quarta-feira, outubro 10, 2007

Sesimbra com mais de 2 centenas no nevoeiro

O nevoeiro que caiu 6ª feira (5 de Outubro) sobre a Baía de Sesimbra impediu os espectadores de acompanharem com mais pormenor o esforço desenvolvido pelos atletas que atravessaram a baía (cerca de 1.500 metros). Foram 218 os que terminaram uma das mais antigas competições de natação em águas abertas.

A grande novidade foi que todos tiveram direito a um chip para a sua cronometragem da prova. Este equipamento desenvolvido para o atletismo só permite que o tempo final seja tirado aquando da passagem sobre o tapete já fora de água, pelo que a sua aplicação em provas oficias de Águas Abertas não está abrangida. De qualquer forma já é uma aproximação ao caminho a percorrer pala FPN para o futuro (solução implementada pela Federação de Triatlo na Taça do Mundo de Setúbal).

A Prova foi organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, em colaboração com o Clube Naval de Sesimbra, a Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação de Lisboa, Conselho Regional de Arbitragem de Natação, Delegação Marítima de Sesimbra, Polícia Marítima e Bombeiros Voluntários de Sesimbra.

Com partidas desfasadas em 2 minutos entre Federados e Populares, tivemos a surpresa de ver David Grachat (nadador adaptado) da GesLoures e Sebastião Botas CSC Bom Sucesso a realizarem tempos que lhes dariam 2º e 6º, respectivamente, entre os Federados.

A prova dos Federados foi ganha por Saul Morais CNA, logo seguido de Mário Bonança SCP e Ricardo Varela CNS. Em femininos Inês Reis CNS superiorizou-se a Ana Lima (Individual) e Ana Padilha CNS.

Nos Populares os pódios ficaram completos com Hugo Patrocínio CCLV (3º), Leila Marques (nadadora adaptada) da GesLoures (1ª), Claudia Teodósio (2ª) e Ana Monteiro (3ª), ambas do CCLV.

- Resultados Federados: Geral / Equipas
- Resultados Populares: Geral / Equipas
- Site de cronometragem automática (ChipTiming)

Etiquetas:

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

engraçado o facto de por só se verem uns 10metros à frente era raro o que se atrevia a ir sozinho.
muitos grupos se formavam e assim continuavam até ao fim.

quarta-feira, outubro 10, 2007 9:00:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

Além de agrupadinhos, ia tudo juntinho à costa!
(ver foto do percurso feito pela maioria - ou totalidade? - dos nadadores no site do Fofó: www.anadar.net).
Luís

quarta-feira, outubro 10, 2007 10:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

for falar em fófo, mais uma vez, lá ouvi dizer que a marizinha joão bem ao seu jeito batoteiro, embora tenha chegado nos últimos, não quis ficar tão atrás e já na areia fez uma corridinha para se chegar à frente dos que tinham chegado à frenet dela a nadar. Lá ganhou mais 1 ou 2 lugares no ranking mas fica mais um registo.
uns insistem em chegar a mariposa, outros a correr.

quarta-feira, outubro 10, 2007 1:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

qual e o mal de chegar a mariposa?

quarta-feira, outubro 10, 2007 2:27:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

A sério, ó anónimo das 1:25??
Pelo que (contas/) ouviste dizer e olhando os resultados, ela teria passado UM nadador da ANE uma duzia de anos mais novo que ela nessa corridinha.
Tss! Tss! Tss! Só um?

De qualquer maneira: BOA MARIA JOÂO!!!! :-)
LOL

Luís

quarta-feira, outubro 10, 2007 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

chegar a mariposa está dentro das regras não está? a correr é que talvez não esteja

quarta-feira, outubro 10, 2007 4:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"tivemos a surpresa de ver David Grachat (nadador adaptado) da GesLoures e Sebastião Botas CSC Bom Sucessoa realizarem tempos que lhes dariam 2º e 6º, respectivamente, entre os Federados."

para mim não é surpresa. não entendo porque impedem a participação dos populares em provas como a Bessone. quantos populares fazem melhores tempos que os federados? parece paradoxal mas, têm que admitir que é verdade. HAJA JUSTIÇA NESTE PAÍS!!

quarta-feira, outubro 10, 2007 4:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

David Grachat !! ah pois é... Sempre em grande ;)

quarta-feira, outubro 10, 2007 7:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ainda n me disseram qual e o mal de chegar a mariposa

quarta-feira, outubro 10, 2007 8:28:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Anonimo das 8:28 pm,
Tambem ainda n me disseram qual é o mal de chegar a correr (numa prova em que se parte a correr, e até se leva um chip no tornozelo como nas provas de atletismo!).
:-)

quarta-feira, outubro 10, 2007 11:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

