sexta-feira, setembro 26, 2008

Testes Extra para quem falta!

De acordo com o novo “Estatuto do Aluno”, quem der um número de faltas equivalente ao dobro dos tempos semanais é "castigado" com a chamada do Encarregado de Educação à Escola para averiguar a razão das faltas.

Se o número de faltas ultrapassar o equivalente ao triplo dos tempos semanais, o Aluno será obrigado a efectuar uma prova de recuperação, que em caso de avaliação negativa pode em último caso representar a retenção do aluno nesse ano.

Todo o tipo de faltas - justificadas ou não justificadas - são contabilizadas nesta análise, o que para desportistas (no nosso caso, nadadores) é altamente penalizador, já que são frequentes as deslocações que implicam ausências às 6ª feiras e/ou manhãs de 2ª feira, sem falar de estágios ou competições internacionais que podem durar uma semana.

- Estatuto do Aluno in Site do Ministério da Educação

Etiquetas:

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

São frequentes as deslocações às sextas e/ou segundas de manhã? mas quantas faltas vão representar essas frequentes deslocações? 3-4 por época? desde que se falte só nessas alturas não vai provocar qualquer tipo de problema pelo menos para a generalidade dos nadadores. Eventualmente para os que participem assiduamente na selecção nacional absoluta causará algum transtorno mas esses já são na quase totalidade universitários e não estão abrangidos por este regulamento
Era bom verem-se as coisas de forma mais objectiva

sexta-feira, setembro 26, 2008 9:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Luis Louro
Então vamos ser objectivos:
um nadador absoluto do Viana Natação Clube, daqueles que ainda andam no ensino secundário, tem de faltar:
Regionais de Piscina Curta - sexta à tarde
Nacionais de Piscina Curta - sexta todo o dia
Nacional de Clubes - sexta à tarde
Meeting da Póvoa - Sexta à tarde
Reguional de Juniores e Seniores - sexta à tarde
Nacional de Juniores e seniores - quinta à tarde e sexta todo o dia
Meeting de Loulé - quinta à tarde e sexta todo o dia
Regionais de Verão - Quinta e sexta à tarde

Portanto só às sextas temos oito deslocações e não três ou quatro
E depois temos de pensar que os atletas alunos também têm o direito a estar doentes, a ter imprevistos e todas as faltas contam.
E convém também não esquecer que a maior parte dos alunos têm um ou dois tempos em cada discplina, principalmente no secundário.

Vamos, pois, ser mesmo objectivos e ver que esta Lei pode prejudicar inúmeros atletas, pois os pais podem não estar inteessados em que os filhos faltem para participar em provas sem ser no fim de semana e depois fiquem "tapados" quando estão doentes ou impossibilitados de ir à escola (por exemplo, pela morte de um familiar - a que todos estamos sujeitos.

Obrigado

Luis Louro

sexta-feira, setembro 26, 2008 9:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Então é assim:
Nacinais de Piscina Curta realizam-se em Guimarães a 6, 7 e 8 de Dezembro, ou seja sabado, domingo e feriado...não há necessidade de um nadador de Viana faltar dia nenhum
Meeting da Póvoa de Varzim realiza-se na Póvoa de Varzim num fim de semana...também não há necessidade de faltar dia nenhum
Nacinais Juniores e seniores de Inverno realizam-se nas f+erias da Páscoa...não há necessidade de faltar dia nenhum
Meeting de Loulé penso que também se realiza durante as férias grandes pelo que também não h´s necessidade de faltar, o mesmo se deve passar com os Regionais de Verão e os Nacionais de Verão

Para mim não é minimamente aceitável o argumento de os pais não quererem que os filhos faltem para participarem em provas. Na natação de competição ou se quer ou não se quer. Ninguém é obrigado a ser nadador de competição mas para o ser é porque quer e então tem de abdicar ( o nadador e as famílias ) de outras coisas. Ninguém pode querer ter tudo

A minha opinião saiu reforçada de que quem quer e sabe ser organizado pode muito bem ir às provas não ser retido no mesmo ano. Aliás ninguém é retido por faltas visto se ultrapassar o número limite apenas é submetido a uma avaliação e se demonstrar que sabe o suficiente não é retido. Se não sabe é retido e muito bem seja com faltas ou sem falta nenhuma

sexta-feira, setembro 26, 2008 10:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenho a confirmação que a FPN pediu um parecer ao IDP sobre este assunto, e que aguarda uma respostas, para poder ser divulgado junto das associações e clubes.
Não faz sentido um estado estimular a prática desportiva, e depois castigar os atletas que faltam por devido aos seus quadros competitivos.
No entanto, serão sempre os conselhos pedagógicos a ter a última palavra, e julgo que terão bom senso.

