segunda-feira, setembro 10, 2007

Daniela Inácio e Daniel Viegas Campeões Nacionais dos 10km

Daniela Inácio (Belenenses) e Daniel Viegas (Amadora) sagraram-se hoje Campeões Nacionais de Águas Abertas na distância de dez quilómetros, no 5.º Challenge que decorreu na Barragem de Castelo de Bode. É a primeira vez que o título é atribuído em Portugal.

Daniel Viegas terminou a prova em 2:11:18:32, seguido de Duarte Mendonça (Individual da Madeira), que registou o tempo de 2:15:10:47. No terceiro lugar ficou Vasco Gaspar, da União Piedense, com a marca de 2:15:27:06.

Daniela Inácio alcançou a primeira posição no sector feminino e sexto da classificação geral, com 2:16:57:44, com uma vantagem dilatada sobre a segunda classificada e 13.ª da geral, a vimaranense Daniela Pinto (2:32:36:72). No terceiro posto ficou Amélia Fernandes, também do Vitória de Guimarães, que nadou em 2:37:38:47.

A prova começou com a formação de um grupo de oito nadadores, composto por Daniel Viegas, Arseniy Lavrentyev (Algés), Diogo Pinto (Algés), Duarte Mendonça, Nuno Vicente (Torres Novas), Daniela Inácio, Vasco Gaspar e Carlos Almeida (Amadora). Daniel Viegas liderou a prova do princípio ao fim e o ritmo que impôs levou à divisão em dois grupos ainda antes da passagem aos cinco quilómetros, com os dois nadadores do Algés a seguirem o amadorense.

À passagem dos sete quilómetros Viegas começou a distanciar-se e o segundo grupo a aproximar-se dos algesinos. Duarte Mendonça conseguiu recuperar no último quilómetro, subindo vários lugares, tal como o jovem Vasco Gaspar, de apenas 16 anos, que alcançou o terceiro lugar, na primeira prova que nadou acima de três quilómetros.

Daniela Inácio voltou a mostrar que se encontra em excelente forma, ao conseguir o sexto lugar na tabela classificativa absoluta. Os dois primeiros classificados dos sectores masculino e feminino repetiram as posições alcançadas na semana passada na 1.ª Travessia de Porto Santo, a primeira etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas.

Na prova de cinco quilómetros Duarte Mourão, do Algés, foi o vencedor, com o tempo de 1:07:06:89. Hugo Ribeiro, do Vilacondense, terminou em 2.º (1:0:08:70) e Ivo Margarido, do Litoral Alentejano, em 3.º, com 1:11:50:60.No sector feminino ganhou Soraia Ribeiro, do Vilacondense (1:15:25:32), seguida de Isabel Oliveira, do Famalicão (1:21:11:60) e de Rita Gomes (Alcobaça), com 1:21:27:00. (Texto in FPN On-Line)

- Declarações dos Campeões Nacionais
- Resultados Completos do 5ª Challenge Open Water

Viegas e Daniela Pinto na liderança do CNAA
Daniel Viegas lidera com alguma margem para Arseniy Lavrentyev em masculinos e absolutos. Em femininos a liderança está na posse de Daniela Pinto seguida de Amélia Fernandes e Daniela Inácio. Curioso é o facto de em absolutos Daniela Inácio “subir” para 5ª enquanto que Daniela Pinto é “apenas” 16ª.

- Contas provisórias do CNAA: MAS & FEM / Geral

Etiquetas:

37 Comments:

Anonymous Anónimo said...

BA, eu posso tar enganado, mas os pontos da Taça do Mundo substituem a pior classificação no circuito, e não são somadas como tens na tua grelha. Ou seja, no caso do viegas, os 36 substituiam os 20 de porto santo.
Eu acho que li isso em qualquer lado, agora ja nao me lembro...
Se tiver enganado diz :D
Abraço

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:40:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

pedro,
confirmo a tua interpretação.
mas como contam as melhores 5 provas, tanto para o Viegas nunca será deitada fora a prova de porto santo (mesmo k ganhe o sado, vai dar ao mesmo) e para o arseniy substitui o porto santo pq n foi.

só após a 5ª prova (templarios) vou escolher k pontos deito fora), até lá é sempre e somar...

isto é a minha maneira de ver os pontos, se tiverem outra, avisem.

abraços
BA

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

grande viegas! sempre em grande nível!