K.w.
não sei porque falas da ANE ou pensas que sou da ANE. nunca fui nem sou nem vi a classificação para ver a quem te referes. e até nem nadei, embora seja federado puro. apenas estava a ver as chegadas. apenas comentei porque já é conhecido e reconhecido esse "vicio" da tua maria joão de querer fazer em terra o que não faz na água, mas para te teres picado (tipo pica-pau) lá deves saber o que ela faz.
até pode ter passado só meio-atleta, seja de 15 ou 51 anos.
caso não saibas, é uma questão de PRINCIPIO, mas isso não deve ser para aqui chamado.
Acabar a mariposa, não tem mal nunhum pelo contrário, haja coragem e força mental e física. estava somente a ser irónico com os vícios de cada um.

quinta-feira, outubro 11, 2007 9:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom em relação a chegarem a correr, acho uma parvoiçe. Acaba-se de nadar e desloca-se a andar até à meta. Acho ridiculo...passarem 1 ou 2 nao percebo pq...
em relação aos populares e federados, ja repararam nos tempos realizados pelos primeiros popularese os primeiros federados??? Casa dos 21minutos...

Serão mesmo populares???

Os de natação adaptada, treinam como federados, devem ser federados...

quem treina todos os dias km por sessao...deve nadar com os federado tb...

ser federado nao deveria signficar estar a pagar cotas na federaçao mas sim pelo nivel...

em contrapartida ha uns federados com 19 anos a fazer a prova em 44minutos???

quinta-feira, outubro 11, 2007 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das 12.42
Essa questao dos atletas da nataçao adaptada k é o meu caso deveriam ser federados tens td a razao pk este ano n foi a maioria das provas pk k n sou federado n tenho clupa do meu clube n me inscrever na FPN!! o tempo k fiz serve, axo eu, para abrir os olhos a quem n nos deixou nadar na travessia bessone bastos! um abraço a tds

quinta-feira, outubro 11, 2007 9:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

David parabens e um abraço

Isto há sempre umas complicações no meio do que podia ser mais simples, mas com tempo e boa vontade chega-se lá. Espero ver-te já dia 20 no INATEL (800L!), vão?

até breve

Vitor

quinta-feira, outubro 11, 2007 11:19:00 da tarde  
Blogger JM said...

Pois é realmente isto de pagar cotas a federação não chega para fazer os atletas nadar mais, se calhar deviam repensar os criterios de admissão a este tipo de provas. Existem casos e casos e todos devem ser contemplados, principalmente nas àguas abertas onde para mim não faz muito sentido fazer esta destinção entre populares e federados, sabendo ainda por cima que existem populares a nadar muito mas muito mais que os federados.

O BA é que podia fazer uma votação aqui no blog sobre o assunto assim como quem não quer a coissa :P

quinta-feira, outubro 11, 2007 11:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a distinção dos feds e pops é mais marca de manifestação de presença (ridícula e perfeitamente dispensável) da grande FPN que quer meter o bedelho em tudo até estragar tudo.
David: acho que o fófó se está a fazer ao teu piso, está aqui estás contratado para colmatar as já conhecidas divergências internas com a patrícia e ricardo.

sexta-feira, outubro 12, 2007 9:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

xiii
onde isto xegou
até os tristes dos inatel's já veem paki mandar bocas de azia...

só tenho pena de andarem a dar ma imagem do k a grande isntituição é, pq vindo donde vem, mais parecem ratos...

sexta-feira, outubro 12, 2007 9:17:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

Meus caros ANÓNIMOS das 9:19, (12:42), 9:01 e 9:17.

1. Anónimo das 9:17
1.1 Quanto ao comentário dos "mais parecem ratos", suponho que me passa ao lado, mas acho que se aplica que nem uma luva aos que têm medo de assinar o que aqui escrevem. ;-)
1.2 Abaixo as bocas de azia! Sobretudo as anónimas!! :-))

2. Anónimo das 9:19. ("federado puro"-que-até-nem-nadou-em-Sesimbra),
2.1 Estás enganado: não é uma questão de PRINCÍPIO. É uma questão de FIM (ou, se preferires, "de finalização"). :-)))
Se há uma prova em que a partida é feita EM CORRIDA, e a chegada está a mais de 10m dentro de terra (vejam minha foto DE PÉ, ainda bem longe da Meta, no nosso site www.anadar.net), porque raio não se há-de chegar EM CORRIDA? Se o gajo que está à minha frente sair da água de gatas e subir o areal a rastejar com os bofes de fora, tenho estar à espera que ele corte a Meta para eu o fazer? :-)
2.2 Se falei da ANE, foi porque:
a) sendo bons (muito bons!!) amigos, sei que não levam a mal as minhas piadas;
b) o único nadador que chegou com a MJoao era da ANE.
2.3 Picado, eu? LOL. Deves ter falta de cultura (popular), meu caro! «Quem cala consente» e «quem não sente não é filho de boa gente»! :-)
2.4 Se não sabias do que estavas a falar, para que vieste para aqui com bocas foleiras?

