quinta-feira, junho 18, 2009

Petição contra a Ditadura do Futebol

Apresento de seguida um mail que recebi esta 3ª feira e que de imediato me prendeu a atenção. Participem assinando a petição e ajudando a recolher o máximo de assinaturas possíveis. Aceitam-se candidaturas para responsáveis destas recolhas nos vários Campeonatos Regionais de Verão de todas as Associações. No Nacional Absoluto, basta deslocarem-se à delegação do CNS para assinarem a petição.

Mail de Ricardo Varela recebido a 16-06-2009
Venho por este meio informar que, neste momento, existe uma petição que será entregue à Assembleia da República, e tem como objectivo a redução de notícias desportivas que envolvem as modalidades de futebol, futsal e futebol de praia em 50%, dedicando assim, o restante, a outras modalidades desportivas amadoras e profissionais.

“PETIÇÃO CONTRA A DITADURA DO FUTEBOL” nasceu através dos nadadores, pais e técnicos de natação do Clube Naval Setubalense, e visa alastrar-se a todo o país, sendo assunto de interesse nacional. Pretende-se desta forma, atingir a meta das 5000 assinaturas.

Deste modo, envio-lhe este e-mail, pedindo a sua colaboração em angariar assinaturas para esta causa. Em anexo encontra-se todo o material necessário para recolher assinaturas.

De acordo com a legislação não existe idade mínima para assinar esta petição, e os campos a preencher pelos assinantes são: nome, BI e assinatura. Cidadãos que não sejam de nacionalidade portuguesa não devem assinar, visto que a esta petição apenas diz respeito a Portugal.

Alguma dúvida existente, não hesite em contactar-me via e-mail, para:
peticaocontrafutebol@gmail.com

Também foi criado um blog, bastante simples, na Internet acerca da petição:
http://peticao-contra-futebol.blogspot.com/

Obrigado!
Cumprimentos,
Ricardo Varela
Nadador de competição

Etiquetas:

40 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta gente de Setubal pensa que ainda vive no tempo do PREC ou do Toninho.

quinta-feira, junho 18, 2009 10:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente!!!

quinta-feira, junho 18, 2009 10:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É algo que adorava ver, o "fim da ditadura do futebol". É mesmo deprimente ver o tempo que o futebol ocupa na comunicação social em comparação com os outros desportos, a maior parte das vezes com notícias sem jeito nenhum. É deprimente e triste o Cristiano Ronaldo ter tão mais projecção do que pessoas como Nelson Évora ou Diogo Carvalho.

No entanto, não vou assinar esta petição e não acredito que venha a ter qualquer resultado prático. Apesar da minha opinião (manifestada em cima), espero mesmo que não tenha nenhum resultado prático visto que colocaria em causa importantíssimos direitos que existem em Portugal, arduamente conquistado há 35 anos: liberdade de expressão e liberdade de imprensa.

Não podemos ter o Estado a impor quotas de assuntos na comunicação social. Seria abrir um precedente muito complicado.

Espero que não me levem a mal, até porque estou em completa sintonia com a intenção do autor da petição e todos os assinantes. É uma questão de mentalidade e a nossa (país), infelizmente, é assim (pode mudar).

As pessoas que tentaram mudar mentalidades à força são hoje recordadas, é verdade. Hitler, Estaline, Ceausescu.

Diogo F.

quinta-feira, junho 18, 2009 10:49:00 da manhã  
Blogger carlos silva said...

Fui nadador razoavel, nunca bom.Mas sinceramente sempre paguei para ir ao futebol e nunca hei de pagar para ir ver natação.E digo só quem realmente nunca prestou atenção ao futebol é que pode pensar que é demasiado tempo.É o jogo mais bonito do planeta.As notícias, têm a ver sobretudo com as vendas de jornais e outras coisas que tais, que seriam muito menores caso se realizasse o que é pedido aqui.

