quarta-feira, julho 29, 2009

Roma'09: WR 200 Free Biedermann & 100 Back Spofforth

25 Comments:

Anonymous Diogo said...

BA, acho qe devias lançar um post pra discussao dos fatos... na minha opiniao e um erro banirem estes fatos... se n os queriam tinham de os ter impedido de entrar no mercado n e agora depois destes recordes tds que o vao fazer. tds têm acesso aos fatos por isso podem estar tds nas mesmas condiçoes... resumindo, a nataçao evoluiu n podemos voltar pra tras... tds os desportos evoluem e as coisa melhoram... por exemplo o aro de basket amortece as bolas o que as faz saltar e mts vezes acbam por entrar. antes os aros eram rigidos e isto n acontecia. eles de certeza que n vao voltar aos aros antigos pq o basket evoluiu! e ridiculo pensar que algo pode voltar pra tras! a nataçao vai ser a primeira a faze.lo... a ciencia evolui sempre nunca retrocede, assim como todos os desportos...
eu queria usar um jaked e exprimentar a sensaçao e evoluçao, mas parece que n o vou fazer pq n vou comprar um fato pra usar um mes, melhorar, talvez os meus tempos, nem que seja por causa do psicologico, e depois andar pra tras... sim andar pra tras e o que vai acontecer a toda a gente, e triste, mas pelo menos so acontece na nataçao e assim os outros desportos, ao menos, podem continuar a melhorar...

podem dizer adeus a todo o interesee que mtas pessoas ganharam pela nataçao nos ultimos tempos... preparem.se para que este desporto, agora a ganhar mediatismo e muito, caia novamente no esquecimento.

quarta-feira, julho 29, 2009 2:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu queria usar 1 jaked e experimentar a sensação de evolução....??????

mas és estupido ou fazes-te???????

que tal treinares para sentires a sensação de evolução!

o mal destes miudos hoje em dia é falta de massa cinzenta e muita playstation na tola!

quarta-feira, julho 29, 2009 4:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É impressionante como parece haver tantas pessoas que acham que estes fatos dão visibilidade à Natação. Convençam-se de uma coisa: aquilo que despertou o interesse das pessoas nos últimos Jogos Olímpicos foi o Phelps e a sua tentativa de ganhar oito medalhas de ouro. Não foram os fatos.

Sabem o que é que as pessoas que não pertencem ao mundo da Natação dizem ao verem Recordes do Mundo a cair desta maneira? Que é por causa dos fatos, e que agora um Recorde do Mundo já não é o que era. Sim, porque elas também estão a par da polémica dos fatos, visto que quando vêem as transmissões ou lêem as notícias invariavelmente há uma referência a eles.

Ponham-se no lugar dessas pessoas e imaginem o que pensariam. Ainda o que acabaria por acontecer é que pensariam que a Natação era um desporto de baixo nível, e daí estava explicada a evolução colossal e constante.

A Natação é um desporto onde se determina o ser humano mais rápido, e onde por acréscimo são registadas as melhores performances (de humanos) de sempre, conhecidos como Recordes do Mundo. Não venham com as tretas de tecnologia.

No basquetebol o objectivo é encestar a bola, e sempre foi; fazem parte do jogo os jogadores, o campo de jogo e os cestos. Mas com também não é menos verdade que não há recordes no basquetebol e que as equipas do presente não jogam contra as do passado.

No ténis existem os jodadores, as bolas e as raquetas; e mais uma vez não há recordes, nem os do passado jogam contra os do presente.

Nos desportos motorizados há o piloto e o veículo. Se é para se melhorar, evidentemente deve-se melhorar as habilidades do piloto e as características do carro.

Na Natação, há o nadador e a água. Mais nada. Os fatos de banho só lá estão porque os nadadores têm de levar algo vestido. A tecnologia só deve entrar para eliminar as interferências externas (como os movimentos hidrodinâmicos causados pelos nadadores do lado e pelas paredes da piscina). Os fatos não devem servir para fazer os nadadores serem mais rápidos. É que eu também não vejo os basquetebolistas com molas nos pés para saltarem mais alto...



