segunda-feira, setembro 10, 2007

Alhandra Sporting Club domina Travessia Baptista Pereira

Os atletas do Alhandra Sporting Club (ASC) dominaram por completo a XXIII Travessia Baptista Pereira, prova que decorreu no sábado, 8 de Setembro, entre Vila Franca de Xira e Alhandra. O primeiro lugar foi para o jovem nadador Bruno Pereira, de 16 anos. Dominou os três mil metros com grande à vontade, ao registar o tempo de 35 minutos e 15 segundos.
O segundo lugar foi para Pedro Leitão, também do Alhandra Sporting Club, com 36:54 minutos. Em terceiro ficou Bruno Ruas, nadador alverquense que defendeu as cores do Clube Futebol Benfica, com 37:09 minutos. No sector feminino, a vitória sorriu a Liliana Silva (37:27), logo seguida de Sofia Almeida (38:06) e Nadine Almeida (38:24), ambas do Alhandra Sporting Club.
A competição, que decorreu nas águas do Rio Tejo, foi organizada pelo Alhandra Sporting Club, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Federação de Portugal de Triatlo, em colaboração com a Secção Náutica do União Desportiva Vilafranquense. (Texto in Mirante On-Line)
- Vídeos ASC: Partida / Chegada / Final

Etiquetas:

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas digam lá sentiu-se a falta dos atletas do Luz e Vida não foi?
Claro .....mas....tiveram no Challenge para serem enchovalhados........como populares..... mas .....Viva o Desporto Popular e não ao desporto Elitista.

segunda-feira, setembro 10, 2007 4:40:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Caro jovem anónimo das 4:40 PM.

Ainda me hão-de explicar qual é a diferença entre COMPETIR em Desporto "Popular" e em Desporto "Elitista".

Competir é competir. Uns competem para ganhar, outros competem para atingir objectivos pessoais, e outros apenas para se divertir.

A mim sempre me ensinaram que é falta de respeito pelos adversários (e para comigo) estar a competir e não dar o meu melhor - mesmo que eu vá à frente com enorme avanço.

É, por isso, normal que "me divirta" muito mais quando consigo atingir um objectivo pessoal (um determinado tempo) do que quando, simplesmente, ganho uma prova.

Às vezes tenho a impressão que quem mais defende essa divisão e o "desporto popular" são os que mais se esgadanham para ganhar nestas provas (porque nunca ganhariam as do "desporto elitista")...

segunda-feira, setembro 10, 2007 7:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esta prova do alhandra e tao fraca k so aparece mesmo a ekipa deles porque e obrigada a ir, pelo k m dixe um dos seus atletas.....
Mas pronto boa prova!

segunda-feira, setembro 10, 2007 10:32:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Pelo "simples" facto de homenagiar o Baptista Pereira esta prova deveria ter outra dimensão e respeito.

A data não foi a melhor, pq coincidiu com o Campeonato Nacional dos 10km.

Conheço pelo menos dois nadadores que queriam estar presentes nesta competição e que até já nadaram de Alhandra ao Parque das Nações (21km).

segunda-feira, setembro 10, 2007 10:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

l.k.w. que comentário provocante e descabido. Há que perceber que nem todos os clubes têm uma piscina à disposição ou, voce acha que todos têm possibilidades de em PORTUGAL treinar em alta-competiçao?
Bem, na minha INGÉNUA opinião, se assim fosse, a seleção de natação estaria nas competiçoes internacionais muito mais representativa e com os resultados mais elucidativos. Veja-se, investir num desporto não significa investir, exclusivamente, nos clubes federados ou significa??
Bem, já deu para ver pelas últimas provas que, em Portugal, o desporto não federado não merece qualquer tipo de apoios, nem incentivos. Mas, questiono-lhe: como federado gosta de ver o seu esforço compençado?? Nós também!
Um rapaz de 16 anos pode alguma vez competir com Duarte Mourão? Nem os escalões dividiram... Infelizmente, assim, não se pode ver o esforço compensado e, como consequência não há motivação. Não é uma questão de “divisão”, é uma questão de JUSTIÇA afinal, homens e mulheres são indiscutivelmente divididos…
Como disse, é a minha opinião.

segunda-feira, setembro 10, 2007 11:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Viva os populares!!!

arrependimento de nao participar na prova de alhandra apesar de tudo é uma das provas k nao humilha os populares...

segunda-feira, setembro 10, 2007 11:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

B.A.: realmente, pelo facto da prova homenagear o grande Baptista Pereira merecia outra atenção.