Acho também que o polo aquático é discriminado em relação à natação, sendo uma modalidade com muito mais interesse do que contar azulejos.

quinta-feira, junho 18, 2009 11:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que petição mais estúpida... Vou fazer uma a obrigar os jornais a aumentar em 200% as notícias sobre mim. 200% de 0 é... pois, não deve servir de nada.

quinta-feira, junho 18, 2009 11:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo em absoluto com o objectivo da petição, mas secundo as palavras de Diogo F quando diz que o Estado não deve impor quotas. Nem nas notícias dadas pela comunicação social nem noutros assuntos, como as quotas impostas nas listas às diferentes eleições, passando um atestado de menoridade às mulheres, quando se impõe uma quota de presença de mulheres como se elas não fossem capazes de se impôr pelo seu merecido mérito enquanto pessoas e cidadãs.
Já não posso secundar Diogo F quando diz que é deprimente ver a projecção dada a Cristiano Ronaldo em comparação com Nelson Évora ou Diogo Carvalho. Cristiano Ronaldo, goste-se ou não de futebol ( e eu não gosto ), é o actualmente considerado melhor praticante do seu desporto no mundo. Nelson Évora é campeão olímpico e um dos melhores praticantes do mundo da sua modalidade, se não o melhor mesmo. Já Diogo Carvalho nem se aproxima de ser dos melhores praticantes do seu desporto no mundo, pelo que deprimente, e tão censurável quanto a "ditadura do futebol", é pretender-se comparar, o melhor praticante do mundo num desporto com um praticante de bom nível nacional mas que não atinge esse nível quando comparado com os melhores do mundo, nem da Europa, nem mesmo da peninsula Ibérica onde há recordistas do mundo, coisa que Diogo Carvalho não é nem se aproxima de ser.
Há que ter realismo e imparcialidade mesmo quando se pretende argumentar de forma a se conseguir um dia que as restantes modalidades desportivas se possam bater em popularidade e projeção com o futebol.

quinta-feira, junho 18, 2009 11:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pessoal, Liberdade de expressão!!

Futsal?? Fala se muito é? Talvez seja o desporto que tem crescido mais e que faz frente ao Futebol.

Eu concordo com o anonimo a cima eu sou recordisa regional e tenho podios nacionais, mas nao pagava para ver nataçao :S

Nao digo que esta mal ou bem mas como dizia um comentador da SIC, " é disto que o povo gosta".



Saudaçoes desportivas

quinta-feira, junho 18, 2009 11:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Uau... Isto dá que pensar a um profissional de desporto... que estudou e reflectiu acerca de história do desporto, sociologia do desporto... e que foi nadador... e que pensa nestas coisas...

- antes de mais a liberdade de expressão e da comunicação social tem que ser tida em conta!

- a modalidade futebol é a modalidade rei do desporto, e isso deve-se a várias razões históricas, sociológicas, simbólicas... ninguém, nunca irá conseguir alterar isso, irá continuar a ser a modalidade rei SEMPRE!

- 5.000 pessoas não decidem por 10.695,000!

- as pessoas que estão a tentar fazer isto fazem-no por uma boa causas - expor mais as modalidade amadoras - mas são ignorantes ao ponto de fazerem esta petição!

- nem na natação irão conseguir 5000 assinaturas! podem sempre andar por infantários e lares, já que essas populações não raciocinam lá muito bem e podem assinar!

- deviam ter falado com profissionais do desporto antes de se meterem nesta alhada que só os envergonhará...

- deviam era lutar por mais exposição, não por tirar a outros!

- deviam era ter melhores formas de captação de talentos, melhores professores de natação e melhores técnicos para produzirmos mais diogos carvalhos,para repararem mais no nosso desporto!

- a natação é das mais vistas nos JOGOS OLÍMPICOS! Portanto cabe aos países mostrarem-na dentro de cada país! Façam mais transmissões, façam mais publicidade! Vão às escolas publicitar aos miúdos!

- BAH!!!!

quinta-feira, junho 18, 2009 12:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente!!! muito boa iniciativa!

quinta-feira, junho 18, 2009 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh menino vai tomar banho

quinta-feira, junho 18, 2009 1:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COntar azulejos ??

deixa lá que o teu desporto é muito mais engraçado levar com boladas nas trombas e marcas golos
...que divertido !!!

quinta-feira, junho 18, 2009 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Era altamente mas esquecam..ninguem tira o futebol aos portugueses..imaginem o k era fazer akeles cortes na emissao, cm fazia a sic durante o mundial,so pra dzer k o ronaldo tnha saido mais cedo ou pk tinha comido uma maça sem a descascar xDD
Imaginem fazer isso na nataçao..era brutal mas utopico xDD

quinta-feira, junho 18, 2009 1:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

carlos silva nadador razoavel, mas nos def's não?

quem és tu, men?

quinta-feira, junho 18, 2009 2:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta petição é muito gira sim!
Não concordo em substituir o tempo de futebol por natação, pois se colocarem umas provas de natação em exibição vai ter muito menos audiência do que futebol e, meus caros, audiência é dinheiro!

