terça-feira, junho 30, 2009

Assembleia-Geral aprova novos Estatutos

Texto in FPN On-Line
A Assembleia-Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Natação [domingo] reunida em Setúbal aprovou na generalidade e na especialidade os novos Estatutos, em obediência ao disposto no artigo 64º. do Decreto-Lei nº 248-B/2008, de 31 de Dezembro (Regime Jurídico das Federações Desportivas).

Os novos estatutos foram aprovados na generalidade com 75 por cento de votos favoráveis por parte das 13 Associações Distritais e Regionais. As três Associações de classe votaram contra a aprovação dos novos Estatutos da FPN.

Os sócios da Federação aprovaram por unanimidade o ponto dois da Ordem de Trabalhos – Mandatar António Eduardo Monteverde Plantier Saraiva, Vice-Presidente da Direcção, e Margarida Eugénia Dias Ferreira, assessora jurídica da F.P.N., para, em conjunto, outorgarem a escritura pública de alteração de estatutos.

O presidente da Mesa da Assembleia-Geral, João Paulo Vilas-Boas, congratulou-se pela “visão institucional revelada pelos Associados da FPN.”

Etiquetas:

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque razão as 3 associações de classe votaram contra os novos estatutos?
porque razão a FPN não o esclareceu?
porque é que, votando contra, ainda assim votaram a favor de mandatar 2 pessoas para a escritura? Afinal são contra ou a favor?
porque é que estes assuntos, cruciais para a modaldiade, passam ao lado e ninguém discute publicamente?

terça-feira, junho 30, 2009 10:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"...As três Associações de classe votaram contra a aprovação dos novos Estatutos da FPN..."

Mas não há vergonha neste pais?

terça-feira, junho 30, 2009 10:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e... o mais importante, os estatutos, onde estão eles?
porquê sempre estes silêncios, omissões, jogos de escondidas, tudo pela calada, pelas costas, porquê?
apelo à transparência, lisura, idoneidade.

terça-feira, junho 30, 2009 10:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

POIS AS MINHAS CRITICAS VÂO PARA AS 3 CLASSES Q VOTARAM CONTRA!

MAS TÊM DE SER SEMPRE DO CONTRA. PORQUE N SE ORGANIZAM DE VEZ SUA CAMBADA DE PREGUIÇOSOS, COBARDES E PIEGAS, ASSUMAM AS DIVERGÊNCIAS NA CARA, E NÂO APENAS EM FRENTE DOS PRATOS DE TREMOÇOS, E PARTAM PARA A LUTA, CONQUISTANDO PRIMEIRO AS ASSOCIAÇÕES DE Q FAZEM PARTE E DEPOIS A FPN.

OU OS TREINADORES, ATLETAS e ARBITROS ESTÂO DE COSTAS VOLTADAS COM AS SECÇÕES QUE ELEGEM AS ASSOCIAÇÕES Q POR SUA VEZ ELEGEM A FEDERAÇÂO?????

TUDO ISTO N FAZ SENTIDO. AS 3 ASSOCIAÇÔES DE CLASSE DEVIAM ESTAR ALINHADAS COM AS ASSOCIAÇÔES, NÂO SEMPRE, MAS AO MENOS NESTAS QUESTÔES DE FUNDO, COMO AS ESTATUTÀRIAS.

terça-feira, junho 30, 2009 10:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que a questão fundamental não contar espingardas. É antes saber em que coinsistem estas alterações.
De qualquer das formas acho anormal que atletas, treinadores, e árbitros tenham votado contra. Quem votou o favor? os dirigentes?

terça-feira, junho 30, 2009 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Umas simples perguntas:
1. Quem representa a associação da "classe" dos nadadores? ou é a elite "política" dos nadadores que essa associação representa?
2. Eu não sei onde estão os estatutos mas também não tenho de saber mas alguém acredita que houve votação sobre uma coisa desconhecida? quem votou não conhecia a proposta? ou o anónimo das 10:46 é alguém que estava representado pela sua associação de classe mas cujos representantes, como apenas se representam a eles próprios, nem tiveram a preocupação de fazer chegar as propostas aos seus representados pois se acham acima de tudo e todos?
3. porque se pergunta porquê a FPN não esclareceu as razões de as associações de classe terem votado contra? não seria de perguntar é porque é que as associações de classe não esclareceram os seus associados das razões do seu sentido de voto?
4. Porque é que assuntos considerados cruciais não são debatidos e deliberado o sentido de voto dentro de assembleias gerais ou reuniões abertas a todos os associados das associações de classe ? será que os associados dessas associações não têm de ter voz activa nestas deliberações?
será que as direcções das associações de classe são uma espécie de "conselho de guardiões" donas da vontade dos seus associados que mais não têm de ser que "carneirinhos" atrás dos seus chefes?