Mais uma vez, Recordes do Mundo a cairem desta maneira só dá uma imagem de um desporto pouco desenvolvido e pouco interessante. Veja-se o Atletismo. Batem-se Recordes do Mundo muito raramente. Mas isso faz com que deixe de ser um desporto interessante? Não!

Recordes de nadadores históricos estavam intactos há vários anos (Alexander Popov, Janet Evans, Inge de Bruin, Pieter van den Hoogenband, Ian Thorpe). Quase de um momento para o outro são todos batidos (e por vários nadadores nos casos das provas mais curtas). Como é que isto se admite? Querem ver que de repente surgiu uma data de nadadores melhores do que os até há bem pouco quase intocáveis? Eu até acreditaria que um ou outro pudesse aparecer, mas tantos de uma assentada é impossível e ridículo.
Enquanto os novos nadadores não forem melhores que os antigos, não têm o direito de lhes tirar os Recordes.
Querem um exemplo? Olhem só, logo no Atletismo: o Recorde do Mundo dos 200m era do Michael Johnson (19,32). Isto era um tempo de outro Mundo. Como é que o bateram? Foi com ajuda da tecnologia? Não, foi com talento e treino que o Usain Bolt conseguiu e certamente vai durar muito tempo. E por isso mesmo foi um Recorde do Mundo com um valor maior do que uma mão cheia de pseudo-recordes batidos na Natação como quem não quer a coisa. Tudo o que é de mais é de mais, e quando algo se torna comum perde o valor.

quarta-feira, julho 29, 2009 4:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Natação é um desporto onde se determina o ser humano mais rápido, e onde por acréscimo são registadas as melhores performances (de humanos) de sempre, conhecidos como Recordes do Mundo. Não venham com as tretas de tecnologia.


É deve ser por isso que no ciclismo não são usadas bicicletas de altíssima tecnologia , fatos aerodinamicos de altíssima tecnologia, capacetes aerodinamicos de altíssima tecnologia e precisamente onde isso é mais usado é onde? nas provas de pista onde há recordes

Quando se é quadrado escreve-se o que o anónimo das 4:14 escreveu. Quando se pretende que a evolução do desporto, seja ele qual for e a natação inclusive, não se exclui a tecnologia.

Como em tudo na vida da Humanidade a evolução só se faz se a tecnologia estiver a ser utilizada. Caso contrário é a estagnação e o retrocesso que aparecem com o consequente desinteresse de quem é espectador.
É a lei da vida



Sabem o que é que as pessoas que não pertencem ao mundo da Natação dizem ao verem Recordes do Mundo a cair desta maneira?
Não dizem nada porque nem lhes interessa a natação e muitos nem sabem que existe.
Se os fatos despertam o interesse das pessoas que não estão ligadas à natação, só por esse facto já são importantíssimos pois arrastam pessoas para a natação, com elas patrocínios e com estes a evolução do desporto. Ninguém investe em nada que não dê retorno e mais valias aos investidores. Os investidores só se interessam por uma coisa: o seu lucro. Se é à custa dos fatos que há investidores então os fatos são importantíssimos no evoluir do desporto e até em última análise na subsistência do desporto em causa



Mais uma vez, Recordes do Mundo a cairem desta maneira só dá uma imagem de um desporto pouco desenvolvido e pouco interessante. Veja-se o Atletismo. Batem-se Recordes do Mundo muito raramente.

É pah, esqueceram-se de dizer isto a alguns atletas como o Bubka e a Isinbayeva.




Enquanto os novos nadadores não forem melhores que os antigos, não têm o direito de lhes tirar os Recordes.
Querem um exemplo? Olhem só, logo no Atletismo: o Recorde do Mundo dos 200m era do Michael Johnson (19,32). Isto era um tempo de outro Mundo. Como é que o bateram? Foi com ajuda da tecnologia?