sexta-feira, setembro 26, 2008 10:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para além, de já termos um ensino completamente desajustado da realidade e c/ elevadas cargas horárias, os miúdos estão limitados a um número reduzidíssimo de faltas, ou seja, nem doentes podem estar, senão são penalizados c/ testes extra!!!
Ainda não perceberam, que não é por eles passarem o dia todo na escola que são melhores alunos.
Deste modo, aniquilam qualquer possibilidade dos mesmos, praticarem qualquer tipo de desporto ou outra actividade que implique algumas ausências.
A responsabilidade dos Encarregados de Educação na justificação das faltas foi banida, "metendo-se no mesmo saco" faltas comprovadamente justificadas e faltas injustificadas, e tratando-se miúdos c/ objectivos e ideiais de vida completamente diferentes "como se fossem carne p/ canhão"!!!!
"Por Favor, Parem de Brincar c/ a Educação dos nossos Filhos"!!!
Saudações Natatórias.

sexta-feira, setembro 26, 2008 10:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Luis louro
Então analisemos:
Guimarães - tem razão, não reparei que o dia 8 era segunda feira.
Meeting da Póvoa: a informação que tenho da ANM é que se disputa a 6,7 e 8 de Fevereiro (sexta)
Nacionais Juniores e SEniores - dia dia 27 de Março não são férias e os nadadores deslocam-se no dia anterior.
Meeting de Loulé. as aulas para o 10º ano terminam apenas a 19 de Junho.

como se pode ver muitas faltas têm de ser dadas.
mas o essencial não são as faltas.
É sabermos, como já foi referido, o que queremos: queremos jovens a praticar desporto ou queremos apenas alunos nas escolas.

Luis Louro

PS. Assinem os comentários.

sexta-feira, setembro 26, 2008 11:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Num país onde não há - nem nunca houve - cultura desportiva, de que é que estavam à espera!

sexta-feira, setembro 26, 2008 11:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E os alunos da madeirae dos açores, que têm de se deslocar um dia antes das competiçoes?!

sexta-feira, setembro 26, 2008 11:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Continuo a dizer que mesmo faltando os dias todos do ano lectivo se na prova de recuperação forem aprovados ninguém é retido no ano e SÓ deve transitar de ano quem sabe o suficiente. assim seja por faltas para ir perder tempo ou seja por faltas paa ir para competições se não obtiver conhecimentos suficientes deve ser retido no ano. No estatuto do aluno NUNCA diz que um aluno é retido por ter ultrapassado o número de faltas que pode dar. Apenas diz que o aluno é sujeito a uma prova de recuperação.
Acho muito bem que só transite de ano quem sabe. É exactamente o que o Estatuto do Aluno prevê.
Aliás alguém está à espera de chegando à Universidade passar sem ter conhecimentos? e alguém está à espera de conseguir ter esses conhecimentos sem ter os que devia ter adquirido no precurso académico que antecede a Universidade? a prova de recuperação salvaguarda TODOS os interesses dos alunos que apesar de terem faltado muito tenham conseguido adquirir os conhecimentos que são exigidos para transitarem de ano pelo que nesse caso é irrelevante o número de faltas que tenham dado seja pelo motivo que for. O que se deve querer e exigir é que um aluno SÓ transite de ano se tiver conhecimentos e poder-se-à pedir que se o aluno tiver esses conhecimentos não seja retido por ter dado um número de faltas superior ao que se julgou ser o número máximo aceitável para permitir aos alunos adquirir os conhecimentos necessários à transição de ano. Isto está TOTALMENTE aceite no Estatuto do Aluno e não se pretenda que baseando-se no facto de ter umas competições desportivas se possa chegar ao fim do ensino secundário sem conhecimentos nenhuns ou muito reduzidos.
Quem estuda passa na prova de recuperação pelo que não fica prejudicado por este estatuto

sexta-feira, setembro 26, 2008 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É a minitra que temos :S

sexta-feira, setembro 26, 2008 12:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O nosso país é mesmo especial e diferente. Em vez de pensarmos em dar condições aos jovens para praticarem desporto, NÃO...se faltarem demasiado (provas, estágios, selecções, lesões, etc.)são castigados; horários escolares que não lembram a ninguém (sair todos os dias às 18:30) e não ter alternativas dentro da mesma escola...e depois a desilusão é a participação nos JO.
A participação nos JO é um feito e as medalhas são quase um milagre num país de FUTEBOL, que só vê desporto de 4 em 4 anos, ou quando são as finais dos campeonatos (Andebol, Basquetebol, Hoquei em Patins, Voleibol e Futsal - modalidades na TV).
Atenção que adoro futebol e tenho lugar anual do meu clube, mas a maioria dos portugueses só pensam no futebol.

