Grande evolução no estilo de costas!

Dia 15 – Kirsty Coventry no Grand Prix do Missouri nada as eliminatórias do dos 200C em 2:08.89, a melhor marca do ano.
Dia 16 – Coventry nadou a final numa nova marca mundial em 2:06.36 superando os históricos 2:06.62 de Krisztina Egerszegi de 1991.
Dia 17 – Nas eliminatórias dos 100C, Natalie Coughlin não quis deixar para Coventry o domínio absoluto do estilo de costas e arrancou mais um recorde do mundo – 59.21. Coventry mesmo assim terminou com o espectacular tempo de 59.61!
Dia 18 – Natalie Coughlin não nadou a final e deixou em aberto a vitória para Coventry, que insatisfeita, não se ficou “apenas” pelo 1º lugar. Cravou novo Recorde Africano com 59.47 e 3ª melhor marca de sempre.
Dia 19 – Anastasia Zueva no decorrer dos Campeonatos Russos em Saint Peterburg celebrou um novo Recorde Europeu com 59.64 passado assim a ser a 3ª mais rápida de sempre só atrás de Coughlin e Coventry, superando assim Laure Manaudou (59.87).
Evolução Idêntica em Portugal para quando?
Em Portugal os Recordes Nacionais mantêm-se já há 10 e 15 anos! Na prova dos 100C o recorde é pertença de Maria Carlos Santos com 1:04.01 desde 1998 no Estádio Universitário de Lisboa, enquanto que os 200C têm recorde de Ana Barros com 2:16.28 desde 1993 em Sheffield.
Os mínimos COP/FPN para Pequim 2008 estão muito longe de qualquer candidata, até porque são mais difíceis que os recordes nacionais. Os tempos são 1:02.71 e 2:14.82, respectivamente.
A realidade nas provas não olímpicas, não varia muito! Os recordes duram desde 1999 (50C P25m Maria Carlos Santos), 1999 (100C P25m Maria Carlos Santos), 1993 (200C P25m Ana Barros) e 1999 (50C P50m Maria Carlos Santos).
Quem são as candidatas?
Cátia Martinheira do Louletano foi a responsável pela queda do ultimo recorde nacional de categorias, neste acaso de INF A (nascidas em 1995) com 1:09.08 nos 100C em piscina de 50metros no recente Meeting da Póvoa de Varzim. Será ela?
Etiquetas: Artigos BA, Natação Internacional, Rankings e Recordes
14 Comments:
BA...um pequeno reparo a nível do Português..."Em Portugal os Recordes Nacionais mantém-se já à 10 e 15 anos!" Não é "à 10 e 15 anos", mas sim "HÁ 10 e 15 anos". Dsc, mas penso que ao nível em que este blog está, um erro destes não se justifica, não combina.
Qualma amigo!tôda ha jente herra.
a marta abreu do louletano deixou mt boas espectativas aos 100 costas nu meeting do estoril ao realizar o tempo de 1.05 nos 100 costas...pena ser em piscina de 25metros...
Inda dígo máis... case tôda ha jente herra.
B.A. porque falas de nataçao a todos os niveis menus nus torneios de nataçao adaptada? têm sido batidos constantes records nacionais...e tbm houve obtençao de minimos para os mundiais k se realizaram em portugal...podias tentar falar disso digo eu... xD
BA, tens Coughlin e Coughlin, quando devia ser Coughlin e Coventry.
Hj vou-me deitar mais cedo...
so sabem criticar....
PARABENS BA!!!~continua...
Já que (também) estamos numa de português, o presente do indicativo do verbo "manter" é:
eu mantenho
tu manténs
ele mantém
nós mantemos
vós mantendes
eles mantêm
Como "os recordes nacionais", é plural, não é "mantém-se" (singular), como está escrito, mas sim "mantêm-se".
Também peço desculpa, mas concordo com o amigo acima - com a qualidade que este blogue tem, acho que é de corrigir estes ínfimos erros.
Um abraço e... parabéns pelo grande trabalho, BA!
Acho o máximo, que quem comenta este blog dê erros que "até metem medo..." e depois vêem para aqui corrigir quem menos erra...
Errar é humano, todos erramos! Além do mais devemos aprender todos os dias...
Quero deixar aqui uma palavra de apreço à humildade do BA que aceita prontamente todas as críticas e faz as correcções de imediato.
Quero agradecer por tudo ao BA, porque só tenho que agradecer por toda a informação que ele põe à minha (nossa) disposição todos os dias!
É tudo!
Podem deixar as correcções de português mais abaixo, para que eu possa aprender mais alguma coisa hoje!
Cpts.
Caro anónimo da 1.00:
Eu disse que "peço desculpa, mas [...] com a qualidade que este blogue tem, acho que é de corrigir estes ínfimos erros" e terminei com "um abraço e... parabéns pelo grande trabalho, BA!".
Parece-me evidente, pelo que foi dito, que:
- Foi um reparo absolutamente insignificante e escrito de boa-fé;
- Este blogue é excelente, quase perfeito;
- Tenho enorme admiração, respeito, estima e consideração por quem o faz.
Quanto ao BA, acho que estamos esclarecidos.
Quanto a si, e como quer aprender mais alguma coisa hoje, eu satisfaço esse seu pedido. Assim, no seu texto escreve "depois vêem para aqui corrigir quem menos erra...", o que, isso sim, está errado. Relembro-lhe que a conjugação do presente do indicativo do verbo "vir" é:
eu venho
tu vens
ele vem
nós vimos
vós vindes
eles vêm
Assim, o meu caro anónimo estava a conjugar, erradamente, o verbo "ver". Consequentemente, no seu texto deveria estar "vêm" e não "vêem".
Finalmente, espero que tenha aprendido também a diferença entre uma ligeira crítica construtiva e educada e o conjunto de alarvidades e insultos que tantas vezes poluem este blogue.
E... viva o BA!
Um abraço para todos
Obrigado pelas palavras amáveis sobre o blog.
Realmente vou dando uns erros, uns por escrever já tarde e estar cansado, outros por desatenção e outros por não saber mais… Não tenho qualquer intenção de me querer bater pela excelência na escrita, embora me esforce por ser o mais correcto possível.
Sempre que detectarem erros, não se acanhem e identifiquem-nos. Ajudem-me a corrigi-los.
Abraços,
BA
acabaram por nem falar no assunto pedido
eu deixo aqui a minha opiniao: catia martinheira futuro da natacao portuguesa em costas
boa sorte catia e novos recordes
Isto de começar a falar muito de miudas de 13 anos, só é prejudicial para as próprias.
É certo que conhecemos grandes nadadoras que sempre fizeram excelentes tempos.
Mas quantas nadadoras conhecemos que nunca conseguiram melhorar os tempos de infantis e juvenis?
Muitas, principalmente em Portugal, onde muitas delas depois destas idades só crescem para o lado.
Á que ter calma, e dar tempo ao tempo.
Enviar um comentário
<< Home