Azar que o exemplo saiu furado. Se há alguma coisa de altíssima tecnologia são os sapatos usados nas corridas e mais, até são sapatos únicos, feitos para aquele específico corredor. Evidentemente que isto só se aplica a muito poucos atletas, não se fazem sapatos "protótipos" para todos os atletas mas também só um restritíssimo número de corredores está capaz de bater um recorde do mundo. Por acaso o Michael Johnson era um dos que tinha esse tipo de sapatos únicos e testados até em túnel de vento. Usain Bolt não sei mas acredito que também. Mas quantos tiveram a hipótese de ter sapatos com este nível de tecnologia? nem sequer todos os finalistas dos Jogos Olimpicos.

Acredito no entanto que os fatos de poliuretano vieram trazer bastantes desvantagens e inconvenientes pelo menos aos outros desportos que concorrem com a natação na disputa dos patrocinadores. assim se a natação deixar de ser um desporto interessante por se tornar obsoleto é óbvio que outros desportos vão tomar os subsidios que seriam para a natação e assim evoluirem
É que sem dinheiro nada subsiste e a natação está a fazer tudo certinho para perder o interesse dos patrocinadores

quarta-feira, julho 29, 2009 4:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Roberto de Quarta-feira, Julho 29, 2009 4:51:00 PM

És um bocado estúpido. No atletismo usam-se sapatilhas de "altíssima tecnologia" e no ciclismo usam-se bicicletas de "altíssima tecnologia", por isso na natação o uso destes fatos da treta deviam ser permitidos??? Para além de estúpido és um bocado limitado.

Por acaso percebes alguma coisa de ciclismo ou de atletismo?? Não, pois não, bem me parecia. Caso não saibas, quer as bicicletas quer as sapatilhas de corrida estão perfeitamente regulamentadas nas respectivas federações.

As coisas foram feitas de tal maneira que podes perfeitamente comparar um tempo de 100m no atletismo de 2008 com um de 1992, as diferanças em termos de ajuda tecnológica são mínimas. O mesmo se passa no ciclismo, um bom tempo em 1970 continua a ser um bom tempo em 2009, obviamente que houve alguma evolução, mas uma evolução gradual e natural. Só a título de exemplo, os dois factores mais importantes no ciclismo para melhorar o tempo numa subida são o peso e a potência. A potência só depende quase do cilista, o peso depende do ciclista e da bicicleta. O que é que a UCI (união ciclista internacional) fez? Decidiu que o peso mínimo das bicicletas seria de 6,8 kg.

Mas na minha opinião, no caso do ciclismo de estrada, este tipo de regras nem seriam muito importantes, pois o objectivo não é bater determinados tempos, mas sim bater os adversários. Daí que possamos dizer que o melhor ciclista de sempre é o Eddy Merckx e não o Cancellara. No ciclismo de pista, em que o tempo é o mais importante, as regras são super apertadas, é graças a estas regras que as bicicletas se continuam a parecer com biciletas...

No atletismo é ainda mais evidente. Podes estudar os sapatos o tempo que quiseres que nunca vais tirar 2 décimos de segundo em 100 metros.

quarta-feira, julho 29, 2009 8:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhora, o anónimo de Quarta-feira, Julho 29, 2009 4:14:00 PM merece uma vénia, concordo plenamente com tudo o que escreveu...

Eu gostava mesmo é que alguém me explicasse o que é que nós, nadadores, ganhamos com o uso de fatos? É que desvantagens já nós sabemos que existem, principalmente a monetária, mas e vantagens?

quarta-feira, julho 29, 2009 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem mas eu não consigui ver no site da FINA, mas disseram-me que ia ser proibidos calças e fatos do joelho pa baixo, mas não tenho a certeza agradecia que me respondessem.

quarta-feira, julho 29, 2009 9:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"É pah, esqueceram-se de dizer isto a alguns atletas como o Bubka e a Isinbayeva."