sexta-feira, setembro 26, 2008 12:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem estuda passa na prova de recuperação?
Penso que não será assim tão línear. Se a escola quiser complicar, pode muito bem realizar um teste com um grau de alta dificuldade só para "reter" o aluno/a.
E a escola está-se a borrifar para os atletas. Tenho essa experiência, a minha filha este ano está com imensas dificuldades em ir treinar só porque a escola lhe arranjou um horário a sair duas vezes por semana às 18:30. Treinos começam às 18:30 e ainda temos uma deslocação de 30 minutos.
Ela apenas tem 10 anos, sem estatutos de alta competição.
Pensam que foram sensíveis ao facto de ela ser atleta, sim porque é isso que ela é, atletas de natação, pura e simplesmente ignoraram o facto. E Eu tive o cuidado de entregar logo aqundo da inscrição uma declaração do clube a solicitar um horário compatível. Nem sequer a viram!
Praticar Desporto neste país é muito complicado. Dá mesmo vontade de desistir.
isto agravado pelas limitações físicas dos clubes. Estes mesmos que queiram colaborar estão também não têm condições para mais.

Figueiredo, pai de atleta.

sexta-feira, setembro 26, 2008 12:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Luis Louro

É evidente que ninguém quer que os alunos passem sem saber e a Lei não diz expressamente que o aluno chumba mas prevê essa possibilidade e só isso´já é gravoso.
A questão então é que devemos adaptar os calendários às novas exigências escolares e acabar com a realização de provas em dias de semana.
Porque já contactei outros dirigentes de outras modalidades e eles nãoe stão preocupados: sáo têmprovas ao fim de semana e, normalmente, vão e vêm no mesmo dia.
Podem dizer-me: a lei é geral e não pode prever casos específicos.
É verdade.
Mas os atletas da natação não podem ser prejudicados em relação aos atletas de outras modalidades apenas porque os calendários assim o dizem.
A direcção de que eu faço parte só vai fazer a inscrição de atletas nas provas de quinta e sexta com autorização expressa dos pais.

sexta-feira, setembro 26, 2008 12:22:00 da tarde  
Blogger Nightkid said...

Devo dizer... que esta medida so beneficia os cromos que nao faltam... os badboys do desporto sao sempre penalizados neste pais...
Devo dizer que a MINISTRA esta a DORMIR no seu mandato... e que espera que estas medidas facam milagres... a ministra quer ver resultados... entao os exames sao mais faceis... ja tou a fugir ao tema... mas com ESSA COISA no poder... nao sei o que pode acontecer!!!!

sexta-feira, setembro 26, 2008 12:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conheço vários nadadores, das diversas seleções nacionais de natação ( consoante as categorias etárias) que são excelentes alunos. O importante é querer-se e ser-se organizado. Se não pode treinar de tarde porque sai tarde das aulas pode treinar de manhã que nem aulas tem e se precisar de treinar às 6.30 da manhã pode ficar sossegado que não é o único...até deve ser a regra.
O importante é querer-se e se se quer consegue-se.
Mesmo nos USA há que fazer sacrifícios para conciliar desporto com estudos e sabemos muito bem que em Portugal era óptimo estarmos a 20 anos de atraso dos USA. Mesmo assim temos muitos exemplos de nadadores olímpicos portugueses estudantes universitários e outros que já terminaram os seus cursos.

Quanto ao facto de que quem estuda passa na prova de recuperação só não é assim tão linear se em vez de estudar passear os livros, excepção aos rarissimos casos ( que não conheço nenhum entre os nadadores ) que por uma razão ou por outra não conseguem assimilar conhecimentos suficientes, mas isso frequentando as aulas ou não. Por outro lado se não conseguirem ter nota positiva na prova de recuperação a única coisa que devem fazer ( e os alunos e os pais agradecer ) é mesmo serem retidos no ano para no ano seguinte aprenderem e não irem acumulando deficiencias na instrução académica que mais cedo ou mais tarde iriam pagar e de forma juito mais cara

sexta-feira, setembro 26, 2008 12:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"No entanto, serão sempre os conselhos pedagógicos a ter a última palavra, e julgo que terão bom senso."

Não me parece que a maioria tenham revelado bom senso no passado...infelizmente.

Também me parece incrível, que seja permitido que um aluno falta sem justificação, para mim o mal começa aí. Só se deve faltar quando ha motivo para isso, justificado pelos encarregados e mais nada.