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ok
obrigado :D

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Antes de mais dar os parabens aos vencedores parece.me muito bem, pois estiveram em grande nível! agora gostaria de mostrar o desagrado pela falta de consideração para com os nadadores populares, que mais 1 vez foram colocados de parte...se todos fossemos capazes de nos colocar no lugar uns dos outros, e houvesse compreensao e respeito pelo trabalho de todos...

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, apenas uma rectificação:
A Joana Leitão também não pontuou nos 10Km, pois chegou fora do tempo limite (atribuiste-lhe 33 pontos).
Cumprimentos.

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:50:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

sim é verdade k lhe atribui 33 pontos na classificação feminina (na absoluta dei zero), embora apareça com FTL na classificação apresentada.

a minha interpretação:
como chegou a menos de 30min da primeira, merece os 33 pontos.
o contra argumento k pode surgir, mas com o qual n concordo: as partidas foram simultaneas, logo o tempok conta é o do viegas...

continuo a achar k ela chegou dentro do tempo limite feminino... e k merece os 33 pontos na classificação feminina.

em relaçaõa à classificação absoluta parece-me pacifico k fex FTL e k por isso merece zero pontos.

BA

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OK, é uma interpretação plausível, pois não me tinha apercebido desse pormenor.
Cumprimentos.

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:59:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

essa passou pla piada
:)

grande abraço viegas
és grande

segunda-feira, setembro 10, 2007 2:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Viegas é bom, mas grande grande é o outro Viegas, Jorge Viegas Faria, nascido em 1964, que nos 1.500m fica em 6º, à frente de muitos, muitos atletas actuais!

Precisamente, com idade para ser avô de quase todos!

segunda-feira, setembro 10, 2007 3:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA pk n referes os nadadores novos que ficaram em excelentes lugares nos 5km?

segunda-feira, setembro 10, 2007 3:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu passei por aqui para deixar os meus PARABENS ao Clube Luz e Vida que mais uma vez mostrou a sua capacidade de participar neste tipo de eventos. Agora lamento estas organizações elitistas que nao fazem nada pela natação, não ajudam os jovens a tomarem gosto pela pratica desportiva. E assim para retirar os atletas do Luz e Vida do pódio colocaram um apêndice aos não federados substituindo por sócios do Inatel.
É vergonhoso que isto aconteça abolirem desta forma um Clube que pagou 8 euros por inscrição e não ter qualquer tipo contemplação.
Eu sei que muitos atletas federados têm vergonha de serem substituidos no pódio por atletas não federados mas mais uma vez este Clube que pertence a uma grande terra que se chama Seixal mostrou estar á altura destas provas.E se tivessem sido premiados teriam subido ao pódio do 1º ao 5º lugar.
VIVA O LUZ E VIDA
VIVA O DESPORTO POPULAR
E NÃO A ESTE DESPORTO ELITISTA DOENTIO.

segunda-feira, setembro 10, 2007 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho mto esquisito o facto do BA não ter publicado o meu comentario relativo á noticia do ANESTORIS do dia 22 de Agosto. Mais uma vez pergunto porque fomos avisados no brinfing dos 5KM que só poderiamos partir 30Seg depois. Medo dos POPULARES irem ao pódio?

segunda-feira, setembro 10, 2007 10:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim, de facto o anónimo das 10:18 tem razão. também não percebi essa do atraso dos 30 segundos. penso que merecia um pedido de desculpas por parte da organização pois, no mínimo, é extremamente vergonhoso e INJUSTO.

Gostaria saber qual a razão para tal e, referir que houve, de facto, atletas populares a deixarem-se ficar para tráz na partida. Enfim, não quero fazer uma má imagem da organização, mas, isto deve uma explicação.

segunda-feira, setembro 10, 2007 10:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA
Já tens conhecimento dos resultados da Prova do Alqueva?

segunda-feira, setembro 10, 2007 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens ao luz e vida ! nao é preciso subirem ao pódio para mostrarem a enorme capacidade !

segunda-feira, setembro 10, 2007 11:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto, esta ideia de dar partidas diferentes para os populares veio instalar a confusão.

