sexta-feira, agosto 17, 2007

Start-List Europeu Master

Decorre na Eslovénia, na cidade de Kranj entre os dias 28 de Agosto e 2 de Setembro o 11º Campeonato da Europa Master e estarão presentes vários nadadores portugueses de várias equipas.

Mesmo assim o maior destaque, nem vai para as classificações tugas nestas start-list’s onde até “temos” 1º lugares, mas sim para a “recém naturalizada”, Ana Paula Grilo, agora espanhola sob o nome Ana-Paula Grillo, em representação da equipa Esports Masters Esmas.

Equipas portuguesas presentes em Kranj: Escola Desportiva de Viana, Pimpões/Cimai, União Desportiva e Columbófila Adoslouquense, Associação dos Nadadores dos Estoris, Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, Clube de Natação do Litoral Alentejano, Clube Portugal Telecom e ainda dois nadadores individuais pela Associação de Natação de Lisboa. Estranha é a ausência do Clube Futebol Benfica, uma equipa que apareceu esta época com muita dinâmica e com vários nadadores habituados a participar nestas competições.

Esperanças em medalhas
Sem “Ana-Paula Grillo”, as cores portuguesas depositam as suas esperanças na obtenção de medalhas em (consideradas apenas entradas nos 12 primeiros):
David Gorgulho CNLA 200L 25-29anos 1º
David Gorgulho CNLA 100L 25-29anos 1º
Ana Maria Ferreira UDCA 800L 55-59anos 3ª
Ana Maria Ferreira UDCA 400L 55-59anos 3ª
Ana Maria Ferreira UDCA 200E 55-59anos 5ª
David Gorgulho CNLA 200C 25-29anos 6º
David Gorgulho CNLA 100C 25-29anos 8º
Nair Gomes Sá ANE 100C 65-69anos 11ª

Não percam este excerto da Nadar – Revista Brasileira dos Esportes Aquáticos, onde se fala de uma forma interessante sobre o que é o espírito Master. Façam ainda o teste proposto e descubram se são genuínos nadadores masters, ou se estão na altura de dar o salto para este escalão da Natação.

- Site oficial do 11º Campeonato da Europa Master Kranj 2007
- Start-List: Natação Pura / Águas Abertas

Etiquetas:

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fico contente que a Ana Paula Grilo seja Espanhola. Os Espanhois agora que se desenrasquem!! Coitadinhos. Pode ser o inicio do fim da espanha, se conseguirmos enviar para lá todas as nossas almas diabólicas.
Lindo.
APG vai e não voltes!!!

sexta-feira, agosto 17, 2007 11:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Força Rodrigo!
Vais ser a estrela da estafeta de 4x50 dos Pimpões!
Gorgulho, estamos contigo!

sexta-feira, agosto 17, 2007 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Triste, a pessoa do primeiro post.
Se os melhores abandonarem o barco, só cá ficarão os da sua igualha.
Que valor terá esse santinho, para contrastar com "diabólicas"?
Será da facção da actual fpn...

sexta-feira, agosto 17, 2007 1:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

leva o DM

sexta-feira, agosto 17, 2007 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se o motivo de alteração de nacionalidade da APG foi alguma querela motivada pela natação só tenho a dizer que por muito valor que a APG tenha só faz falta quem cá está e quem se acha tão grande que não cabe em Portugal por certo está a mais e muito ainda vai penar.
Acredito no entanto que esta alteração de nacionalidade se deva a factores totalmente estranhos à natação mas que desconheço

sexta-feira, agosto 17, 2007 1:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o 1º post não é triste, é mt triste, a inveja é coisa feia, mas enfim, há quem não nade nada e que quer "sobressair", olha tu do 1º post treina a sério e depois sim podes mandar bocas foleiras!
Que te levassem a ti seria bem melhor, não fazes cá falta nenhuma....

sexta-feira, agosto 17, 2007 1:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ahah, Ana-Paula Grillo?! Espanhola?!

amigos peninsulares, preparem-se aí em espanha, ela vai ser uma autêntica padeira de aljubarrota xD

ahaha

sexta-feira, agosto 17, 2007 1:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