Mudando radicalmente de assunto, tivems hoje uma inédita travessia do Canal da Mancha, demorou uns 10 minutos....a voar. foi incrível!

sexta-feira, setembro 26, 2008 1:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ministra da m....a!!!

so a cara dela, dá logo vontade de lhe bater

sexta-feira, setembro 26, 2008 2:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

""Prova de recuperação não é para punir alunos
Circular de DREL avisa que alunos faltosos podem prestar prova escrita, ORAL ou até PRÁTICA.
ALEXANDRA INÁCIO
A Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo enviou uma circular às escolas avisando-as que a prova de recuperação, feita em caso de excesso de faltas, poderá não ser escrita mas oral ou prática, consoante "a situação específica do aluno".
A circular começa por sublinhar que a prova não deve ser encarada como uma medida "estritamente punitiva" mas decorrente dos deveres inerentes ao "direito à educação".
"Enquanto instrumento de avaliação, a prova de recuperação deve ser adequada à situação específica do aluno e à natureza da disciplina ou disciplinas, o que pressupõe o recurso aos instrumentos de avaliação considerados mais apropriados para que o aluno faça prova da sua recuperação (...); isto é, o formato da prova a aplicar decorre da situação específica, podendo ser de natureza oral, prática ou escrita" - lê-se no ofício circular nº 14 enviado no dia 11 de Setembro a todos os estabelecimentos de ensino abrangidos pela DRELVT e que foi divulgado em blogues na Internet"".
É evidente que é + 1 medida populista deste desastroso governo, fazendo resmas de leis, sem ponderar nos casos especiais.
NL já deve tar sobre este assunto a estudar com LD e demais orgãos competentes.

sexta-feira, setembro 26, 2008 2:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lamentável a falta de apoio k o Ministério da Educação dá aos Desportistas.Se queremos ter jovens a praticar,a competir a nível nacional, a ír a Competições Internacionais, Jogos Olimpicos, etc,temos k ter bases e apoios do governo,para todas as modalidades.Todas estas faltas k se dão por estes motivos,teriam k ser faltas justificadas e não serem contabilizadas desta forma.Só quando a mentalidade se alterar,é k poderemos de facto evoluir.Neste ano se quis k o meu filho pudesse continuar com os treinos,tive k o mudar de Escola,pois aquela onde se inscreveu primeiro, dá primazia aos alunos problemáticos,para o horário da manhâ e não aos k praticam desporto.Felizmente encontrei uma k funciona de maneira diferente.Enfim é o país em k vivemos....
Raul Vital

sexta-feira, setembro 26, 2008 3:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apesar das provas serem mais ou menos positivas segundo alguns defensores que por aqui habitam, não pudemos esquecer que se o aluno tiver de fazer essas provas serão mais horas de estudo e mais testes para além dos que realmente já realiza durante o ano lectivo.. pois é... conselho: não se ponham a faltar pq senão quando se aperceberem têm testes todas as semanas..

sexta-feira, setembro 26, 2008 4:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA estiveste muito bem ao colocar este post, pois acho importantissimo...

Penso k ha ai uns anonimos que nao deve saber em que relidade nos encontramos.... ao dizer k pode estudar e passar na mesma e k ning fika retido etc etc.
Eu que sou treinador num clube ja tou a tentar debater da melhor forma junto das escolas e dos pais do meus atletas este problema k n e nada facil...(ao contrario do k alguns anonimos que o acham).

1- hoje em dia devido a muitos factores os pais e os alunos pensam k a escola ta mto dificil e k n ha tempo suficiente, sabendo nos k na maior parte das vezes o k esta a mais e a geraçao morangos...
Logo já é mto dificil convencer pais de atletas a por os seus filhos a treinar todos os dias(eu vivo cm esta realidade)

2- estes ja n axavam piada nenhuma os miudos faltarem para provas, e agora as coisas pioraram

3- Com esta lei eu vou ter k sujeitar me a n ir a todas as provas do calendario as sextas feiras por causa desta regra

4-Axo k todos os atletas tem o mmo direito de fazer as disciplinas de uma forma continua cmu os outros estudantes e n por apenas um exame, que axo patetico

5- para o anonimo todas as aulas k faltem teem k fazer uma sintese da aula. por isso numa sexta feira onde podem ter 4 disciplinas sao 4 sinteses, logo mais trabalho e mais xatices nos olhos dos papás...