Que comentário tão idiota.

O Bubka e a Isinbayeva podiam muito bem bater o recorde do mundo as vezes que quizessem até chegarem ao máximo deles, porque pela natureza da prova deles podem aumentar 1cm de cada vez.

E além do mais aí estão exemplos de como um recorde do mundo é algo que fica lá por muitos e largos anos... Enquanto não houver alguém que seja verdadeiramente melhor que eles não lhes batem os recordes.




Tenho também que sublinhar aquilo que o anónimo das 4:14 disse, pois acho que há muito boa gente se esquece disto:

No basquetebol pode haver muita tecnologia envolvida, mas os jogadores não têm molas nos pés para saltarem mais alto.

Na Natação, bem como em todos os outros desportos, é a mesma coisa. A tecnologia só deve entrar:
a) quando ela faz mesmo parte do desporto (como nos desportos motorizados);
b) para eliminar o que prejudica e que não está na natureza do desporto.

Por exemplo, na natureza da Natação está o atleta e um plano de água com 50m (ou 25m ou 25 jardas), logo não se deve interferir com os efeitos da presença da água mas apenas com as interferências que os outros nadadores causam nela. Já no Ciclismo há o atleta, a bicicleta e a pista, mas não o ar (o ar que há lá é aquele que existe pela simples razão de que o Mundo é assim; não pode ser regulamentado e, como tal, causa uma interferência que deve ser eliminada).



Para terminar, a verdade é que estamos fartos de ouvir os nadadores e os treinadores de topo (quer seja nacional quer seja internacional) a defender o fim dos fatos (pelo menos dos novos, que são os que estão a causar a polémica toda). Eu diria que se há pessoas que devem ter mais audibilidade nesta matéria são eles. Porquê? Porque são eles que fazem o desporto.

quarta-feira, julho 29, 2009 9:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não dizem nada porque nem lhes interessa a natação e muitos nem sabem que existe.



????!!!!


Que imbecil... estou sem palavras...

podem nao acompanhar as noticias da natação como nós, mas sabem muito bem que o desporto existe e quando vem as noticias de vez em quando ate tecem uns comentários

e tb em sites desportivos (ingleses principalmente claro) há mtas vezes comentarios de leitores

quarta-feira, julho 29, 2009 10:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"No atletismo é ainda mais evidente. Podes estudar os sapatos o tempo que quiseres que nunca vais tirar 2 décimos de segundo em 100 metros."

Pura aritmética meu caro watson
0.2s X 5=1s transportando para a duração de uma prova de 100 metros em natação, contudo continuo sem perceber o porquê de tanta polémica mas quer-me parecer que é tudo uma questão de Euros ou dolars. Senão questionem-se.
Quanto vale um RM batido nestes campeonatos? Qual o montante investido pelos fabricantes de fatos de banho nestes últimos dois anos? Quanto pagou a Franziska van Almsick suponho que a Dagmar Hase
para esta desistir da final dos 200 Livres nos mundiais de Roma 1994? Quanto recebe o Michael Phelps, nadador que muito admiro, para protagionizar a contestação da utilização de novas tecnologias nos fatos de banho?
Haverá sempre quem seja contra e quem seja a favor de novas implementações, mas onde é que está a fronteira do que é admíssivel em determinado momento?
Deixo uma pergunta e no futuro? quando todas as reservas intrinsecas do nadador estiverem esgotadas?
Questões tabus como o doping são para mim mais pertinentes bem como a possibilidade de num futuro próximo a manipulação genética no desporto ser uma realidade e nessa altura muitos dirão: no tempo dos LZR's, Jaked's, XGlide é que era pura Natação nessa altura é que se viam os verdadeiros atletas.

quarta-feira, julho 29, 2009 11:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

as regras são super apertadas, é graças a estas regras que as bicicletas se continuam a parecer com biciletas...

