terça-feira, setembro 16, 2008

José Tomé avança com lista

Texto de Joaquim Sousa in O Norte Desportivo
José Tomé vai encabeçar uma lista para as eleições na Federação Portuguesa de Natação (FPN), agendadas para 4 de Outubro. O próprio confirmou, a O NORTE DESPORTIVO, a intenção de avançar para o acto eleitoral: 'A assumir uma candidatura é uma decisão de consenso, não é fazer sangue nem afastar pessoas ou criar guerras. Queremos melhorar a gestão e as actividades da natação'.

Tomé, actual presidente da Associação Nacional de Árbitros de Natação e assessor técnico do Comité Olímpico, é o primeiro nome a surgir na corrida, ante o tabu de Paulo Frischknecht, que chegou a ser apontado como provável sucessor de Vicente Moura no Comité Olímpico de Portugal.

Mas essa possibilidade esfumou-se, com o surgimento de outros nomes, e a «máquina» do actual presidente federativo há muito que está em marcha e a qualquer momento apresentará a sua lista. Até porque as eleições foram marcadas já para o início do próximo mês, antecipando-se aos actos eleitorais da maioria das Associações Distritais.

A Associação de Natação do Norte de Portugal, por exemplo, vai a votos dia 15 de Outubro, enquanto a Associação de Natação de Lisboa deverá realizar as eleições no mês de Dezembro. Para José Tomé, 'trata-se de uma tentativa de evitar o aparecimento de novas listas', 'Dada a ausência do senhor Paulo Frischknecht, da falta de disponibilidade em dar a cara, estamos a constituir uma lista alternativa, uma verdadeira lista de alternativa, com pessoas de várias áreas, que já passaram por cargos importantes. Não estiveram em anteriores direcções, mas estão ligados à natação', revelou o candidato.

'Baloiçar o movimento associativo '
Um conjunto de 10 Associações Distritais, denominado por Movimento Associativo da Natação, promoveu em Março o lançamento da recandidatura do presidente em exercício. As Associações signatárias (Aveiro, Algarve, Leiria, Portalegre, Santarém, Madeira, Minho, Norte de Portugal, Açores e Nordeste) quiseram manifestar o seu inequívoco apoio à política seguida pela actual Direcção da FPN, presidida por Paulo Frischknecht, convidando-o a formar nova equipa para liderar os destinos das disciplinas aquáticas em Portugal no quadriénio de 2009-2012.

Segundo José Tomé, 'a ausência actual do presidente Frischknecht pode fazer baloiçar essas Associações', Tomé conta, para já, com o apoio de três associações, prometendo, na próxima semana, revelar os nomes que constituem a sua lista.

Etiquetas:

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A ANAN foi o trampolim para chegar à FPN. Agora percebemos porque foi reiniciada a ANAN isto porque desde que tomaram posse a mesma está praticamente parada. Muitas promessas mas até hoje não se vê nada.

terça-feira, setembro 16, 2008 10:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA...já que se fala em eleições...

Em Aveiro vai haver eleições dia 18...e pela primeira vez existem duas listas :P

Será desta que vai melhorar??

terça-feira, setembro 16, 2008 12:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Frischknecht sucessor de Vicente Moura!?

Emigrem todos enquanto podem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, setembro 16, 2008 1:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Óptimo!
Venham os debates. Venha o F dizer quem queimou (nadadores)nestes anos. Venha falar do fiasco, do afogamento da NATAÇÃO nestes últimos anos. Das suas apostas (agarre-se às AA e vá para o oceano com as suas importações). Do mal-estar. Das injustiças. etc.
Venham os Presidentes das Associações explicar o sentido do voto... Venham.

terça-feira, setembro 16, 2008 2:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A ANA é no dia 19.09.08

terça-feira, setembro 16, 2008 2:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nova Direcção da FPN precisa-se com urgência. Comportamentos ditatoriais foi no passado! BA ao poder!