Contudo, esta petição devia ser para se prestar mais atenção às outras modalidades. O Meeting de Coimbra (Loulé e Porto) devia de ter sido noticiado, pois teve muita qualidade.

Passam 5min a falar que o Cissoko não foi para o Milan por causa dos dentes e não podem passar 1min a dizer que decorreu este ou aquele meeting com a participação deste ou daquele recorrdista/campeão mundial. Isto é que está mal!!

Mas as competições de natação também têm de mudar...seria interessante criar umas provas tipo circuito, a nível individual e colectivo e acabar com algumas aprovas sem interesse. Para o publico em geral penso que seria mais interessante.

Não vou assinar a petição porque a natação não pode nem sequer consegue fazer frente ao futebol e subtituir futebol por natação não é o caminho correcto! Existem também outras modalidades que não têm tempo de imprensa e onde Portugal tem campeões do mundo, o que na natação não acontece. É certo que temos o Diogo Carvalho, mas que título tem o Diogo para fazer frente aos títulos do Nelson Evora, Naide Gomes, Vanessa Fernandes, Telma Monteira, Hoquei em patins, etc, etc?

Futebol por Natação NÂO!

Menos Futebol e mais modalidades SIM! Incluindo natação! O que podemos tentar é a transmição (em directo ou não) de competições tais como meetings e campeonatos nacionais! E com comentadores que sabem o que dizem!

Para finalizar, acrescento só que nos Jogos Olimpicos os desportos com mais audiência foram atletismo e natação! Em Portugal após os Olímpicos estas modalidades acabaram...temos é de lutar contra isto!

União entre modalidades é o que se deve seguir e nós da natação não podemos ter a mania que queremos substituir o futebol.

Vamos criar uma petição conjunta com outras modalidades para minimizar o tempo de antena do futebol e aumentar o de outras modalidades. Parece-me a ideia mais razoável! Em vez de 30min de futebol, passavam a ser 20min, por exemplo.

quinta-feira, junho 18, 2009 2:21:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

Nos últimos J.O a natação não foi uma das mais vistas, mas sim a mais vista!
Comparando com a imprensa desportiva dos restantes países europeus parece-me que a nossa tem um excesso de noticias relativas ao futebol, muitas delas são mesmo difíceis de justificar...
Parece-me que deveria existir obrigação moral (não sei se há outra forma legal de obrigar) dos responsáveis da imprensa desportiva de divulgar muito mais as restantes modalidades e já agora com algum profissionalismo, já que no que toca à natação é frequente aparecerem noticias completamente erradas.
Quanto à petição, na minha opinião, peca por querer colocar modalidades vs futebol, mas concordo plenamente quando se pede maior destaque às restantes modalidades.
Eu não me importava de pagar para ir ver provas de natação, prefiro que seja de borla, mas não me escandalizaria pagar, já para um jogo de futebol...eu gosto do jogo em si, mas sinceramente, mais de metade das pessoas que vão ao estádios são tão broncas tão broncas que perdi a paciência e já não vou ver nenhum jogo há 2 anos, para além disso a nossa liga é deprimente.
Já ao anónimo que acha que a natação é contar azulejos, respondo como sempre o faço nestas situações: este tipo de analise pode ser reproduzido para qualquer modalidade, tipo futebol são 22 cromos atrás da bola etc.

quinta-feira, junho 18, 2009 2:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esta petição é tão absurda, tão absurda que acaba por fazer com k o futebol venha roubar espaço num blog de natação!

já viram o contrasenso?

será k o bebaagua se resume agora a publicar resultados e fazer forward de iniciativas parvas destas?

onde está o bebaagua original? o bebaagua critico? aquele k trazia o duarte mendonça para este espaço? loool

quinta-feira, junho 18, 2009 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"É o jogo mais bonito do planeta"

Se o futebol possui mais tempo de antena por algum motivo é.
Nunca vou pagar 1centimo para ir ver pessoas contar azulejos que nem malucos.

