terça-feira, outubro 09, 2007

Balanço BA ao CNAA

As duas maiores questões colocadas ao longo deste 7º Circuito de Águas Abertas organizado pela FPN foram: Taça do Mundo e sua bonificação e Prova em Porto Santo.

Relativamente a Porto Santo, a grande verdade é que dos 6 nadadores continentais presentes (Daniel Viegas CNA, José Fonseca LSC, Nuno Vicente CNTN, Miguel Arrobas ANE, Daniela Inácio CFB e Daniela Pinto VSC), só Daniela Pinto beneficiou desta participação, vindo assim a ganhar o Circuito. Daniela Inácio, também beneficiou qualquer coisa, isto porque além de ter ficado na luta pelo 1º lugar no CNAA até ao fim, permitiu-lhe ser 2ª em vez de 3ª, atrás de Amélia Fernandes.

Nos masculinos ficaria tudo na mesma. Daniel Viegas ficaria sempre em 2º no CNAA, mas apostou esta ida à Madeira de forma a passar desde logo para a frente de modo a pressionar os mais directos adversários. José Fonseca eclipsou-se depois do Challenge e nem se classificou no CNAA. Nuno Vicente também seria sempre 4º no CNAA, mas apenas com um ponto de vantagem sobre Diogo Pinto. Garantiu apenas mais tranquilidade para o resto do Circuito. Miguel Arrobas acabou por pontuar em 5 provas, mas não foi por ter ido a Porto Santo que subiu mais na classificação.

Como será para o ano? Porto Santo de novo? Ao nível desportivo, justifica-se?
Já ao nível de convívio entre nadadores de todos os clubes e actividades extra-competição, a prova foi um sucesso e do agrado de todos os presentes. (Ver fotos de grupo: Foto1 / Foto2 / Foto3 / Foto4)

Relativamente à bonificação da Taça do Mundo, penso que as criticas apontadas se devem exclusivamente ao facto da Daniela Inácio não ter ganho o CNAA feminino, mas não estou de acordo. Esta justificação já foi feita (e bem) pelo Treinador Nacional de Águas Abertas, Nuno Dias. A culpa não é do regulamento! O simples facto da Daniela Inácio ter desistido da Taça do Mundo, penalizou-a e muito, mas mesmo assim só perdeu o CNAA porque a competitividade e participação feminina neste Circuito foi muito curta. As duas nadadores do Guimarães defenderam-se e bem durante todo o CNAA, pelo que mereceram as suas classificações (1ª e 3ª).

Depois ainda existem várias outras questões interessantes, mas que não tiveram qualquer interferência com o bom desenrolar deste Circuito, mas que devem ser ponderadas para próximas edições: Cronometragem Electrónica (Coitadas da equipas de arbitragem), local/data do Campeonato Nacional 10km (Água demasiado quente para uma competição desta duração; Muitas voltas e mudanças de direcção).

Deixem a vossa opinião sobre este tema, acrescentando ainda qual foi (justificando) a melhor etapa deste CNAA e comparando-a com outras provas “não” CNAA. Votem também na lateral do blog.

- Todos os links do Circuito Nacional de Águas Abertas

Etiquetas: ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

AA em grande. Parabéns a todos os intervenientes pelo excelente trabalho e viva a Natação.

Uma Grande abraço a todos os amigos da Natação.

Tubarão (Master)

terça-feira, outubro 09, 2007 4:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E sesimbra?
Não consegues dar a conhecer este evento?

terça-feira, outubro 09, 2007 8:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

B.A.: gostei da "água demasiado quente para uma competição desta duração", relativamente ao Challenge.

Não eras tu q dizias, relativamente ao Sado, q a malta tem de ser rija e aguentar o q as condições nos dão?

Afinal: a malta tem de ser rija pra aguentar o frio, mas já não tem de ser pra aguentar o calor? Qual a diferença, para além da do termómetro?

Sobre as mtas voltas e retornos, de acordo, mas como sabes foi uma solução de recurso, face aos imprevistos q aconteceram no local, e q não são controláveis...

quarta-feira, outubro 10, 2007 1:00:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

O que eu queria era ver discutidas as opiniões.
Claro que a temperatura da água é falsa questão, até porque em Sevilha e Pequim (apuramentos para os Jogos Olímpicos) a água não deve estar diferente.
Veja-se o caso de Singapura…

quarta-feira, outubro 10, 2007 8:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a minh apreferida é a do bessone
faço sempre metade da prova a pensar nas bolachas e café k estao ha minha espera no fim

a do sado tb foi fixe, por ser bem mais curta

quarta-feira, outubro 10, 2007 9:18:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

A do Sado foi, para mim, a melhor.
As razoes estão expostas no nosso site (www.anadar.net).
Em resumo: pela melhoria a todos os níveis desde a Taça do Mundo de 2006.

Também gostei de ver o INATEL associado ao Challenge, distribuindo prémios a associados. O irónico foi que 2 desses prémios foram entregues a nadadores Masters (muito obrigado!) que estiveram toda a época a nadar como "extras" nas provas do INATEL por, aparentemente, terem participado numa competição no âmbito da FPN, lado a lado com nadadores "regulares" (tal como no Challenge!). :-)))

Luís

quarta-feira, outubro 10, 2007 10:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é o chamado "FPN no seu melhor" mas o pior é que leva as organizações atrás, estragando tudo

quarta-feira, outubro 10, 2007 1:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Luis K.W, uma pequena correção:

foram 3 os prémios entregues aos tais Masters desregulares :)

A juntar à sua excelsa pessoa, temos o Eng. Rui Vaz:) e eu próprio

Ou seja os 3 primeiros masculinos do INATEL.
Enfim mais do que nadar umas coisas são aqueles que gostam de nadar em mar; rio; piscina com masters; piscina com federados de natação pura; enfim e de um modo geral em qualquer volume de água onde nos deixem esbracejar!

grande abraço para todos

quarta-feira, outubro 10, 2007 10:22:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home