Anónimo que escreveu este absurdo e outros seguintes, nem vale a pena dizer mais nada com gente tão quadrada. Basta por uma fotografia , até de éssima qualidade, de uma bicicleta usada actualmente numa prova de ciclismo de pista, ou de estrada, com uma bicicleta de há 25 anos e vê-se logo a estupidez que conseguiste dizer demonstradora da tua completa ignorancia sobre este assunto

Nem perco mais tempo com gente tão ignorante. É que para tudo há um mínimo e tu ultrapassaste esse mínimo.

quinta-feira, julho 30, 2009 9:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Questões tabus como o doping são para mim mais pertinentes bem como a possibilidade de num futuro próximo a manipulação genética no desporto ser uma realidade


Eu só pergunto uma coisa: essa operação que uma praticante de triatlo do mais alto nível mundial alegadamente fez ao nariz, que até a obrigou a usar aparelho nos dentes, é o quê? porque não há tanta polémica? e foi a única no mundo e desse nível a fazer?
Trouxe-lhe algum prejuízo para a saúde? e benefício para ela e para o triatlo?

O triatlo, como a generalidade dos desportos, não exclui a tecnologia ( todo o tipo de tecnologia que não prejudique o bem estar dos seus praticantes ) e por isso já há muito ultrapassou a popularidade da natação

quinta-feira, julho 30, 2009 9:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Pura aritmética meu caro watson
0.2s X 5=1s transportando para a duração de uma prova de 100 metros em natação"


Sim, é pura aritmética, mas o problema é que os sapatos não tiram 0,2s nem nada que se pareça (foi isso que se disse).

quinta-feira, julho 30, 2009 11:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quarta-feira, Julho 29, 2009 11:13:00 PM

ahahahahaha que burro

quinta-feira, julho 30, 2009 11:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"O triatlo, como a generalidade dos desportos, não exclui a tecnologia ( todo o tipo de tecnologia que não prejudique o bem estar dos seus praticantes ) e por isso já há muito ultrapassou a popularidade da natação"


Estás parvo? Mas onde é que o triatlo ultrapassou a popularidade da natação? Só se for mesmo nos locais das provas de triatlo.

quinta-feira, julho 30, 2009 2:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qual é o vosso problema? Os próprios nadadores e treinadores de topo são contra os fatos. Por que carga de água é que a vossa opinião há-de contar mais que a deles (vocês sabem, aqueles que fazem este desporto)?

quinta-feira, julho 30, 2009 2:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No fim das contas é so sabermos se queremos a natação com ou sem fatos ....o Popov nadava sem touca e de tanga e deu cartas muito tempo....se podemos comparar o Popov aos novos Grandes nadadores? Nao sei, mas Tambem nao podemos comparar (ainda que eu deteste Futebol ) o Eusébio ao CR, pois sao atletas de épocas diferentes....ha quem vai dizer que jogar com botas da lavora fazia os melhores jogadores vir ao de cima.....

Eu Sinceramente não tenho muita ideia do que fazer, acho que o facto de os Nadadores de hj em dia usarem fatos NUNCA vai desprestigiar os antigos...Assim como as piscinas evoluíram , as cordas das pistas, há em dia temos caleiras e antes haviam caixas que filtravam e que faziam mais ondas.
Acho que é de deixar as coisas evoluírem , desde que claro todos os nadadores ao mais alto nível estejam no mesmo patamar de igualdade. E desde que esteja estipulado que é este fato ou aquele, È importante delimitar (como no ciclismo) algumas coisas.

Devemos ter atenção ao facto de existirem tambem alguns lobys ligados a esta situação toda, pois algumas marcas de fatos de banho foram bem mais penalizadas do que outras o que nos da, no minimo que pensar.