Um antigo nadador.

quinta-feira, junho 18, 2009 2:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Discordo que o futebol seja uma modalidade muito bonita. Não aprecio as sessões de muito fraca qualidade de pugilismo ou "full contact" dadas pelos jogadores de futebol e pelas assistências aos jogos, como estamos fartos de ver a defenderem "o minino". Também não me lembro de alguma vez adeptos de natação terem protagonizado cenas de tanta emotividade desportiva como a que proporcionou o lançamento de um very-light numa final de taça de Portugal de futebol contra outros adeptos ou mesmo nos eventos de natação de nível mundial, sejam campeonatos mundiais ou jogos olímpicos, nunca vi tanta beleza e emotividade como a que aconteceu , num jogo de futebol, em Haysel Park sendo que só mesmo o futebol é capaz de tanta elegancia desportiva.
Cada um paga para ver o que quiser. Já paguei várias vezes para ver natação até mesmo em Portugal quando me desloco para ir ver provas de natação fora da minha área de residência. Pelo contrário já declinei aceitar por várias vezes convites com bilhete pago para ir ver jogos de futebol.Nunca pagaria 1 centimo que fosse e mesmo só se me pagassem um jackpot de euromilhões punha a hipótese de ir ver um jogo de futebol, até mesmo da seleção nacional. Mesmo na televisão não vejo um jogo e não falho um torneio de natação se for transmitido pela televisão por algum canal a que tenha acesso.
Gostos são gostos e não há que os discutir.
Que o futebol é o desporto mais visto no mundo inteiro é uma realidade mas há países onde o futebol não tem a projecção de outros desportos muito mais populares como é o caso dos Estados Unidos onde o "soccer" fica muito atrás de vários desportos em popularidade por muito que custe aos adeptos do futebol, principalmente aos adeptos não americanos.Como todos sabemos enquanto um futebolista reformado de Itália era pretendido na América nunca tal sucederia se em vez de futebolista fosse um basquetebolista e isso mostra a qualidade do futebol nos EUA comparada com outros desportos e é da qualidade que vem o interesse da população em assistir às competições desportivas. Apesar do futebol ser o desporto mais popular em Portugal, com todos os seus casos de indisciplina, corrupção, manobras de secretaria, violência, não fica mal a ninguém que tenha mais interesse por outro desporto que faça por que esse seu desporto preferido seja mais divulgado. É um facto que o futebol vende jornais e a natação não mas também é um facto que o futebol fecha clubes por falência e a natação não. No entanto a meu ver o mal não está na divulgação pela imprensa privada de que um futebolista deu um espirro, se isso fizer vender um produto que dá trabalho a profissionais, e se esquece de divulgar que um atleta de outra modalidade desportiva foi campeão do mundo, recordista do mundo ou cometeu outro feito importante no desporto. O mal está em os sucessivos governos esbanjarem rios de dinheiro com futebolistas, muitas das vezes de duvidosa qualidade e que até são estrangeiros ( com os subsídios aos clubes para o futebol profissional e os favores fiscais a esses clubes e SAD's) e não tem um comportamento identico com os atletas das outras modalidades desportivas, seja natação ou outras, não obrigando a televisão pública a difundir essas modalidades e assim dificultando e reduzindo o interesse de patrocinadores optarem pela natação como modalidade de divulgação dos seus produtos e empresas.

quinta-feira, junho 18, 2009 3:14:00 da tarde  
Anonymous Doctor House said...

"Nos últimos J.O a natação não foi uma das mais vistas, mas sim a mais vista!"
É verdade, só que aqui há que não esquecer o efeito Phelps.
Vejam só o efeito que um menino teve pelo interesse das marcas pela natação. Hoje existe um investimento muito mais forte.

O que seria do atletismo se não tivessem aparecido Carlos Lopes. Fernando Mamede, António Leitão, Rosa Mota, Aurora Cunha, etc.?
Vejam como está a crescer o triatlo com a Vanessa.
Vejam o exemplo do Futsal, que é a modalidade com maior crescimento de assistência em Portugal.

E a Natação?
Hoje temos o mais importante, que são as infraestrutaras. Até há piscinas a mais em Portugal.
Existe uma base de trabalho, que são as milhares de crianças que enchem essas piscinas.

