agosto 09, 2007 12:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

duarte mendonça...as vezes devias era estar calado. não sabes o que dizes. o rola está a fazer muito bem em ficar calado...quando tudo estiver decidido então aí falará. agora tem de falar mas não é aqui.

já agora porque é que ele se tinha de explicar com o BA? Mas quem é o BA num caso destes? Algum juiz?! BA desculpa lá...mas neste caso acho que o atleta não deve ter obrigação de falar contigo...porque o DM sugeriu isso mesmo!

Enfim...força rapaz;)

quinta-feira, agosto 09, 2007 1:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem se dopa deve ser castigado! naturalmente que ele não ía dizer que se dopou! quase nenhum diz!

quinta-feira, agosto 09, 2007 2:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é verdade que algumas marcas mais rascas de "suplementos" as vezes misturam na sua composiçao, sem darem conhecimento aos consumidores, substancias ilicitas que naturalmente vao dar "melhores" resultados e que por isso se possa tomar estas substancias sem se saber! ok é verdade....... mas esta é tambem a desculpa que todos dao ´nao é verdade ????????

quinta-feira, agosto 09, 2007 3:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O senhor Duarte eu não vou entrar em confronto consigo sobre um assunto em que voçe é considerado ignorante pois nada sabe acerca do mesmo.
O bebaagua mandou um email a pedir que comenta-se a noticia de um site brasileiro e eu não comentei porque nem sequer tava em lisboa e não tinha acesso a internet.
Logo que cheguei falei com o bebaagua sobre o assunto.
Portanto não diga porcaria.
Eu penso que as coisas devem ser faladas nos momentos certos e este momento ainda não é o ideal para falar sobre um assunto que ainda não esta resolvido.Não vou tar aqui ou ali a falar vou falar sim quando tudo estiver resolvido.
Quanto a sua estupida provocação tenho a dizer que de facto não temo nada se calhar porquem nao devo nada tambem a unica coisa que me faz aflição é de facto não ter de ficar uns tempos longe da competição.
Consciencia descansada vale muito.

quinta-feira, agosto 09, 2007 4:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

coisa boa não tomas-te, senão não acusava...

quinta-feira, agosto 09, 2007 7:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, és capaz de dizer que não sabias o que estavas a tomar? Tiveste é azar de ser apanhado, se não continuavas a tua vida descansadinho.

quinta-feira, agosto 09, 2007 7:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Toda a gente sabe que há muitas marcas sem credibilidade nem nome a preservar que na composição dos suplementos que comercializam não indicam a composição integral. Também toda a gente sabe que lendo-se a lista das substâncias proíbidas disponibilizada pelo CNAD metade dos nomes ninguém sabe o que é e portanto de pouco ajuda essa lista. Também toda a gente sabe que em Portugal se se pode comprar um produto mais barato que pela bukla é semelhante a outro mais caro ninguém pode exitar em comprar o mais barato por razões óbvias que nada tenhem a ver com a predisposição em se dopar.
Acredito plenamente que se for verdade que o Nuno Rola ingeriu alguma substancia proibida foi no completo desconhecimento de estar a ingerir a referida substancia. aliás acredito plenamente que não só o Nuno Rola como a grande maioria dos atletas amadores ( amadores mesmo) que são apanhados nestes controlos.
Talvez o caminho para diminuir drasticamente estes casos seja o disponibilizar os nimes comerciais dos suplementos comprovadamente autorizados e limpos de doping e se possível até as próprias federaçoes ou outras entidades conseguirem junto dos comerciantes um preço priveligiado para atletas. E não venham com a desculpa de publicidade encapotada ou a descoberto que o mais importante é preservar a saúde e o bom nome dos atletas. É tudo uma questão de protocolos que não me parece serem assim tão complicados de os fazer.
Quanto ao Nuno Rola, força neste momento que por certo tudo se há-de resolver

quinta-feira, agosto 09, 2007 7:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quando assim é, deve fazer-se justiça, CASO SEJA VERDADE, não devias nadar mais, isto sim correcto

quinta-feira, agosto 09, 2007 7:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Opa nao me venham com tretas, se esses produtos nao dizem tudo o que tem nao podem tar assim no mercado. Se forem ver a contituiçao tem de dizer la o que tem e o que deixa de ter..senao o rola nao seria o primeiro a ser injustamente acusado e a marca ou marcas ja teriam sido processadas á muito tempo..por favor

quinta-feira, agosto 09, 2007 8:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hoje em dia a fiscalização aos suplementos é tanta que é impossível eles virem contaminados. isso era há uns anos atrás! por isso, o nuno vai ser castigado como todos os outros são.

