quinta-feira, maio 29, 2008

Federação Italiana proíbe fatos para os mais novos

Os nadadores cadetes, infantis e juvenis italianos, estão a partir deste momento proibidos de utilizar qualquer tipo de fatos de competição. Esse tipo de equipamento apenas poderá ser utilizado para os nadadores dos escalões juniores e seniores.

É a volta da mitiga tanga... o que dirá a ARENA, a principal patrocinadora da Federação Italiana? Eu pelo menos bato palmas e faço a minha vénia pela coragem de ser tomada esta medida. Quem se segue?

Etiquetas: ,

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu tamb�m fa�o a minha v�nia pela estupidez que � este facto que nada mais � que impedir a tecnologia de entrar na nata�o. Qualquer dia estamos a ver a nata�o com cronometragens em segundos, proibi�o de cron�metros electr�nicos, pistas n�o mais que um cordel, proibi�o de viragens de cambalhota, etc, etc.
Acho bem que se impe�a a evolu�o da nata�o.
Uma estupidez esta medida

quinta-feira, maio 29, 2008 9:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

clap clap!

quinta-feira, maio 29, 2008 9:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aos cadetes e infantis acho bem, nao por utilizarem um fato ou nao que vao melhorar mt os tempos. Agora os juvenis acho mal nao utilizarem.
:D

quinta-feira, maio 29, 2008 10:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

OS fatos para nadadores jovens é apenas uma forma de os pais gastarem dinheiro sem necessidade, principalmente em cadetes e infantis.
Estamos a falar de CRIANÇAS, que estão em crescimento, ou seja, os fatos vão servir durante pouco tempo, menos que a sua "vida util".
Além deste facto evidente,não vejo qual a necessidade de utilizar fato nestas idades...permitir evolução tecnológica? Não deveriamos estar preocupado com a evolução da técnica de nado?
Preocupem-se em dar uma boa base técnica a estas crianças, depois têm muito tempo para utilizar fato.

quinta-feira, maio 29, 2008 12:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bem e acho que devia de ser implementado aqui em portugal! (exepto a camada de juvenis)
Estive agora a ver umas fotos de provas de CADETES e vi uma criança com fato completo sem mangas( que por curiosidade ficou nos ultimos lugares)... alem de ser um grande dispendio de dinheiro por parte dos pais, estamos a alimentar as camadas jovens de que so se nada bem é rapido com fatos de ultima tecnologia, o que esta completamente errado, o que conta é o treino intensivo e a dedicaçao.

Fiquem sabendo que no FCP so apartir de juvenil é permitida a utilizaçao de fatos e acho que os outros clubes deviam sequir este exemplo!

cump

quinta-feira, maio 29, 2008 2:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estou em total desacordo com essa medida. porque para além de os fatos ajudarem a tirar umas centésimas graças a tecnologia neles implementada, têm ainda a vertente psicologica que é muito importante, e essa sim, ajuda a tirra segundos. sou infantil e falo por mim e muitos outros que quando compram um fato novo melhoram muito as suas antigas marcas. não queiram formar um bom atleta quando ele já for junior, pois ai já não se vai a tempo porque já se perdeu um logo caminho que deveria ter sido bem percorrido. foi o factor psicologico que mais revolucinou a evolução dos tempos na natação.
espero que a FPN, não pense em tirar os fatos dos atletas dos escaloes mais novos, pois seria um erro enorme e uma atitude, sem duvida, retrógrada.

Diogo.

quinta-feira, maio 29, 2008 2:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente tbm concordo cm esta medida. Sempre nadei cm tanga até segundo ano de junior e não me fez nada mal... já o Popov conseguiu fazer 21.6 na sua altura de tanga... e lá por os mais novos não poderem usar fatos não proibe a tecnologia de avançar (até direcciona os fabricantes a artigos de maior qualidade e não de quantidade). No meu entender, claro.

Abraço BA ;)

quinta-feira, maio 29, 2008 2:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo 9.34

se fosses um bocado inteligente percebias que o que ja evoluio ate agora n vai voltar para traz...

n faças uma tempestede num copo de agua

esta medida e para n por ideias nos putos (que sao facilmente influenciados) que o LZR é a soluçao dos seus problemas e que para serem grandes nadadores têm de ter um!

JÁ VISTE A PISCINA OLIMPICA DE PEQUIM????
NAO DIGAS QUE A EVOLUÇAO E A TECNOLOGIA DA NATAÇAO E SO NOS FATOS PORQUE N É!!

quinta-feira, maio 29, 2008 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

palminhas

quinta-feira, maio 29, 2008 2:36:00 da tarde  
Blogger Fábio Seguro Joaquim said...

Brilhante!!! Pena por não ter sido já alguns anos e em todo o mundo..
Os atletas tem que se mentalizar que a competição verdadeira tem que ser em sénior..não é dar tudo enquanto tem vantagens físicas de crescimento mais acelerado..

