terça-feira, julho 20, 2010

Esclarecimento sobre as Provas de Mar do Algarve

Como é do conhecimento geral a participação de nadadores em provas de águas abertas, ou seja, em todas as provas realizadas fora das piscinas, está sujeito ao cumprimento do regulamento nacional da FPN especifico para este tipo de competições.

1º Os nadadores maiores de 14 anos (nascidos em 1996 e mais velhos) só poderão participar em provas de águas abertas, desde que as mesmas estejam aprovadas pela FPN e desde que possuam licença da FPN em águas abertas ou masters em águas abertas.

2º Os nadadores menores de 14 anos (nascidos em 1997 e mais novos) poderão participar em provas de divulgação a realizar paralelamente ás provas principais de águas abertas, desde que sejam possuidores da licença da FPN em natação pura.

Neste sentido e considerando que as provas do circuito de natação de mar do Algarve realizam-se há 18 anos sem estarem em conformidade com o regulamento nacional definido para este tipo de competições, torna-se necessário alterar os respectivos regulamentos de forma a serem aprovados pela FPN.

No entanto, e estando os clubes organizadores das provas algarvias receptivos para procederem às alterações necessárias para que não ocorrram penalizações para os nadadores nem para os clubes organizadores, torna-se imperativo saber se os nadadores que têm por hábito participar nestas competições durante o mês de férias de Agosto, e os potenciais interessados, estão receptivos para junto dos seus clubes requererem o respectivo licenciamento em águas abertas ou masters em águas abertas até há data da 1ª prova agendada para a Praia da Rocha no dia 7 de Agosto.

Assim, e para que possamos continuar a manter vivo o mais velho circuito de natação de mar de Portugal, torna-se necessário garantir que teremos nas provas de mar do Algarve um grande número de atletas a participar, de forma a justificarmos o grande investimento que é feito pelos clubes e por empresas que todos os anos nos têm apoiado.

Solicitamos assim que os atletas nos comuniquem do seu interesse em participar nas provas de mar do Algarve através do e-mail http://www.blogger.com/info@portinado.com

PORTINADO
Clube fundador do Circuito de Natação de Mar do Algarve

- Cartaz / Calendário do 18º Circuito de Mar do Algarve

Etiquetas: ,

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tenho a certeza que vão estragar este circuito.
Como se vão realizar as provas de Altura, Alvor e Albufeira, os organizadores não estão filiados na ANALGARVE.
Um circuito que é uma forma de convivio entre atletas, vai perder toda a sua essencia

terça-feira, julho 20, 2010 2:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta lei é ridicula. Eu estou na FPN Natação Pura e não posso fazer agora uma prova de aguas abertas que sempre fazia.

Quanto tempo demora a ter licença FPN Aguas Abertas?

Digam-me lá: o clube paga natação pura e aguas abertas certo? FPN tem assim duas fontes para ganhar dinheiro?


Que pena...

terça-feira, julho 20, 2010 3:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem e filiado no triatlo nao tem esse problema?

terça-feira, julho 20, 2010 3:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

3.02:

está a ver como chegaste lá?

quem quer participar em provas do circuito de águas abertas, toca a inscrever-se e pagar. todos os tostões são necessários para futuras galas!

terça-feira, julho 20, 2010 4:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Toda esta situação é completamente estúpida e ilógica !!

Já à dois anos quando surgiu a obrigatoriedade de filiar os atletas em AA houve quem alertasse e avisa-se que era para esta modalidade acabar em termos amadores mas ninguém acreditou.

Então vamos lá a ver os nadadores filiados em NP não podem nadar provas de AA que não estejam de acordo com a FPN, ou seja para amadores, mas se não estiverem filiados em AA deviam ser considerados como amadores certo?

É que se não está certo qual a finalidade de se federarem em AA?

Se já estão na FPN não podem nadar..., se não filiam em AA não podem nadar pk são federados em NP, se (também) filiam em AA... não podem nadar porque não há provas para federados!! (até eu fiquei confuso)

Se os regulamentos forem apenas para amadores para k colocar na FPN?

Cá para mim resumam lá o assunto de uma vez por todas e digam o objectivo final...

