sexta-feira, outubro 05, 2007

Tugas nas Águas Abertas Internacionais

Daniela Inácio
A nadadora do Belenenses estará presente em Singapura na Taça do Mundo FINA 10km, que se realiza no próximo domingo (dia 7 Outubro). A nadadora esteve em destaque durante o mês de Setembro com 5 vitórias em outras tantas etapas do CNAA e sagrou-se Campeã Nacional dos 5km e 10km. Esta será a sua 3ª participação em etapas da Taça do Mundo FINA 10km em 2007, depois de Setúbal (desistiu) e Sevilha (23ª).

Vasco Gaspar & Daniela Pinto
Os nadadores da SFUAP e Guimarães estão desde 2ª feira em estágio em Calella, perto de Barcelona. O estágio é organizado pela LEN e dura até sábado. Foram seleccionados por serem os melhores jovens nos 10km do Challenge. A semana de treinos é composta por 10 sessões com cerca de 7km cada, orientados pelos 2 treinadores da LEN e os 5 das várias Federações presentes (Portugal, Suíça, Eslovénia, Republica Checa e Itália). A treinadora convidada pela FPN, Ana Campos (Guimarães), orientará os treinos de 4ª e 6ª à tarde.

Etiquetas: ,

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a fpn tá xeia de guito...para alguns.

sexta-feira, outubro 05, 2007 6:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=6512bd43d9caa6e02c990b0a82652dca&subsec=&id=c1b065665fca248c21d290530afb9f23


FPN ALTERA REGULAMENTO QUE JÁ ESTAVA EM VIGOR
NORTENHOS PODEM TRAVAR COMPETIÇÕES
A FPN alterou o Regulamento de Competições Nacionais que já se encontrava em vigor desde 1 de Outubro. Os clubes nortenhos reúnem-se segunda-feira e poderão paralisar as competições nacionais.


Joaquim Sousa
joaquim.sousa@onortedesportivo.com

Está à vista uma das maiores crises no pólo aquático português. Os clubes filiados na Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) vão reunir-se de emergência, na próxima segunda-feira, pelas 21h00, na sede daquele organismo, para tomar uma posição que poderá paralisar as competições nacionais. Tudo porque a Federação Portuguesa de Natação (FPN) resolveu anteontem alterar o ponto 8 de Categorias do Regulamento de Competições Nacionais de 2007/08, que já se encontrava em vigor desde 1 de Outubro e que havia sido enviado para os clubes a 22 de Setembro. Tal decisão, que não foi justificada pela FPN, apanhou os clubes de surpresa, tendo interferência em toda a estrutura organizativa das equipas e colocando em causa o planeamento da época.
Segundo o que o ND conseguiu apurar, os órgãos jurídicos da FPN não permitiram que se avançasse com a alteração dos escalões, já que só em Assembleia Geral poderiam os mesmos ser modificados.
E apesar do aviso da ANNP, ainda no início de Setembro, sobre esta irregularidade, os responsáveis federativos fizeram «ouvidos moucos» e avançaram com a homologação do regulamento. E agora, depois do «puxão de orelhas» jurídico, a Direcção da FPN voltou atrás e deixou os clubes numa situação extremamente preocupante. A este «caso», junta-se o desaparecimento dos sorteios dos Campeonatos Nacionais. A classificação da época anterior define o calendário, para a temporada seguinte, o que pode originar a combinação de resultados desportivos.
As relações entre a FPN e a ANNP vieram, desde a última temporada, a degradar-se – o «caso Abrunhosa» foi um dos exemplos – e, com este episódio, parece já não haver mais votos de confiança dos nortenhos para com os actuais elementos da FPN. Resta saber se os clubes nortenhos tomam uma posição de força que possa provocar demissões no organismo federativo.