terça-feira, setembro 16, 2008 3:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CONCORDO! BA ao Poder!

terça-feira, setembro 16, 2008 4:12:00 da tarde  
Blogger Nightkid said...

metam la alguem que saiba o que é ser atleta... que saiba o que custa ser atleta...

terça-feira, setembro 16, 2008 5:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA...quais os requisitos para te candidatares á FPN? Assinaturas? Nós arranjamos :D

Atira-te a eles!!

terça-feira, setembro 16, 2008 6:11:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Tenham lá calma! De qq forma o BA está sempre aberto a ajudar a melhorar a nossa Natação, até pq é isso que tem feito ao longo destes últimos 3 anos. Já faltou mais para serem conhecidas as listas, até pq o prazo termina esta 6ª feira. Vamos quem se chega à frente (listas completas).

terça-feira, setembro 16, 2008 8:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É de facto mto mau para uma modalidade, quando a alternativa q surge à realidade actual é uma ainda pior...

Pelos nomes e pessoas q surgem se vê q a natação portuguesa está mesmo no fundo do poço, e sem salvação à vista.

terça-feira, setembro 16, 2008 10:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Duarte só cá faltavas tua a dar uma sábia opinião.
Já agora quem pensas tu que seria o presidente ideal?

quarta-feira, setembro 17, 2008 1:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

atletas de topo...vão para os EUA!

quarta-feira, setembro 17, 2008 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tristeza e desilusão!

Tristeza porque não acredito que na Natação Portuguesa não exista alguém que não o Sr. "Tomé" para apresentar uma alternativa à actual direcção. No meio de tantos contestatários e, ninguém tem a coragem de se chegar à frente que não este tal de "Tomé", sem qualquer tipo de amor e passado pela nossa natação :(

Desiludido em relação ao Duarte, que ao longo desdes anos, acreditei que as suas criticas sairiam do papel e da blogosfera, assumindo-se como um agente positivo e de reforma. Nada disso, ao invés, continua a criticar na teoria, sem nenhuma acção que não seja fazer kilometros entre as praias onde faz férias...

O único aspecto positivo prende-se com o facto de, esperar, que o presidente actual da fpn, que me habituei a admirar ao longo dos anos, perceba que, se pessoas como o tal "tomé" conseguem chegar à fpn, é porque qualquer um consegue, devendo reflectir (como mandou fazer ao Tiago), e perceber que tem de descer do pedestal, falar com nadadores, treinadores e arbitros, sem pensar que pertence a um nível superior. Humildade ficava-lhe bem!

E onde param os treinadores que desdenham nas piscinas? Calados mais uma vez, para depois voltarem ao veneno? Meus caros, isto é como nos casamentos, ou falam agora, ou calem-se para sempre!

Curioso ainda, para ver as listas, principalmente a do "Tomé", além de vingadores e de ex's (??), quem fará tal estupidez? informem-se sobre o Sr. "Tomé"...

jms

quarta-feira, setembro 17, 2008 1:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

JMS:

Respondo-lhe pq me parece alguém q de facto sabe o q diz. E pq este assunto (ao contrário de outros aqui discutidos, como as transferências de atletas e técnicos) é de fundamental importância para o futuro da natação portuguesa, o q justifica q aqui volte para deixar a minha opinião.

É de facto preocupante o vazio em q caíu a natação portuguesa. A coisa está tão mal, que nem motiva o interesse das pessoas validas (que, apesar de tudo, ainda existem). Alternativas como o Dias Tomé, Isidoro Morgado ou outros do género, q têm apenas por base apenas o tacho e o oportunismo, não interessam a ninguém. Poder-se-á apenas discutir em q pontos é melhor ou pior do q aquilo q existe agora, mas nem uma nem outra solução são o ideal e o q a natação portuguesa necessita, logicamente.