No entanto, os 2 nadadores q tu conheces, e q por mero acaso eu tb. conheço, não estiveram lá (este ano por causa do Challenge), não estiveram lá o ano passado (dirás q foi por causa dos Templários), e segundo julgo saber, nunca estiveram lá em edição nenhuma, mesmo qd não se realizaram outras provas no mesmo dia. E olha q já são 23 edições...

Por isso, falta de oportunidades não deve ter sido. Talvez fosse mais justo dizeres q, para esses atletas (e para mtos mais), outros interesses mais relevantes se sobrepõem à homenagem a este grande mito das AA. Culpar a data serve de alibi para este ano, mas não mais do q isso...

terça-feira, setembro 11, 2007 12:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro mm,

a minha opinião:

Estas questões prendem-se com a existência de vários objectivos em jogo, todos legítimos mas por vezes difíceis de compatibilizar, quer pela logística, quer por regulamentos.

A somar à complexidade da questão temos ainda os diversos modos de estar dos participantes, esta muitas vezes não tem a ver com ser Federado, Popular, ou o que seja:
-há quem goste de ir ao pódium e quem não ligue nenhuma
-há quem goste de nadar na descontração e quem não seja capaz de chegar ao fim sem dar o máximo
(independentemente dá velocidade a que o faz), etc..

No Challenge elogio antes de mais o trabalho e dedicação de quem há tantos anos organiza este evento, e conseguiu ter uma prova de 5Km e 1500m aberta a Federados e não federados. Ou seja deu a todos a possibilidade de participar. Lá está que existem várias maneiras legitimas de estar no deporto, mas mais fundamental que o pódio não é participar?

Sou Master e ainda recentemente estive numa bela prova ‘de Mar’ em Sines, e não foi certamente por não estar contemplado podium para escalões Masters que esta foi menos agradável e interessante, pelo contrário, isto permitiu passar muito rapidamente de nadar para o excelente almoço oferecido.

O que mais apreciei, no Challenge, e em tantas outras, foi nadar. Claro que também competi comigo e com muitos outros durante o percurso, uns alcancei outros passaram-me, uns teriam menos de 16 anos e outros mais de 40, uns seriam federados e outros não. No fim tinha a classificação e os tempos e lá me comparei com os que me são próximo (fossem homens ou mulheres).

Elogio então no Challenge que se tenha tirado tempo aos que terminaram fora do regulamentarmente previsto (bom senso, e já agora nem mesmo nas competições Mundiais e Europeias de Masters é assim), e espero que se proponham e encontrem soluções que permitam aos menos rápidos terminar sem serem retirados da água (vamos ter sempre limites, nunca será aconselhável esperar até ao anoitecer..). Conheço e estimo pessoas que se atreveram aos 10 e aos 5Km e que foram retiradas, mas todos sabíamos que essa possibilidade existia. E eu mesmo sabia que a isso me arriscava quando poderei ir aos 10Km (acabei por optar pelos 5Km)

Investir no desporto não significa certamente investir exclusivamente nos Clubes Federados, mas é apenas natural que os clubes com interesses semelhantes se agreguem e tenham alguma organização relativamente a esses interesses (não é por acaso que o modelo federativo é comum e previsto nos países ocidentais). Isto não impede o sucesso paralelamente a este modelo, de que é exemplo o Luz e Vida que leva a várias eventos uma camioneta cheia de nadadores, e certamente alberga, orienta e forma muitos mais.
Mas não esqueçamos que é uma opção dos clubes e/ou até dos praticantes como individuais, juntarem-se a estas federações ou outras organizações (no caso o INATEL) se tem interesse em participar, de modo mais regulamentado e integrado. Conheço quem se vá federar para poder participar em Setúbal e nos 5Km dos Templários.

Estou certo que nos encontraremos em breve (provavelmente até nos conhecemos) e será um prazer falar da nossa paixão comum de nadar e promover a natação

Vitor Cunha

PS: Os meus parabéns ao Luz e Vida por tudo o que representa e faz, e em particular ao Carlos Serra, que conheço como um dos rostos empenhados deste projecto.

terça-feira, setembro 11, 2007 11:41:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Mais uma vez a boca do costume do DM...
Tenta antes da próxima boca, ver a história da prova e anteriores presenças de nadadores e clubes.

terça-feira, setembro 11, 2007 1:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lkw se há alguem k dá alma às provas de águas abertas sao os clubes populares. nao os façam desaparecer destas provas. Concordo, Luz e Vida constitui um modelo de clube nao federado a seguir

terça-feira, setembro 11, 2007 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu tentei, mas não existe historial disponível desta prova para consulta.