Clap clap.

quinta-feira, maio 29, 2008 2:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São italianos ..........para quem tem deputadas rainhas de filmes pornograficos .....já se espera de tudo!!!!!!

quinta-feira, maio 29, 2008 3:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

de tanga e que e
ali a cavar batatas para os juniores fazerem 1:00 aos 100livres em piscinas verticais
assim e que e
fogo pa estes gajus n tem cabeça

quinta-feira, maio 29, 2008 5:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bem!

só a ganhar, onde já se viu pagar akeles preços pelos fatos logo em miudos?

quinta-feira, maio 29, 2008 5:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA,
A notícia não refere as razões da tomada desta medida. São conhecidas?
É importante sabê-lo para se tecer algum comentário, de concordância ou discordância.

quinta-feira, maio 29, 2008 6:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A gente esta a falar de quem mesmo? de putos entre os 12 e 15? ou uma coisa assim... para ja nao falar do escalao femenino... a diferenca do fato para eles nao significa nada! eles so teem por ser bonito....
impedir a tecnologia? epa eu nao acho que isso seja assim... mas se quem achar... que fique feliz assim.
para finalizar apoio esta medida... e pena e serem os outros os primeiros! e o pior e comecar... por isso preparem-se que muitos vao atras
Redson

quinta-feira, maio 29, 2008 7:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A tecnologia está nos fatos, nos blocos de partida, nas pistas, nas piscinas, na técnica do nado, nos estudos que se fazem para se perceber qual a forma mais eficaz da braçada, da partida ou da viragem, na cronometragem, em tanta coisa. Se se põe o preço dos fatos como razão para a não permissão do seu uso então vai-se pelo lado menos caro e portanto menos pertinente. Quanto custa um fato ( ou 2 ou 3 ) e quanto custa um estágio em altitude? porque se proíbem os fatos baseando-se no preço e não se proibem piscinas de 3 metros de profundidade? e quando se diz que os preços são caros a quem se perguntou se prefere pagar um fato ou dar 4 ou 5 jogos de computador para as crianças fazerem "desporto de cadeira"?
Não são os fatos que fazem os campeões mas ajudam-os psicologicamente. Aliás as provas são uma muito pequena parte do tempo que um nadador utiliza no seu desporto e não estou a ver ninguém usar esses fatos nos treinos

Quando se vê a tecnologia de ponta entrar cada vez mais em todos os desportos, exclui-la da natação é um passo decisivo para o retrocesso da natação e o abandono, ou pior, a não iniciação de atletas na natação pois preferem outras modalidades mais do século XXI e esquecer as que estagnaram no tempo

É uma estupidez de todo o tamanho impedir o uso dos fatos de competição

quinta-feira, maio 29, 2008 9:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho algumas dificuldades em entender a finalidade desta medida.
Fatos ha para todos (o argumento dos € dispendidos não serve, alem disso ninguem é obrigado a comprar) os preços e representam um factor de motivação para os jovens que o vestem pela primeira vez.
Infelizmente o motivo para esta medida não deve ser nada nobre, a Federação Italiana deve é querer dar tempo a Arena para lançar novos modelos...mas veremos.

quinta-feira, maio 29, 2008 11:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nao concordo com esta medida porque os fatos(ou a piscina olimpica) sao factores psicologicos importantes e nos "miudos" ainda mais.

Aquela coisa de ter um fato para eles ajuda-os muito psicologicamente!!!

abc

sexta-feira, maio 30, 2008 12:43:00 da manhã  
Blogger FluvialCadetes said...

Pode haver muitas razões e finalidades, prós e contras, mas a que mais deve prevalecer, nesta situação, é a questão pedagógica.

E então, Apoiado.

sexta-feira, maio 30, 2008 1:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e o FCP é exemplo para alguém por acaso?

sexta-feira, maio 30, 2008 1:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

faço minha a opinião do inteligente comentário das 9.54 pm

sexta-feira, maio 30, 2008 9:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

fluvialcadetes, concordo plenamente contigo que nestes escalões a questão pedagógica é prioritaria. Mas não vejo que uso de fato seja anti-pedagógico.
Quero ainda deixar claro que não defendo nem incentivo o uso de fatos neste escalão, mas também não me parece que deva ser proibido. Parace-me que é uma questão muito pouco relevante...pq não usar??

sexta-feira, maio 30, 2008 9:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

acho que pode ser um pouco anti-pedagogico, sim. Uma coisa é aprender-se a nadar com uma boa técnica, construir-se qualidade de nado, ser-se realmente um bom nadador, e mais tarde usar um fato que depois aumente a potencialidade do nadador(ja que se vão usar e vão!). Só que pode acontecer usar-se o fato para dar um salto na progressão. É que à velocidade que as coisas caminham, com fatos que melhoram a postura dos nadadores na água e etc, daqui a pouco começam a ser diferentes as tecnicas de nado para quando se usa fato e para quando se nada de tanga. Eu acho que a usar fatos, pelo menos que haja um mínimo de garantia (digo mínimo porque garantia é imposiivel obvio) que um bom nadador com fato, o seja também sem fato (embora mais lento...), salvaguarda-se um pouco talento e o trabalho. Senão ainda aparece pessoal que sem fato nao consegue manter ás pernas á superficie!!! Porque me parece que o fato acaba por beneficiar mais os nadadores com má técnica do que os com bom apuro tecnico.

sexta-feira, maio 30, 2008 3:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem...não percebo o comentário das 3:14 e mesmo que o fato tivesse efeitos tão significativos (como o comment das 3:14 deixa entender) nunca vi ninguem usar o fato regularmente em treinos.
Continuo a achar que não é anti-pedagógico. Anti-pedagógico é, por exemplo, deixar que muidos usem oculos na Adaptação ao Meio Aquatico, agora, usar fatos em prova....

sexta-feira, maio 30, 2008 4:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E um luxo para alguns, e FPN também devia proibir o uso dos fatos atá ao escalão de infantis inclusive.
Muitos atletas só ndam até esta idade, depois desistem.
Deve-se é sensibilizar mais os pais,alguns técnicos e atletas para a necessidade de aperfeiçorem as técnicas e não faltarem aos treinos por motivos mt. vezes injustificaveis...

sábado, maio 31, 2008 12:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

????mas que raio de relação existe entre os fatos e as faltas aos treinos? já para não falar do aperfeiçoamento tecnico...

quinta-feira, junho 05, 2008 12:13:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home