È pena é não haver mais Ana Paula Grilo...
já agora ir para Espanha é assim tao diferente de ir para outro pais como ... os United States do Fernando Costa?!!...porque muito dos que nadam a serio (leia-se com capacidade de trabalho e talento) provalvelmente estariam além fronteiras a representar inclusive as cores de outros paises que os acarinhassem como deve ser...
O processo de "naturalização" demora em média 2,5 anos e agrava-se quando já fizeste parte de alguma selecção Junior pra diante...

sexta-feira, agosto 17, 2007 2:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu estou com o anónimo do 1º post. A APG não faz cá falta nenhuma. Sim, é boa nadadora, mas a sua arrogância e feitio detestável fazem dela quase nada. Um grande atleta tem de sê-lo também na sua vida. Esta nadadora tinha tudo para ser admirada pela sua qualidade, mas a sua maneira de ser é detestável até para quem nadou com ela ou no clube dela. Ou pensam que o Clube Futebol Benfica nasceu de onde. Nasceu de alguns que fartos de aturar essa tipa saíram e foram para bem longe. A APG até chegava a bater em companheiras de equipa.
Desculpem lá mas uma tipa deste calibre não faz cá falta nenhuma. Vai para Espanha bater nos Espanhóis que isso sim aplaudimos. Estou certa que esse clube espanhol se vai fartar da APG rapidamente.
Bons treinos e tenho gostado de ver a malta toda em força no Algarve

sexta-feira, agosto 17, 2007 3:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

basta de bocas foleiras...comentários anónimos a denegrir o nome de alguma pessoa, deviam ser pura e simplesmente banidos...falem das coisas boas da natação que tanto precisa q a ajudem a afirmar-se, pr conseguir mais e melhores patrocínios...só assim poderemos ter melhores atletas e mais visibilidade...

sexta-feira, agosto 17, 2007 4:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei particularmente de ver o Gorgulho inscrito nos 200 costas e nas águas abertas.

Nos últimos 7 anos, o máximo q o vi nadar em piscina foram 100 metros (mentira, uma vezinha ou outra nada 200 livres) e a prova de Mar de Sines.

Vamos ver como está ele, é q 200 costas em longa não é brincadeira nenhuma!

sexta-feira, agosto 17, 2007 5:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Gorgulho nem cheira os pés dos primeiros.
Tá inscrito com tempos de piscina de 25 metros.

sexta-feira, agosto 17, 2007 5:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que eu saiba não há comparação possível entre o Fernando Costa e a Ana Paula Gril(l)o pois que o Fernando costa para além de ser um nadador de muita mais categoria que a Ana Paula Gril(l)o não está a representar outro país. Portanto não há possível comparação entre anmbos os nadadores, tanto no que toca à valia como nadadores nem quanto ao factpo de terem emigrado e muito menos no caso de a Ana Paula Gril(l)o ter mudado de nacionalidade por questões que tenham a ver com a natação pois que as pessoas passam, as federações mudam mas os países continuam e são sempre bem maiores que os seus cidadãos individualmente

sexta-feira, agosto 17, 2007 7:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ana Paula Grilo para aqui Ana Paula Grilo para ali, naturaliza-se não naturaliza, mas afinal quem é a Ana Paula Grilo? uma nadadora sem expressão que faz uns tempos uns tempo razoáveis para infantil mas que dificilmente conseguiria ganhar alguma medalha nuns campeonatos nacionais de infantis e apesar de ter a idade da Dara Torres, essa sim uma nadadora de excepção.
Não se ponham com tretas de que a Ana Paula Grilo tem recordes ou deixa de ter pois que se os tem é porque as nadadoras com valor e da idade dela não perdem tempo a nadar na categoria de masters. Qualquer recorde internacional ( mundial, europeu, ou outro qualquer ) só terá expressão se se aproximar dos tempos que nadadoras como a Dara Torres faz actualmente. Se esses recordes não se aproximam, igualando ou mesmo superando os tempos dessa nadadora, os recordes de masters não passam de uma brincadeira de "avozinhos" que se juntaram para fazer umas piscinas

sexta-feira, agosto 17, 2007 8:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há processos de naturalização mais rápidos!
Basta informares-te.

sábado, agosto 18, 2007 1:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desconheço os contornos do diferendo de Ana Paula Grilo com a FPN.
Das razões para a opção de naturalização da Ana Paula Grilo só a ela dizem respeito, contudo é um sério aviso à navegação das Federações e dos seus responsáveis.
Penso que na natação portuguesa casos como o do José Couto vão ter, no futuro,desfechos diferentes.
Os nadadores têm uma vida de "algum" sacrifício que merece ser acarinhada pelos responsáveis do desporto nacional.
Acabou-se o tempo da prepotência sem preço, ainda que certa prepotência tenha sido justificada por actuações menos dignas no comportamento de certos nadadores.

