sexta-feira, maio 02, 2008

Natalie du Toit nada amanhã os 10km em Sevilha

Texto de Nuno Vitorino (nadador paralímpico em 2004)
Quando era adolescente, a natação sul-africana tinha muita esperança em Natalie du Toit. Aos 16 anos, quase se qualificou para os Jogos Olímpicos de Sydney em três provas. Em 2001, a atleta sofreu um acidente em que foi obrigada através do joelho esquerdo e introduzir uma haste em titanium no seu fémur e a amputar do joelho para baixo.

O que para uma pessoa normal deveria ser catástrofe, para Du Toit foi o reinício da sua ainda curta vida. Já sem menos parte de um membro a atleta tentou a classificação para os Jogos Olímpicos de 2004 sem sucesso, mas já ai deixando muita gente espantada como em 2002 nos Jogos da Commonweath em que se qualificou para a final dos 800m livres sendo assim, a nível mundial, a 1ª atleta com deficiência a consegui-lo numa prova para atletas sem deficiência.

Para mal dos S9 ela foi sim aos Jogos Paralimpicos e bateu recordes paralimpicos, um atrás do outro. Impressionante e eu vi da bancada ao renascer um mito. Pela 1ª vez é Du Toit que prega uma partida á vida e não o contrario.

Agora Du Toit volta a sonhar e com isso vamo-nos inspirando neste exemplo. Natalie foi recentemente vice-campeã sul-africana dos 10km em águas abertas. Com esta classificação apurou-se para os campeonatos do mundo de Sevilha, que serão a primeira prova de apuramento para os Jogos Olímpicos Pequim 2008.

Du Toit está em Sevilha e nós também, vamos a parte do membro que lhe falta e vais provar que um Mito nunca morre, renasce… E que sonho só o é se quisermos, com trabalho e dedicação passa de sonho a realidade.

A natação paralímpica esta contigo!!!

Etiquetas: , ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

realmente é impressionante ve-la nadar tem força que nunca mais acaba!!!! É um grande tributo prestado pelo nuno vitorino e pelo BA a esta nadadora!!! quem viu ela nas aguas abertas de africa do sul da um conselho para estarem tds atentos ao seu nome em sevilha!! a ela desejo mta sorte e mta força!! e a vcs tiro o chapeu pois estao a divulgar o nome de uma superatleta neste grande blog!!! um abraço a tds

sexta-feira, maio 02, 2008 7:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta sim, esta merece ser comparada com os nadadores ditos normais e ser considerada tão boa ou muito melhor que as ditas normais

sexta-feira, maio 02, 2008 10:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Du toit on the road to beijing...sem duvida. Tenho a certeza que ela vai conseguir atingir o seu objectivo.

Tenho que admitir que ter uma nadadora com defeciencia nos Jogos só provaria o quanto a natação adaptada já evoluiu e os grandes talentos que por lá aparecem.

sexta-feira, maio 02, 2008 10:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens!

sábado, maio 03, 2008 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Du Toit mostra o quanto descabido são os para-olimpicos

sábado, maio 03, 2008 2:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 2.18 sabes o quer dizer descabido se sim, o queres dizer com isso?

segunda-feira, maio 05, 2008 9:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

nenhum sonho é impossivel basta vc acreditar q é capaz

parabens ao blog e a natalie

ronald - brasil

segunda-feira, maio 05, 2008 12:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

suponho que o que o anónimo das 2:18 quis dizer é que não faz sentido que um atleta seja impossibilitado de participar nos campeonatos "normais" -desde que tenha marcas para isso, obviamente - só porque tem uma deficiência.

segunda-feira, maio 05, 2008 7:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home