Alguém me pode esclarecer ou só interessa dizer mal da FPN?

terça-feira, junho 30, 2009 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. elite "politica" q foi criada há 5 anos com o unico propósito de apoiar o actual presidente da FPN
2. continuam sem aparecer...
3. porquê? tb n dizes
4. "carneirinhos" atrás dos seus chefes????? só te podes estar a ver ao espelho concerteza.

terça-feira, junho 30, 2009 2:27:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Ó Anónimo das 2:27:00
«1. elite "politica" q foi criada há 5 anos com o unico propósito de APOIAR o actual presidente da FPN»
A sério? Nesse caso, qualquer coisa não está a correr bem! LOL

terça-feira, junho 30, 2009 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Luis K.W:

Ora ai está! Conheces o efeito Boomerang?

;)

ASS: Duasevintesete Peéme

terça-feira, junho 30, 2009 3:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já era de prever que as associações de classe votassem contra a proposta de alteração dos estatutos. Isso mesmo foi demonstrado em outras AG's recentes. Têm surgido algumas questões, pertinentes, em comentários anteriores, que julgo nunca iremos conseguir qualquer resposta, pelo menos de forma oficial. No entanto, sei que a proposta agora aprovada foi distribuida atempadamente a todas as Associações Distritais, bem como à APTN, ANAN e NA, para que a estudassem, formassem opiniões, dessem sugestões. Tanto quanto me é dado a conhecer, nenhuma das associações discutiu essas alterações com os seus associados. Também, não são obrigadas a isso. Para alguma coisa foram eleitos. Um facto curioso é, conhecendo as divergências que Lisboa tem tido com a FPN, a mesma vota favoravelmente... Há uma outra questão... Se esta proposta não fosse aprovada com pelo menos 75% dos votos, a FPN perderia o ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA. Sabem o que isto significaria??? O dinheirinho da Secretaria de Estado do Desporto (o que garante 98% das receitas da FPN), deixaria de existir!!! Parece que as associações de classe não leram bem a nova Lei de Bases da Actividade Desportiva, a mesma que obrigou a esta mudança estatutária, e que também levará a FPN novamente a eleições, sim leram bem, ELEIÇÕES, até Outubro deste ano. Antes de terminar, mais um dado interessante, e que já está previsto nos novos Estatutos. As eleições para a FPN passaram a ter como base o Método de Ont, o tal da representatividade, o que quer dizer que, na possibilidade de existirem duas ou mais listas concorrentes aos órgãos federativos, todas terão representatividade no elenco federativo consoante o nº de votos que obtiverem. Interessante!...

terça-feira, junho 30, 2009 3:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito obrigado 3.25,

Até k enfim alguem esclarecido neste mundo embrutecido da natação tuga, onde o objectivo parece ser o de salazar qd mantinha o povo na ignorância.

Outras questões:

Porque a ANL votou a favor?
Qual o motivo pelo qual as ditas 3 votaram contra?
Qual será o expediente usado pela FPN para fugir às eleições até Outubro? será k foi essa a razão da mudança nos estatutos? Outra artimanha?

Alguém responde?

PARABÉNS BEBAÁGUA, AO MENOS ALGUÉM NA FPN PARECE TER COLUNA VERTEBRAL E CEREBRO PENSANTE E INDEPENDENTE!

terça-feira, junho 30, 2009 4:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quando é que metes um post sobre os campeonato absoluto de lx...

terça-feira, junho 30, 2009 7:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 2:27
Nem vale a pena perder tempo contigo pois as respostas que deste não são nada e demonstram que apenas queres o "bota abaixo" pelo que não perco mais tempo contigo

Anónimo das 3:25
O teu comentário tem pés e cabeça, para mim pelo menos, mas não concordo com algumas coisas, nomeadamente que associações que são de duvidosa representatividade, para não dizer nenhuma representatividade, não tenham aproveitado esta ocasião para , chamando os seus associados a se pronunciarem, aumentarem essa representatividade.
Quanto às divergências ANL vs FPN parece-me que se não estão ultrapassadas estão pelo menos muito atenuadas e , se é verdade o que tenho ouvido, ainda bem que assim é pelo que é normal que se as posições se aproximaram tenha havido um voto de confiança por parte da ANL para com a FPN

terça-feira, junho 30, 2009 7:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gosto,gosto muito que trabalhem.mas o que eu gostava mesmo mesmo é que a convocatória para o mundial saísse e de preferência que fosse justo

terça-feira, junho 30, 2009 9:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho umas dúvidas acerda de encomendas do Site da Speedo.com
Agradecia que alguém mas tirasse.
Por exemplo, eu quero mandar vir umas coisas e preciso de saber como é que aquilo se paga, quantos dias demora. Depois tem la no sitio para preencher as coisas tem duas colunas que diz payment adress e delivery adress, deduz que seja pago quando chegue nao ?
Gostaria que me tirassem estas duvidas, obrigado

terça-feira, junho 30, 2009 10:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SÓ POLÍTICA....BLA,BLA.....RIDICULOS!