O meu envolvimento c a natação acabou. Pq a pachorra e a paciência tb. tem limites, e pq a desilusão do trabalho realizado por esta última Direcção foi grande demais. Pontualmemte colaboro no q me pedem (não raras vezes, surgem pedidos no meu e-mail, de assuntos vários), desde q seja em prol da modalidade e não duma pessoa, duma Direcção ou duma lista. E eu ainda perdi uns anos com esta causa, de forma benévola e desinteressada. Mas é uma causa perdida, não vale a pena. A mediocridade e a falta de dimensão é geral, é um problema estrutural, sem qq solução.

O papel do actual Presidente da FPN também não é bonito neste momento. Parece querer jogar em vários tabuleiros ao mm tempo, a ver qual é a melhor hipótese. Não anuncia lista, tenta piscar o olho ao COP, se não der para ele tenta meter lá o Presidente da AG da FPN, enfim, joga o jogo do dirigismo desportivo português do mais baixo nível, onde conta o melhor tacho a qq preço. E com essa atitude acaba por confundir-se c o J.D.Tomé (disputam os mesmos tabuleiros), quando o passado dele na modalidade (como atleta, tecnico, dirigente e pessoa) em nada o devia confundir com o seu ex-colega de equipa nos anos 80.

As associações de classe (técnicos, nadadores, árbitros), q deviam ser os pilares duma possível mudança, não existem, não funcionam, não se movimentam, não trabalham. É um vazio total.

Quer um candidato válido? Existe 1 ou 2 nomes possíveis. Mas para irem a jogo, seria necessário as Associações Regionais serem íntegras e conscientes. Com a podridão actual desse dirigismo, que é quem decide, não interessa ir a jogo c uma lista válida, pq isso é sinónimo de ser enxovalhado nas eleições. Pra quem se recorda, seria um remake da candidatura do Artur Jorge à FPFutebol, contra o Gigi Madail. A transparência e a valia, contra os interesses e os jogos de poder. Ganharam estes últimos, vitória tranquila...!

Mas quer nomes, não quer? Então eu dou-lhe! Se este mundo da natação portuguesa fosse o ideal (decente), e o objectivo fosse uma limpeza geral de base, existia forma de limpar a modalidade e dar alguma esperança ao seu futuro.

Juntava nomes válidos e consensuais para uma Direcção séria, com malta nova, sem vícios nem sede de tachos, pessoal ambicioso e com capacidade de trabalho. Metia um Nuno Laurentino na liderança, assessorado por + 2 nomes dessa linha. Dava-lhe suporte técnico com malta trabalhadora, capaz e dedicada (na linha do Nuno Dias, uma das melhores apostas desta Direcção). Nesta linha, até poderia entregar o gabinete de imprensa ao BA (falo a sério, paguem-lhe q vão ver se ele não alinha!!). A natação tem de ser liderada por quem gosta e quem tem capacidade de trabalho. Não é por quem quer um emprego ou um ordenado porreiro. Por detrás, como suporte para a mesa das negociações, seria necessário alguém q metesse os COP's, os IDP's na ordem, em vez de lá ir lamber-lhes as botas. Um J.Manuel Constantino era até capaz de alinhar, embora fosse uma opção "persona non grata".

E com nomes destes, conseguiria-se reunir outras pessoas válidas. Com os nomes actuais q surgem, o descrédito é total, e ninguém acredita no futuro.

Mas, na verdade, nada disso vai acontecer. Nem agora, nem nunca. Vamos limitar-nos a optar entre os J.Dias Tomé's da nossa praça, e os Paulo's Frischknecht q só avançam se não arranjarem alternativa laboral melhor. E isso não interessa a ninguém.

quarta-feira, setembro 17, 2008 1:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

kem é este jms? iluminado para aí de S.Bento não?
será o ze meirim ou o já muito sofro!

quarta-feira, setembro 17, 2008 2:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

interessante saber... a posição dos ditos demissionários e ausentes ... dirigentes/tecnicos/professoes universitarios/autarcas e outros inscritos na dita APTN.