No entanto, como é teu hábito, não concretizas. Diz lá quando foi a tua participação nesta prova?!

terça-feira, setembro 11, 2007 3:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom vou tentar dar luz sobre alguns dos comentários que aqui têm sido feitos.

Não conheço clubes que obriguem os atletas a ir ás provas também não conheço atletas que se recusem a ir ás provas do próprio clube.É verdade que os treinadores aqui em alhandra são bué maos e nós atletas temos muito medo LLOOLL.

Se a prova é fraquita não sei, eu vinha cá nadála antes de imitir juizo sobre ela, mas todos têm direito a imitir opninão mesmo sem cá estar. Mas o facto é que em anos anteriores já cá tivemos campeões do mundo em águas abertas categoria master. E mesmo só os atletas do alhandra já dão água pela barba como o proprio DM pôde confirmar no dia seguinte no Aquatlo de Sesimbra

Este ano não é novidade que a data criava problemas a muitos atletas por causa da participação no Chalange, mas este é um problema que já não vem deste ano, o ano passado ouve os templarios e nos 3 anos anteriores a travessia do sado, sempre no mesmo dia ou no mesmo fim de semana, anterior a isso não tenho informações mas esta prova sempre foi muito voltada para a vertente popular pelo que em termos competitivos é normal que não atraia grandes nomes, o que não quer dizer de maneira nenhuma que eles não queiram participar e serão todos muito bem vindos no dia em que tiverem disponibilidade para o fazer. Esperemos que seja para breve.

Este ano as condições da água e de organização foram as melhores de sempre, quem sabe a prova não se torna mais importante nas águas abertas portuguesas. Porque mesmo com poucos atletas teve mais atenção mediática do que o Chalange. E com este nome por trás continuará a ter.

Boas braçadas a todos

João Morgado atleta do ASC

terça-feira, setembro 11, 2007 10:55:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Caro (/cara?) MM,

Nos foruns em que participo - que nada têm a ver com natação - sou, é verdade, frequentemente apontado como "agent provocateur", apodado de incendiário, etc. Mas isso é quando se trata de espevitar as meninges num debate que se pretende vivo.

Neste caso não se trata disso. Confesso que me custa a entender essa guerra pouco surda que existe entre "populares" e "elitistas".

Todos conhecemos pessoas que defendem com unhas e dentes o desporto "popular". Mas tenho para mim que são precisamente estes os que mais se esforçam por conquistar troféus e pódiuns para os seus clubes, desvirtuando a ideia de que o mais importante é participar (dando o seu melhor).

Vê se me entendes: COMPETIR não quer dizer GANHAR.

Quando participo, em 2 dias seguidos, em provas de 5.000m, ambas com classificações Absolutas, o meu objectivo não é ganhar (seria hilariante!! É que, para quem não sabe, faço 50 anos no próximo mês).
O objectivo é PARTICIPAR. O estímulo é o DESAFIO.

Este ano, apesar de ser um dos mais velhos a terminar os 5km do Challenge, ainda fiquei pelo meio da tabela (44º em 95).
Há 4 anos ainda fiquei em 5.º lugar(http://www.anestoris.net/resultados/2003/1_CHALLENGE_RES5.pdf)...
É claro que não me agrada vir, daqui a uns anos, a ser recolhido pelo "barco-vassoura" por estar a ultrapassar o tempo limite numa prova de AA no âmbito da FPN. Mas, se forem essas as regras do jogo, restar-me-à ir jogá-lo onde prevejam a participação de velhos jarretas como eu.

Olha bem para mim.
Apesar de ter dado o meu melhor, fiquei em ÚLTIMO nos 200C no Camp. Nacional da 4.ª Divisão de 2006.
Mas nada, A-BSO-LU-TA-MEN-TE NADA, desde que pratico natação, me deu mais gozo que COMPETIR - aos 49 anos - nesse campeonato.


Respondendo às tuas questões (mesmo as que nada têm a ver com o assunto):
1. SIM, penso que qualquer um, desde que minimamente dotado, pode praticar desporto de alta competição em Portugal. Olha, por exemplo, para o caso do servente das obras, negro, estrangeiro, e com um nome esquisitíssimo (Obikwelu).

2. Quem "investe no desporto de alta competição" são os clubes que têm atletas de alta competição. E as marcas que pensam daí tirar algum proveito (publicidade). Ponto final.

2.1 Se a simpática colectividade que é o C.C.Luz e Vida lá tiver um par de miúdos com capacidade para se baterem pelo título nacional de AA, o que achas que vai fazer?
Expulsa-os por excesso de velocidade? :-))
Ou será que vai tentar arranjar melhores "condições de treino" (i.e., de uma maneira ou de outra, dinheiro) para que esses seus nadadores possam ir mais longe?