Se fosse possivel uma não interferência das marcas deviam ser os nadadores de topo a decidir. Mas isso nao é possivel....:S


rjc

quinta-feira, julho 30, 2009 3:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"O triatlo, como a generalidade dos desportos, não exclui a tecnologia ( todo o tipo de tecnologia que não prejudique o bem estar dos seus praticantes ) e por isso já há muito ultrapassou a popularidade da natação"


Estás parvo? Mas onde é que o triatlo ultrapassou a popularidade da natação? Só se for mesmo nos locais das provas de triatlo.



Não sei se sabes ler pelo que não te digo para comparares o espaço que é dado ao triatlo nos jornais com o que é dado à natação mas se tiveres olhos que vêm e/ou ouvidos que ouvem compara o tempo que é dado nas televisões à natação e ao triatlo e já vês o quanto o triatlo ultrapassou a natação em popularidade.
É que aos media, sejam eles quais forem, interessa vender e portanto dão as notícias que as pessoas compram, que lhes interessa e não as que as pessoas voluntariamente ignoram.
Elementar meu caro

quinta-feira, julho 30, 2009 4:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No fim das contas é so sabermos se queremos a natação com ou sem fatos


Eu diria:
No fim de contas é só sabermos se queremos natação ou não

quinta-feira, julho 30, 2009 4:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qual é o vosso problema? Os próprios nadadores e treinadores de topo são contra os fatos. Por que carga de água é que a vossa opinião há-de contar mais que a deles (vocês sabem, aqueles que fazem este desporto)?



Qual o nadador a quem foi apontada uma pistola para nadar usando um fato de poliuretano? o juiz arbitro dessa competição devia yer chamado a polícia e apresentado queixa
Ah não apontaram pistola? então nadadram de livre e espontanea vontade mas era politicamente correcto dizer que não queriam? ok ok compreendido

quinta-feira, julho 30, 2009 4:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quarta-feira, Julho 29, 2009 11:13:00 PM

ahahahahaha que burro

Quinta-feira, Julho 30, 2009 11:53:00 AM

É do elementar bom senso no minimo argumentar com algo mais do que escreveu. Já agora aqui fica o meu pensamento do dia.

"Antes burro que me carregue do que cavalo que me derrube"

ihihihihih

quinta-feira, julho 30, 2009 8:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Qual o nadador a quem foi apontada uma pistola para nadar usando um fato de poliuretano? o juiz arbitro dessa competição devia yer chamado a polícia e apresentado queixa
Ah não apontaram pistola? então nadadram de livre e espontanea vontade mas era politicamente correcto dizer que não queriam? ok ok compreendido"



Usam os fatos porque sabem que ficam em desvantagem se não o fizerem. É ou não verdade que muitos dos melhores são contra os fatos?

quinta-feira, julho 30, 2009 10:09:00 da tarde  
Anonymous Mini-Phelps said...

Só quero deixar aqui uma pequena questão no ar.
É curioso que o Phelps e o seu treinador só começaram a falar contra os fatos quando este perdeu os 200L porque nos Olimpicos quando ele era um dos poucos a ter este "fato do futuro" este nao dizia nada e não foi nada contra e ate foi ele que ajudou a desenvolver. nos 100mariposa quando bateu o record do mundo tambem usou um desses fatos e o que me dá mais graça no meio disto tudo é que os melhores do mundo que estao contra o uso dos fatos nao deixam de usar os fatos que segundo o que se diz "quase nadam por eles". Se queriam realmente marcar uma posição entao reuniam-se todos e nao nadavam com os fatos mas nao os deixam de fazer.

eu cá acho que a Speedo ao estar a "perder" na "corrida da tecnologia" para marcar como a Jaked ou Arena está a tentar que a balança volte a pender para o lado dela visto que tentou-se abolir fatos como o Jaked e não conseguiram.