Já agora qual é a legalidade (directiva,etica e moral) destes dirigentes no contexto actual... após as várias denuncias á(s) sua(s) continuidade(s)

Representações serias e honestos em votação.. é o que se espera..

É o que se fala por aí.....

quarta-feira, setembro 17, 2008 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falar de barriga cheia é muito fácil. quando o PF chegou à FPN só se viam dívidas por tudo quanto era lado. Embora certas práticas não fossem precisas, e nomeadamente o meter-se no pedestal, a verdade é que endireitou as finanças, se não na totalidade pelo menos de modo a se poder começar a pensar em investir sem a corda na garganta. Isto é um facto. Penso que seria bom deixar um tempo a FPN ser dirigida por quem conseguiu só com dívidas fazer algo, agora já com algum desaperto financeiro ver como se comporta.
Quantos aos nomes apontados pelo Duarte MEndonça deixem-me fazer só 2 reparos: ainda que pense que o Nuno Laurentino será um elemento de muita valia numa qualquer direcção, por ele dirigida ou não, faço lembrar que apenas não está lá porque se demitiu. Quanto ao Nuno Dias tenho falado com várias pessoas responsáveis na área técnica da natação portuguesa e dizem-me que é um elemento algo perturbador pois que não consegue ( ou não quer ) estabelecer um trabalho de equipa com os treinadores dos nadadores da Águas Abertas e essa sua actitude causa algum mal estar entre os técnicos. Parece-me mais proveitosa a atitude do Rui Magalhães na sua área do que a do Nuno Dias, pelo que sem me meter na valia técnica, para a qual não me sinto capaz de avaliar, parece-me que a inclusão na equipa da direcção não será tão positiva quanto o Duarte Mendonça quiz fazer passar

Quanto ao resto, se não há pessoas mais válidas que sejam as que têm boa vontade já que não há outras pois muitas vezes os mais competentes de forma imposta fazem pior trabalho do que os não tão capazes mas com vontade de trabalho

quarta-feira, setembro 17, 2008 4:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Duarte,

Apenas confirma o que digo em cima, ou seja, DESISTIU! palavra que não rima literalmente com NATAÇÃO ;).

Um pouco mais a sério, até estamos pelos vistos mais ou menos alinhados, menos num par de pontos:

Está a ser simpático para os seus amigos NL e ND, o que merece um "desconto", mas qd fala no ND está a referir-se exactamente a k funções? às de tecnico Junior (!belos resultados nos CEJ)? tecnico de Águas Abertas? organizador de eventos? confesso que por muito bom rapaz que seja, gostava de saber exactamente quais as responsabilidades do rapaz para poder ficar com uma opinião tão positiva como a sua.

Quanto ao JM Constantino, de certeza que não conhece a peça! Abstenho-me de qq comentário.

Caramba, não conhece mais ninguém além Algés que possa encabeçar 1 projecto na nossa natação? Não acredito!

JMS

quarta-feira, setembro 17, 2008 7:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

alguém decifra o codex do anónimo das 2.57 sff ????

quarta-feira, setembro 17, 2008 7:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"E onde param os treinadores que desdenham nas piscinas? Calados mais uma vez, para depois voltarem ao veneno? Meus caros, isto é como nos casamentos, ou falam agora, ou calem-se para sempre!".

Esta é que é a realidade nacional. Dizer mal, invejar o lugar do outro e, uma vez por ano, juntarem-se meia duzia deles e dançarem à voz de: "APTN somos nós, APTN é a nossa voz".

