terça-feira, agosto 12, 2008

Arsenyi e Daniela: a liberdade de nadar em Águas Abertas

Texto in maisFutebol On-Line
Arsenyi Lavrentyev e Daniela Inácio são os primeiros portugueses a competir na maratona de Águas Abertas, que, também pela primeira vez, será olímpica. Estão entre os 25 melhores do mundo e será entre eles que vão nadar orgulhosamente por Portugal.

«Para mim, participar nos Jogos Olímpicos foi uma coisa inacreditável e quando consegui, na primeira semana ou duas, nem conseguia acreditar: vou nadar nos Jogos, todos vão poder ver-me na televisão... inimaginável», contou Arsenyi. «Acho que é um momento único, uma viragem na nossa vida. Sempre foi algo quase inalcançável ir aos Jogos, muito menos nesta modalidade, é um orgulho enorme poder estar lá», reforçou Daniela, ambos em entrevista ao Maisfutebol.

Cresceram a nadar na antiga União Soviética, mas a liberdade de o fazer na natureza foi uma decisão mais madura, tomada apenas em 2006. «A prova na piscina é sempre igual, já antes sabes mais ou menos o que vais ser. Em Águas Abertas, o mesmo sítio, a mesma prova, um dia antes ou depois pode ser completamente diferente. Como aconteceu em Pequim, no apuramento para os Jogos. A prova da Daniela foi calma...», lembrou o atleta do Sport Algés e Dafundo, «e no dia a seguir na prova dele estava uma ventania», acrescentou a nadadora do Belenenses.

Se em Daniela Inácio, desde os seis em Portugal, a origem russa fica pelos traços físicos, o mesmo não pode dizer-se de Arsenyi Lavrentyev. O nome denuncia as raízes, o sotaque confirma-as, mas há dois anos e meio, quando deixou a Ucrânia para se juntar aos pais, recebeu a língua com desenvoltura e o país com carinho. «Recebi o B.I. no dia 13 de Março de 2007 e foi uma luta muito dura para conseguir a naturalização. Há um ano que não conseguia participar nem por Portugal nem pela Ucrânia», recordou.

A dias da prova de qualificação olímpica foi autorizado a competir por Portugal e a demora quase lhe custou a estreia nos Jogos. «Nem quero pensar nisso!», soltou. «Ia pela Ucrânia...», perspectivou Daniela. «Nem ia», respondeu Arsenyi. «Pela Ucrânia não», garantiu.

- Ver Reportagem Completa no MaisFutebol

- Ver vídeo de Reportagem no MaisFutebol

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Força aí Linda Daniela desfruta ao máximo do previlégio de estares presente nos Jogos.

terça-feira, agosto 12, 2008 9:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns a BA por mais uma cobertura importante e interessante. Apenas um pequeno reparo: não faz sentido a Daniela ter crescido a nadar na União Soviética, uma vez que quando a União Soviética se extinguiu, em 1991, a Daniela tinha apenas 2 anos de idade...

quarta-feira, agosto 13, 2008 10:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home