Porque não há um desenvolvimento da modalidade?
A resposta parece evidente. A natação não consegue segurar os atletas, principalmente os com potencial. Há um fortíssimo abandono a partir dos Juvenis.
Já a solução não será tão obvia, embora tenha algumas ideias.

quinta-feira, junho 18, 2009 3:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ACABEI DE VER AGORA UMA PUBLICIDADE DA FIFA A REFERIR QUE VÃO CONSTRUIR EM AFRICA 20 CENTROS DE FUTEBOL/SAÚDE/EDUCAÇÃO.

MAIS ALGUM DESPORTO CONSEGUE ISTO?

quinta-feira, junho 18, 2009 3:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo!

quinta-feira, junho 18, 2009 4:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LEVEM É AS CAMISOLAS DOS VOSSOS CLUBES PARA AS PISCINAS! FAÇAM A FESTA, GRITEM, SALTEM, MASCAREM-SE!

APENAS O ESPECTÁCULO VENDE!

quinta-feira, junho 18, 2009 4:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ACABEI DE VER AGORA UMA PUBLICIDADE DA FIFA A REFERIR QUE VÃO CONSTRUIR EM AFRICA 20 CENTROS DE FUTEBOL/SAÚDE/EDUCAÇÃO.

MAIS ALGUM DESPORTO CONSEGUE ISTO?


Este tipo de notícia não passa de hipocrisia. O que são 20 centros de futebol/saúde(?)/educação(?) num continente com a superfície e a população que África tem? nada vezes nada e apenas serve para atirar areia para os olhos para quem tem vontade de não ver nada.
Uma modalidade que tem dinheiro para pagar jogadores milhões e mlhões de euros só consegue arranjar 20 centros para um continente como África?
Pelo menos tenham vergonha e criem esses míseros centros mas escondam com toda a força a situação que nada representa que não seja hipocrisia e desprezo por um continente inteiro. E já agora: quanto gastam com esses centros e quanto poupam em impostos com a construção desses centros?

quinta-feira, junho 18, 2009 7:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostava muito de ver o meu portugal. mas nem isso me da alegria ver. sinto-me mais orgulhoso por ver nadadores em competicoes internacionais por mais mediocres que sejam os seus resultados.
quanto à peticao, a ideia ate é boa, mas estamos numa democracia e a imprensa e a televisao podem mostrar o que quiserem. e a verdade é bastante triste: as pessoas parece que gostam. nao sao os jogos (que tambem vejo) mas os debates, os montes de entrevistas sobre os arbitros e as vidas dos jogadores, e muito mais que so serve para nos tornar um povo mais inculto.
e ja agora, os obcecados pelo futebol nunca hao-de viver emocoes tao fortes como aquelas que os amantes da natacao sentiram a ver os jogos olimpicos

quinta-feira, junho 18, 2009 10:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os Jogos Olímpicos são a competição mais importante e que qualquer atleta gosta de participar e sonha em vencer! Pois...excepto o futebol! Por aqui se vê a qualidade...

O futebol é o desporto mais visto sim, mas está longe em ser o mais fantástico, espectacular, emocionante,etc...é sim o mais degradante, mal educado, etc.

O Cristiano Ronaldo vai ganhar mais de 30 000 euros por dia! Não cabe na cabeça de ninguém!! Ele não tem culpa...se me oferecessem a mim também não iria rejeitar. Mas o futebol precisa de voltar ao seu lugar, pois na verdade não passa de um desporto...mas actualmente não o é.

Na natação o atleta entra em competição e dá tudo de si para seu mérito! No futebol muitos dão o máximo para por em risco a integridade física do adversário, que é colega de profissão. E ainda dizem que é o desporto mais bonito do mundo...

quinta-feira, junho 18, 2009 11:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens ao Ricardo Varela pela iniciativa.

A petição tem um fim Nobre.

È uma atitude corajosa.
Claro que teria que vir de alguem que vive num Distrito onde existe a coragem de enfrentar os problemas de peito aberto, e coragem de correr riscos pessoais a favor de todos.



Todos que criticam e redicularizam, não vêm que apesar desta iniciativa corajosa não atingir o fim declarado a que se propõe consegue no minimo "abanar as consciências" e provocar alguma visibilidade á natação.