quinta-feira, agosto 09, 2007 8:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nuno Rola praki Nuno Rola prali...entao...mas ele treina sozinho?
Nesta dicotomia de atleta-TREINADOR existem muitas empatias que por vezes esvaziam qualquer racionalidade!!
Aguardará este atleta por mais alguém para prestar declaraçoes?...
Porque numa coisa o DM tem razao...se quem é culpado apresenta sempre um alibi, mais razoes devera apresentar um inocente!!
Que se resolva rapidamente e sinceramemte desejo que tudo nao passe de um mal entendido...porque cada vez somos menos e nao é levantando este cenario do consumo de substancias dopantes que vamos cativar quem quer que seja...

quinta-feira, agosto 09, 2007 8:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que eq estas a insinuar?

quinta-feira, agosto 09, 2007 8:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

kuando disse k pode acontecer a kk 1 o k aconteceu com o nuno foi no sentido em que acredito piamente que ele tomou um suplemento adulterado, pode acontecer apesar de ser nos dias que correm bastante improvavel.

suplementos de confiança (e passo a publicidade)

www.goldnutrition.pt

quinta-feira, agosto 09, 2007 9:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pedro oliveira ?

quinta-feira, agosto 09, 2007 9:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Goldnutricion e outros similares são uma palhaçada!
O DESPORTO caminha no sentido errado! Todo este género de substâncias, apesar de serem consideradas não dopantes pelas entidades antidoping, enfluenciam o metabolismo dos atletas, e isso, por si só, é já um factor de melhoria do rendimento desportivo, o que deixa de ser um factor dependente do treino e destrezas dos atletas.
É pastilhas de regeneração disto, activação do crescimento daquilo, facilitação da recuperação e incremento dacoloutro.

Tenho pena de n ter sido aceite um comment em que mencionada alguma preocupação perante o factor doping em nadadores portugueses.

quinta-feira, agosto 09, 2007 10:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e para quê tomar suplementos? se for para a saude que tal ir a um nutricionista?! metem-se nessas coisas e mais tarde começam os problemas de saude. a natação é considerado um desporto saudavel...não se estraguem pela ambição de conseguir menos uns centésimos.

Se for verdade...apoio um castigo duro!

Se for mentira..fico contente e aliviado por ver que a natação não é como o futebol,ciclismo,etc...somos um desporto limpo!

quinta-feira, agosto 09, 2007 10:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deixem de merdas e esperem pelo resultado final.
Não vi ng a dar a cara como este homem.
Todos os que foram apanhados nas malhas do doping simplesmente fogem este homem esta aqui a dar a cara.
Respeito-o e admiro-o agr gajos como o Duarte é que espelham a merda de sociedade.
Rola cvg esta ctg.

quinta-feira, agosto 09, 2007 11:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acreditas mesmo que a natação é um desporto limpo?

sexta-feira, agosto 10, 2007 12:02:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

cvg,
olha a linguagem.
n há necessidade.
passou, mas n voltam a passar conteudos desses (m***a).
n custa mt dobrar a lingua.

sexta-feira, agosto 10, 2007 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Rola:

1º não precisas de me tratar por "você"

2º eu não saber os pormenores sobre este assunto, completamente de acordo, aliás foi isso mm q comecei por dizer no meu comentário

3º vou tentar explicar em câmara lenta o meu comment, a ver se entendes: o q eu critiquei é tu não teres nada a dizer. Um inocente tem sp algo a dizer em sua defesa, a esclarecer. Tu não respondeste ao pedido do BA pra esclarecer o assunto, mas logo q ele publicou viste cá comentar. Por isso, a mim parece-me q não esclareceste c ele pq não quiseste, nao porque não tinhas net.

4º Sobre o timming q escolhes pra falar, é contigo, mas eu acho q perante a opinião pública (é o q este blog significa), a ausência de explicação não fica bem.

Apenas isso.