Por isso aguardo para ver o k o IDP tem para nos dizer ou oferecer, pois assim dentro de 5 anos o desporto em portugal penso k vai cair drasticamente.
Nós andamos para atras, parece k os jogos nao xegaram para o governo ver onde estamos e k precisamos e de melhores estruturas e projectos para melhorar o desporto. Assim ainda vamo nos atrasar mais em relaçao aos outros...


Enfim k tristeza....

PS: o melhor e para kem trabalha no desporto ir para fora para conseguir fazer algo de jeito


Abraço boas braçadas

sexta-feira, setembro 26, 2008 5:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pergunta ( se me for permitido ):
Há ou não há nadadores nas selecções nacionais dos respectivos escalões etários e que acabaram o 12º com médias superiores a 14? a 15? a 16? a 17? a 18? a 19?
eu conheço!!!


obrigado pela atenção e também subscrevo integralmente o que foi escrito no blog do CFB por um anónimo e que faço copy-past

Acho muito bem que se retenham os alunos que não demonstram ter conhecimentos mínimos para transitarem de ano.
Situação inversa poderia no extremo levar a que um nadador que fosse estudante, não aprendendo rigorosamente nada fosse transitando de ano até ao 12º ano e por ser atleta de Alta Competição ingressasse numa Universidade. Neste caso a preparação académica desse nadador estava óptima para...frequentar a cantina

26 de Setembro de 2008 17:14

sexta-feira, setembro 26, 2008 5:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

era 1 trabalho interessante fazeres 1 levantamento da situação profissional actual e das licenciaturas tiradas nos ultimos 20-30 anos pelos nadadores de alta competição.

era 1 estimulo e 1 exemplo para os nadadores actuais...

tipo:

nadador X nadou até aos Y anos , tirou licenciatura em Z e trabalha neste momento em W...

sexta-feira, setembro 26, 2008 6:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"É altamente penalizador".... ?????? mas estão loucos ou quê? Faltam, e é normal, mas depois fazem a tal prova e só têm é q estudar e ter positiva. Qual é o mal nisto? Querem que os meninos faltem e não sejam obrigados a estudar para acompanhar as matérias? Sejam responsáveis nas atitudes e organizados na responsabilidade!

sexta-feira, setembro 26, 2008 9:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Viva a Ministra.. até pôs os treinadores a trabalharem aos Sabados e Domingos.. pelo q sei já havia muitos q não queriam provas aos domingos e ganhavam ordenados chorudos. Vá agora justifiquem o q ganham e trabalhem todos os dias. Mulher e filhos vão passear.

sexta-feira, setembro 26, 2008 10:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que eu não percebo é a obrigatoriedade da prova suplementar.

Porque é que esta não se reserva aos que não obtêm positiva nos testes regulares? Seria mais lógico, ou estou a ver mal?

Se o aluno faltou, mas passou nos testes, tem os conhecimentos adquiridos tal como os colegas.

O que é que não estou a ver?

sexta-feira, setembro 26, 2008 11:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sempre fomos um País pequenino,este tema é um dos muitos exemplos da nossa pequenês!!
Temos nadadores a saírem todos os dias às 18h30m do 8º e 9º Anos aqui em Quarteia, Algarve,Causa "falta de salas de aula"!!. Nadadores do Louletano,(Loulé) que fica a 12 Km de distância no dia a dia já chegam atrasadíssimos aos treinos, agora ainda levam com as FALTAS quando tem que ir para a Competição.

País pequenino,Ministra pequenina, Secretário de Estado pequenino e muitos mais pequeninos!!!!!!!!
Pais de Nadadores

sexta-feira, setembro 26, 2008 11:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acordaram!?

sábado, setembro 27, 2008 12:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Comentário que estou a fazer esté fora do contexto, mas aproveito para levantar mais uma questão que vai colocar a partir de Abril de 2009 que tem aer com as regras para transportes de crianças com menos de 16 anos.
Parece-me que a genralidade dos clubes que conheço vai etr que mudar a frota automóvel e formar os condutores, como? €€€€

sábado, setembro 27, 2008 1:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

peço desculpa por desviar o assunto, mas os nacionais de inverno sao mesmo em guimaraes??? ha piscina boa em guimaraes??

obrigado, abrç

sábado, setembro 27, 2008 11:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já que alguns anonimos parecem conhecer esta nova regra tão bem,alguem sabe dizer para que servem os testes e exames que os alunos-atletas já fazem? Se um aluno-atleta tem 4 ou 5 ( media acima dos 16) será justo pedir-lhe mais testes e exames? Não demonstrou já que adquiriu conhecimentos?