Nenhum outro atleta de outra modalidade se lembrou ou teve a coragem executar esta iniciativa.

Deve ser assinada por todos e deve ser apoiada pela FPN e pelas Diversas Associações REgionais, pelos clubes de natação, pelas Associações de Arbitos, pelos treinadores, pelos pais, etc... enfim por todos os milhares de intervenientes desta modalidade.

Vamos fazer "barulho" para que a comunicação social dê mais alguma atenção ás outras modalidades desportivas e especialmente á Natação.

Ricardo Varela continua assim na tua vida como estás na Natação. Mostras-te coragem, e queres mudar o mundo para melhor. Se houvesse mais 100 como tu na Natação de certeza que esta estaria melhor.

Assinado: Pai de um Nadador que também gosta muito de futebol, e que se levantou de madrugada para ver a Natação nos JOlimpicos.

quinta-feira, junho 18, 2009 11:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pá frente com a petiçao! o futebol atingiu dimensoes enormemente ridiculas

sexta-feira, junho 19, 2009 12:23:00 da manhã  
Blogger Fábio Seguro Joaquim said...

Se existem situações de maior agressividade nop futebol é motivada pela paixao cega que esse desporto cria nas pessoas. É um desporto social que permite ao proprio praticante ter uma vida para alem do futebol.
Quem não gosta de um pouco mais d garra no desporto e de ter multidoes a saltar de alegria quando a sua equipa triunfa ou a chorar quando sofre aquele golo nos 90min de jogo e perde a tao desejada taça.. a natação não da isso. E a prova disso é o abandono é prova disso, ou uma pessoa vive para a natação e para ter resultados leva um saco cama para a piscina e abdica da vida social ou entao chapeu.

Sejam realistas, a natação é o que é e pronto, tem o seu pico de força de 4 em 4 anos, o futebol tem todos os fins de semana.

sexta-feira, junho 19, 2009 12:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Independemtemente da razoes que levaram este atleta a tomar esta iniciativa, acrescento que ele deveria direccionar este peddo também à entidade oficial que conduz esta modalidade, ou seja a FPN. Como sempre há federações que neste aspecto trabalham mal, pois entram num deixa andar. E voces tem 4 modalidades com boas pernas para andar: Polo. Nataçao, AAbertas e Sincronizada,
Lembram-se da ultima vez que viram um jogo de polo?
Já agora porque nao se cria um canal de TV tipo Canal Benfica sobre NATAÇÂO

sexta-feira, junho 19, 2009 8:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se já é consequência desta petição ou não mas o jornal METRO de 19 de Junho de 2009 na sua página 7 , nas notícias breves traz esta notícia:
"NATAÇÃO Realizam-se no sábado ( 19 horas ) e no domingo ( 18 horas ), na Luz, os dois primeiros jogos da final do campeonato nacional de futsal, entre Benfica e Belenenses."

Daqui se verificam vários pontos entre os quais destaco.
1. a qualidade da imprensa desportiva e dos seus profissionais que trocam natação por futsal
2. a necessidade de chamar a atenção com uma pretensa notícia sobre natação darem uma notícia de futsal. Note-se que não foi o contrário que se verificou.

Os factos são indesmentíveis

sexta-feira, junho 19, 2009 9:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

11.59

só podes ser o pai do varela.

quanto ao apoio da FPN, só para rir.

grande chachada esta petição! palhaçada mesmo.

sexta-feira, junho 19, 2009 9:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Viva o Futebol!

sexta-feira, junho 19, 2009 11:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os paises 3 mundo é assim o desporto é futebol...
A RTP 2 já começa a passar outros desportos.
AM

sexta-feira, junho 19, 2009 12:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Zé Povo no seu melhor...
Epá eu pago para ver futebol e não pagava para ver natação...Mas será possível que a nossa mentalidade se fique por aqui?

Quando todos nós sabemos que o Futebol é o desporto mais corrupto do Planeta e, Portugal não é excepção. Quando todos nós assistimos a notícias como a divulgada à dias acerca das ameaças a que um Sr conhecido da Praça se sujeitou apenas pelo facto surgirem rumores de que ele se poderia candidatar à presidência de um dos maiores Clubes Nacionais etc etc

Parabéns a esta iniciativa do Ricardo Varela e BA comentários como o do anónimo das 11:59 nem deviam ser aprovados.

