terça-feira, julho 29, 2008

Guerra FPN Vs ANL – cenas de mais um episódio

Texto de Joaquim Sousa in O Norte Desportivo
A Federação Portuguesa de Natação assumiu na plenitude a organização dos Campeonatos Nacionais de juvenis e Absolutos, deixando de fora a Associação de Lisboa. A «guerra» continua…

A Associação de Natação de Lisboa (ANL) foi colocada fora da organização dos Campeonatos Nacionais de juvenis e Absolutos, que estão a decorrer no Jamor. A Federação Portuguesa de Natação (FPN), enquanto «dona» da prova, assumiu na plenitude a responsabilidade da mesma, “face ao embaraçoso «histórico» de organizações da ANL”, como explica, a O NORTE DESPORTIVO, Paulo Frischknecht.

Carlos Fernandes, presidente da ANL, está indignado e considera, ao ND, que “é o culminar de muitas posições de perseguições constantes à Associação de Lisboa”. O líder lisboeta afirma que “a organização é da Federação, mas a candidatura foi da ANL”, à qual caberia, “a responsabilidade da logística da prova”.

“A ANL solicitou à FPN, através do seu Departamento Técnico, o que seria necessário para a realização da prova e foi confrontada com uma resposta que a marginalizava à organização da prova – a FPN já mantinha reuniões periódicas com a Direcção do Instituto de Desporto de Portugal (IDP) –, deixando de ser co-organizadora”, esclarece Carlos Fernandes.

Frischknecht responde: “À ANL estão cometidas outras organizações, como sejam os respectivos Campeonatos Regionais, cujo exemplo recorrente fala por si. As sucessivas declarações, circulares e comunicados, por parte da Direcção da ANL, não deixam margem para equacionar qualquer colaboração num evento da exclusiva responsabilidade da FPN, sob pena de hipotecar a qualidade das condições oferecidas aos participantes”.

Maria João visitou Jamor
Cabe à entidade candidata à co-organização da competição, neste caso à Associação de Lisboa, a responsabilidade da logística e plano de água. Ora, segundo Carlos Fernandes, “a FPN agiu à revelia com a visita de Maria João Filipe [Departamento Técnico da FPN] ao plano de água do Complexo do Jamor” – sob alçada do IDP –, suportado por um protocolo de cedência gratuita da estrutura para competições durante duas vezes por ano.

O líder federativo considera que “o relacionamento institucional da FPN com a tutela, através do IDP, só à FPN diz respeito”. “A ANL não verificou nenhuma das exigências do Caderno de Encargos da candidatura, não acautelou das condições exigíveis, não informou a FPN de qualquer eventual anomalia técnica na Instalação e apenas resolveu contactar a FPN uma semana antes dos Campeonatos para saber se era necessário fazer qualquer coisa”, acrescenta Frischknecht.

O presidente da ANL afirma que se trata de “mais uma manobra de diversão” e acusa o presidente da FPN de se “esconder atrás de uma secretária, gerindo as coisas a seu belo prazer”.

Frischknecht não ficou «atrás»: “O meu percurso pessoal, desportivo, profissional e académico, como o respectivo «curriculum vitae», falam por si. Desconheço o do senhor Presidente da ANL mas, com toda a certeza, por isso mesmo, esconderá melhor aquilo que está à vista de todos: as suas motivações, interesses e, propósitos, junto da FPN”.

- Ver ainda Reclamação da ANL em relação a Laurentino Dias

Etiquetas: , ,

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como é que pode evoluir a natação quando a FPN marginaliza a associação que leva metade dos nadadores portugueses a Pequim?
A quem beneficia esta guerrilha?
Os dirigentes deveriam de vez perceber que os únicos importantes na natação são os nadadores e limitarem-se a dirigir em conjunto o melhor que souberem sem preocupações de protagonismos

terça-feira, julho 29, 2008 9:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O argumento de ser a Associação que leva metade dos nadadores a Pequim é brilhante...no minimo, mas apenas para os nadadores. O que o anonimo das 9:48 deveria escrever era "Metade dos nadadores portugueses que vão estar em Pequim representam clubes filiados na ANL, o que é de louvar sabendo-se da competência desta ultima"

terça-feira, julho 29, 2008 10:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Simplesmente vergonhoso o que se passa, vou copiar este texto e enviar na integra para o secretario de estado do desporto e como é procedimento interno tem x dias para me responder e colocarei aqui a resposta, nao conheço mem me interessa conhecer as razoes apenas sei que sao dois orgaos democraticamente eleitos e por isso merecem toda a minha credibilidade, agora que esta situação nao pode passar para o ano que vem não pode não, e isto nas barbas dos respectivos associados da ANL, todos os clubes da ANL estão a ser atingidos SLB, SCP, CFB, SEFUAP etc etc etc ou seja a FPN marginaliza tb estes clubes de Lisboa, talvez enviar ao respectivos presidentes de Assembleia dos maiores clubes de Lisboa este artigo.........