quarta-feira, julho 01, 2009 5:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas... e os estatutos???? no cofre?

quarta-feira, julho 01, 2009 10:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aos anónimos de 30 de Junho 4.59PM e 7.50PM:

No seguimento dos vossos comentários gostaria de acrescentar mais algumas coisas em relação ao comentário que eu já havia feito.
Julgo que, apesar das divergências que existem, que não sei se são legítimas ou não, nem tenho nada a haver com isso, entre a FPN e a ANL, o facto desta ter votado favoravelmente a alteração estatutária só tem uma explicação, O MELHOR PARA A NATAÇÃO. Felizmente tiveram uma visão de toda a situação além do "umbigo", o que de facto não aconteceu com as associações de classe. Aliás, tanto quanto transpareceu para o exterior, é que toda a gente estava estafada pela "maratona" que foi esta AG, motivada em muito pelo massacrar, duvidar e questionar impertinente dos representantes da ANAN presentes. É de todos conhecido o mau estar entre os presidentes da FPN e dos árbitros. Estou em crer que o facto dos NA e APTN terem votado contra tem muito a haver com o desempenho da ANAN nesta AG. Deveras lamentável. No que toca ao acto eleitoral, o mesmo não será feito de livre e espontânea vontade, mas por imposição legal por força das alterações agora verificadas. Não há espaço para "malabarismos".
Anónimo 7.50PM concordo contigo quando referes que as associações são de duvidosa representatividade. Na minha modesta opinião, e à excepção da APTN, porque pouco conheço da sua actividade, não creio que os nadadores deste nosso Portugal e os árbitros se identifiquem de alguma forma com os seus ditos representantes.
Para finalizar, não pertenço a qualquer órgão federativo. Sou um mero interessado.
Abraço!

quinta-feira, julho 02, 2009 4:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é raro haver 1 nadador q n se sinta bem representado pelo grande simão, por isso se percebe o quanto tendencioso é o comment das 4.46.
vê-se logo de onde vem (fpn e afiliados) e como pensam as cabeçitas por ali.
tb toda a gente sabe q se a ANL e a FPN agora andam de braço dado só tem a ver com interesseirismo, isto é, finalmente e bem, começaram a ser convocados atletas da amadora e principalmente os seus treinadores. nem eu nem muita gente anda distraida. cuidado.
todos sabem tb q a NPA foi formada há 5 anos para eleger o actual presidente, pelo que é de uma hipocrisia total as pessoas da FPN virem tecer comentarios acerca da representatividade da NPA.
qual o mal de questionarem a FPN durante a AG. n é para isso k serve? ou a AG devia ser uma missa para ouvir o padre e dizer amen?
a natação vai podre, serve apenas os propositos de alguns.

O rei vai nú!

quinta-feira, julho 02, 2009 6:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 6:24:00 PM
Concordo plenamente contigo quando dizes que qualquer nadador está bem representado pelo Simão. Sem qualquer margem de dúvida. No entanto, e não sei se será o teu caso, a representatividade observa-se pelo nº de associados, e quantos têm os NA. Se não sabes eu posso te dizer. Representam, excluindo os cadetes e infantis de Portugal Continental e Ilhas, 0.05% dos nadadores federados! Expressivo não é??? Também nunca disse que a AG serve para abanar a cabecinha ao reitor, mas estás ciente do que seria a FPN/Associações/Clubes/Atletas deixarem de receber o dinheirinho do Governo. Não estás de certeza. Se calhar para ti a associação lá da aldeia iria sobreviver com a tua quotazinha(se és pagador) e dos outros atletas. Esta AG serviu para dar uma roupinha aos muitos reis que por aqui andam!!

quinta-feira, julho 02, 2009 11:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

6.24

na mouche!

mas tens azar, as associações estão todas no bolso. meia duzia de almoços e umas coroas para organizar umas provazecas e... tudo a favor.

Triste pais

sexta-feira, julho 03, 2009 12:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só uma correcção, o senhor que deu nome ao método de representatividade chamava-se Hondt

sexta-feira, julho 03, 2009 8:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

8.22
... correcto. Obrigado pela correcção!

sexta-feira, julho 03, 2009 2:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home