sábado, setembro 27, 2008 1:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ainda se queixam com os resultados que obtivemos nos JO, foram super bons, em relação ao apoio que dão aos nossos atletas. Com medidas deste tipo o nosso pais mais dia menos dia, vai estar parado, e sou vai ter jogadores de futebol analfatbetos. Isto pq neste país desporto é unica e exclusivamente o Futebol, tudo o resto não interessa.
Mas acho que atletas pais e amante s de todos os desportos deveria-mos fazer um abaixo assinado para a amiga da Educação e inmiga do desportivismo.
s

domingo, setembro 28, 2008 12:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

agora só falta tirarem aquela cena do percurso de alta competiçao k benefecia a entrada na faculdade...enfim...

domingo, setembro 28, 2008 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A prova de recuperação pelo que está escrito é uma prova que pode ser prática, escrita ou oral e pelo que me apercebi efectua-se durante os tempos de aulas. Desta forma esta prova mais não é umas perguntas feitas pelo professor ao aluno, coisa que aluno nenhum, nem mesmo aquele que foi a todas as aulas, está livre de lhe acontecer. Ou pretender-se-à que os meninos que já não podem fazer trabalhos de casa porque se cansam e não têm tempo para brincar, que não podem levar os livros para casa porque são muito pesados e lhes faz mal carregar com eles, que saem tarde das aulas e não podem treinar até às 21 horas ( mas podem ir para os cinemas e cafés até à meia-noite ou 5 da manhã ), agora também não podem ser interrogados pelos professores? mas será que alguém pensa que chegando à universidade algum professor vai querer saber qual o motivo da ignorancia apresentada pelos alunos-nadadores ( ou de outro desporto qualquer ou sem desporto ) e vai ter isso em linha de conta? será que se pretende quando se recorre aos serviços profissionais de alguém que se faça o trabalho bem feito se não tiver sido nadador mas se tiver sido pode fazer todas as asneiras que está tudo bem?
Quando se envereda por um caminho tem de se ter consciencia que o mais certo é que vai haver muitos sacrifícios para se conseguir chegar aos objectivos e não pensar que os outros é que têm de nos arranjar o caminho todo. Se é preciso sair das aulas às 18.30 será preciso treinar até às 21.00 e descansar para no dia seguinte se levantar cedo e estudar de manhã. SE há faltas já sabidas antecipadamente que se vão dar por haver competições marcadas para esses dias há que não faltar para se ir ver os concertos da Madonna ou o Wrestling no Pavilhão Atlantico. Há que fazer opções.Não se pode ter tudo e ainda bem que é assim.

domingo, setembro 28, 2008 12:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estive para não intervir mais neste assunto porque me parece que o problema está a ser desviado por alguns de uma forma errada.
Como já referi ninguém quer que os alunos passem sem saber e o mal das nossas escolas é exactamente o facilistimo que existe e a necessidade de apresentar resultados - vejam-se os últimos exames nacionais.
Mas há um comentário que foi feito e que me parece importante para esclarecer aqueles que acham que o problema é os atletas faltarem e passarem sem saber.
É que mais de noventa por cento dos atletas que praticam natação têm excelentes notas (vejo isso no meu clube).
Se têm excelentes notas nos testes regulares para que precisam de fazer mais testes apenas porque faltam para praticar um desporto (ainda por cima um desporto exigente como é a natação de competição).
E ainda por cima com uma agravante: nos testes regulares podem ter más notas que têm sempre possibilidade de recuperar.
Nos testes de recuperação, dependendo da boa ou má vontade dos professores, podem ficar retidos.
E não venham com a história que pode ser escrito, oral ou prático. É mais um teste para que têm de estudar sem que haja necessidade.
(Mas parece-me que isto é dificil de entender por algumas pessoas que acham que os estudantes são uns meninos que nada fazem e que a obrigação deles é única e simplesmente estudar para virem a ser futuros tecnocratas).

Luis Louro

domingo, setembro 28, 2008 7:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como pai de uma atleta esta situação deixa-me preocupado, apesar de concordar com alguns comentários anteriores que dizem que não se pode deixar de companhar as matérias.

A questão é que face ao pouco tempo que estes atletas têm, a necessidade de fazer uma prova adicional ainda agrava mais o tema.

Quando um professor faz um teste não coloca as mesmas matérias para todos os alunos? Então neste caso os atletas têm que estudar para esses testes, não seria preciso mais "outro"...