terça-feira, julho 29, 2008 10:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um só caminho se apresenta viável a Paulo Frisknecht: o da saída.
Não, não se pode continuar com pessoas autistas, que prejudicaram a natação durante, diria, três anos.
A promiscuidade por um lado e o despotismo pelo outro, levaram este homem ao ponto onde se encontra.
Quem ainda tem dúvidas?
Quem ainda apoia este homem?

terça-feira, julho 29, 2008 11:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Enviado directamente ao Gabinete do Primeiro Ministro

terça-feira, julho 29, 2008 11:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vamos lá a ver: nenhum dos 2 ha de ser santo, mas se ao presidente de uma associação regional (mesmo q da capital) não ficam bem algumas coisas, ao do organismo que tutela a modalidade a nível nacional, que na verdade são cinco modalidades, ainda menos, sabendo-se que é também membro da comissão de águas abertas da FINA, indicado pela FPN. Não são bons exemplos por certo, e não demonstram da parte do presidente P.F. elevação e...sentido de Estado, se quiserem chamar-lhe isso. Lembro-me que o também criticado anterior presidente (especialmente por muitos dos actuais "donos da natação") Isidoro Morgado, teria defeitos, mas sabia dialogar com todos, mesmo com os q estavam contra ele. Volta Morgado, ou até Victor Nogueira, estão perdoados...Ou então, avança depressa Nuno Laurentino que terás o apoio de toda Nação Aquática!

terça-feira, julho 29, 2008 12:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 11.21: E Com conhecimento directo do prof. Daniel Sampaio, psiquiatra do Júlio de Matos, pois serão dois casos patológicos, pelo menos o do presidente FPN, cujo ego transborda pelas piscinas do país...

terça-feira, julho 29, 2008 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aquela frase do curriculum pessoal desportivo e... académico só mostra que o homem já está desesperado. Já não tem argumentos?Tb mostra que a liderança não pode ser exercida assim. A liderança ganha-se com respeito primeiro por si próprio e depois pelos outros, mesmo que esses tenham perspectivas diferentes. Aí sim é preciso comunicar. Neste caso FPN vs ANL não faço ideia de quem possa ter razão e para ser franco nei sei se interessa! Aqui os principios têm de estar acima das personalidades, e os interesses dos atletas que são a razão pela qual estão lá a servir têm claramente de sobrepor-se a tudo. E é nestas alturas que temos de abrir mão de determinadas posições e encontrar plataformas de entendimento. É para isso que alguns são pagos para estar ao serviço da Natação. Diferenças de opinião existem e vão sempre existir. Temos de saber viver com isso. As rupturas só existem por vontade dos seres humanos. Podem também serem desfeitas. Tenham os homens esssa dignidade!

terça-feira, julho 29, 2008 1:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muita propaganda politica nestes comentários!

aliás... o "volta victor nogueira" em cima não é inocente. estes nacionais bem se assistiu ao dito em plena campanha ;) e... mais não digo!

terça-feira, julho 29, 2008 2:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas porque é k é só pessoal da ANL a comentar neste post? sou de um clube da ANL e só tenho a diser, ainda bem k nao foram voces k orgaizaram os absolutos, se não era a mmm palhaçada dos regionais. já fasiam um favor a todos nós, apoveitavam as ferias e nao voltavam...para-quedistas da ANL

terça-feira, julho 29, 2008 3:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem é a maria joão?

terça-feira, julho 29, 2008 7:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FASIAM???

Esta doeu!!!

faZiam!!!

terça-feira, julho 29, 2008 9:07:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Engraçado que, apesar do Anonimato, se calhar até éramos todos capazes de acertar (graças ao inconfundível estilo literário) em quem é o anónimo apoiante da actual direcção da ANL que aqui escreveu mais que um post. :-)

Caro corrector ortográfico (que nome fantástico! parabéns!),
Viste o *fasiam* e nao viste o *diser*?

Anónimo das 10h52, o maior clube de Lisboa é o Fofó (Clube Futebol Benfica). As outras entidades que eventualmente movimentam mais desportistas são S.A.Ds, não são «clubes».
Ficamos então a aguardar que nos envies a cópia do Norte Desportivo.

Luís
PS: desculpem lá eu assinar isto, mas não me consigo ver a escrever atrás de anonimato.

terça-feira, julho 29, 2008 9:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. presidente da FPN devia, ir tirar uma pós graduação em Democracia. Seria uma mais valia importante ao seu curricula pessoal.
Pois no meio desta guerra encetada pelo actual presidente da FPN, quem sai prejudicado são os nadadores e a modalidade. Porque uma coisa é certa ele é pago e o da ANL não.

terça-feira, julho 29, 2008 11:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem quiser acreditar q acredite, mas quando escrevi "volta Nogueira estás perdoado" não fazia ideia se ele esteve nos Nacionais do Jamor, pela simples razão QUE EU NÃO ESTIVE LÁ! Mas, continuando, gostaria mt mais de ver um novo, e puroi já agora, sangue, como presidente da FPN, ou seja o Tino, que um anterior presidente de há vários anos. Força Tino, sr. assessor do sr secretário de Estado...

quarta-feira, julho 30, 2008 2:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home