Portugal ruma a Pequim com 33 atletas

A Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD) vai levar 33 atletas portugueses a participar na XIII edição dos Jogos Paralímpicos, que se realiza em Pequim, de 6 a 17 de Setembro de 2008.
A comitiva portuguesa é constituída por 23 atletas masculinos, 10 atletas femininas e 48 membros pertencentes ao staff. A sua participação vai incidir em seis modalidades: atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação e vela, num total de 39 provas.
Os Jogos Paralímpicos de Pequim vão ter a participação total de 4 mil atletas de 140 países, que competirão em 20 modalidades.
Paralímpicos promovem nova cultura de inclusão em Portugal
O desempenho da Selecção Portuguesa Paralímpica tem-se revelado um importante contributo para a captação da atenção da opinião pública para a realidade do desporto adaptado em Portugal, tanto para as suas conquistas como para as necessidades e dificuldades que enfrenta.
Em Portugal, o desporto adaptado continua a centralizar-se fortemente em associações e organizações da área da deficiência, não permitindo uma verdadeira inclusão das pessoas portadoras de deficiência. De facto, segundo um estudo da Comissão Europeia, em 2001 a maioria dos europeus manifesta algumas dificuldades em lidar com a deficiência.
1972-2004:desempenho sempre a crescer
A estreia de Portugal nos Jogos Paralímpicos decorreu na IV edição, que se realizou em 1972, na cidade de Heidelberg, Alemanha, com uma equipa masculina de basquetebol em cadeira de rodas.
A permanente dedicação dos atletas e o trabalho da Federação permitiu, ano após ano, quebrar recordes de medalhas e gerar uma onda de apoio a nível nacional. Nas sete edições anteriores, Portugal participou com 196 atletas, que conquistaram um total de 81 medalhas. Na última edição, realizada em Atenas, os atletas portugueses obtiveram duas medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze, alcançado o 34.º lugar no ranking de medalhados.
Etiquetas: Natação Adaptada, Vídeos
17 Comments:
33 atletas, 48 elementos do staff :)
48..
f*s.. é mesmo 48
Anónimo das 9:44 AM
é natural que onde há pessoas com dificuldades as mais variadas seja necessário acompanhamento de algumas quase a tempo inteiro e portanto o nº de elementos do staff aumenta. Parece-me também que há no caso dos cegos a necessidade do guia que não será porventura contabilizado nos atletas mas no staff.
Não me parece à primeira vista que esse número de elememtos de staff seja descabido
Grande exemplo o destes atletas. São todos uns vencedores... Força e que atinjam os seus objectivos.
meu amigo anonimo, estes atletas (a maior parte) precisam de ajuda para as cadeiras e actividades da vida diaria (tarefas tao faceis como o tomar banho), mecanicos para as bicicletas, fisioterapeutas, tratadores para o cavalo, vela etc... nem me parece muito.....
e anonimo pensar um pouco nao custa.
abraço
nuno vitorino
realmente dá que pensar 33 atletas e 48 staff!!
um abraço
david grachat
realmente digo eu...
depois que tratava do resto??? era os atletas??? os guias??? os mecanicos??? o pessoal de assistencia??? a malta que nao consegue comer, vestir, andar sozinha, sobrevivia como???
PA PENSEM....
voces nem para voces sao bons...
Nuno Vitorino
Força CAMPEÕES
Mostrem o que valem...
São uns VENCEDORES
grachat, aposto k tu n precisas de ninguem para levar a tua perna.
Tu sim, és o maior!
elememtos ou elementos?
Corrector Ortográfico:
Aceito que se corrijam erros de Português; afinal, a Língua existe para ser bem falada e bem escrita, e não para que existiam erros básicos como "haviam" ou algo do género. No entanto, penso que corrigir uma gralha como "elememtos" revela um pouco de rigor extremo desnecessário e que o torna a si, corrector ortográfico, um pouco... irritante. Gralhas acontecem, é apenas um erro de digitação. Não seja tão rigoroso, que isso não o leva a lado nenhum. Especialmente aqui. Rigor é necessário, mas isso torna-se um pouco de mesquinhez.
mas para o maior treinador dos ultimos anos, brito rosa, n há cheta!
????????
quem é brito rosa, paralimpicos???
Brito Rosa maior treinador dos últimos anos? deves estar a referir-te à altura mas há alguns mais altos que o Brito Rosa, mesmo actualmente
E O SARGENTO!!???
nao cabia mais nenhum nessa comitiva?inda por cima com minimos..
anonimo das 7:42 é uma grande verdade!!! fg kem trabalha merecia ir ainda mais o manel!!! a injustiça é grande!!! manel grande abraço força ai mano po ano vamos estar de novo nas missoes!!! eheheh
o sargento foi promovido a capitão
Não é injustiça são criterios.....
(por muito que os companheiros ANONIMOS, fiqyem tristes...)
O sargento tinha minimos mas haviam outros masculinos no ranking melhores posicionados e o sargento nao foi o unico a ficar em Portugal mesmo com minimos...
Mas em Londres la estara a margem de progressao é grande....
Nuno Vitorino
Enviar um comentário
<< Home