Quanto ao "bom senso"... basta ver esta lei e percebe-se que existe, ou talvez não!

domingo, setembro 28, 2008 10:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou 1 pai, com filhos em competição

Escola até meados d tarde é + q suficiente.

exemplo:
A minha esposa, plo facto d ter actividades artisticas/desportivas extra-curriculares sempre saiu ás 15h (máximo)
Tinha tempo d estudar , fazer TPC's e sem stress deslocar-se (30min) diariamente aos treinos.
Acabou por s formar com nota QB/alta para vencer n vida, mas acabou por vir parar (culpa minha) a esta Repub d Bananas onde o snobismo impera e o bom senso é esquecido.
É escusado dizer, q o país dela (nesta área) estava e está a MILHAS d nosso.

e as culpas não vão só para a madame ministra.
Com uma pitada d sabedoria e criatividade, cada comunidade através d Depart. d Educação camarário e o Concelho Executivo d X escola poderia muito bem gerir a escolaridade dos seus alunos/atletas.

BASTAVA JUNTÁ-LOS TODOS E ARRANJAR-LHES UM 'filho d puta D UM HORÁRIO QUE SERVISSE AMBAS AS PARTES.
Entrar cedo, sair cedo (e sem furos pelo meio)
Uma simploria solução com ALTO RENDIMENTO

Como isso é MUITO dificil d compreender, tenho os meus filhos com dias a entrarem sómente ás 10h20 para depois terem q terminarem no final da tarde a QUEIMAR sem tempo d fazer TPC's e levarem com uma viagem d 30 min para treinarem para regressarem a casa perto das 22h cansados q nem comer lhes apetece fazer, quanto mais TPC's

GSilva

segunda-feira, setembro 29, 2008 1:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sr Luis Louro
A verdade é esta: nenhum ( excepto algum psicopata que é a excepção ) professor iria reter um aluno que ele próprio sabe, pela avaliação contínua, que tem conhecimentos muito mais que suficientes para passar de ano. Posso mesmo dizer que conheço casos de alunos que nem fariam essas provas de recuperação, ou fariam apenas por imperativo legal mas com um valor simbólico dado pelo professor, pois nenhum professor dá um 20 a um aluno nas avaliações , chamemos, normais dos testes e simultaneamente iria reprovar esse aluno na prova de recuperação. Não estamos a debater coisas teóricas, no campo do abstracto. Estamos a falar de coisas concretas que se verificam na prática.
A prova de recuperação é mais uma oportunidade que é dada aos alunos faltosos e não um castigo para os humilhar.

segunda-feira, setembro 29, 2008 9:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como professor do 3º ciclo, concordo plenamente com o senhor Luis Louro e com o senhor G.Silva, os restantes anónimos falam a coberto do anonimato e provavelmente sem conhecimentos de causa, de teóticos estamos todos fartos.
Em vez de se proporcinarem condições para os nossos alunos praticarem desporto (neste caso natação), complicamos-lhes a vida com leis que só servem para favorecer os meninos obesos e que só vivem para a escola, estudar e ver televisão.
Assim de certeza que os nossos representantes em Londres iram fazer uma figura espectacular.
Quando os governantes vêem falar em proporcionar condições aos atletas, é só para inglês ver.

segunda-feira, setembro 29, 2008 2:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como Pai, preocupa-me a forma como escreve um professor do 3º ciclo:
"iram" em vez de "irão"
"vêem" em vez de "vêm"...

segunda-feira, setembro 29, 2008 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E OS TRANSPORTES, A PARTIR DE ABRIL CADA PAI TRANSPORTA O SEU EDUCANDO ( se menor de 16 anos ), PORQUE A GENERALIDADE DOS VEÍCULOS DOS CLUBES ( VULGO CARRINHAS) NÃO REÚNE OS REQUISITOS LEGAIS PARA O EFEITO, É MAIS UMA AJUDA.

terça-feira, setembro 30, 2008 10:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Também gostava de ver debatido a problemática do preço das inscrições nas provas, parece-me que também é um factor(€€€) que não ajuda a promover o desenvolvimento da modalidade.

quarta-feira, outubro 01, 2008 8:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mãe de dois atletas e professora,

Os meus filhos são bons alunos e têm conseguido, até à data, conciliar, com sucesso, a natação e os estudos. Esta situação só é possível graças a um grande esforço e empenho de todo o agregado familiar .... Neste esforço não há lugar para qualquer tipo de apoio, nomeadamente na escola, uma vez que pura e simplesmente ele não existe, pelo contrário.... as dificuldades são sempre imensas...
Com esta lei, que poderá e deverá ser usada com bom senso pelas escolas,os meus filhos(assim como todos os outros atletas nestas circunstâncias)poderão vir a ser "castigados"(nesta modalidade desportiva a "vida" de um atleta é extremamente exigente e sacrificante relativamente aos seus tempos livres, logo, mais uma prova seja escrita,oral ou um trabalho será um esforço adicional) porque estudam muito, cumprem todas as tarefas propostas pela escola, não faltam para irem passear ou irem ao café, mas porque faltam devido aos seus compromissos relativos à natação. BOA!!! Grande prémio ao esforço dos atletas, das suas famílias,dos treinadores e dos seus clubes!!!!
Penso que a federação de natação tem de dizer uma palavra a este respeito