Pelo palavreado q me dirigiste, junto c os suplementos, aconselho uns calmantes!

sexta-feira, agosto 10, 2007 12:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a natação, jesus, não devem de ser poucos não, imagino, o nuno teve azar, mas essas pessoas mais tarde pagarão, a saude não é brincadeiro meus caros ...

sexta-feira, agosto 10, 2007 12:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu trato-te por voçe porque não te conheço sequer.
Se calhar tas a falar de novo daquilo que não sabes no teu segundo ponto voltas a tocar em algo que não sabes , se perguntares ao bebaagua ele explica-te melhor.
Eu defendo-me a quem tenho de a fazer a alias ja foi feito como deves calcular a quem de direito.
Respeito a importancia deste site para a Natação portuguesa e dai tar aqui a dar a cara mas ainda não para explicar o que se tem passado em altura certa iréi faze-lo, pois eu ainda não tenho dados suficientes para o fazer.
Quanto ao calmante nem adianta resp a letra porque o que tu desejas é algum confronto e eu de certeza que não te vou dar troco meu ....

sexta-feira, agosto 10, 2007 12:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

nuno, tomas-te coisas que não devias rapaz...

sexta-feira, agosto 10, 2007 1:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ok, vendo bem o nível dos comentários no teu blog da natação do CFB, não me posso queixar da tua linguagem, "meu" :)

sexta-feira, agosto 10, 2007 1:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Afinal o DM também vai lá beber alguma àgua ao teu blog.A àgua não é lá muito pura mas tem lá uma pinga muito boa.DM quem te julgas tú ZEUS?

sexta-feira, agosto 10, 2007 11:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O DM deve querer ser considerado o Mourinho....mas não como treinador, mas sim como arrogante que é.... DM, gostas de viver e de seres como és??? Da-te gozo as pessoas não gostarem de ti, e criares inimigos??? Faz-te sentir melhor do que os outros???

O teu último comentário "(...)toma atmbém uns calmantes.." foi mm deplorável???

Olha para ti e olha para os outros, e vê se merecessem que os trates assim? Foste um mal amado, e agora és um ressabiado?? É que não tendo sido, mostras q foste...é muita maldade e muita intriga a que fazes...

sexta-feira, agosto 10, 2007 4:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

rola tou ctg, sabes disso:D!aquele abraco

sexta-feira, agosto 10, 2007 5:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epa que estupidez, mas o DM ja nao pode dar a opiniao dele! Toda a gente tem direito em pensar o que quiser, deixem-lo dizer o que sente. Nao tem de pensar tudo da mesma maneira
Ele expressou a opiniao dele de uma forma civilizada, nao tem de lhe cair todos em cima dessa maneira

sexta-feira, agosto 10, 2007 6:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O rola sabe muito bem o que tomou nao ha desculpa possivel, agora essa cena de dar a cara por favor, na altura em que os outros foram apanhados com doping nao vieram aqui dar a cara pqe o BA nem existia ou era pouco conheçido. O facto de ele dar a cara aqui até lhe convem..la pqe ele é uma pessoa de que toda a gente ate gosta nao quer dizer que nao tenha tomado doping

sexta-feira, agosto 10, 2007 6:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em sua defesa, o atleta, que foi as meias-finais dos 200 metros mariposa dos Jogos Pan-africanos de Argel, alega que tomou apenas um energético comprado em Portugal cujo prospecto não mencionava a substância detectada (androtesterona).


http://www.angop.ao/noticia.asp?ID=549055


Foi nesta notícia que me baseei quando fiz o 1º comment desta notícia. Se a notícia é falsa peço desculpas ao Nuno Rola mas ter-me-ei baseado em notícias que deveriam ter mais respeito com as pessoas, neste caso o Nuno Rola.

de qualquer modo acredito que a ser verdade ser positivo o teste, isso dever-se-à a adulteração do produto que escondeu a verdadeira composição e que ao contrário do que aqui foi dito não é assi tão raro acontecer e nomeadamente com marcas cuja credibilidade e bom nome deixam muito a desejar mas na verdade são substancialmente mais baratas que as que tenhem um nome a defender.

sexta-feira, agosto 10, 2007 7:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e achas que essas marcas iam por em risco ser severamente punidas? opa hoje em dia isso nao aconteçe, ha indemenizaçoes para tudo.
Alem do mais se o atleta sabe dessa cenas das marcas esconderem a composicao devia ter mais cuidado.
Mesmo que isso seja verdade, o facto das marcas esconderem os ingrediente cá pra mim o rola sabia que elas tinham qualquer coisa mas nao ia poder ser julgado pqe alegadamente nao estava na caixa mostrado a integridade dos elementos do produto..

sexta-feira, agosto 10, 2007 9:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Teve azar em ser apanhado, pois acredito que haja muitos mais a tomar o mesmo. De qualquer forma, é sempre um comportamento condenavel e acho que deve ser severamente punido.