Tenho muita pena que o futuro dos nossos filhos esteja entregue a uma maioria de " Tradicionalistas de visão curta" que apenas preferem deixar tudo como está.

Só mais uma coisinha, aqui não se trata apenas de um ou outro nadador de alta competiçãs ter mais ou menos projecção que A ou B. Trata-se de uma modalidade considerada a mais completa não só em termos de manutenção física e que podia ser bastante mais divulgada entre os nossos filhos.

É que por mais que muitos paizinhos e mãezinhas ambicionem nem todos podem ser Ronaldos.

Fico de facto muito surpreendida com alguns comentários que aqui li.
Afinal onde estão os nossos professores de natação, com conhecimentos técnicos (que eu por exemplo não tenho)da modalidade.

Será que afinal só estão lá por porque não sabem fazer mais nada?

A falta de união não faz a força!!

domingo, junho 21, 2009 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabens, neste pais e assim.
e no futebol e so parolada

segunda-feira, junho 22, 2009 3:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há uma forma dos meios de comunicação darem mais atenção ás outras modalidades que não o futebol.
Eu já o pratico há + ou - 25 anos.
Não vou a ver jogos de futebol ( nem de borla), não compro jornais desportivos( vulgo, Bola, Record, etc. e não assino canais televisivos de futebol).
Se toda a gente das outras modalidades fizesse, isto provavelmente as coisas mudariam.
A culpa não é do futebol, mas é evidente, se durante dezenas de anos, jornais, televisão só dão futebol, é obvio que o povo embarca.Aliás uma semana antes do 25 de Abril os mesmos que louvaram a Revolução estiveram a saudar o Marcelo Caetano, numa visita de Estado, porquê? Simples - IGNORÂNCIA, o povo come o que lhe poem á frente.
PS: parece-me que muitos estão na natação e outras modalidades, simplesmente porque não têm jeito para o futebol, deve ser por isso é que lêm algumas coisas estranhas.

terça-feira, junho 23, 2009 2:22:00 da manhã  
Anonymous cerejeira said...

Respondo ao anónimo das 12: 26. quando no parágrafo 6 e que passo a citar "nem na natação irão conseguir 5000 assinaturas! podem sempre andar por infantários e lares, já que essas populações não raciocinam lá muito bem e podem assinar!Fiquei indignado com a falta de respeito, de educação por aqueles que lhe deram o ser (pais, avó...)
Mas é só à custa desta gentalha e maças "podres" que este blogue vai sobrevivendo

quinta-feira, junho 25, 2009 11:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Eu não me importava de pagar para ir ver provas de natação, prefiro que seja de borla, mas não me escandalizaria pagar, já para um jogo de futebol...eu gosto do jogo em si, mas sinceramente, mais de metade das pessoas que vão ao estádios são tão broncas tão broncas que perdi a paciência e já não vou ver nenhum jogo há 2 anos, para além disso a nossa liga é deprimente."

contazulejos deixo-te um conselho: não vais ao Estádio da Luz. (e já agora deixa de ser do Benfica):D

sexta-feira, junho 26, 2009 11:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ha uma coisa que nao percebo: tantos lamentos enquanto ha desportos como por exemplo o polo aquático e especialmente o rugby(selecçao hexacampea europeia em sevens), que tem resultados internacionais muito melhores que a nataçao, nem desportos profissionais são. Alem disso desde queando é que o futebol de praia tem muito tempo de antena?

domingo, julho 19, 2009 11:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deves andar bêbedo para quereres uma petição assim.

O futebol de praia é uma modalidade muito mal tratada na nossa sociedade. Há muitas pessoas interessadas que afirmam preferir futebol de praia a futebol.

No entanto, como o futebol de praia não tem divulgação nenhuma, as pessoas nunca sabem quando é que vai haver torneios.

O futebol de praia precisa de apoios, de pessoas a puxar pelo desenvolvimento da modalidade.

E podes crer que o andebol, o basquetebol, o voleibol, o tenis, o golfe, o atletismo, a natação e tudo o resto têm muito mais cobertura e expressão na comunicação social do que o futebol de praia.

Aprende antes de começares a criar petições aleatórias!

É por causa de pessoas assim que o país não avança!

domingo, novembro 01, 2009 5:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home