Acabou-se as águas abertas e a única prova que se realiza em Portugal é a Setúbal Bay que não podemos deixar de ter croquetes uma vez por ano!!

terça-feira, julho 20, 2010 4:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem disse que para filiar em AA obriga a pagamento?
informem-se antes de falar

terça-feira, julho 20, 2010 5:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é ridiculo tanta filiação. se estou filiado na natação pura devia dar para aguas abertas também...ou será que nao sei nadar em rio/mar?

não me vou filiar coisa nenhuma em aguas abertas e vou participar nas provas que tiver oportunidade. se me quiserem suspender...estejam à vontade ;) alias, nadando em agosto, mesmo com suspensão, estarei disponivel para ajudar o meu clube no Nacional de Clubes e com sorte ainda participo no Nacional ABS de Inverno.

terça-feira, julho 20, 2010 5:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se a patricia conceição quiser fazer uma travessia no algarve, tem de estar filiada em 3 modalidades dentro da FPN? e pagar as 3 filiações?

ufaaaaaa

:)

terça-feira, julho 20, 2010 5:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim implica pagar nova filiação e seg desp

terça-feira, julho 20, 2010 5:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não tem nada que pagar nova filiação, bolas.........

terça-feira, julho 20, 2010 6:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

onde anda o simaozinho e NPA?

terça-feira, julho 20, 2010 6:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Respondam-me por favor a umas perguntas:

1- Já não sou federado, nem na natação pura nem nas AA, mas queria participar na prova de mar na praia de Altura. Posso inscrever-me?

2- Caso seja possível participar, a classificação que obtiver é contabilizada em termos gerais ou especificamente na "categoria" de não federados (civis). Não sei se faz algum sentido a pergunta espero que me possam esclarecer.

Já agora, BA, se possível quando tiver a acabar o prazo de inscrição com bónus no jogo do europeu, mete um post para lembrar o pessoal. Eu gosto de apostar nessa altura, como eventualmente outros apostadores gostarão.

Obrigado, desde já votos de bons nacionais para todos :)

terça-feira, julho 20, 2010 6:50:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

amanhã vou publicar de manhã 4 posts, um com mais esclarecimentos sobre este problema das provas de águas abertas, outro sobre o jogo de budapeste (o bonus termina na proxima 2ª feira às 15h - aproveitem o fim de semana para estudar) e mais outros 2 ;)

Abraços,
BA

terça-feira, julho 20, 2010 6:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez a FPN a dar um tiro no pé.

Então do que entendo do e-mail quem não estiver federado como AA, não pode participar.

Da minha experiencia no Algarve, estas provas têm o interesse de muita gente participar por uma oportunidade de ocasião. Estou aqui nado umas coisas, e vou tentar a minha sorte. Conheci muito boa gente que começou com o bichinho das provas assim.

A Natação sai a ganhar com estas experiencias que dão frutos no futuro, quer por influenciar pais, quer por se descobrirem novos aficionados.

Todos os desportos têm estas acções de promoção. Assim ganham no futuro.

A FPN quer é dinheirinho no presente. Os que conhecem que se inscrevam na federação. Sejam controlados. Os outros não interessam, não fazem parte da "Elite".

E depois queixam-se que a natação não evolui em portugal.

Deixem-se de quererem ser mais papistas que o papa. Tenham visão, e não apenas olho para a carteira.

Facilitem as coisas que os nadadores aparecem. Dificultem e vão às urtigas mais cedo ou mais tarde.

Eu adoro este desporto, não o destruam a tentarem manipular tudo e todos.

Eu não me vou federar, e se não me deixarem nadar em provas de mar, c'est la vie. Agora não pactuo com egos e pessoas que tentam defender o tacho.

Boas braçadas para quem realmente ama o mar e a natação

terça-feira, julho 20, 2010 7:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o simao aparece nas proximas eleições, calma.
agora está a preparar-se para os europeus.

terça-feira, julho 20, 2010 7:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como já disseram... este circuito é feito assim (sem cumprir com os regulamentos da FPN) há 18 anos e só agora é que lhes deu na telha de chatear quem organiza as provas?

tenham dó e arranjem trabalho, há tanta coisa que tem de ser feita... deixem os outros trabalhar pah

terça-feira, julho 20, 2010 7:56:00 da tarde  
Anonymous Master said...

Depois do aviso à navegação feito aos nadadores, através da célebre circular, parece agora, que também os clubes estão a ser pressionados, neste particular a Portinado.

O sucesso e prestígio que o Circuito de Mar do Algarve vem coleccionando edição após edição, deve fazer muita confusão naquelas cabeças da FPN, por isso vai agora ser “profissionalizado”.
Talvez, mais cedo ou mais tarde, fosse este o caminho, mas os regulamentos da FPN parecem desajustados e demasiados generalistas face a esta realidade.