saudações desportivas

sábado, agosto 18, 2007 7:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

APG (ruso de la traducción: ГрилоАнаПаула) casado en el día el 3 de junio de 07 en el santo Peterburg del fósforo con un colega ruso residente en España: descripción del acontecimiento y resultados en el acoplamiento http://www.swimmingmasters.ru/competition/totals2007/St.Petersburg_2007.shtml

Мамченк

domingo, agosto 19, 2007 10:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Atenção que o BA não vai de férias..."

não ?! xD

domingo, agosto 19, 2007 6:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DA-LHE DAVID!

domingo, agosto 19, 2007 8:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força David !

domingo, agosto 19, 2007 10:42:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Alguém percebeu o que Мамченк escreveu sobre S. Petersburgo?
Robert P., estás aí? Podes traduzir? :-)

Quanto ao diferendo entre a APG e a FPN: Mas há algum diferendo?
O que eu sei é que a APG foi castigada com uns mesitos de suspensão (por 2 agressões), beneficiando de atenuantes por ser o primeiro castigo e por causa da carreira desportiva, E NÃO OS CUMPRIU.

Vai daí, para fugir à alçada do Conselho de Disciplina da FPN, ela aparece neste Campeonato Europeu de Masters inscrita por um clube espanhol.

Ela NÃO PRECISA DE SER ESPANHOLA para nadar num clube espanhol no Campeonato Europeu de Masters. Nem sequer Europeia! Por exemplo, a Carla V. Lenzi, aparece nesta start-list inscrita pela UDCA-PORtugal e é... BRASILEIRA. :-)

O que ela fez foi como se o Joao V. Pinto tivesse sido suspenso em Portugal por agredir mais um árbitro, e fosse jogar em Espanha porque lá o deixavam jogar na Champions League.

Pelos vistos os nuestros hermanos têm dirigentes desportivos com ainda menos princípios que os nacionais.

Luis K W

terça-feira, agosto 21, 2007 8:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

LKM,
Nao me parece que seja bem assim como dizes.
Um Camp Europeu não é a mesma coisa que o Torneio das Champions.
Se alguém está castigado num país não poderá nadar durante esse período, ou então torna-se uma incongruência. Daí a opção de naturalização.

terça-feira, agosto 21, 2007 1:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não será o próprio campeonato europeu de masters uma completa incongruência? então nas categorias mais jovens não há tantos nadadores "não masters" quetenhem a idade desses masters e lutam pelos primeiros lugares nos campeonatos europeus? nem me estava a referir a nadadores como o Popov ou a Dara Torres ( essa pelos vistos também poderia vir aos campeonatos europeus j+á que é tão europeia quanto uma brasileira) mas a outros nadadores de menor valia que estes mas incomparavelmente superiores a qualquer um dos que constam na stratlist destes campeonatos.
é preciso começar a dar algum valor às palavras e o título de campeão, nomeadamente campeão europeu, deveria ser mesmo só pertença de quem é o melhor ou tem valia para o ser e não de uns tantos que se juntam e organizam uma almoçarada com uns banhos pelo meio e se atribuem o título de campeões. Desta forma ninguém leva a sério esses títulos e o seu valor desportivo é absolutamente nulo

terça-feira, agosto 21, 2007 4:00:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Caro teamleader,
Olha que sim... ;-)
(Nao ligues ao mau exemplo dos futebois.)
Que eu saiba, os mesitos de suspensão da APG já terminaram em Abril ou Maio. Penso que ela não está, neste momento, castigada. Mas nunca se sabe quando poderá vir o próximo castigo (é o que acontece a quem se porta mal e não cumpre os castigos...).
Ao inscrever-se por um clube espanhol, a APG está a evitar contactos com a F.P.N. porque para participar no Camp. Europeu de Masters ela precisa de ter uma licença da Federaçao nacional DO CLUBE pelo qual ela se inscreveu - neste caso, da Fiedieriación Espiañuelia.

É que ela faz grande questão em NÃO se inscrever na FPN (e todos sabemos o que ela fez no último Camp. Nacional de Masters, em Cantanhede).

