quarta-feira, janeiro 14, 2009

Phelps & Mazda ontem no Jornal O Jogo

Phelps factura em publicidade
Mesmo em época de recessão, Michael Phelps não se pode queixar. Depois dos inéditos oito ouros em Pequim, o nadador de Baltimore começou a facturar em grande, e em breve será um dos desportistas mais bem pagos dos Estados Unidos, embora longe de Tiger Woods.

A juntar aos milionários contratos que já tinha com a Speedo e com a Omega, Phelps assinou com Visa, PowerBar, AT&T e Kellogg's e está neste momento em Pequim, para fazer publicidade à Mazda, que vai... despedir 1300 trabalhadores por quebra nas vendas.

Nadar acima da crise - Comentário de Carlos Flórido
As economias de mercado têm destas coisas: a Mazda, quinto construtor automóvel japonês, está a sentir amargamente os efeitos da crise, em 2008 vendeu menos 48 mil carros do que tinha planeado - comercializou pouco mais de um milhão de veículos - e já anunciou o despedimento de 1300 trabalhadores.

Outra medida para combater a quebra no negócio foi contratar Michael Phelps como imagem de marca para o mercado chinês oferecendo-lhe uma quantia não divulgada, mas que se sabe ser superior a um milhão de dólares e que representa o valor de patrocínio pessoal mais elevado da história da China.

O objectivo é subir as vendas, naquele mercado, de 105 mil para 300 mil carros até 2010. Sendo possível entender as movimentações do construtor japonês a nível de negócio, despedir por um lado e pagar principescamente por outro é moralmente incompreensível. E talvez só mesmo um Phelps seja capaz de nadar sem preocupações nas ondas que a Mazda pode ter gerado.

Etiquetas:

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Essa do moralmente incompreensível é de deitar para o chão a rir.

Moralmente incompreensível é o que se passa em Portugal com os políticos e os gestores públicos que para piorarem a vida dos portugueses ganham fortunas que em mais parte do mundo nenhuma se ganha apesar de sermos dos países com menor nível de vida. Agora receber, muito ou pouco, para fazer um trabalho que se prevê ir aumentar as vendas e com isso aumentar a prazo o número de trabalhadores, como se pode considerar "moralmente incompreensível" excepto numa óptica de inveja de quem escreve?

Este jornal " O Jogo" tem com cada saída...

quarta-feira, janeiro 14, 2009 12:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Menos 1300 adeptos do Phelps :D

quarta-feira, janeiro 14, 2009 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Essa do moralmente incompreensível é de deitar para o chão a rir."

Não sejas ignorante. "fazer um trabalho que se prevê ir aumentar as vendas e com isso aumentar a prazo o número de trabalhadores" Isto é que é de deitar para o chão a rir, vão voltar a contratá-los depois da publicidade do Phelps... Só ficava bem ao Phelps rejeitar uma quantia dessas depois de se saber que 1300 pessoas ficaram sem trabalho. E rejeitar não é nenhum problema para ele, como se viu na reportagem dos 60 minutos.

quarta-feira, janeiro 14, 2009 2:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto é um blog de nataçao, nao de macroeconomia.

Se todos voltassem as costas às empresas que nesta "fase do campeonato" são forçadas a despedir trabalhadores, não havia trabalhadores, porque não restariam empresas! E não há relação nenhuma entre estes factos e o Phelps!

O Phelps deve apenas continuar a brilhar no desporto e a promover a sua imagem, bem como a da natação, ambos merecem toda a visibilidade e mais alguma.

Viva a Natação

quarta-feira, janeiro 14, 2009 3:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nao e um blog de macroeconomia mas comentam-se as noticias que sao publicadas

quarta-feira, janeiro 14, 2009 4:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

as noticias deveriam relatar factos, infelizmente neste como em muitos casos servem para divulgar opiniões.

quarta-feira, janeiro 14, 2009 11:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando se questiona o facto do Phelps aceitar o patrocinio de uma empresa que vai despedir 1300 trabalhadores, o que se dirá de uma empresa que faliu, e paga umas centenad de vezes o que o Phelps ganha: ex: AIG = Manchester United,
mas há mais é só ver.

O problema é não é nos "desportos menores"

quinta-feira, janeiro 15, 2009 12:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há uma clara desatenção (ou ignorância) no comentário do contazulejos das 11,25.
As noticias relatam factos.
Os comentários emitem opiniões.
Se ler com atenção o post inclui uma notícia (1ª parte) e 1 comentário do editor (2ª parte).
E está bem identificado pelo BA
Não se devem atirar criticas e atoardas sem ler com atenção, sob pena de dizermos asneiras.
Nuno Filipe

quinta-feira, janeiro 15, 2009 10:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Peço realmente desculpa pelo meu comentário, uma vez que não reparei que a 2ª parte estava identificada como comentario.
No entanto a minha opinião mantem-se em relação a muitos trabalhos jornalisticos.

domingo, janeiro 18, 2009 12:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home