Pessoalmente quanto ao que ja disseram em relação a isso dos atletas novos em relaçao aos atletas antigos acho que é normal os tempos tambem melhorarem so com o trabalho dos atletas pois tal como os tempos têm vindo a evoluir os niveis do treino, apoio aos atletas, suplementação e tudo isso que está por tras das provas tem vindo a evoluir mas o que é certo é que os fatos dao uma ajuda mas não é o fato que nada por eles e caso o atleta que usa o fato nao treinasse esses records nao cairiam.
A minha opiniao quanto aos fatos é que a fina nao deveria ser tao radical mas definir um nivel máximo de flutuabilidade do fato e a espessura deste e pouco mais mas tal como ja foi referido em relação ao peso minimo das bicicletas e isso mas o que é certo é que nos vivemos na era da tecnologia e por mais que nao se queira esta tá sempre presente em todos os desportos menos no poker ou as damas que nao ha muito onde esta possa ajudar.

Beba agua cria ai um post so pra se poder discutir os fatos e faz ai uma votação. assim é mais facil o pessoal dar a sua opiniao.
abraço pro pessoal e ajudem a divulgar o beba agua a quem ta fora do mundo da natação

sexta-feira, julho 31, 2009 11:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"O triatlo, como a generalidade dos desportos, não exclui a tecnologia ( todo o tipo de tecnologia que não prejudique o bem estar dos seus praticantes ) e por isso já há muito ultrapassou a popularidade da natação"


Estás parvo? Mas onde é que o triatlo ultrapassou a popularidade da natação? Só se for mesmo nos locais das provas de triatlo.



Não sei se sabes ler pelo que não te digo para comparares o espaço que é dado ao triatlo nos jornais com o que é dado à natação mas se tiveres olhos que vêm e/ou ouvidos que ouvem compara o tempo que é dado nas televisões à natação e ao triatlo e já vês o quanto o triatlo ultrapassou a natação em popularidade.
É que aos media, sejam eles quais forem, interessa vender e portanto dão as notícias que as pessoas compram, que lhes interessa e não as que as pessoas voluntariamente ignoram.
Elementar meu caro


SIM A NATAÇAO E MAIS POPULAR QUE O TRIATLO EU SEU IGNORANTE, A REALIDADE DE PORTUGAL N E A REALIDADE DO MUNDO FORA!!! EM PORUGAL DAO MAIS DESTAQUE AO TRIATLO PQ TEMOS A VANESSA FERNANDES QUE E UMA EXCELENTE ATLETA E MEDALHADA OLIMPICA E NA NATAÇAO N ESTAMOS NEM PERTO DE UMA FINAL!!!! MAS A PROVA QUE NO MUNDO A NATAÇAO E 1000 VEZES MAIS POPULAR QUE O TRIATLO É QUE A NATAÇAO FOI O DESPORTO MAIS VISTO DOS JO'S COM 64% E O 2º FOI O ATLETISMO COM 'APENAS' (APENAS EM RELAÇAO A NATAÇAO) 14%!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


VIVA A IGNORANCIA!!!!

sexta-feira, julho 31, 2009 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 8:36 de 29 de Julho
Parece que você, carissimo Roberto, sabe as gramas todas das bicicletas e pelo que diz até parece que percebe alguma coisa de agricultura mas de mais nada. Na verdade ao afirmar que as bicicletas pouco ou nada têm evoluido vai totalmente contra o que o Marco Chagas ( eu sei que não é do seu conhecimento caríssimo Roberto, mas o Marco Chagas é um dos melhores ciclitas portugueses de todos os tempos ) ainda um dia destes, aquando dos comentários que faz sobre a Volta a Portugal 2009 afirmou que no ano de 2008 tentou experimentar uma bicicleta de corrida do ano 2008 e , segundo ele mesmo afirmou, nem soube meter os pés nos pedais. Parece-me que isto é ilucidativo da evolução das bicicletas e dos conhecimentos de ciclismo que o caríssimo Roberto anónimo das 8:36 de 29 de Julho tem.

Cumprimentos natatórios e votos para que quando se diga o que quer que seja não se seja desmentido da forma que este Roberto o foi

domingo, agosto 16, 2009 7:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home