terça-feira, junho 23, 2009

Uso de fatos banho de poliuretano em 2009 foi autorizado

Texto in InforDesporto On-Line
A Federação Internacional de Natação (FINA) aceitou o uso de fatos de banho de poliuretano, entre os quais o “Jaked 01”, que durante vários meses gerou polémica. A lista de fatos de banho autorizados pela federação foi esta segunda-feira divulgada, entrando em vigor em 2009, podendo ser visível no Campeonato do Mundo de Natação, com realização em Roma.

Recorde-se que o “Jaked 01” e o “X-Glide”, tinham sido reprovados pela FINA, na lista publicada a 19 de Maio. Tal como estes, outros 136 modelos produzidos unicamente em poliuretano foram analisados pela federação, que pediu aos fabricantes para os reverem, dado ao alegado efeito de formação de bolhas de ar destes fatos, que acaba por favorecer a flutuação e aumentar a performance.

A empresa Jaked, parceiro oficial da federação de natação italiana que organiza os próximos mundiais, terá alegado na altura que o efeito das bolhas de ar não se verificava com os fatos vestidos, pois estavam esticados. A FINA acedeu, na medida em que os seus testes tinham sido realizados e fatos de banho não vestidos.

Por seu lado, a “X-Glide” foi mesmo obrigada a alterar o seu fato para ser aprovada, tendo incluído duas tiras de tecido. Destaque-se que em Janeiro de 2010, deverá entrar em vigor uma nova regulamentação que proibirá o uso de fatos de banho exclusivamente de poliuretano.

- Circular FPN n.º 15/2009 de 22/06/2009
- Lista de Fatos de Banho Permitidos

Etiquetas: ,

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

de novo os jaked´s!!

:D

terça-feira, junho 23, 2009 11:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA com esta mensagem então apartir de janeiro o JAKED vai ser proibido não é?sabes dizer isso ao certo?

terça-feira, junho 23, 2009 12:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Janeiro sai outra lista!

Eu suponho que as marcas vão preparar até Janeiro fatos que consigam ser aprovados e certamente terão muita qualidade.

terça-feira, junho 23, 2009 1:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ja li noutros lados que todos os fatos que sejam feitos com poliuretano (paines ou completos), incluindo o LZR, vao ser proibidos a partir de Janeiro

terça-feira, junho 23, 2009 2:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um passo no caminho certo...

...e como os campeonatos mundiais vão ser um sucesso, a FINA vai decidir bem para 2010, e autorizar este tipo de fatos

Assim a natação vai progredir e o passo errado dado anteriormente foi muito bem corrigido

terça-feira, junho 23, 2009 3:09:00 da tarde  
Anonymous BOICOTE said...

TODOS OS FATOS EM POLIURETANO SÃO PROIBIDOS A PARTIR DE JANEIRO 2010.
ASSIM TODOS DEVIAMOS FAZER BOICOTE E NÃO COMPRAR NENHUM A PARTIR DESTA DATA. E DE CERTEZA QUE A FINA COM A PRESSÃO DAS MARCAS VAI MUDAR DE OPINIÃO. PORQUE O QUE CONTA NÃO É OS RESULTADOS OBTIDOS PELOS ATLETAS, MAS SIM OS RESULTADOS FINANCEIROS DAS MARCAS.

terça-feira, junho 23, 2009 3:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boicotamos! é cada cromo. se for preciso vai comprar um já amanhã.

terça-feira, junho 23, 2009 7:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro anonimo das 3:09:00 PM

para mim evoluir significa os atletas nadarem mais rapido e melhor. nao é o facto de usarem fatos que os façam nadar mais rapido que se pode considerar evolucao. mas sao opinoes

terça-feira, junho 23, 2009 9:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Até Dezembro de 2009 estes fatos são permitidos. Depois, não vão ser permitidos fatos exclusivamente de poliuretano. Até Dezembro as marcas vão produzir os seus modelos com menos percentagem deste material