Ridiculo!

quinta-feira, setembro 18, 2008 8:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parece que não deixam falar os coach. altos pardais do ninho andam no controlo: mas estes também caiem!

quinta-feira, setembro 18, 2008 2:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem são os coach? quem são os pardais? qual é o ninho? o ninho de pássaro?

quinta-feira, setembro 18, 2008 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falar de barriga cheia, (financeira)isso ainda está por verificar.
Quanto a resultados, a barriguinha ficou cheia de fome.
O presidente actual, matou o que de melhor havia, resultados, garantias, do melhor que tínhamos a nível mundial, no início do seu mandato!
Porque razão o fez ele?
Para ficar com a barriga cheia?

quinta-feira, setembro 18, 2008 6:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só devem falar depois de uma auditoria ás contas da FPN.Os buracos não são só na estrada

quinta-feira, setembro 18, 2008 10:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só se fala em eleições para quando o conhecimento das listas quer das associações quer da FPN.

quinta-feira, setembro 18, 2008 10:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA hoje são as eleições na ANA está atento !!!!!!!!!!!!

sexta-feira, setembro 19, 2008 9:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

FPN...investe em acordos com universidades! O futuro passa por aí!!

BA...que tal um post especial sobre as eleições na ANA? Desta associação que tanto gostas :p

sábado, setembro 20, 2008 12:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a 2 semanas das eleições, e não se sabe a constiruição das listas, n há programas eleitorais, não há conferências como há 4 anos, n há listas de apoio, n há nada! o k se passa? tudo às escondidas? assim vamos nós... duarte mendonça à presidência já!

domingo, setembro 21, 2008 10:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

apoiado 10.13!

domingo, setembro 21, 2008 12:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 10:13
cada um é livre de apresentar a sua lista ou não se apresentar a eleições. Desde que cumpram com as regras estabelecidas está tudo certo. se não cumprirem as regras são excluídos e está certo também. O prazo de entrega de listas é para ser cumprido mas até ao último momento. O prazo não termina 15 dias antes de acabar. Elementar que ninguém pretende dar trunfos a adversários

domingo, setembro 21, 2008 2:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tá tudo desmobilizado. A começar por cima.
Foi o que deu estes últimos tempos da nossa nataçaozinha.
De quem é a culpa?...
olha o exemplo de cima!

domingo, setembro 21, 2008 2:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nada de nada...

domingo, setembro 21, 2008 5:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ninguem ker dar trunfos aos adversários????
mas k estupidez tão grande, a desilusão é completa, tal é o desinteresse!
desmobilização??? que palavra curiosa para COBARDIA, meus caros!
se gostassem a sério de natação MEXIAM-SE!!!!
k raio de eleições, onde se apresentam no proprio dia das eleições sem NINGUÉM saber kem constitui as listas, sem as associações terem tempo de consultar os clubes para k estes dêm as suas opiniões.
acho k mais valia cancelarem as eleições e marcarem 1 duelo ao por-do-sol. Já k n existe honestidade, salvava-se a HONRA!

vergonha completa, meu deus!

domingo, setembro 21, 2008 11:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"FPN...investe em acordos com universidades! O futuro passa por aí!!"

Ehehehehe, voces andam mesmo a nanar. Na Federacao á quem prefira ser ******** a trabalhar com as universidades. E alguns ainda lá andam...

segunda-feira, setembro 22, 2008 2:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso alguém já procurou saber quem é o eventual candidato opositor à actual direcção? Pelos comentários que leio, parece-me que não!
A propósito! consta por aí que o PF andou por Coimbra a prometer mundos e fundos pelo apoio da futura direcção da ANC. Para além do saneamento financeiro, diz-se, que prometeu subsídios a um determinado clube. A ser verdade, é simplesmente VERGONHOSO! Para além de ser inexequível o financimento de um clube (o estatuto da FPN não o permite), para quem estava aflito de massas deve ter encontrado um maná...! Vamos estar atentos.

segunda-feira, setembro 22, 2008 7:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é só amplexos...

terça-feira, setembro 23, 2008 1:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O problema é que nunca andaram......

terça-feira, setembro 23, 2008 9:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hj no jornal record:"...simão lança tomé para a FPN..."