------------------------------

SEIS NAÇÕES
MUDANÇA DE ESCALÃO SEM AVAL DA ANNP
As relações entre a ANNP e a FPN não param de «azedar». Os responsáveis nortenhos ficaram surpreendidos ao verem, no «site» da LEN», o Torneio Seis Nações de Felgueiras, agendado para Março de 2008, destinado ao escalão feminino de 1989 com as equipas da Grã-Bretanha, Itália, Alemanha, França, Sérvia, Suíça e Portugal, quando o que estava definido, entre ambas as partes, que a competição, cuja organização pertence à ANNP, seria para atletas nascidas em 1991. Aliás, no decorrer do Campeonato do Mundo de juniores femininos, realizado no Porto em Julho deste ano, os responsáveis nortenhos entregaram em mãos os convites às selecções de Espanha, Itália, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Canadá e Hungria.
A ANNP deverá reunir-se em breve com a Câmara Municipal de Felgueiras, que também foi apanhada desprevenida, para analisar esta troca de escalões, que pode muito bem levar à não realização desta competição integrada no calendário da LEN.
Este é mais um motivo de desentendimento entre a ANNP e FPN. Muitas das questões levantadas pelos nortenhos não têm sequer resposta por parte do organismo federativo. Recorde-se que os clubes da ANNP, em desacordo com as datas definidas pela FPN, decidiram «boicotar» a participação nos Campeonatos Nacionais dos escalões de formação. A crise está mesmo à vista.

sábado, outubro 06, 2007 6:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jovens???
somos todos...
expliqueme lá isso como se fosse muito jovemmmm!!!

sábado, outubro 06, 2007 9:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

és jovem, não pensas e isto é só para quem pensa

domingo, outubro 07, 2007 10:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

quando acabam com esse cancro desportivo chamado polo aquatico?

a FPN andou a "alimentar o cancro", agora que este disseminou já pouco há a fazer.

desgraça!

o P.A. não é feio de todo, mas nada tem a ver com natação. Além de que as pessoas que gravitam nesta modalidade são os frustrados e renegados da Natação. Daí a mediocridade do Polo Português.

domingo, outubro 07, 2007 5:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Daniela Inácio ficou classificada no 10.º lugar na Taça do Mundo de Singapura de Águas Abertas, prova que constituiu a penúltima etapa do Circuito Mundial.
A fundista do Belenenses nadou os dez quilómetros em 2h12m23s, enquanto a vencedora, a alemã Angela Maurer, actual líder do ranking mundial com 122 pontos, precisou de 2h00m04s. Na segunda posição ficou a chinesa Jiequao Yang (2h00m16) e no terceiro lugar do pódio Alexander Bagley, da Austrália, com 2h00m32s.
O russo Vladimir Dyatchin foi o vencedor da competição masculina, ao terminar com a marca de 1h57m36s.
Daniela Inácio sentiu algumas dificuldades com o ritmo elevado imposto no início da prova feminina. As partidas das duas competições foram separadas por dois minutos e enquanto a prova masculina começou com uma velocidade lenta, a germânica Angela Maurer impôs um ritmo forte nas três primeiras voltas – o circuito tinha um percurso de cinco voltas com 2km – o que fez com que o grupo das primeiras nadadoras apanhasse os concorrentes masculinos. A internacional lusa conseguiu acompanhar o grupo da frente durante três quilómetros, mas acabou por não aguentar a velocidade e nadou os restantes sete quilómetros sozinha.
A prova foi disputada no East Coast Park, com a temperatura do mar a marcar os 28 graus centígrados.
A Taça do Mundo de Singapura constituiu a quinta participação internacional de Daniela Inácio em provas de Águas Abertas, depois da Taça do Mundo de Setúbal (desistiu), Sevilha (23.º), Taça LEN em Londres (15.º) e Campeonato da Europa de juniores em Milão (6.º). A nadadora portuguesa sagrou-se no mês passado Campeã Nacional nas distâncias de 5 e 10km e venceu as cinco etapas do Circuito Nacional de Águas Abertas.

domingo, outubro 07, 2007 8:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o P.A. não é feio de todo, mas nada tem a ver com natação. Além de que as pessoas que gravitam nesta modalidade são os frustrados e renegados da Natação. Daí a mediocridade do Polo Português.

5:54 PM



Era bom não se confundir a modalidade da natação Polo Aquatico com as pessoas que nele se integram para não se dizerem coisas como "o polo aquatico nada tem a ver com a natação" pois é óbvio que tem tudo a ver com a natação

segunda-feira, outubro 08, 2007 6:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home