terça-feira, junho 23, 2009 9:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Exacto anónimo das 9:26, isso é a tua opinião que por sinal eu discordo em absoluto, e não sou só eu como se comprova quando vemos por exemplo a tecnologia dos sapatos usados no atletismo e em cada modalidade desse desporto, quando vemos por exemplo a tecnologia dos barcos usados no remo e na canoagem ou na vela, quando vemos por exemplo a tecnologia ( aqui a super-tecnologia ) usada em todas as peças que constituem os carros dos desportos motorizados e nem é só na F1, quando vemos a tecnologia de que beneficiam as raquetes do ténis, quando vemos a tecnologia que existe nos tacos do golfe, quando vemos a tecnologia que está nas bolas de futebol ou nas chuteiras, enfim quando vemos a tecnologia em todos os equipamentos de todos os desportos. Mas tal como disseste isto são opiniões

terça-feira, junho 23, 2009 10:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu sinceramente estou de acordo com o Terça-feira, Junho 23, 2009 10:28:00 PM, os fatos nao fazem baixar os tempos para o resto da vida... vao chegar ao "limite" tal como se fosse com fatos de tecido só... vao fazer tempos mais baixos por causa dos fatos mas havia records k eram estupidamente duradouros... e so foram abaixo devido aos fatos... todos sabem k ajudam mas ajudam todos, de igual forma...

terça-feira, junho 23, 2009 11:40:00 da tarde  
Blogger Manuel said...

Realmente é interessante esta questão dos fatos.

Ora reparem nesta questão, que o comentário acima sugere:

Porque é que temos mais relutância, ou seja, dúvidas, em aceitar a aplicação da tecnologia na natação do que em outros desportos?

É uma pergunta interessante e proponho ao BA que lance esta questão num post.

Será porque na natação estamos habituados a ver/sentir a pessoa sozinha na água? Reparem como no ciclismo e atletismo a tecnologia revolucionou totalmente as modalidades, tornando os atletas mais rápidos.
Mas no que toca à natação, ficamos muito mais susceptiveis à questão.
Quanto a mim parece-me que se deve, em parte, ao facto de o fato cobrir totalmente o corpo e praticamente se confundir com o mesmo, quer a nível físico como psicológico, pois o impacto visual é enorme. Esta propriedade única nos fatos parece dar uma coloração de vantagem desleal para alguns.

Já agora, na grécia antiga, os atletas corriam, saltavam e lutavam totalmente nus, e não era por acaso, era sobretudo para colocar todos em pé de igualdade perante os deuses e os homens da forma mais aberta possível.

É uma questão curiosa esta dos fatos, sobretudo da nossa reacção à sua utilização. Todos sabemos que os fatos não nadam sozinhos, e que só com treino se têm bons resultados, mas há ainda outra questão que tem a ver com a capacidade financeira de cada um, nem todos temos dinheiro para comprar um LZR. Neste ponto a questão ganha outros contornos, que merecem também alguma reflexão. Também não podemos esquecer o negócio e o poder das marcas.

quarta-feira, junho 24, 2009 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA e os resultados do torneio de s.joao em evora?

quarta-feira, junho 24, 2009 12:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A FINA anda a brincar com isto! E agora será que vai devolver os recordes que foram anulados com este fato? Devia

quarta-feira, junho 24, 2009 12:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fatos de banho... hihihihihi

quarta-feira, junho 24, 2009 1:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Terça-feira, Junho 23, 2009 11:40:00 PM

Esse teu comentário é tão estúpido...

Qual é o problema de haver recordes duradouros? É sinal de que os recordistas eram mesmo bons, muito melhores que os outros.
Ah e tal, a Janet Evans tem recordes há 20 anos, vamos acabar com eles que não é justo ela ter sido tão de longe a melhor...

Mais uma coisa: os fatos não ajudam todos de igual maneira. Uma coisa que eles fazem é dar uma forma mais hidrodinâmica ao corpo do nadador (a mesma para todos). Ora, por natureza uns são mais hidrodinâmicos que outros, e portanto os fatos fazem menos efeito para esses. Achas que isto é justo? Um é melhor que outro por natureza, vêm os fatos e ficam iguais?