O mundo está perdido, eu k tinha o simão em grande conta... afinal, mais 1 igual aos outros k de tudo é capaz para vingar o papá! até ir com o tal tomé, por sinal, gente ilustríssima ;) perguntem aos da geração dele, eheheh

É nisto k a natação se tornou, olho por olho, dente por dente!

E os treinadores? a amoxar caladinhos mais 1 vez!

E os nadadores? como há 4 anos atrás, foram enganados por 1 Sr. Mendonça, desta vez, pelo Sr. Simão...

quarta-feira, setembro 24, 2008 11:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

triste natação...
pobre simão...
n havia necessidade...

quarta-feira, setembro 24, 2008 12:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É 1 absurdo, gostava de perceber o k está em jogo, quais sãos as listas concorrentes, quais os programas, etc... e o pk de 1 "sim" da NPA a uma e de 1 "não" a outra?

Será azia familiar?

Será k os nadadores são todos tolinhos para ir atrás de vinganças pessoais e n percebem o k está em jogo? Conhecerão o tal "Tomé"?

Tb estou curioso em saber como vai o PF descalçar esta bota, já k há 4 anos, e como dizem atrás, os votos e o apoio da NPA lhe deram jeito !

quarta-feira, setembro 24, 2008 12:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O PF só cometeu um erro grave, que lhe tem custado caro e continuará sempre a custar: Arruinou as carreiras brilhantes, da Diana e do Tiago, os melhores nadadores de sempre.
Sem isso seria um herói hoje em dia.

quarta-feira, setembro 24, 2008 1:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o PF pode ter cometido muitos erros (e cometeu), mas nenhum deles foi o citado no comment das 1.56

em k sentido pode ter influenciado qq uma das carreiras?
o proprio TV lamenta-se constante/ das lesões e quanto à DG, do k se lamenta a menina, além da mimadisse??? k decisão a prejudicou? k decisão ´poderá ter feito com k n melhore há 4 anos????

a unica decisão má dos 2 foi terem abandonado os seus treinadores, responsaveis pelo seu sucesso!

mai nada!

quarta-feira, setembro 24, 2008 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tomé?????

Só rir...........

quarta-feira, setembro 24, 2008 5:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Simão devia ter aprendido com o actual Presidente da FPN, que quando a motivação nasce da vingança as coisas não correm bem.

Começa mal o seu mandato à frente da NPA, e pode manchar a carreira que construiu ao longo destes anos todos, também à imagem do PF.

Se a sua intenção fosse legitima, mais valia ter encabeçado ou induzido e participado numa terceira alternativa. Agora, assim... meu deus! Mais valia ficar quieto ou apoiar o actual Presidente da FPN num novo mandato. Quantas vezes...

quarta-feira, setembro 24, 2008 6:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aparece sempre uns caras.. do Departamento de Marketing e imagem

do PF a defender o indefensável.

Com estas ultimas redacções nota-se...
Os talentosos submisos estão em pânico.

Calma que nada acontece... mesmo sem a maioria das pessoas que, no dia a dia fazem mexer a natação

Os democratas do princípio do Mes de Outubro... vão dar as suas cartas.

quarta-feira, setembro 24, 2008 10:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deram cabo foi da motivação de todos os que ainda pensavam que se poderia ir a algum lugar, durante estes últimos anos.
Decepcionante o modo como desmobilizaram o pessoal que acreditava ainda nesta natação.
Faltou diálogo com nadadores e com os seus técnicos.
Pensaram que tinham os trunfos todos para conseguirem mostrar mais do que fizeram; mas não!
1+1+1+1+1 não é sinónimo de 5.

quinta-feira, setembro 25, 2008 12:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ehehe

o tomé é o democrata barack obama????

igualzinho!

africano, alto, honesto e inspirador!

tal e qual...

quinta-feira, setembro 25, 2008 11:03:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home