2.2 Há até o caso de outro simpático clubezinho dos arredores de Lisboa que teve (ou tem?) UMA nadadora MASTER com recordes europeus e título mundial, que canalizava para ela a fatia de leão do patrocínio que a secção de natação recebia (a troco de publicidade).
A nadadora não está filiada na FPN. É, portanto, "popular". No entanto, que eu saiba, ela ganha (ou ganhava) a vida a nadar. E o seu objectivo de vida é (era?) ter o seu nome gravado nas listas de Recordes Nacionais de Masters em TODAS as provas.
Um bocadinho "competitiva" demais, esta "popular", não acham?
Eu não.

3. Quanto ao nível internacional dos nossos nadadores, não me parece que seja assim tão fraco (tendo em conta o nível geral do desenvolvimento do desporto em Portugal).

4. "Um rapaz de 16 anos pode competir com o DMourão"? Claro que pode.
Mas tu queres dizer se "pode GANHAR". Isso terás de perguntar ao Vasco Gaspar (ficou em 3.º nos 10km, e é de 1990). :-)
Já agora, e para evitar discriminação de idades: E um de 43 anos, como o Jorge Viegas Faria, que ficou a poucos segundos do DM nos 1500m? Se deres uma espreitadela nos resultados dos últimos europeus de Masters vais ver que (lá fora) SIM.

terça-feira, setembro 11, 2007 11:18:00 da tarde  
Blogger COISAS BOAS said...

Olá!

Não sei se a responsabilidade é do Alhandra, se é da C.M de Vila Franca de Xira.
O que é certo é que, mais uma vez, a exemplo do que sucedeu o ano passado, houve sobreposição de datas com outra prova importante (este ano o Challenge, o ano passado os Templários), o que pode ser justificável.
O que não tem justificação é a repetida ausência total de divulgação da prova.
Gaita! Eu sou do concelho, moro em Vila Franca, vou à Piscina, e nem um papel A4 vi alguma vez afixado acerca da Travessia B.P.!

quarta-feira, setembro 12, 2007 12:06:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

Caro coisasboas,
É verdade e está bem observado. O problema da FALTA de divulgação das provas, sobretudo no caso das provas ditas "populares", é geral. E é uma tremenda falha.

Por exemplo, no Algarve(*), em que essas provas podiam servir de verdadeira atracção turística, na véspera da "prova de mar" ninguém na respectiva praia (nadador-salvador, junta de freguesia, restaurantes, os banhistas que lá vão todos os dias, etc.) tem conhecimento da sua realização.
Luís
(*) salvo poucas excepções.

quarta-feira, setembro 12, 2007 10:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Luis K.W.os teus comentários têm me feito rir. Para quem nada por satisfação e até nem tem ambição de pódio, porquê o angariar pessoal (individual) na Prova da Ilha de Faro para que somassem pontos para a tua equipa e fizesse com que ela fosse ao pódio por equipas? E conseguiste que isso acontecesse, penso para quem não tem ambição de pódio não necessitava de ir pessoa a pessoa convidá-la para nadar pelo teu clube.
Por isso ás vezes vale mais evitares alguns comentários.....lol....

quarta-feira, setembro 12, 2007 5:13:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Caro anónimo das 5:13
Ainda bem que te ponho bem disposto :-) , mas olha que ESTÁS ENGANADO!
Não houve nenhum pessoal (individual) «angariado na praia» para somar pontos para a equipa do Fofó (C.F.Benfica).

Os únicos "novos" a nadar pelo Fofó na Ilha de Faro foram o Francisco Frederico (que nadou na época 2006/07 inscrito no CFBenfica) e a namorada dele, a Andreia Silva, que se estrearam nestas andanças de "provas de mar".

Basta dares uma espreitadela na notícia e aos resultados em: http://anadar.net/index.php?option=com_content&task=view&id=48&Itemid=1
http://anadar.net/index.php?option=com_content&task=view&id=48&Itemid=1&limit=1&limitstart=1

Se me viste a festejar os 3.º lugares por equipas, não penses que festejaria ainda mais se ficássemos em 1.º ou 2.º, ou que ficava chateado se terminássemos em 4.º. Os festejos fazem parte da festa!! E é assim que nós encaramos as incursões ao Reino do Algarve.

Não gostaste que a tua equipa perdesse com os maduros do Fofó (os 6 que pontuaram tinham mais de 30 anos de média), foi? ;-)

quinta-feira, setembro 13, 2007 1:46:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home