quarta-feira, junho 24, 2009 9:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

butes ai ter recordes com 30 anos em todas as provas para depois dizerem que a natação estagnou que nao vale a pena apostar nela pk nao se batem records e o caraças. se mesmo assim as pessoas so olham po futebol entao imagino nessa altura em k nao se vao bater recordes. sim pk os do phelps vao ser praticamente imbativeis sem lzr ou jaked ou o raio k o parta. o dos 50 livres entao quero ver quem faz 20,9 nos proximos anos sem esses fatos, ou ate 58 aos 100 bruços,mas nem é preciso ir tao longe basta o record do diogo aos 200 est e 200 mr. aí sim vamos estagnar, ponham so os fatos de tecido e vamos ver.

quarta-feira, junho 24, 2009 11:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

alguem sabe se o r-evolution da arena tem poliuretano??

quarta-feira, junho 24, 2009 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

os novos fatos apartir d janeiro vao ser proibidos!é pena esta notícia pois comprar um fato tao caro por uma ou duas provas é complicado

quarta-feira, junho 24, 2009 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dear Friends,

With the Circular Letter of 1st June 2009 LEN informed about the procedure for the use of swimsuits at the LEN European Junior Swimming Championships to be held in Prague (CZE) from 8 to 12 July 2009.

Even though FINA has now published an additional list of approved swimsuits, LEN will maintain the FINA List from 19 May 2009 (revised 25 May 2009). The reason for maintaining the list from 19 May 2009 is that we cannot expect that all swimsuits that have just been approved this week will be available for all athletes in Prague (CZE).

It is LEN’s aim to keep the Championships as fair as possible for all competitors. We ask for your kind co-operation in this matter.

With kind regards,

Søren Korbo, Chairman LEN TSC [and FINA suits approval committee]



A LEN a chegar-se a frente... uhuhuh vai ser bonito

quarta-feira, junho 24, 2009 7:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a LEN a impor-se. Acho bem...vamos lá ver a qualidade em termos de recordes. Mas se é para uns devia ser para todos...digo eu...

quinta-feira, junho 25, 2009 12:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Então e quem fez mínimos com o fato? Com essa mesma lógica, não deveria participar...

Acho mal esta decisão - Então nos campeonatos do mundo e em todas as outras provas estes fatos são autorizados, mas na ilhota purista da LEN que vai haver em Praga... aí não!

Mas que raio de igualdade é esta?

Finalmente, uma pergunta talvez bastante ignorante e que gostava que alguém (p. ex. o BA) me esclarecesse: A LEN pode sobrepor-se assim à FINA?

Cumprimentos a todos

quinta-feira, junho 25, 2009 10:19:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

A prova do Europeu Junior é uma prova LEN, logo a LEN pode aplicar a regra dos fatos que lhe apetecer...

Da mesma forma que qq federação ou organização de meetings pode escolher a sua regra... enfim, é a bandalheira total e a ridicularização da nossa modalidade.

Bem sei que tenho colocado poucos posts sobre esta temática, muito por causa da tristeza em que vejo recordes como o do popov ou janet evans a desaparecer dos rankings...

Abraços,
BA

quinta-feira, junho 25, 2009 10:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA, ou então porque esta questão tb é politica e tu queres ser politicamente correcto e não tocar nas feridas.

Já aqui deixei umas dicas sobre o que se está a passar nos bastidores da FINA, historia que bem conheces, mas de q n queres falar.

Bons tempos em que não te deixavas calar.

quinta-feira, junho 25, 2009 3:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olhem, ja andam prai a dizer k afinal, po ano vai ser tudo aprovado, desde jacked's a LZR's, em ke k ficamos? alguem me sabe explicar?

e k se forem aprovados ainda vale a pena comprar pos naciunais, sn, se so o LZR for aprovado tambem vale, senao...

isto e mesmo pa andar a brincar co dinheiro das pessoas...

quinta-feira, junho 25, 2009 9:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos aqui fazer uma comparação (já que gostam muito de o fazer. )

Atletismo : No início os atletas corriam com ténis "normais" ou descalços, agora com super-sapatos com escassas gramas de peso, obviamente,, muitíssimo mais rápidos...

Assim, não consigo perceber qual é a dúvida que os fatos são bem vindos, sei é que raramente se falava de natação, e agora o Eurosport já transmite a Natação, só a Natação dos Jogos do Mediterrâneo !

E certamente que atletas como popov, etc. nunca serão esquecidos, apesar dos seus recordes esmagados.

terça-feira, junho 30, 2009 7:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home