Algum dos senhor iluminado da Federação lembrou-se disto, e os organizadores, quais cordeirinhos obedientes, desatam a cumprir, sem sequer pensar na confusão de tal vai gerar.

No circuito regional da Madeira, resolveram começar c isso este ano, pq os senhores da FPN mandaram (nem é pq eles achem q tem alguma lógica). Resultado: ainda não acertaram os tempos em nenhuma prova (Barreirinha e Pta Sol, Porto Santo foram partidas de locais diferentes). Ficam c 2 cronómetros a funcionar c tempos diferentes, qd os atletas federados e não federados chegam à meta misturados (acontece), confundem os cronómetros e os registos, é o baralhanço total.

Dica para as organizações: não sejam burros! Pra isso já nos chega a FPN. Pra eliminar grandes confusões, basta fazer 2 linhas de partida, c 2 metros de diferença, federados na frente, não federados atrás. Tiro de partida único, tempo de prova único (quem sai atrás será prejudicado em 1 ou 2 segundos, mas certamente não irá reclamar por isso), registo de chegada único. Pra quê complicar o q é fácil?!

Há regras e regras. Há as q são lógicas e regulamentares, e há as q são inventadas e estúpidas. Esta das partidas separadas pertence a esta última categoria.

Por amor de Deus, tenham meio palmo de testa, e pensem pelas vossas cabeças. Pensar pela cabeça da Federação é confusão garantida, como já se viu...

terça-feira, setembro 11, 2007 12:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O B.A. e a FPN têm de combinar um dia pra se sentarem à mesa e ver se acertam as estratégias de pontuação, pq isto assim vai dar confusão, a exemplo de anos anteriores...

Estas tabelas do B.A. são óptimas, mas é mta contra-informação q começa a circular. Já se sabe q o B.A. sozinho trabalha mto + rápido q a complexa, extensa e cara máquina da FPN, e q estes, a mto custo, lá vão fazendo algumas coisas pressionados por este blog (bem haja por isso, senão não faziam mesmo nada!).

- 1º a FPN tinha dito (oficiosamente) q não ia pontuar o Arseny na Taça do Mundo. Agora parece q vai pontuar (e na minha interpretação, bem)! Neste aspecto, pontuações de B.A. e FPN coincidem, pelo q se deduz q estão correctas.

- Depois, a FPN pontua os femininos na Taça do Mundo na classificação absoluta (chegaram fora de tempo limite, se formos pelo tempo masculino, é isso q é um tempo absoluto, sem separação de sexos). O B.A. não pontua. Em q ficamos?

- A FPN esquece o Fernando Costa como melhor português (e 2º melhor dos filiados na FPN), dando outra pontuação ao Viegas (a quem o B.A. dá pontuação de 3º em Setúbal). Como é?

- Finalmente, a organização do Challenge/FPN chamou o Arseny para a atribuição das classificações do Camp. Nacional de 10 Km. Na minha opinião, mal: tal como na piscina, à luz dos regulamentos, enquanto não estiver naturalizado, não pode ter classificação num campeonato nacional (apenas num Open). Qual a tua interpretação disto, B.A.?

Aguardo comentários e esclarecimentos.

terça-feira, setembro 11, 2007 12:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anonimo das 10:18e 10:34,
A explicação é simples. Para a organização ver o regulamento da prova aprovado pela FPN, as partidas dos federados não podem ser em simultaneo com os populares, daí esse desfaçamento (injusto).

terça-feira, setembro 11, 2007 1:14:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

DM,
Claro que o Arseniy nunca deveria ter ido ao pódio (1º-8º) do Campeonato Nacional. Obvio!

terça-feira, setembro 11, 2007 9:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é de facto triste ver o challenge a perder-se e estatelar-se ao comprido por andarem a reboque da FPN.
como master sinto-me mal por ser ignorado face aos federados quer nas partidas, quer nos prémios, quer nos 30min, etc.
estão claramente a perder a identidade que tinham e a perder o que tinham conquistado.
façam contas e pensem.
poix assim a tendência é mesmo para irem perdendo os populares que são a alma das AA.
os feds tanto aparecem como desaparecem, são como o vento.
os masters são bastante mais assíduos.
mais, repensem os preços, poix para o que se paga a vocês (e vocês À FPN!!) merecemos mais respeito!

terça-feira, setembro 11, 2007 9:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Duarte, está cada vez pior!