Diz o regulamento que “é absolutamente proibida a participação de Clubes Desportivos e PRATICANTES FILIADOS na FPN em competições……” Mas filiados em QUÊ?

Então quem quiser nadar umas provazinhas de AA para descontrair, se está federado, qualquer que seja a disciplina, só pode participar em eventos que tenham o amém da FPN, e mesmo para nadar estas ainda precisa de estar filiado em AA, senão também não pode?

Faz algum sentido, um jogador de pólo, ou uma nadadora de sincronizada, como atletas filiados na FPN, e de férias no Algarve não poderem nadar AA se não estiverem também filiados em AA?

Do meu conhecimento, em categoria Master não se paga mais para estar filiado nas duas disciplinas, por isso não vejo aqui o objectivo do cifrão, o que redunda somente em papeladas e burocracias.

Quer-me parecer que o regulamento devia ser mais flexível e menos castrante, pelo menos para os Masters, para quem nadar, é um estilo de vida. Um nadador Master tem um vínculo mínimo com a federação: não é convocado para estágios, não é seleccionado para provas internacionais, não integra projectos olímpicos, nem sequer representa directamente o país em europeus ou mundiais, pois as representações são dos clubes, como também não tem qualquer apoio financeiro.

Este rigor obsessivo com as provas de AA, que começou com o processo disciplinar dos Ribeiro e mais seis, fará algum sentido para esses 10/15 atletas federados em AA que estão a lutar por um lugar para ir a Londres, etc. Fará sentido para os que procuram fazer uma carreira desportiva nas AA, para os restantes, não percebo o que é que isto possa representar.

quarta-feira, julho 21, 2010 2:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

estás enganado 2.44

se nos filiarmos em mais que uma disciplina pagamos mais, sim!

quarta-feira, julho 21, 2010 9:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

«Um nadador Master tem um vínculo mínimo com a federação: não é convocado para estágios, não é seleccionado para provas internacionais, não integra projectos olímpicos, nem sequer representa directamente o país em europeus ou mundiais, pois as representações são dos clubes, como também não tem qualquer apoio financeiro.»

Acrescento.
Na piscina do Jamor, onde os federados têm desconto de 50%, os «Master federados» NÃO TÊM.

quarta-feira, julho 21, 2010 9:19:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

«... torna-se imperativo saber se os nadadores que têm por hábito participar nestas competições durante o mês de férias de Agosto, e os potenciais interessados, estão receptivos para junto dos seus clubes requererem o respectivo licenciamento em águas abertas ou masters em águas abertas até há data da 1ª prova agendada para a Praia da Rocha no dia 7 de Agosto.»

(se isto é uma circular «oficial», não passa sem a devida correcção: «até À data»!)

É claro que estão receptivos! LOL

Vamos lá é a despachar o esclarecimento deste assunto que há aqui um Clube que
- é campeão nacional de Águas Abertas (Masters),
- ganhou o Circuito Nacional de A.A.,
- de onde são METADE dos tugas participantes nas A.A. do Mundial de Gotemburgo,
- em que todos os nadadores já estão inscritos em A.A. e...

...que está em pulgas!! :-)

quarta-feira, julho 21, 2010 9:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

9.19

mas conta para os numeros apresentados ao IDP para a FPN receber o cacau depois.

isso é q é importante.

o resto? deixa lá isso...

quarta-feira, julho 21, 2010 9:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu, como varias outras pessoas, sou federado em natacao pura pela FPN e em triatlo pela FTP. Sendo assim todas as provas em aguas abertas em que participamos e vamos participar sao proibidas pelas FPN mas autorizadas pela FTP. Como resolvem isso?por este andar temos que assinar contrato de exclusividade com a natacao, estando proibidos de praticar outra modalidade.

quarta-feira, julho 21, 2010 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aí está mais uma guerra comprada.

A quem serve?

quarta-feira, julho 21, 2010 7:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei da dica do IDP.

Então é mesmo o que eu pensava é para defender o tacho e ter mais números.

Assim proponho que no algarve altere-se o pregão:

"olha o geladinho e a bola de berlim" para "olha a filiação em AA na FPN ou não nadas"

E depois é por uma mesinha na areia. É fácil, é barato e dá tostões...

quarta-feira, julho 21, 2010 9:22:00 da tarde  
Blogger João Filipe Jacinto said...

De acordo com o prometido noutro post... Eu nado no Algarve!!!!

Força pessoal na Suecia!

Abraço,

JJ

quarta-feira, julho 21, 2010 10:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home