sexta-feira, setembro 04, 2009

Complexo Desportivo de Portimão avança no terreno

Texto in Câmara Municipal de Portimão On-Line
O dia 1 de Setembro de 2009 fica marcado como a data do início das obras referentes ao Complexo Desportivo de Portimão, assinalada com o lançamento simbólico da primeira pedra do futuro equipamento, que incluirá um estádio de futebol, um complexo de piscinas municipais e um pavilhão multiusos. O investimento global ascende a cerca de 150 milhões de euros, prevendo-se a criação de 1400 postos de trabalho directos e mais 2000 indirectos.

As obras que agora arrancaram no Barranco do Rodrigo integram um Estádio Municipal, com oito mil lugares sentados, que terá salas para congressos, conferências e exposições, bem como um Pavilhão Desportivo Multiusos apetrechado para a prática de modalidades como desportos de sala, ginástica, andebol, hóquei em patins, basquetebol e ténis, possuindo 3160 lugares sentados.

No que toca ao Complexo Municipal de Piscinas, estará preparado para a prática de alta competição desportiva, nomeadamente natação, pólo aquático e natação sincronizada, numa piscina olímpica coberta com 1400 lugares sentados, existindo ainda uma piscina de aprendizagem infantil.

O Jardim Botânico terá 7140 m2 com espaços verdes diferenciados, onde irá existir um jardim sensorial, um jardim geriátrico e um palmetum, com palmeiras de várias espécies. Integrando cerca de 140.000 m2 de áreas verdes, o projecto do Complexo Desportivo de Portimão terá outros espaços de lazer, ciclovias, circuito de manutenção e espelhos de água, além de um centro comercial e um empreendimento imobiliário de baixa densidade António Barroca, presidente do conselho geral do Grupo Lena, distinguiu como “molas propulsoras deste grande projecto a capacidade empreendedora do Município de Portimão, que tem uma visão centrada no horizonte”, estimando um prazo de 30 meses para a concretização das três infra-estruturas desportivas.

O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, considerou o acto como um “momento histórico, que demonstra como resultam muito bem a persistência e a capacidade de trabalhar sob uma visão a prazo”.

“É nosso objectivo, desde a primeira hora, lançar Portimão na primeira linha e estamos a concretizar com esta obra um desafio muito grande, um exemplo de cidade desportiva que vai ficar para o futuro”, sublinhou o autarca.

Para Manuel da Luz, “Portimão é uma referência cada vez mais afirmativa e competitiva na região algarvia e quer figurar por direito próprio na rede internacional de cidades, como se comprova por este e outros projectos em contra ciclo, criadores de emprego e dinamizadores da economia local”.

- Vídeo da Conferência de Imprensa e Apresentação da Maquete

Etiquetas:

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viva as eleições. Queremos eleições todos os anos...

PTM

sexta-feira, setembro 04, 2009 12:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os 1400 lugares vao tar vazios... isto se eles tiverem dinheiro para os fazer...

sábado, setembro 05, 2009 4:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

epah preocupa-te co jamor vazio todos os dias... e o EUL

sábado, setembro 05, 2009 5:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ALELUIA!!! já não era sem tempo!! Prometeram esta piscina há tanto tempo mas finalmente já se viu a passagem entre as palavras e o que verdadeiramente comprovam as coisas os actos!! Agora é que os atletas de Portimão vão poder ter instalações ao nível dos outros clubes no resto do país (a natação claro porque a construção do estádio seria desnecessária mas pronto) agora é só esperar que este pronto no mínimo dentro de 2 anos e meio :D

domingo, setembro 06, 2009 5:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

2anos e meio? se formis a ver k depois das eleiçoes as obras vao fikar paradas e tal pois acaba as eleiçoes... talvez daki a 4 anos avancem mais um bocado na construção

domingo, setembro 06, 2009 6:33:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home