Tente lembrar-se de vez em quando que as suas opiniões são isso mesmo, opiniões.
existe uma probabilidade de estarem erradas (e grande).

Aquilo que advoga para as partidas não faz o menor sentido! se há algo a melhorar é no controle da partida e na cronometragem.

Entretanto, tem feito alguma coisa de jeito, ou continua limitado aos bitaites?

Grande abraço deste que tanto o quer ;)

terça-feira, setembro 11, 2007 10:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Acho mto esquisito o facto do BA não ter publicado o meu comentario relativo á noticia do ANESTORIS do dia 22 de Agosto. Mais uma vez pergunto porque fomos avisados no brinfing dos 5KM que só poderiamos partir 30Seg depois. Medo dos POPULARES irem ao pódio?
MISTERIO, QUAL O MEDO?
VERDADES!!!!!

terça-feira, setembro 11, 2007 11:53:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Achas esquisito o BA recusar comments?

Eu não, desde que haja insultos e palavrões tudo é cortado!

Portanto das duas uma, ou foi esse o teu caso a 22 de Agosto, ou foi um lapso (que pode ser de qualquer uma das partes). Podes voltar a tentar comentar isso para eu perceber.

E por favor, não lances suspeitas ao BA, que eu não tenho qualquer comissão ou interesse em abafar "polémicas" deste tipo. Tenta ser razoável, ok? E explica as coisas como deve de ser e aponta os erros a quem os realmente tem.

Cumprimentos,
BA

terça-feira, setembro 11, 2007 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 10:16 AM

De facto, saírem todos juntos não tem sentido absolutamente nenhum. Tem tão pouco sentido q em todo o mundo isso acontece, e na Tugolândia aconteceu deste sempre até este ano, até q alguma mente brilhante resolveu confundir as coisas.

É q já não chega não termos cronometragem de águas abertas, nem sistema de chegadas, e pra complicar mais um pedacinho, dá-se partidas separadas, com tempos e cronómetros diferentes. Pelo menos desta forma consegue-se garantir o baralhanço total!

Entretanto, para além dos bitaites, não tenho feito nada. Este f-semana fiz 2 campeonatos nacionais em 2 dias seguidos, mas penso q isso só conta para a categoria dos "bitaites".

Só não lhe devolvo o grande abraço, pq temo q, devido ao tamanho, não conseguiria juntar as mãos atrás (nas suas costas).

terça-feira, setembro 11, 2007 3:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como master senti que quer na inscrição quer na refeição estive a pagar inscrição da prova no circuito e prémios ao federados e ainda por cima parto atrás de suas excelências e recebo prémios de segunda.
pelo menos deram-se à frontalidade de avisar antecipadamente que ia haver alterações de percurso e isso eu vi no site mas houve quem só soubesse disso no dia e não tenha gostado da alteração em cima da hora.
mas que tudo fosse isso, poix acredito que tenham sido obrigados a tal pela guarda

terça-feira, setembro 11, 2007 5:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sobre a mudança de percursos, nada a dizer....motivos de força maior, alheios ao controlo da organização. A mesma não pode ter culpa de haver incêndios na zona e aviôes a sobrevoar o espaço de prova na véspera!

Agora sobre os dinheiros, é normal. A organização teve de pagar á FPN 400€ para candidatar a prova ao circuito nacional + os prémios monetários a q fica obrigada por esse facto.

Portanto, conclui-se q as obrigatoriedades da FPN apenas fazem baixar o nível organizativo do evento, inflaccionar os preços e diminuir a satisfação da generalidade dos participantes.