E, como já disse, ELA NAO PRECISA DE SER ESPANHOLA para se inscrever no Camp.Europeu por um clube espanhol. Aliás, a APG também não precisou de mudar de nacionalidade para competir enquanto esteve (ou devia ter estado) castigada. Ela fartou-se de participar em competições em Portugal (com a extraordinária justificação dada pelos amig.., digo, pelos organizadores que: "... a comunicação do castigo não foi enviada por escrito, conforme o regulamento, mas sim por e-mail"), e no estrangeiro (em torneios onde se esqueciam de pedir o nº da licença da FPN).

De qualquer maneira, suponho que a F.P.N. - E TODOS NÓS - temos mais que fazer do que nos preocuparmos com a nacionalidade, ou o que quer que seja, da APG.

Saludos, digo, Abçs :-))
Luís

terça-feira, agosto 21, 2007 7:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Luís:

50 mil parágrafos de dissertação sobre a APG (do que vejo, não parece q tenhas "mais do q fazer do q te preocupares com ela") e não esclareces a questão q o B.A. levanta, a ausência do grande Fófó nesta competição?!

Acredito q tenhas em casa um dossier organizado com os prazos do cumprimento ou não cumprimento do castigo da tua ex-colega de equipa, mas agora q ela é espanhola, ao menos poderias arquivar a coisa e responder à questão sobre o teu clube.

Abraço

terça-feira, agosto 21, 2007 9:17:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Duarte,
Acreditas que nem reparei no parágrafo do BA sobre o CFBenfica?!? Distraí-me a ver o artigo brasileiro sobre os Masters, e não li o post até ao fim.

Pessoalmente, só participei nos Camp. Europeus de 2001 e 2003, e a altura em que se realiza este ano é absolutamente incompatível com os meus compromissos profissionais.
Mas vou andar por cá, nas provas de A.A., a tentar não chegar fora do tempo limite. :-)

Quanto aos meus colegas, há muito que eu sabia que, por razões várias, mas sobretudo (também) de ordem profissional, não iriam à Eslovénia.
(A coisa não está fácil... este ano tivemos malta da nossa equipa a trabalhar em 6 países!)

Por acaso não estarás também com ideia de mudar de nacionalidade? Talvez para "contenental"? Olha que há por aqui um clube de bairro que... :-)

Abraço
PS: A APG não é apenas ex-colega de equipa: É ex-colega da EX-equipa! :-)
Já agora: tu, q provavelmente te dás melhor com a APG, confirmas que ela mudou mesmo de nacionalidade? É que confesso que não percebo a necessidade/utilidade...

quarta-feira, agosto 22, 2007 1:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda n percebi pk s fala tanto dos "marginais" DM e APGrillo, ela devia tar inscrita na FP Pugilismo e ele numa instituição p dementes!!!
A unica coisa k têm em comum é o facto d tarem os 2 castigados pela FPN e tanto 1 como o outro "... falam falam e n dizem nd..."

quarta-feira, agosto 22, 2007 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É fácil falar das consequências, mas é dificil entender certas razões de causa.
Independentemente de a APG ter um temperamento muito especial, todo o processo, dito de agressão (e realmente foi)derivou de situações de caracter pessoal e do grupo em que estava inserida, que alimentou toda a questão envolvente.

é fácil imaginar o que provoca determinadas situações no balneário.

A processo a que foi submetida, teve testemunhos por parte desse grupo.

A questão é: quando é realmente dita a verdade quando todos pedem a cabeça da APG, apesar de saberem que derivou de situações meramente pessoais envolvendo aspectos fora do contexto da natação?

A verdade é que oiço sempre esses mesmos aspectos referidos, e fico com reservas quanto à conclusão do processo instaurado.

Se os seus últimos comportamentos face aos prémios que alcança, atribuidos pela FPN, forem de revolta face a todo esse processo, penso não estar correcto, mas é bastante compreensivel.

Tendo vivido sempre e apenas para a natação e tendo melhores condições num clube espanhol, tal como comprovam os seus exelentes resultados e records europeus sucessivos, compreende-se a sua opção.

A APG não é uma "marginal", mas sim foi marginalizada por questões pessoais, até de indole amoroso, que o grupo em que estava inserida conhece bem.

quarta-feira, julho 01, 2009 10:23:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home