sexta-feira, agosto 10, 2007 10:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus amigos investiguem!Ja houve 3 casos semelhantes nos USA e os atletas em causa receberam referidas indemenizações mas não se livraram da punição.
Rola processa estes caras até pq voçe tem apoio de muitos mangas.
Meia-final não final e ficou em 7º lugar mesmo assim não nadou como em dakar piorou cerca de 1 segundos...Acham que o cara tava dopado?Continua com o mesmo aspecto fisico não melhorou as marcas...e ta dopado?
Eu penso que não até pk o produto dopante que se fala pode ser gerado pelo proprio organismo, caras ai tem muita coisa que se pode alegar contra e a favor do Rola a questão fundamental é de facto saber o que aconteceu.
Li num outro jornal que um medico da WADA saiu em favor do cara, portanto vamos aguardar poh.
Peço que respeitem de facto o Rola ja que vai ser dificil travar os comentarios negativos ate porque é um facto que ele testou positivo.
ABRAÇO E FORÇA MEU CARA DOIDAO=!

sexta-feira, agosto 10, 2007 10:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epah balelas! Deixem a punição sair é so mais uns dias e ja se sabe.
Calma com tudo isso.
BA essa foto não é do Nuno!

sexta-feira, agosto 10, 2007 10:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Arranjem uma foto do Nuno!

sexta-feira, agosto 10, 2007 10:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Piorar o tempo n é sinónimo de inocente. Falta saber o q ele andava a treinar. Porque o doping funciona quando tb se treina alguma coisa.

sexta-feira, agosto 10, 2007 10:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Opa tretas.Se é assim porque eq o Rola ainda nao disse qual era o nome do "suplemento" que andava a tomar pra todos contestar-mos a suposta falta dos ingredientes..Até pode ser que elucidasse quem o anda tb a tomar e nao sabe que tem substancia dopantes.Força gostava de saber qual é..
ahahaaaah

sexta-feira, agosto 10, 2007 11:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SR.sovisto pelo que sei e que vi ele treinou muito bem mesmo.
Foi pena não ter obtido melhores resultados.

sexta-feira, agosto 10, 2007 11:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estou com os anonimos que aconselharam o nuno a recorrer a tribunais para pedir uma indemnizaçao à marca que escondeu a composição completa e o terá feito incorrer neste contratempo. É claro que aconselho o Nuno a deixar já o testamento em favor dos bisnetos dada a celeridade da Justiça portuguesa.

Só mesmo por brincadeira se diz uma coisa destas de pedir indemnizaçao a uma empresa. Para além do tempo infinito que decorreria, ao chegar a altura da decisão final e no caso da empresa ir ser dada por culpada, aprecia a falência ou seria vendida para alguma outra empresa bem longe daqui.

Ou será que seria a 1ª vez??????????

sábado, agosto 11, 2007 5:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

epaa que ignorancia

sábado, agosto 11, 2007 8:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom vamos a ver se entendi tudo certinho!!! e independentemente do study-case ROLA...
...quando se chega a uma suposta idade (reparem que nao digo se é avançacada ou naõ), onde presumivelmente ja se deu todo o contributo fisico e se pretende ir mais além ou pelo menos satisfazer os niveis desejados é VULGAR recorrer-se a...
como se diz?!!...
fortificantes, energeticos, "suplementos comprovadamente autorizados",..
.acontecer a qualquer UM de NÓs?????????????
Lamento imenso mas só posso concordar com o comentario do SOVISTO das 10.47 e com os milhares de profissionais de saude deste pais que quando se fala em competição...esboçam um esgar de desdem...
Justifica entao abandonar qualquer competiçao a partir dos 15 anitos...

domingo, agosto 12, 2007 12:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como estará o caso do tunisino Oussama Mellouli "apanhado" nos EUA antes dos Mundiais de Melbourne?

segunda-feira, agosto 13, 2007 2:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Blog sem escrupulos???... e o resto??????...como encara a vida?

quarta-feira, agosto 15, 2007 11:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falei do tunisino, mas o thorp tb parece ter feito da "grossa" e agora apresentou desculpas e justificações! pior ainda foi o comite antidoping da AUS ter-lhe "facilitado" a vida.

domingo, agosto 19, 2007 3:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epa, vcs tdos tomao cenas e dps vem paki falar! Sao os piores, n vale a pena referir clubes porque e mto obvio.

quinta-feira, dezembro 06, 2007 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mas kual a piada se não referes clubes?

quinta-feira, dezembro 06, 2007 3:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home