Em resumo, uma regressão relativamente ao q já foi o Challenge no passado.

terça-feira, setembro 11, 2007 8:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a FPN nao ta nada pobre. viram a carrinha mercedez top d gama? n havia outras carrinhas das mesmas marcas mas de preço inferior? so uns é k poupam...

terça-feira, setembro 11, 2007 9:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns a todos os vencedores das provas. Á Organização deste 5º Challenge gostaria de dizer que nadadores ditos "populares", esses os verdadeiros heróis das provas, merecem por mais respeito. Digo isto pelo simples facto de que a Organização apenas teve como finalidade "extorquir" o dinheiro das inscrições dos ditos populares. É verdade, porque se o interesse fosse apenas o "desportivismo" os prémios seriam iguais para todos, ou então teria alertado para o facto, os nadadores não federados. Obrigado, pela premissão que deram aos nadadores populares participarem e nadarem em conjunto com os federados, pelo menos assim as fotos ilustram um enorme número de participantes, pena é que os figurantes em vez de receberem, tiveram que pagar. Obrigado

terça-feira, setembro 11, 2007 11:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os tais 8 euros dos almocos, a ANE apenas serve de intermediario entre quem compra e quem fornece a comida (um restaurante da zona)

quarta-feira, setembro 12, 2007 12:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a razão inerente à disparidade da qualidade dos prémios para os federados (inclui masters do inatel federados na FPN) e para os ditos populares é o facto de que os prémios dos populares são patrocinados pelo Inatel (centros de férias), pelo que os dos outros hotéis não poderão ir para os populares. Agora se Inatel patrocina os populares, é justo que apenas queira premiar os atletas seus associados e daí a diferença entre Sócio Inatel e os não sócios.

Mas compreende-se perfeitamente o descontentamento para com a diferença entre prémios.

Também compreendo que tenham que ir buscar dinheiro a algum lado para pagar à xula FPN que pouco ou nada fez para promover as AA e agora exige dos que fizeram.
Indecente!

quanto ao percurso também compreendo quwe não seha do controlo deles. Apesar de para a assistência ser bem melhor porque vê mais voltas, para a maioria dos nadadores é muito pior fisica e psicologicamente e isso vê-se nos tempos que pioraram todos face a edições anteriores.

DM: continuas em grande rapaz. Mandar bitaites do que sabes e não sabes. É preciso é mandar abaixo. Mas isso até é compreensível da parte de quem nada e absolutamente nada constroi ou é convidado a construir.

E não estraguem a festa dos populares!

quarta-feira, setembro 12, 2007 9:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu mando bitatites do q não sei, mas tu confirmas no teu post aquilo q eu digo! Deves ter uma inteligência sublime, oh anónimo das 9:17 AM...

Será q foi mesmo por andarmos às voltas q fizemos todos + de 2h10, em vez das 1h52 dos vencedores de anos anteriores?

O q vale é q sou eu q falo do q não sei, pq se fosses tu, ia ser uma chatice...

quarta-feira, setembro 12, 2007 10:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DM: em 20 biatites nos quais falas do que sabes e não sabes (como já tinha mencionado) é natural que não se tratando de uma batalha naval, em algum coisa tens de acertar nem que seja sem querer. Logo, em alguma coisa tens razão mas perdes logo a seguir quando falas do que não sabes e julgas que sabes. Só isso.
Se não foi das voltas, foi do quê? menos preparação física? eram 12km afinal? Como não eras tu a puxar a carroça a caravana foi mais devagar? um grande abraço (julgo conseguir dar a volta)

quarta-feira, setembro 12, 2007 1:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, ca eu achei estranho (e triste) o kid's challenge ser tão pouco participado.

quarta-feira, setembro 12, 2007 10:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo: fácil é perceber (pra quem sabe do q fala) q nos anos em q a malta fez bem abaixo das 2 horas é q tava mal medido. Este poderia ter um pouco mais, mas não muito... Outros anteriores, c vencedores em 1h52m, é q tiveram mto menos metros.

sexta-feira, setembro 14, 2007 2:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pois DM: já nem me lembrava que o GPS até era teu e foste tu no barco fazer as medições. lapso meu. desculpa lá qualquer coisa.

sexta-feira, setembro 14, 2007 9:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Era o mesmo GPS dos anos em q os vencedores fizeram 1h52m? Pá, temos de ver essas pilhas, se calhar não são alcalinas e já se gastaram...!

sexta-feira, setembro 14, 2007 12:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home