Paula Reis

quarta-feira, outubro 01, 2008 4:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Srª drª Paula Reis, todos os comentários que fiz em apoio da solução da prova de recuperação se referiam a alunos que estudam em Portugal
Parece-me que não é o seu caso, e a sua realidade desconheço. Só vivencio o que se passa em Portugal mas tenho 2 filhos, ambos com percurso de alta competição e ambos com notas superiores a 17 valores, que conseguem treinar todos os treinos que a equipa técnica do clube onde estão propõe e conseguem ir às aulas por forma a terem as médias que têm. Parece-me que são pessoas normais e como tal parece-me que em Portugal ( só me refiro a Portugal pois é o que conheço na prática ) é perfeitamente possível ser atleta de topo e aluno de topo pelo que não vejo qualquer mal em se ser exigente e acabar com o facilitismo no ensino.

Apoiante da exigência e contra o facilitismo

quinta-feira, outubro 02, 2008 9:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 9.12,
Ponto um:gostaria de saber com quem falo já que falar com um anónimo é, no mínimo, deselegante...
Ponto dois: o meu nome é apenas Paula Reis;
Ponto três:não sei porque conclui que a minha realidade não é portuguesa... não podia estar mais enganado, a minha realidade é bem portuguesa!
Ponto três:não podia estar mais e acordo em acabar com o facilitisno que existe, não nas escolas portuguesas, mas nas orientações emanadas do nosso Ministério da Educação. Sou totalmente a favor de um ensino exigente e responsável, no entanto não penso que esta nova lei,aplicada aos atletas se traduza em exigência! A minha intervenção não foi uma preocupação, mas um desabafo de algo que não considero "justo". Os meus filhos realizarão qualquer tipo de prova, caso seja necessário, sem problema algum! Apenas o esclareço que, com a nova legislação, um aluno que ultrapasse o TRIPLO das FALTAS JUSTIFICADAS ( entre outras variantes)deve realizar a tal prova. Ora, se o aluno tiver provas às sextas e às quintas feiras e se tiver disciplinas em que a carga horária seja pequena, como por exemplo no 9º ano Geografia ou História (...)em que poderão ter apenas 90m por semana, e se essas disciplinas constarem do horário às sextas feiras, então os alunos terão de faltar e poderão ter que realizar uma ou várias provas às disciplinas que estiverem nesta situação, isto sem contar com a possibilidade dos alunos/atletas ficarem doentes!

PaulaReis

quinta-feira, outubro 02, 2008 11:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Srª drª Paula Reis
como diz que é professora presumo que deve ter os requisitos mínimos para leccionar e portanto deduzo ser licenciada, pelo que a tratei por srª drª

Tenho também a referir, que para mim, e por isso também deduzi a sua realidade não ser a portuguesa, que o tempo dos alunos ( atletas ) é ocupado com as aulas e o estudo e o tempo livre é ocupado como bem decidem e se decidem praticar natação de competição os treinos e tudo que fazem relativamente à natação é o ocupar de tempos livres. Uns ocupam no café, no cinema, na "night". Outros no desporto. Mas não deixa de ser a ocupação dos tempos livres ainda que de forma bem mais lucrativa para eles próprios.

Por último só posso dizer que não acredito que qualquer professor vá reter um aluno que tenha conhecimentos suficientes para transitar de ano só porque deu um número superior de faltas ao permitido. Só um psicopata daria um 14, um 15, um 18, um 20 a um aluno e depois o reteria numa prova de recuperação. Isto é um absurdo e nenhum professor o faria até porque ficaria ele próprio muito mal visto perante toda uma comunidade escolar onde se insere.

Respeitosos cumprimentos

quinta-feira, outubro 02, 2008 9:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro, mais uma vez, anónimo das 9.45PM

Sou licenciada mas para este blog os títulos académicos não interessam nada!!!
Penso que não percebeu o meu ponto de vista.... e fico-me por aqui...!

Respeitosos cumprimentos

Paula Reis

sexta-feira, outubro 03, 2008 3:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O anónimo das 9.45 PM calou-se... Não entendeu o que se estava a falar....!!!

Cristina Reis

sexta-feira, outubro 03, 2008 9:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home