3. Anónimo das 9:01.
«conhecidas divergências internas»? Creio que querias dizer «externas»! LOL :-))

Abçs bem-dispostos,
Luís

sexta-feira, outubro 12, 2007 12:03:00 da tarde  
Blogger hammond said...

A INATEL deve ser falada e bastante, prezo bastante quem organiza provas e bem organizadas, dentro do possivel, para meter o pessoal a nadar. Qual é o problema?
Só o que é organizado pela FPN é que conta?

Acordem para a vida!

INATEL em força

sexta-feira, outubro 12, 2007 8:04:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Caro Hammond,
Até concordo contigo. Mas, se não me engano, há aqui alguns colegas que incorrem em alguns equívocos.
Nesta prova devíamo-nos inscrever como "FEDERADOS" ou "POPULARES". E há quem - na minha opinião, erradamente - associe "populares" a associados no INATEL.
Parece, assim, haver um «trilema» entre "Populares", "Federados" e "associados do INATEL".

1. Quanto aos maiores de 25 anos que têm licença desportiva do INATEL, por protocolo com a FPN são automáticamente filiados na FPN, sem qualquer qualquer custo adicional (a não ser que declarem que não o querem). Por isso, na minha opinião, todos os portadores de licença desportiva do INATEL deveriam ter participado em Sesimbra como "FEDERADOS"(*).

2. Há uns "POPULARES" que, na realidade, participam em torneios e campeonatos: os menores de 25 anos do INATEL, e os da Natação Adaptada.

2.1 Quanto aos menores de 25 anos que estão filiados no INATEL, sinceramente, nunca entendi a lógica da existência de competições organizadas pelo INATEL para jovens, estudantes, desde os 14. O Inatel não deveria ser para os "trabalhadores", etc.? Ainda se fôsse em regiões do País em que não houvesse outro tipo de clubes... mas, (quase só) em Lisboa??
Para mim, deviam ser equiparados a /considerados "federados".

2.2 Quanto aos da natação adaptada, nem todos são como o David R Grachat (20 anos, recordista europeu, etc.), ou a Leila Marques (26, médica, medalhada nos para-olímpicos, etc.). No entanto, na minha opinião, não havendo uma classificação para "adaptada", deveriam participar como os outros que estão integrados em clubes e numa estrutura competitiva - isto é, como "federados"-entre-aspas, e não como "populares".

3. Há ainda os verdadeiros "POPULARES", DE TODAS AS IDADES, que (teóricamente) não deviam estar filiados em clube nenhum uma vez que (teóricamente) não participam em competições de nenhum campeonato. Como os grandes pândegos do Rest. Marca Delta ("equipa" com 18 elementos!) - ver no nosso site www.anadar.net.

Mas... o que conta é que nós fomos lá todos foi para nadar, não é?
Luís
(*) Eu sou um defensor deste protocolo.
Primeiro porque somos muito poucos para que se justifique haver dois campeonatos nacionais de Masters.
Segundo, porque o tal "espírito do INATEL" e o "espírito MASTER" na natação são absolutamente a mesma coisa.
E sobretudo, porque permite aos associados do INATEL - que tem um recheadíssimo calendário competitivo para os Masters de Lisboa - participar em competições internacionais de Masters e em excelentes provas de Águas Abertas organizadas pela FPN.

sábado, outubro 13, 2007 2:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estes comentários extensos são uma seca!!!!
Malta, nunca vos ensinaram na escola a fazer resumos??
Ainda se esse "parlapié" todo vos levasse a algum lado...
O tema é sobre Sesimbra, lembram-se!!!
Vá lá, a nadar é que a gente se entende.
Boa!!!

quinta-feira, outubro 18, 2007 9:38:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

Caro Anónimo das 9:38,
Extenso? Está visto que nunca leste «os Maias», nem romances do Julio Diniz, Ferreira de Castro, etc... ;-)
O que eu escrevi É SOBRE A PROVA DE SESIMBRA (e sobre as INSCRIÇÕES de «populares» e «pseudo-populares»).
A derivação para os inscritos no INATEL e na ANDDEMOT (Ass. Nac. para o Desporto de Deficientes Motores) foi para explicar que, na minha opinião, estes deviam ser considerados "federados" (entre-aspas), uma vez que integram estruturas competitivas.
Aliás, o David Grachat mais parece nadar "a Motores"... fora de borda!
E não continuo "a seca" porque está na hora de eu ir treinar. :-)

quinta-feira, outubro 18, 2007 6:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro luis K.W., o que eu li ou não li,não vem ao caso, mas mesmo no que li foi preciso fazer "resumos", LOL
Mas acho que deve ir treinar porque aí não há "seca", há até bastante agua, e tambem deve aproveitar para fazer um treino bastante "extenso".
Aí, sim, deve por em pratica a sua criatividade.
Abraço :-)

segunda-feira, outubro 22, 2007 10:32:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

Caro Anónimo das 10:32

Obrigado pelo bom humor.

Abraço

segunda-feira, outubro 22, 2007 7:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home