sexta-feira, janeiro 15, 2010

Alguém sabe ajudar?

Recebi o seguinte mail a 19 de Dezembro de 2009 e desde então não soube o que fazer com o material. Como não sei ajudar, aqui o divulgo e deixo o repto: Alguém sabe ajudar este leitor do blog? São aceites sugestões em formato de comentário a este post ou por mail para bebaaguavitalis@sapo.pt.

Encontrei o vosso website sobre natação e fiquei curioso se me poderiam ajudar com uma situação relacionada; Tenho 24 anos e, embora já tenha feito natação antes, penso que tenho hidrofobia. Não consigo manter-me à tona em lugares onde não tenho pé, entro em pânico.

Consigo boiar de costas onde tenho pé, mas basta que comece a sentir que não consigo ter a cabeça/pescoço fora de água que entro em "pânico". Como referi já tive natação antes mas nunca souberam ou se preocuparam muito em resolver o meu problema, pois era sempre em piscinas onde havia pé.

Esta situação tem-se vindo a arrastar e gostaria de saber se, como pessoas experienciadas em natação, me aconselham algum procedimento ou pessoa/lugar a quem me deva dirigir para resolver este problema. Estou saturado desta situação e quero vê-la ultrapassada de uma vez por todas… Estou cansado de estar limitado por não conseguir estar na água onde não tenho pé.

Etiquetas:

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Primeiro, tens que desligar por completo e não pensar que não tens pé, isso é tudo psicológico, tenta colocar nos ante-braços uma boias, para poderes pouco a pouco ficares onde não tens pé, mas tens que desligar do medo!!!. TENTA, eu não sou nadador, mas sentia exactamente isso, fiz isso e foi passando pouco a pocuo, não custa tentar.
BOA SORTE!!!!!

sexta-feira, janeiro 15, 2010 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou nadador há anos e quando comecei tinha praticamente o mesmo problema. A única coisa que aconselho é dirigires-te a algum técnico/monitor/professor que te saiba orientar como deve ser. Não vai ser de um dia para o outro que esse medo vai desaparecer, mas tens de ser persistente. Aos poucos vais conseguir ganhar confiança em ti próprio e superar o problema.

sexta-feira, janeiro 15, 2010 12:01:00 da tarde  
Anonymous joao said...

isso tem a haver com a contraccao muscular que fazes quando te lembras que nao tens pe, ou seja, o 'truque' é relaxar ao máximo, mas quando te lembras que não tens pé, os teus musculos contraem se, e com isso o teu corpo passa de 'pena' a 'pedra' e dai ires ao fundo...começa com um esparguete/chouriço debaixo do pescoço, depois passa para uma prancha/tábua encostada à barriga(e agarra com as mãos), depois progressivamente vais passando para objectos mais leves, pullboy, por exemplo... corrijam me se estiver errado...abraços

sexta-feira, janeiro 15, 2010 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente cm os tres cmentarios anteriormente feitos. Boa sorte!

sexta-feira, janeiro 15, 2010 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é grave, nao sei o que dizer
os 3 primeiros comentários ja te devem dar alguma ajuda =)

sexta-feira, janeiro 15, 2010 5:24:00 da tarde  
Anonymous Guilherme Reis said...

Na minha opinião, os 3 coments estão certos e acrescentaria um trabalho de percepção,isso iria ajudar muito principalmente na parte ludica e motora,espero que vc consiga alcançar seus objetivos,pq se tomar banho é mto bom,nadar então é um PRAZER,Abs.

sábado, janeiro 16, 2010 9:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu pratico nataçao desde os 6lembro me quando tinha o mesmo problema, agora tenho 14, fazia isso com a esparguete debaixo do pescoço, e nao foi isso que me ajudou, foi mesmo psicologicamente venci o medo, e tambem acho que consegues tens que ser forte!
boa sorte!

domingo, janeiro 17, 2010 9:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É uma questão de adaptação ao meio aquático. Há imensos casos assim - a diferença é que são resolvidos quando as pessoas são bebés.

Sem drama, sem crise. Não te preocupes. Basta arranjares um bom técnico de adaptação ao meio aquático, mesmo daqueles para crianças, que, se for competente, resolve-te o problema.

Força.

segunda-feira, janeiro 18, 2010 12:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas!
experimenta meter um daqueles coletes que se usa para fazer a hidroginastica. sao bastante bons e nunca afundas ja para nao falar que tens aquilo bem preso ao teu corpo. depois tens q procurar começar a nadar de forma confortavel na zona onde nao tens pe e ires ganhando à vontade com essas zonas da piscina.
apos isso acho de devias ir diminuindo o meio q t esta a ajudar a manter a flutuabilidade ate que consigas nadar sem nada a ajudar-t pois acho que conforme fores ganhando à vontade com a zona sem pe conseguirás ultrapassar tambem essa barreira do ponto de vista psicológico e conseguiras ir para tais zonas à vontade. treinar isso no mar tambem ajuda uma vez que tens mais flutuabilidade, mas isso aconselho lá mais para o verao pois agora a agua ta fria. pelo menos para mim.
boa sorte com o teu problema e caso o consigas superar diz alguma coisa ca à malta e qual o metodo q usas-t

segunda-feira, janeiro 18, 2010 3:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home